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Unicasa oferece vagas para moradia de estudantes

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da Unicasa para o segundo semestre de 2023, conforme consta no edital disponível neste link. Ao todo estão sendo disponibilizadas 14 vagas, sendo oito para estudantes do sexo masculino e seis para o sexo feminino. 

As vagas são destinadas aos acadêmicos bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni), com bolsas de 50% ou 100%. Além disso, entre os pré-requisitos estão ser estudante de cursos presenciais; não residir em Ijuí e não possuir curso universitário em nível de graduação. Estudantes intercambistas não participam deste edital. 

As inscrições podem ser feitas de 5 a 27 de julho, de forma online por meio do preenchimento do formulário disponível no edital. É necessário apresentar documento com foto e certidões negativas criminais e cíveis, que também estão no edital. O resultado será divulgado no dia 28 de julho. 

Mais informações podem ser obtidas junto à Central de Atendimento ao Estudante (CAE), pelo telefone e WhatsApp 3332-0200.


Passaporte para o Futuro Unijuí: oportunidade de vivências para o desenvolvimento de alunos do Ensino Médio

Criado para potencializar as experiências vividas pelos alunos do Ensino Médio, auxiliando no processo de escolha pelo curso de graduação e profissional, a Unijuí está com um projeto personalizado para cada fase vivida por esses estudantes ao longo do seu processo formativo. Denominado Passaporte para o Futuro, o projeto foi criado em 2022 e implementado em outubro do mesmo ano, voltado à proporcionar vivências do primeiro ao terceiro ano do Ensino Médio, na tentativa de sensibilizar os alunos sobre o caminho trilhado por eles e o planejamento para o seu futuro.

A coordenadora do Núcleo de Captação e Prospecção Estudantil, Vivian Strochein, explica que o programa foi pensado a partir de três modelos de vivências práticas, em que os profissionais da Universidade visitam a escola para a realização das sensibilizações junto com os grupos. Para o 1º ano do Ensino Médio é ofertada a vivência “Projeto de Vida e Carreira”; para o 2º ano a vivência “Escolha Profissional” e ainda a possibilidade de participar da “Trilha das Profissões”, onde a escolha vêm até a Universidade para conhecer os cursos a partir de uma trilha das áreas do conhecimento, conforme escolha da escola; já para o 3º ano, é oferecida a vivência “Acabou o Ensino Médio e Agora” e “Me preparando para o Enem”.

“Além disso, os alunos do 3º ano podem participar de outras atividades com a Universidade, como o ‘Universitário por 1 dia’ - onde o estudante pode participar de uma aula da graduação. Há também a possibilidade de participar do ‘Profissional do Futuro’, no mês de maio; do ‘Maratona Unijuí’ - que é um desafio de inovação entre os alunos, onde eles vão solucionar problemas a partir do tema proposto pela Universidade. Já, nos meses de setembro e outubro, oferecemos a possibilidade de os alunos do Ensino Médio participarem do ‘Com o Pé no Futuro’ - que é realizado em parceria com os cursos pré-vestibulares e onde são ministrados aulões preparatórios para o Enem”, explica Vivian.

Hoje, qualquer uma das escolas de Ensino Médio da região Noroeste Missões pode participar do Passaporte para o futuro. Basta se inscrever no site www.unijui.edu.br/passaporte e escolher a atividade que deseja realizar em sua escola. 

“Entendemos que, com este projeto, podemos auxiliar as escolas na formação do sujeito a partir de técnicas de aprendizagem e de escolhas. Para os alunos, no momento em que param para refletir sobre o futuro, carreira e suas fragilidades e competências, entendemos que esse é um momento especial para que consigam ter uma visão mais clara do seu futuro, tendo a oportunidade ainda de saber todas as facilidades que a própria Universidade oferece para inserção destes no Ensino Superior”, finaliza a coordenadora.


Unijuí participou de audiência pública que debateu o papel das universidades comunitárias e a ampliação do acesso ao ensino superior

Na tarde desta sexta-feira, 7 de julho, uma comitiva composta por professores e técnicos administrativos e de apoio da Unijuí esteve no município de Cruz Alta, junto à Unicruz, onde aconteceu a quarta audiência pública da Comissão Especial das Universidades Comunitárias do RS, da Assembleia Legislativa do Estado, que teve o objetivo de debater o papel das universidades comunitárias e a facilitação do acesso ao ensino superior. O evento recebeu representantes das quatro instituições localizadas nas regiões Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul: Unijuí, Unicruz, URI e UPF, além de lideranças dos municípios em que estão instaladas.

À frente da audiência esteve o presidente da Comissão Especial, deputado Rafael Braga, que recebeu, na mesa principal, a reitora da UPF e vice-presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas, Bernadete Dalmolin, que esteve representando a presidência do Comung; a reitora da Unijuí e tesoureira do Comung, professora Cátia Maria Nehring; o reitor da Unicruz, Fábio Dal Soto; o reitor da URI, Arnaldo Nogaro; a prefeita de Cruz Alta, Paula Facco Librelotto; e o presidente do DCE da Unijuí, que esteve representando os estudantes, Evandro Tatim. 

Conforme explicou o deputado Rafael Braga, a Comissão Especial das Universidades Comunitárias Gaúchas é uma das três formadas no Legislativo do Estado, que tem o prazo de quatro meses para desenvolver seus trabalhos e gerar um relatório. “O objetivo desta audiência não é apenas cobrar aquilo que já está na Constituição Estadual, no artigo 201, que prevê a destinação de 0,5% da receita líquida de impostos próprios para a educação superior pública e comunitária. Estamos lutando por bolsas de estudos, sim, mas também contra a extinção do ensino que vocês promovem em suas cidades, em suas regiões”, afirmou. 

Reitora da UPF e vice-presidente do Comung, a professora Bernadete Dalmolin destacou que este é um momento de mobilização e de esperança para as universidades comunitárias, que querem garantir um ensino de qualidade e um acesso ao ensino superior mais amplo à população. 

“Nossas 14 universidades comunitárias gaúchas abarcam mais de 153 mil estudantes e 7 mil docentes envolvidos em ensino, pesquisa e extensão, que nos ajudam a ter a maior rede de pesquisa do Estado. Contamos com mais de 9 mil técnicos administrativos, oferecemos 896 cursos de graduação e desenvolvemos 3.860 projetos de pesquisa, que geram conhecimento e conexões entre as diferentes áreas do saber, na busca por soluções para as questões mais complexas da sociedade”, exemplificou a reitora, lembrando que as instituições ainda concentram 13 incubadoras tecnológicas, 11 centros de inovação e 8 parques científicos tecnológicos, que fomentam a criatividade e o empreendedorismo.

Além de destacar a força que tem o Comung em todo o Estado, o reitor da Unicruz, professor Fábio Dal Soto, destacou a força que têm as universidades comunitárias em suas regiões, contribuindo para o desenvolvimento. “Não estamos aqui de passagem. Nossas universidades foram forjadas pelas pessoas que nos antecederam. Não alugamos uma peça no centro da cidade para oferecer cursos. Estamos aqui após o movimento de nossas comunidades e, desde então, contribuímos para o desenvolvimento dos nossos municípios. É impossível pensarmos em Cruz Alta sem a Unicruz, e isso acontece com as demais cidades onde há campus da URI, da Unijuí e da UPF”, disse.

Todas as discussões da tarde farão parte do relatório da Comissão Especial. “Este foi mais um dia em que discutimos o papel das universidades comunitárias a partir da união da Unijuí, UPF, Unicruz e URI. Foi um momento que envolveu diferentes segmentos da comunidade e onde repactuamos o conceito de universidade comunitária e o seu papel a partir da educação para o desenvolvimento das nossas regiões. Por meio de números, de dados, de depoimentos, reforçamos a nossa atuação e marcamos a nossa luta pelo meio por cento, garantido na Constituição Estadual”, destacou a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring.


Estudantes participaram da programação do espaço Unijuí na Feira do Livro de Santa Rosa

Nesta sexta-feira, 07, aconteceu o segundo dia da Feira do Livro de Santa Rosa, na Praça da Bandeira. A Unijuí está participando da programação com inúmeras atividades.

Durante a manhã, os estudantes que visitaram a Feira participaram do quiz do Projeto de Extensão Energia Amiga. Ao decorrer da atividade, que contemplava a entrega de brindes especiais, crianças e adolescentes responderam questões sobre sustentabilidade, meio ambiente e geração de energia limpa.

A segunda atividade, desenvolvida no espaço Unijuí, ocorreu no turno da tarde com o auxílio das acadêmicas dos cursos de Design e licenciatura em Letras. Os estudantes participaram da competição MathGo e PortGo, que contemplam o Projeto de Extensão AppGo. Os jogos contribuem para o desenvolvimento de habilidades e competências em ambas as disciplinas, por meio de atividades disponibilizadas na plataforma online.

Neste sábado, 08, o espaço da Universidade receberá o ambiente Instagramável da Editora Unijuí, das 9h às 16h. Na terça-feira, 11, último dia de evento, às 14h, serão realizadas duas atividades no espaço Unijuí. Uma acolhida com Ginástica Laboral, organizada pela Universidade e os normalistas do Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu. No mesmo local, das 14h às 16h, acontecerá o Desafio da Esfinge, organizado pelo curso de História da Unijuí.


Comitiva da Universidad Nacional de Misiones visita a Unijuí

A Unijuí recebeu nesta quinta e sexta-feira, dias 6 e 7 de julho, a visita técnica de uma comitiva da Universidad Nacional de Misiones (Unam), da Argentina, com o objetivo estreitar as relações de cooperação entre ambas as universidades. Desde 2018, a Unijuí possui um acordo de cooperação acadêmica com a Unam que possibilita que estudantes, professores e técnicos administrativos realizem intercâmbio para a realização de atividades de ensino, pesquisa, administração universitária e capacitação de recursos humanos.

A comitiva foi composta por 16 representantes, de diversas áreas do conhecimento, incluindo o vice-reitor Sergio Edgardo Katogui. Na quinta-feira, 6 de julho, eles foram recepcionados no Centro de Eventos pelo vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, que realizou uma apresentação sobre a estrutura da Fidene/Unijuí. Também estiveram presentes professores dos cursos de graduação e pós-graduação e o Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí.

Na sequência, a comitiva conheceu o Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual (CER III - Unir); a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec); o Espaço + Inovação Unijuí e o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional e o Grupo de Automação e Controle (Gaic).

Já nesta sexta-feira, dia 7 de julho, o grupo esteve visitando o Hospital Veterinário; o Unijuí Saúde - complexo 2; o Laboratório de Análises Clínicas da Unijuí (Unilab); a Biblioteca Mario Osorio Marques; os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional, em Educação nas Ciências e em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade; e o ERI.

Para o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, a visita reforça o compromisso da Unijuí com a internacionalização de suas atividades, em especial, com instituições da região transfronteiriça. “A Universidad Nacional de Misiones é uma universidade importante para a região e abre a oportunidade para o intercâmbio e fortalecimento da pesquisa, extensão e ensino”, disse.


Novos coordenadores de curso da Unijuí passam por imersão formativa

Os dias 04 e 05 de julho foram marcados por um programa de formação preparado para os novos coordenadores de curso da Unijuí, que assumiram suas funções oficialmente no dia 03 deste mesmo mês. As atividades, denominadas “Imersão dos coordenadores de curso: a coordenação e a gestão universitária”, foram realizadas em ambiente externo à Universidade, 

Abrindo a programação, o professor doutor José Sausen realizou uma sensibilização sobre governança a partir da abordagem “O processo decisório na Universidade e os desafios dos coordenadores de curso”. Ele explicou a organização burocrática funcional e racional do processo de governança em uma Universidade, acrescentando que “há três tipos de desafios para os coordenadores. Os desafios pedagógicos, que envolvem:  Assegurar a execução qualificada do PPC e sua permanente adequação; Zelar para que no fazer das atividades acadêmicas ligadas ao curso o princípio da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão; Construir canais permanentes de diálogo entre professores, estudantes e a comunidade externa. Os desafios administrativos, que envolvem: Compreender a dinâmica do processo decisório da Universidade e ter capacidade de conviver com as contradições que são inerentes a esse tipo de organização; Utilizar o planejamento do curso como um instrumento de gestão; Assumir a função de coordenação com profissionalismo, responsabilidade, comprometimento e sensibilidade. E os desafios estratégicos, que envolve: Garantir a sobrevivência do Curso; Fazer do Curso uma resposta resolutiva à sociedade e/ou ao mercado de trabalho; Desenvolver a consciência junto ao grupo de trabalho que o curso é uma parte de um Projeto Institucional, em que a Universidade não é apenas a soma do conjunto dos cursos existentes, mas o resultado das relações e contribuições das partes”.

Ainda pela manhã, a presidente da Fidene e reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, realizou uma apresentação da atual estrutura da Universidade, apresentando aos novos coordenadores o Estatuto e Regimento da instituição e como as ações dos coordenadores estão intrinsecamente ligadas a esse processo de desenvolvimento e continuidade da Universidade. À tarde foi realizada uma sensibilização com as profissionais Leonice Parnoff e Patrícia Sala sobre “Coordenação de curso: identidade e protagonismo na função”.

A quarta-feira foi marcada pela apresentação dos setores com maior envolvimento com os coordenadores durante a gestão, tais como a Central de Atendimento ao Funcionário, Coordenadoria de Gestão Acadêmica, Central de Atendimento ao Estudante, além de uma apresentação da estrutura orçamentária dos cursos realizada pelas assessoras da vice-reitora de Administração. Na parte da tarde, a Assessoria de Marketing e Núcleo de Captação e Prospecção Estudantil conversaram com os coordenadores sobre as estratégias vigentes e os processos seletivos nos quais eles se envolvem. 

Para encerrar a imersão, a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, realizou uma breve apresentação das articulações entre a vice-reitoria e os coordenadores de curso, deixando uma missão para ser pensada e produzida por eles para os próximos encontros da Câmara de Graduação, da qual todos fazem parte. “Quero que todos vocês olhem para os planos de ação que produziram para suas gestões de coordenação e, a partir de tudo que falamos aqui hoje, possam fazer o exercício de readequação dos processos, pensando de maneira prática, o que de fato é possível implementarmos, como faremos isso e com quem vamos contar e o tempo que vai levar para colocarmos em prática”, explicou. 

A vice-reitora encerrou a programação agradecendo a participação e empenho de todos nos dias de formação, destacando a importância de momentos como esses para oxigenar os cursos e a própria instituição.


Unijuí promoveu diversas atividades no primeiro dia da Feira do Livro de Santa Rosa

Na manhã desta quinta-feira, 6 de julho, aconteceu, na Praça da Bandeira, a abertura da 18ª Feira do Livro de Santa Rosa, que tem como tema “Transformando Vidas”. O evento segue até a próxima terça-feira, dia 11, a partir de uma promoção da Prefeitura de Santa Rosa, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. E para esta edição, a Unijuí - Campus Santa Rosa preparou uma série de atividades em seu estande para todos os públicos. 

Neste primeiro dia de Feira, no turno da tarde, o curso de Educação Física da Unijuí e as normalistas do Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu promoveram uma acolhida com ginástica laboral no palco da Feira do Livro. Na sequência, no estande da Unijuí, o curso de Educação Física também promoveu o desafio “Acerte o alvo”, que contou com a distribuição de brindes exclusivos aos participantes.

Também no estande da Universidade, acadêmicos do curso de Psicologia da Unijuí, sob a coordenação da professora Betina Beltrame, realizaram uma roda de conversa com o tema “Literatura e subjetividade nos contos de fadas”. 

Alunos e professores da Educação Básica, que participaram da roda de conversa, acompanharam a leitura e discussão de capítulos do livro “Uma ideia toda azul”, de Marina Colasanti. A autora escreve, nesta obra, contos sobre fadas, reis e unicórnios, criando um diálogo sensível entre sua imaginação, os medos e as fantasias da realidade interior de todos os seres humanos.

A programação teve sequência à noite, no Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges, com o painel “Inteligência Artificial Hoje e Amanhã: sociedade, educação e o mundo do trabalho”. 

O painel foi aberto pelo coordenador do curso de Ciência da Computação da Unijuí, professor doutor Gerson Battisti, que falou sobre “Conceito, contextualização e aplicações existentes”. O docente explicou o que é Inteligência Artificial que, numa definição simples, refere-se a um conjunto de sistemas capaz de executar tarefas que somente nós, seres humanos, conseguiríamos executar. Esses sistemas se aprimoram constantemente, a partir das informações coletadas.

Entre os diversos pontos trabalhados na palestra, o professor apontou os três tipos de Inteligência Artificial, classificados de acordo com a capacidade e funcionalidade. O primeiro deles seria a Inteligência Artificial Limitada, que tem como único objetivo realizar as atividades para as quais foi programada, armazenando uma grande quantidade de dados e fazendo cálculos complexos com rapidez. Esse tipo de inteligência é encontrado, por exemplo, nos serviços de streaming, que indicam os filmes de acordo com nossas preferências.

O segundo tipo seria a Inteligência Artificial Geral, cujos sistemas são capazes de igualar habilidades cognitivas e solucionar problemas para os quais não foram programados, em pé de igualdade com os humanos. É nesta fase, segundo o professor, que nos encontramos.

Por fim, o último e temido tipo refere-se à Superinteligência Artificial, que por enquanto existe apenas no campo teórico, mas que se refere a um sistema que demonstra poderes intelectuais sobre-humanos em quase toda a área do conhecimento.

Na sequência, contribuíram com as discussões o doutor em Desenvolvimento Regional pela Unijuí, Nedisoon Gessi, que destacou os “Impactos, desafios e oportunidades no campo da aprendizagem”; com a mestre em Administração e professora do  professora do Instituto Federal Farroupilha (Iffar), Camila Scherdien, que abordou os “Impactos,  desafios e oportunidades no campo do trabalho”; e o professor Henrique Weiler, que falou sobre “Impactos na perspectiva ética, social e filosófica”.


Finalizam as apresentações da Mostra de Projetos Integradores da Unijuí

Nesta quarta-feira, 5 de julho, finalizaram as apresentações da Mostra de Projetos Integradores (PIs) da Unijuí. Ao longo de quatro semanas, foram apresentados 294 PIs, nas áreas de Gestão, Saúde, Ciência da Computação, Psicologia, Direito, Engenharias, Medicina Veterinária e Agronomia, Design e Arquitetura e Urbanismo. 

Os Projetos Integradores são componentes da Graduação Mais, onde os acadêmicos recebem desafios encaminhados pela comunidade e têm a missão de encontrar alternativas para as demandas, a partir do auxílio de professores e de mentores. 

“Neste semestre, observamos que os PIs tiveram um ganho qualitativo muito importante, principalmente em relação à integração da Universidade com a sociedade”, destacou a coordenadora do Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) da Unijuí, Mariane Martins. “Os estudantes demonstraram um amadurecimento no desenvolvimento dos projetos, apresentando soluções eficientes para os problemas que as entidades encaminharam. O resultado disso é uma implicação direta do ensino com a extensão, demonstrando, portanto, que os estudantes já estão diretamente envolvidos com a comunidade externa, a partir da sua área de formação, apresentando soluções para problemas reais”, completou.

Na segunda-feira, 3, as apresentações iniciaram à tarde, no campus Ijuí, com o PI Funcionamento do Organismo Animal, do curso de Medicina Veterinária, coordenado pelas professoras Marcella Linhares e Cristiane Beck; e com o PI Agroecossistemas, dos cursos de Agronomia e Ciências Biológicas, a cargo dos professores Osório Lucchese e Vidica Bianchi. 

As demais apresentações seguiram à noite, com o PI Grandes Desafios da Engenharia, dos cursos de Engenharias, orientado pelos professores Mauricio de Campos e Lucas Fernando Krug; com o PI A Computação e a Resolução de Problemas, do curso de Ciência da Computação, a cargo do professor Paulo Sausen; com o PI A Profissão, dos cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo, sob responsabilidade da professora Diane Johann; e o PI A Psicologia na Sociedade Contemporânea, do curso de Psicologia, coordenado pela professora Elisiane Schonardie Costantin. 

O PI Estado, sociedade e constituição, do curso de Direito, sob responsabilidade dos professores Marcelo Loeblein e Jóice Nielsson, contou com apresentações na segunda, terça e quarta-feira. Já na terça-feira, também ocorreram as apresentações do PI Crime, Sociedade e Poder Punitivo: os fundamentos e os limites da proibição, da persecução penal e da punição, do curso de Direito, no campus Ijuí, sob responsabilidade dos professores Patrícia Borges Moura e Thiago dos Santos da Silva; e do PI Grandes Desafios da Engenharia, da professora Patrícia Pedrali, no campus Panambi. 

Os Projetos Integradores foram implantados no início de 2021 e, até agora, têm apresentado um progresso significativo, segundo Mariane. Para ela, este desenvolvimento está diretamente relacionado à capacidade dos cursos, a partir dos professores, coordenadores e NDEs (Núcleos Docentes Estruturantes), de avaliar e melhorar o processo de ensino. “O resultado disso é o desenvolvimento da capacidade dos estudantes de enfrentar desafios do mundo real, aplicar o conhecimento acadêmico e gerar impacto positivo na sociedade. A integração entre a Universidade e a comunidade externa, bem como o suporte contínuo dos professores e mentores que atuam no processo de ensino, fornecendo suporte teórico, mediação e experiência profissional, foram elementos essenciais nessa trajetória de crescimento e amadurecimento dos PIs”, afirmou.

Mariana Ribas, acadêmica do primeiro módulo do curso de Psicologia, no campus Ijuí, avaliou como “extraordinária” a participação no seu primeiro Projeto Integrador. “Foi rico conhecer profissionais da região e carregar mais este conhecimento em nossa bagagem, válido não só para a vida profissional, mas também pessoal”, disse.




Unijuí oferta prova online para o Vestibular de Inverno

Com o objetivo de  facilitar o acesso ao Ensino Superior, a Unijuí está realizando o Vestibular de Inverno 2023 de forma online. As inscrições estão abertas até o dia 31 de julho e podem ser realizadas através do site unijui.edu.br/vestibular-presencial, com taxa no valor de R$ 20,00. A prova é constituída de uma redação dissertativa-argumentativa que deve ser realizada até 07 de agosto. 

Para realizar a prova online o vestibulando deve acessar a página do Vestibular de Inverno, e informar o CPF e senha cadastrada anteriormente no momento da inscrição. A redação pode ser feita por meio de um computador, celular ou tablet. O tema será revelado no momento em que o candidato iniciar o processo seletivo, após o acesso, haverá o limite de  até 2 horas para realização da prova.

A lista com os vestibulandos classificados no Vestibular de Inverno será disponibilizada no dia 11 de agosto no site, juntamente com o boletim de desempenho. 

No campus Ijuí são ofertadas vagas para os cursos de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Design, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Software, Engenharia Elétrica, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Jornalismo, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia e Publicidade e Propaganda. 

No campus Santa Rosa, há vagas para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Software, Engenharia Mecânica e Psicologia. Já no campus Panambi, para os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia Mecânica e, no campus Três Passos, para o curso de Direito. 

O edital com todas as informações está disponível neste link. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.  


Domingo no Museu acontece neste fim de semana com atividades gratuitas

Neste domingo, 09, das 14h às 17h, acontece mais uma edição do “Domingo no Museu” com atividades gratuitas para a comunidade. A programação planejada é composta pelas exposições presentes no Museu Antropológico Diretor Pestana - Madp e por manifestações de artistas e escritores. 

O Madp está recebendo exposições sobre diversas temáticas e formas. Na Exposição de Longa Duração é evidenciada a trajetória humana em Ijuí e região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, a partir da materialidade preservada pelo Museu. 

Na sala de Exposições Temporárias o Museu recebe a mostra “Usina Velha (1923-2023): História Energética e Ambiental. A Exposição conta os 100 anos da fundação da Usina Velha, por meio do projeto “Conhecer para Preservar”. 

No Espaço Ijuí Hoje, está a Exposição “Arte e Literatura” que estabelece um diálogo inspirador entre os mundos da arte e da escrita, oferecendo ao público uma fusão de expressões criativas. 

O Palco Alberto, no hall de entrada do Museu, recebe às 15h30, a manifestação de artistas e escritores da Associação de Artistas Visuais de Ijuí e Círculo de Escritores Letra Fora da Gaveta para falarem sobre seus trabalhos presentes na Exposição “Arte e Poesia”.

Para mais informações sobre o Domingo no Museu entre em contato pelo telefone (55) 3332-0257 ou madp@unijui.edu.br.


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