O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do estudante de Design da Unijuí, Lucas Hansel, foi desenvolvido a partir da observação do acadêmico à sua empresa, a Harmo, que tinha a necessidade de estruturar um novo software. A pesquisa foi intitulada “Desenvolvimento de um sistema web para gestão da satisfação e reputação de marcas” e contou com a orientação da professora Bárbara Gundel Mendonça.
O objetivo do estudo foi transformar dois softwares separados em um único produto, resolvendo todos os problemas relacionados à usabilidade e ao fluxo de navegação dos sistemas legados, além de aprimorar a tecnologia por trás das telas.
A pesquisa foi dividida em quatro etapas: na primeira fase, ambientação com a plataforma, buscou-se entender como eram as funcionalidades e como o sistema era vendido. Estar junto do time comercial, segundo Lucas, foi fundamental para o projeto. “A segunda etapa constituiu-se de diálogo com o time de suporte e sucesso do cliente. Foi considerada uma funcionalidade por vez, com apontamento de problemas, e também foi analisada uma planilha com sugestões dos clientes. Já a terceira etapa foi destinada a conhecer os clientes, onde realizamos cerca de 15 entrevistas com usuários ativos de diferentes ramos de atuação para capturar qual a relação deles com o sistema, por que contrataram, qual a entrega de valor e quais os problemas e sugestões de melhorias que eles teriam para a plataforma”, explicou Lucas. Por fim, foi realizado um estudo de benchmark com os competidores mundiais, para entender como se posicionavam, se possuíam algum diferencial ou até mesmo se estavam contemplando algo que a plataforma não estava prevendo.
Para o acadêmico de Design, o maior diferencial de seu projeto é que ele está ganhando o mundo. “Ele é de fato o software de uma empresa de tecnologia real que está em pleno crescimento e atendendo grandes empreendimentos de todo o Brasil. A nossa empresa tem como propósito promover qualidade de vida na sociedade através do incentivo à cultura do feedback. Somos uma empresa que ajuda outros negócios a usarem a opinião do consumidor para gerar transformação, e o nosso software é a grande conexão de tudo isso. Para mim, essa é a maior contribuição para a sociedade”, opina Lucas.
Por Evelin Ramos, acadêmica de Jornalismo e bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí
A Unijuí inspira-se em seus acadêmicos para se reinventar e proporcionar melhorias e inovações no campo educacional. E quando falamos em inspiração, nos referimos a estudantes que estão, assim como a Universidade, trilhando novos caminhos, buscando se superar a cada dia. É o caso de Vanessa Hoffmann Campos, aluna de Farmácia.
Ela ingressou na Universidade no segundo semestre de 2018 e não demorou muito para se apaixonar pelo curso. Ao final do primeiro semestre, no dia 30 de dezembro, ela acabou sofrendo um acidente de motocicleta, que mudou radicalmente a sua vida. “Eu tive uma fratura na coluna, que ocasionou uma lesão na medula. Desde então, me tornei uma cadeirante. E tive que, infelizmente, interromper os estudos na Universidade”, recorda a jovem que, mesmo distante da graduação, não se desvinculou da Unijuí. Pelo contrário, seus laços apenas se fortaleceram com a equipe. Isso porque, no dia 27 de fevereiro de 2019, ela deu início à reabilitação na Unidade de Reabilitação Física (Unir), um dos espaços da Unijuí Saúde no campus Ijuí.
“O início é muito complicado, é um baque muito grande. Você passa a precisar de ajuda para coisas básicas, como tomar banho e comer. Sou extremamente grata ao atendimento que tive e tenho na Unir, que me ajudou a retomar a minha independência. Foi na Unir que eu aprendi a viver de novo”, comenta a jovem, que conseguiu retomar os estudos, no curso de Farmácia, no segundo semestre de 2019. “Foi um momento emocionante. Estava insegura para voltar e me questionava se seria capaz de dar conta. Mas sempre contei com o apoio dos professores, funcionários e colegas. Há sempre alguém pronto para ajudar.”
Com a pandemia, Vanessa teve a ideia de compartilhar as suas sessões de fisioterapia, e a sua rotina, com outras pessoas. Ela criou um canal no Youtube, onde também aborda questões como a inclusão e a lesão medular. “Acabei não só recebendo apoio, como também consegui ajudar outras pessoas, inclusive alunos do curso de Fisioterapia, que assistem aos vídeos para acompanhar as sessões.”
Vanessa diz que ela e a Universidade realizam essa caminhada, de reinvenção, juntas. Para os próximos anos, ela tem o desejo de conseguir concluir o curso que tanto gosta e de não se deixar abater. “Quero me descobrir, cada vez mais, na minha área, e conseguir conquistar tudo que sonho. Nunca deixarei que alguém diga que eu não consigo fazer. Para todos aqueles que estão, assim como eu, neste processo de descoberta, eu apenas digo: corram atrás dos seus sonhos. Não deixem que as coisas aconteçam sozinhas. Cada dia que passa, cada conquista que tenho, cada semestre que concluo na universidade, é uma vitória que me faz querer mais.”
Para acompanhar o canal da Vanessa, o endereço é youtube.com/user/VanessaCamposH.
Vanessa Andreatta de Quadros estava no Ensino Médio quando começou a se interessar pela área de Ciências Biológicas, curso que acabou seguindo anos depois, na Unijuí. Ela conta que ingressou na graduação em 2007 e que, desde então, o encanto pela área só aumentou. “O único problema que tive foi escolher qual disciplina eu mais me identificava para continuar os estudos”, relatou.
Embora gostasse das áreas de Genética e Bioquímica, foi pela última que Vanessa acabou optando. “Eu não queria sair muito longe para cursar Genética, então isso também me ajudou a escolher a Bioquímica.” Formou-se em licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas em 2013 e, no mesmo ano, enviou e-mail para a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), demonstrando interesse pelo curso de Mestrado em Bioquímica Toxicológica. “Entrei em contato com um professor e acabei ingressando como estagiária, para treinar e obter pontos no currículo, uma vez que, para passar na seleção, teria que ter uma pontuação mínima. Durante um ano e meio atuei como estagiária, num projeto com roedores. Mas ainda não era o que eu queria. Foi então que pedi orientação para um professor novo, que havia acabado de entrar na Instituição e que trabalhava com peixes. Conheci, aí, o peixe-zebra, e por ele me apaixonei”, brinca a jovem.
Hoje, depois de estar formada no Doutorado, Vanessa administra cursos com o modelo peixe-zebra, mostrando o que esse modelo pode trazer de novo e como pode ser extremamente importante para a vida na pesquisa acadêmica. “Importante destacar que, já na graduação, eu tentei me encontrar, ao ser estagiária voluntária em diversos laboratórios. Acreditava que aprender um pouco sobre cada coisa iria ampliar meus conhecimentos e, principalmente, indicar qual área que eu seguiria no futuro”, destaca.
Depois de ter passado pela graduação na Unijuí, pelo mestrado e doutorado, Vanessa deseja repassar todo o conhecimento que adquiriu. “Quero poder aprender mais e aplicar a pesquisa com o peixe-zebra em alguma Universidade. Quero poder levar a pesquisa para o laboratório, implementar seminários e fazer o que mais amo na vida, que é lecionar. Entrar em uma sala de aula sempre foi meu sonho e poder entregar o conhecimento para os alunos é meu maior objetivo de vida”, finalizou.
Para quem deseja cursar Ciências Biológicas na Unijuí, há vagas disponíveis por meio do Vestibular Contínuo, com inscrições abertas até o dia 26 de janeiro. Mais informações neste link.
O Programa de Aprimoramento em Medicina Veterinária da Unijuí está com inscrições abertas para o período letivo de fevereiro de 2021 a março de 2022. O programa tem a duração de 13 meses, e o Edital VRPGPE Nº 13/2020 prevê a oferta de três (3) vagas para a área de Clínica Médica de Pequenos Animais; duas (2) vagas para a área de Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais; duas (2) vagas para área de Anestesiologia Veterinária; e uma (1) vaga para área de Diagnóstico por Imagem.
Podem inscrever-se no processo seletivo profissionais graduados num período de tempo de até três anos e já registrados, candidatos em fase de conclusão do curso de graduação, desde que a comprovação de sua colação de grau ocorra até o primeiro dia do período letivo de ingresso no Programa de Aprimoramento.
As inscrições de candidatos interessados seguem até o dia 10 de janeiro de 2021, exclusivamente pela Internet, no Portal da Unijuí, o valor da taxa de inscrição é de R$ 150,00.
A listagem com a homologação das inscrições será divulgada no dia 18 de janeiro de 2021, no Portal da Universidade.
Confira o Edital e outras informações.
Viajar, visitar, conhecer e apreciar diferentes lugares, suas histórias, sua cultura, costumes e modos de vida. Relacionar os conceitos estudados e articular com o mundo vivido. Tornar significativo os conhecimentos científicos. Conhecer diferentes locais e ampliar a bagagem cultural, histórica e social dos estudantes. Essa foi a proposta da “Jornada de Pesquisa - Viagens Virtuais, conhecer, explorar e estudar”, realizada ao longo dos últimos meses na EFA.
As pesquisas começaram a ser desenvolvidas em diferentes períodos, a partir das especificidades de cada turma e intensificadas a partir do mês de agosto, tendo suas socializações ao longo do mês de outubro. Foram dias de muito aprendizado, criatividade, explorando e utilizando os mais diversos recursos digitais. Os estudantes embarcaram nesta viagem e visitaram virtualmente lugares contemplados nos planos de trabalho de cada turma, etapa/nível de ensino.
O propósito da EFA sempre foi ofertar no currículo escolar um roteiro que promova aprendizagens escolares aliadas a viagens de estudos, porém, a pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe apreensão e impactos inevitáveis para o presente momento, causando empecilhos no planejamento de viagens de estudos realizados anualmente pela escola, conta a diretora Maria do Carmo Pilissão. “Entretanto, foi necessário respeitar e compreender novos tempos. Nos reinventamos e tornamos possível conhecer os locais de destino de cada turma, nos conectando a eles virtualmente, sempre com um olhar pedagógico criterioso, sensível e pesquisador, de acordo com a proposta pedagógica da escola”, enfatiza.
Participaram da Jornada todas as turmas da Escola, desde as crianças da Educação Infantil até os estudantes do Ensino Médio. Todas as socializações aconteceram de forma online, via google meet, com a participação de familiares e convidados.
Segundo a diretora da Escola, o projeto de ensino conecta o estudante ao aprendizado. Ela salienta que a Jornada de Pesquisa foi um sucesso, as reuniões virtuais foram momentos especiais, nos quais os processos de ensino e aprendizagens estiveram em evidência, com grande participação dos estudantes, professores, familiares e convidados.
Estão abertas as inscrições para a Pós-Graduação em Oncologia da Unijuí. Destinada especialmente a profissionais da área da Saúde e Ciências Humanas, a qualificação forma especialistas em oncologia, com base nos conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o desenvolvimento técnico-científico, para a identificação dos impactos políticos, sociais e culturais do câncer no que se refere ao cuidado ao indivíduo doente, sua família, aqueles sob o risco de adoecer devido ao câncer e ainda os sobreviventes da doença.
A especialização tem carga horária de 360 horas, com duração de dois anos. As aulas são quinzenais, nas sextas-feiras, das 18h30 às 22h30, e nos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Durante esse período, são realizadas atividades teóricas e práticas, entre elas 60 horas de estágio, que acontecem dentro dos serviços de saúde do município de Ijuí, tanto na área hospitalar quanto na área de saúde coletiva, serviços que prestam assistência a pacientes oncológicos.
A coordenadora da oferta, professora Bruna Nadaletti, destaca que essa é uma pós-graduação interdisciplinar. “Temos uma grade curricular com disciplinas que contemplam o aperfeiçoamento e a expertise de todas as classes profissionais”. Além disso, acrescenta ela, o corpo docente também é diversificado: “temos professores da região e também de fora, valorizando nossos professores da casa e trazendo novas experiências e cenários aos nossos alunos”, ressalta Bruna. O curso vai iniciar de forma online até ser possível retornar às aulas presenciais.
Os interessados podem realizar a inscrição pela página da Pós-Graduação no site da Unijuí, até o dia 30 de outubro. No endereço é possível encontrar mais informações sobre o curso, como estrutura curricular, corpo docente e valor do investimento. Em caso de dúvida, entre em contato com a Unidade de Educação Continuada, pelo e-mail educacaocontinuada@unijui.edu.br ou telefone 55 3332-0553.
A Unijuí recebeu mais um resultado de avaliações externas dos cursos de Graduação. Diversos cursos da Universidade foram estrelados no Guia da Faculdade, fruto da parceria entre a Quero Educação e o jornal O Estado de S. Paulo. O resultado desta avaliação mostra novamente a qualidade do ensino ofertado pela Instituição.
LISTA DOS CURSOS ESTRELADOS
Campus Ijuí
Administração (Bacharelado) - 4 Estrelas
Agronomia (Bacharelado) - 4 Estrelas
Ciência da Computação (Bacharelado) - 4 Estrelas
Ciências Contábeis (Bacharelado) - 4 Estrelas
Design (Bacharelado) - 3 Estrelas
Direito (Bacharelado) - 4 Estrelas
Educação Fisica (Licenciatura) - 3 Estrelas
Educação Fisica (Bacharelado) - 3 Estrelas
Enfermagem (Bacharelado) - 4 Estrelas
Engenharia Civil (Bacharelado) - 4 Estrelas
Engenharia Elétrica (Bacharelado) - 3 Estrelas
Engenharia Química (Bacharelado)- 3 Estrelas
Farmácia (Bacharelado) - 3 Estrelas
Fisioterapia (Bacharelado) - 3 Estrelas
Jornalismo (Bacharelado) - 3 Estrelas
Letras (português/inglês) (Licenciatura) - 4 Estrelas
Matemática (Licenciatura) - 3 Estrelas
Medicina Veterinária (Bacharelado)- 4 Estrelas
Nutrição (Bacharelado) - 3 Estrelas
Pedagogia (Licenciatura) - 4 Estrelas
Psicologia (Bacharelado) - 3 Estrelas
Publicidade e Propaganda (Bacharelado) - 3 Estrelas
Campus Panambi
Administração (Bacharelado) - 3 Estrelas
Engenharia Mecânica (Bacharelado) - 3 Estrelas
Campus Santa Rosa
Administração (Bacharelado) - 3 Estrelas
Direito (Bacharelado) - 4 Estrelas
Educação Física (Licenciatura) - 3 Estrelas
Educação Física (Bacharelado) - 4 Estrelas
Engenharia Civil (Bacharelado) - 3 Estrelas
Engenharia Elétrica (Bacharelado) - 3 Estrelas
Pedagogia (Licenciatura) - 4 Estrelas
Campus Três Passos
Direito (Bacharelado) - 4 Estrelas
Segundo a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto, “mais esse resultado positivo comprova a nossa responsabilidade enquanto instituição de ensino em oferecer a educação superior com qualidade e comprometida com a formação de profissionais competentes para sua atuação do mercado de trabalho e também ao desenvolvimento regional. Avaliações como essa somente fortalecem nosso propósito, demonstrando que estamos no caminho certo e que podemos expandir nossas ofertas de cursos de graduação. Enfim, demonstra o envolvimento, a participação e a compromisso dos diversos atores institucionais neste processo”, salienta.
COMO É FEITA A AVALIAÇÃO
O Guia da Faculdade utilizou uma metodologia conhecida como "avaliação por pares" para analisar a qualidade de mais de 14 mil cursos superiores em todo o Brasil. Nesse processo, a equipe do Guia atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no Ensino Superior, sendo que todas as instituições cadastradas no Ministério da Educação são convidadas a participar.
Participação das Instituições de Ensino Superior
As instituições, cadastram as gerais do curso, de contato e sobre seus cursos.
O coordenador de cada curso que será avaliado, recebe um questionário em que apresenta as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos:
. Corpo docente: perfil dos professores vinculados ao curso e dados quantitativos
. Projeto didático-pedagógico: características da proposta de ensino do curso
. Infraestrutura: características sobre o espaço físico, materiais e equipamentos oferecidos
Esse questionário serve de base para os avaliadores emitirem suas notas para os cursos.
Avaliadores
Em 2020 foram mais de 9.200 coordenadores e professores do Ensino Superior que se cadastraram voluntariamente para atuar como avaliadores do Guia da Faculdade.
Estes docentes atribuem notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país na qual atuam, considerando os três aspectos principais elencados.
Resultado Final
O processo de tabulação dos resultados começa com o descarte da maior e da menor notas recebidas por cada curso. Das notas restantes, extrai-se a média numérica de cada curso em 2020.
Ao final da avaliação, os cursos são apresentados de acordo com os seguintes conceitos de qualidade:
. 5 estrelas (excelente)
. 4 estrelas (muito bom)
. 3 estrelas (bom)
. Não-estrelado
A quinta-feira foi um dia especial na EFA: a equipe diretiva, juntamente com Conselho de Pais, Gecom e APEFA (Associação de professores e funcionários) realizou um Drive Thru em homenagem aos Professores. Na ocasião foram convidados a passar no estacionamento da Escola para receber alguns mimos preparados pelos organizadores. Para alegrar a chegada dos colegas, a Cia. Cadagy realizou intervenções artísticas.
Para o presidente do Conselho, Ivanildo Scheurer, este momento foi de extrema importância: “é preciso lembrar que os professores ensinam mais que teorias, eles preparam para a vida, por isso merecem todo carinho e gratidão dos pais da escola”, salienta.
A escola tem realizado diversas atividades semelhantes para a entrega de materiais aos estudantes e famílias, mas dessa vez o momento foi voltado para os que estão conduzindo o processo educativo escolar. Para a diretora da Escola, professora Maria do Carmo Pilissão, “por mais que ainda não seja o momento de reunir todos fisicamente, em momentos como esse é possível intensificar o vínculo, valorizando e reconhecendo o trabalho dos professores, funcionários e colaboradores”, observa.
Na noite desta quinta-feira, 16, a Unijuí realizou o lançamento oficial do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica. Na oportunidade a Universidade apresentou as propostas de formação destes dois programas institucionais, que tem o objetivo de qualificar a formação de professores, ambos gerenciados pela CAPES. As atividades serão realizadas com escolas públicas de Ijuí e Santa Rosa, nas redes municipal e estadual, selecionadas a partir de inscrições.
A atividade foi transmitida pelo Youtube da Universidade e contou com a participação da Vice-Reitora de Graduação, Fabiana Fachinetto, da coordenadora do Pibid na Unijuí, Marli Frison, da coordenadora da Residência Pedagógica na Unijuí, Maria Regina Johann, do secretário de Educação de Ijuí, Eleandro Lizot, da coordenadora pedagógica da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, Eveline Eberle e da coordenadora pedagógica da secretaria de Desenvolvimento Educacional de Santa Rosa, Themis Helena Patias.
Confira na íntegra o evento de lançamento
O Pibid é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o programa concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das IES. Segundo o edital aprovado pela Capes, a Unijuí poderá ofertar 48 bolsas para estudantes da Licenciatura e seis bolsas para professores que atuam nas escolas básicas. A seleção ocorrerá por meio de edital, que será divulgado em breve. Neste programa poderá ingressar aquele aluno que tenha concluído menos de 60% da carga horária regimental de curso de Licenciatura que integra o projeto institucional de iniciação à docência.
Já o Programa Residência Pedagógica tem como objetivo desenvolver projetos inovadores, que estimulem a articulação entre teoria e prática nos cursos de Licenciatura, conduzidos em parceria com as redes públicas de educação básica. Neste Programa também serão ofertadas 48 bolsas para estudantes e seis para professores que atuam nas escolas. A seleção também será efetivada por edital. No Programa Residência Pedagógica poderá ingressar aquele estudante que tenha concluído mais de 50% da carga horária regimental de curso.
EFA com AFETO é um projeto pensado para falar sobre sentimentos, frustrações e as emoções mais latentes. A intenção é buscar um momento de relação entre os estudantes para falarem de si: seus anseios, dúvidas e projeções. É um espaço pensado para cuidar das pessoas, pautado por momentos significativos de fala e escuta.
A organização do projeto é da professora Eduarda Burckardt, orientadora pedagógica da escola. Ela destaca que a partir do segundo semestre foram iniciadas ações em todas as turmas, primeiro como forma de identificar o que está mais latente em cada nível e se aproximar do grupo, considerando o novo momento de aulas. “Depois disso, iniciamos algumas ações voltadas para as especificidades de cada grupo”, salienta.
Na semana passada a turma 221 teve um momento de reflexão sobre autocuidado, um diálogo com a psicóloga especialista em saúde mental, pós graduanda em Neuropsicologia e professora de Yoga, Karina Neves. “O objetivo foi mostrar ferramentas internas para as emoções tão fragilizadas. Trabalhamos técnicas respiratórias importante no controle da ansiedade, pânico, agitações mentais. Temas como autocuidado, auto-amor, auto responsabilidade foram os carros chefes na discussão para o sucesso em todas as atmosferas de nossas vidas. Por último tivemos uma experiência de meditação”, salienta.
Para a professora Eduarda, o momento foi de pensar sobre o estilo de vida que levamos, sobre os cuidados que temos conosco, sobre vibrações boas no nosso dia a dia e como podemos nos organizar para ter uma estilo de vida mais saudável em todos os aspectos.” Essa ação do projeto foi realizada nas aulas de Educação Física em consonância com os estudos sobre as práticas introspectivas e suas possibilidades no cotidiano do jovem. Nesta semana a escola receberá estudantes da Psicologia para mais uma etapa deste trabalho”, complementa.
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