Integrantes do projeto de pesquisa em Plantas Medicinais e Medicamentos - Plamedic da Unijuí, ministraram na última quinta-feira, dia 26 de outubro, oficinas sobre produção de tinturas nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) dos bairros Herval e Glória.
As oficinas estão sendo realizadas por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí. O primeiro ciclo de formação contou com o tema voltado à produção de tinturas, conforme explica a coordenadora do Plamedic, professora Christiane Colet.
“As oficinas têm como objetivo falar sobre o uso racional de plantas medicinais, cuidados com as plantas e forma de utilização delas. Nesta formação, abordamos as diferentes formas de produção de tinturas a partir da utilização de arnica, menstruz, alecrim, cobrina e citronela. A atividade foi bem interessante onde tivemos uma boa participação da comunidade. Além disso, é um importante espaço para que possamos socializar as pesquisas que realizamos na Universidade", explicou.
O planejamento prevê novas oficinas. No dia 29 de novembro, às 9h, ocorrerá a oficina sobre alimentação saudável, abordando a produção de sal e azeite temperado e no dia 20 de dezembro, às 9h, o tema será aromaterapia.
Com o intuito de gerar um ambiente propício ao networking e de descoberta de oportunidades de trabalho em empresas da região, a Unijuí realizou no campus Santa Rosa, a Feira de Carreiras 2023, nesta segunda-feira, 30 de outubro.
O campus Santa Rosa recebeu as empresas Teknica Engenharia Especializada, Fockink, 3Tentos, AGCO, Cotrirosa, Cresol Essência e Tecnicon. Foram ofertadas vagas nas áreas de Gestão, Engenharias, Tecnologias, Direito, Agrárias, Saúde, Comunicação e Design.
A coordenadora do campus Santa Rosa, professora doutora Taciana Paula Enderle, destaca o empenho da Unijuí em gerar um ambiente com novidades aos estudantes. “A Universidade está sempre buscando trazer oportunidades para os alunos, egressos e comunidade em geral. A Feira de Carreiras é mais uma iniciativa de sucesso, que a cada ano proporciona conexões entre as empresas da região e comunidade acadêmica”, enfatiza.
Nesta terça-feira, 31 de outubro, o campus Ijuí receberá a Feira de Carreiras. No Auditório do Espaço + Inovação, no Prédio 7, estarão as empresas com oportunidades nas áreas das Engenharias e Tecnologias. Vagas disponíveis nas demais áreas do conhecimento, serão apresentadas no hall do Prédio 60, da Biblioteca Mario Osorio Marques. Quem desejar atualizar o currículo, os locais também terão um espaço exclusivo para este auxílio.
A Feira de Carreiras da Unijuí é aberta para os alunos da Graduação e Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu, além de estar aberta para todos os profissionais da região das cidades dos dois campi que estejam interessados em conhecer as oportunidades disponíveis. Os interessados podem se inscrever em www.unijui.edu.br/feiradecarreiras e garantir, além de um atestado de participação no evento, todas as vagas disponibilizadas pelas empresas participantes em primeira mão.
No sábado, 28 de outubro, na Literatus Xok’s, ocorreu a premiação do concurso “Meu Podcast nas Ondas do Rádio”, promovido pelo Projeto de Extensão Traças Digitais da Unijuí, em parceria com a Unijuí FM. A iniciativa teve o objetivo de desafiar estudantes do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas, a desenvolverem com seus professores, podcasts a partir do tema “Cultura digital e aprendizagem escolar por meio da produção de podcast”.
O concurso teve duração de seis meses, entre preparação, formação de estudantes e professores, desenvolvimento dos conteúdos, produção e divulgação dos podcasts, que contaram com mais de seis mil visualizações e com tempo total de exibição de mais de 100 horas da playlist.
Seis escolas da região de atuação da Unijuí foram representadas no concurso. Escola Técnica 25 de julho (Ijuí), com 17 podcasts inscritos; Escola Otávio Caruso Brochado da Rocha (Ijuí), com dois podcasts; Colégio Evangélico Augusto Pestana (Ceap) (Ijuí), com quatro podcasts; e Escola Ruy Barbosa (Ijuí), com um podcast; Escola Antônio Mastela (Jóia), com quatro podcasts inscritos; e a Escola José Anchieta (Panambi), com um podcast.
No total, foram 29 podcasts divididos em três categorias: Divulgação científica - meio ambiente, sustentabilidade e ações sustentáveis; Narrativas transmídia: livros, HQs, mangás, games e outras mídias; e Aprendizagem de outros idiomas: experiências de aprendizagem de línguas adicionais. Os podcast vencedores de todas as categorias serão veiculados na programação da Unijuí FM e disponibilizados nas plataformas digitais, em data a ser divulgada.
O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, destacou a importância da Universidade estar presente e trabalhando com a comunidade. “A Unijuí se constitui a partir de um conjunto de ações, o ensino, a pesquisa e, a extensão, que nos permite ter um maior contato com a comunidade, a partir do que se produz de melhor na Universidade e, também, aprender. O Projeto de Extensão Traças Digitais, tem sete anos de existência e, neste ano, criou uma nova forma de estimular o trabalho com a língua, e isso, permite trazer o dia a dia da Universidade e colocar em funcionamento junto com as escolas. Enquanto Unijuí, só posso agradecer e parabenizar a participação de todos”, disse.
Antes da premiação, o professor coordenador do Projeto de Extensão Traças Digitais, Josei Fernandes Pereira, parabenizou a participação dos estudantes e escolas. “A mudança é permanente e, no mundo interconectado e de constante mudança que a gente vive, os podcasts surgiram como um poderoso mecanismo para compartilhar conhecimentos, histórias e perspectivas diversas. Através desse concurso, nós testemunhamos a incrível capacidade criativa e dedicação dos nossos estudantes, que aproveitaram o mundo digital para envolver, informar e inspirar”, pontuou.
Confira os vencedores:
CATEGORIA 1 - Divulgação científica - meio ambiente, sustentabilidade e ações sustentáveis
- BeeCast - produzido pelos estudantes Eduardo Vieira Pinheiro, João Henrique Serafini e Marcos Felipe Ataídes - Escola Antônio Mastella;
- Planeta em Pauta - produzido por Julia Keller Schafer - Ceap;
- Vida saudável e alimentação equilibrada - produzido por Ana Luisa Ghisleni, João Bernardo de Abreu e Zenandria da Rosa dos Santos - Escola Antônio Mastella.
CATEGORIA 2 - Narrativas transmídia: livros, HQs, mangás, games e outras mídias
- Uma viagem até o metaverso - produzido por Luana Victória Moraes Coelho, Luiza Bolze e Ana Augusti - Escola Otávio Caruso Brochado da Rocha;
- Assuntos do Momento - produzido por Emily Hoffmann e Samira dos Santos - Escola Otávio Caruso Brochado da Rocha;
- Buraco Negro - produzido por Vitória Dos Santos Hiske - Escola Técnica Estadual 25 de Julho.
CATEGORIA 3 - Aprendizagem de outros idiomas: experiências de aprendizagem de línguas adicionais
- Pod Hablar Brazil - produzido por Estevan Obregão Dahmer, Isabel Ribas Cordova de Moraes e Karolina Padilha de Siqueira - Escola Antônio Mastella;
- PodCe - produzido por Jamilli Kumm Dalla Rosa e Camila Carneiro Okazeski - Ceap.
Entre os campeões de popularidade, foram escolhidos:
Maior número de visualizações: Uma viagem até o metaverso - produzido por Luana Victória Moraes Coelho, Luiza Bolze e Ana Augusti - Escola Otávio Caruso Brochado da Rocha;
Maior número de curtidas: BeeCast - produzido pelos estudantes Eduardo Vieira Pinheiro, João Henrique Serafini e Marcos Felipe Ataídes - Escola Antônio Mastella;
Melhor regularidade - entre os não premiados nas demais categorias: Debatendo Fatos - produzido por Clara Valentina Franco Heinle, Caroline Machado de Souza e Vitoria Vasconcellos Hanzel - Escola Ruy Barbosa.
O concurso “Meu Podcast nas ondas do Rádio” teve o apoio da Rádio Unijuí FM, Literatus Xok’s, Unimed, Yázigi, Totem Vestibulares, Aiqfome, Fonte da Ilha, Ecotec Centro Automotivo e Ecotec Lavagem Automotiva.
Confira acima os resultados da avaliação da Infraestrutura
A equipe da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e gestores da Unijuí apresentaram, durante a XXIV Jornada de Extensão do Salão do Conhecimento, os resultados de uma pesquisa intitulada “Avaliação da infraestrutura como insumo para definição de prioridades”.
Este relato de experiência teve como objetivo comunicar às comunidades acadêmica e externa os resultados da pesquisa de avaliação da infraestrutura da Unijuí em 2023, aplicada aos professores, estudantes e técnicos, em relação à satisfação de questões que envolvem o tema.
Esta pesquisa foi aplicada pelo Google Forms e contou com respostas de 25% do público-alvo (17% dos estudantes, 54% dos professores e 60% dos técnicos responderam), configurando uma amostra significativa.
A coordenadora da CPA, Magna Dalla Rosa, destaca que a organização e apresentação deste relato em conjunto, CPA e gestores, reitora Cátia Maria Nehring e vice-reitor de Administração, Dieter Rugard Siedenberg, evidencia o alinhamento entre planejamento e avaliação na Unijuí.
Para a professora Cátia Maria Nehring, reitora da Unijuí, os resultados da avaliação da infraestrutura, alinhados com as avaliações realizadas a partir do Programa de Avaliação Institucional da Unijuí, geram indicadores para a tomada de decisão, pois a Unijuí tem como princípios planejar, executar e avaliar de forma cíclica. Assim, afirma que os resultados avaliativos são utilizados pelos gestores tanto para a definição de políticas e ações que qualificam os processos de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, quanto para melhoria da estrutura física e tecnológica em todas as dimensões.
O vice-reitor de Administração, professor Dieter Siedenberg, comenta que o desafio que se impõe tanto para a Instituição quanto para a CPA será criar estratégias de divulgação das ações realizadas e as melhorias, a partir do olhar do estudante, do professor e dos técnicos. A pesquisa é um marco que possibilita elevar ainda mais a credibilidade das pesquisas de opinião realizadas na Unijuí, uma vez que aponta para gargalos que merecem a atenção da direção para qualificar ainda mais os processos de ensino, pesquisa e extensão.
O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) já abriu a Exposição Temporária “1, 2, 3, e já… o lúdico na diversidade étnica sul-rio-grandense”. A exposição foi montada com o objetivo de promover a disseminação do conhecimento sobre brinquedos e brincadeiras de diversas culturas, oportunizando informações por meio do lúdico. Independentemente do grupo étnico ou tronco cultural, crianças são crianças e a prerrogativa é conhecer o mundo a partir do ato de brincar.
Dentro do processo de mediação, o visitante é convidado a fazer parte de um jogo de tabuleiro, sendo desafiado a explorar e a observar o ambiente expositivo, conhecendo cada núcleo que conversa com a prática/uso de brinquedos, jogos e brincadeiras como elementos culturais, que são passados de geração a geração, compartilhando valores e promovendo a saúde mental, emocional e social.
A exposição, além de divulgar o acervo de brinquedos tradicionais e antigos do Madp, resgata também brincadeiras, brinquedos e jogos dos tempos passados, levando o público a compreender a importância do lúdico em diferentes épocas, bem como as transformações ocorridas, oportunizando diálogos entre as gerações.
Mais informações podem ser obtidas diretamente no Madp, pelo telefone (55) 3332 0257 ou pelo e-mail madp@unijui.edu.br.
No dia 27 de outubro, sexta-feira, ocorreu o encerramento do Salão do Conhecimento 2023. O último dia do evento trouxe para o campus de Ijuí a 7ª edição da Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica (MoEduCiTec) e a 1ª Mostra da Extensão Unijuí, que reuniu mais de três mil estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior.
A programação da MoEduCiTec e da 1ª Mostra da Extensão Unijuí teve início pela manhã, com a cerimônia de abertura no Salão de Atos. O evento contou com a participação de representantes da 36ª Coordenadoria Regional de Educação e da Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, que são parceiros da MoEduCiTec desde a sua primeira edição.
O público presente pôde prestigiar a apresentação musical da banda de pop rock “Pagu”, do Colégio Evangélico Augusto Pestana, liderada pelo professor Adriano Kronbauer.
A MoEduCiTec constitui-se como um espaço aberto à publicação de trabalhos resultantes das salas de aula, abrangendo todas as áreas, níveis e modalidades de ensino e educação. Este evento se estabelece como um importante movimento de valorização das produções estudantis, potencializando o protagonismo dos estudantes e de seus professores.
Desde sua primeira edição, a MoEduCiTec passou a criar e vem consolidando uma cultura que valoriza a produção, exposição e publicação de trabalhos, com base no que se ensina, estuda, aprende, pesquisa e vivencia em sala de aula. Assim, promove a imaginação, criatividade, iniciação científica e atitude investigativa como fatores propulsores do protagonismo aliado ao desenvolvimento humano e social por meio da educação nas ciências.
A coordenadora da 7ª MoEduCiTec, professora Lenir Basso Zanon, agradeceu a participação de todos os inscritos. "Saudamos a participação de cada autor de trabalho que participou desta edição. É essa participação que dá continuidade a esse movimento de aprendizado e troca de informações, que cultivamos ao longo dos anos. A MoEduCiTec só é realizada pela participação ativa de cada estudante, professor e instituição de ensino engajada nesse amplo e rico movimento. Este é um evento de todos nós, aqui valorizamos as produções dos estudantes com seus professores", disse Lenir.
Em nome da Unijuí, a reitora, professora Cátia Maria Nehring, realizou a saudação institucional e destacou a importância do evento para os jovens estudantes. "Para nós, enquanto Instituição de Ensino Superior, inspirada e envolvida pela ciência e pela transformação de pessoas por meio da educação, somos proponentes e realizadores juntamente com a Coordenadoria Regional de Educação e a Secretaria Municipal de Educação de Ijuí. É uma grande alegria, satisfação e responsabilidade chegarmos até aqui. Vemos tantos jovens inspirados pela pesquisa, com um princípio pedagógico articulador de atividades educativas propulsoras da formação dos sujeitos e das aprendizagens nos diversos níveis, essa é a riqueza desta mostra. Mas também temos diversas modalidades de ensino, o que nos motiva a continuar insistindo em uma velha frase, mas eu digo, é uma frase atual 'a educação transforma as pessoas, e as pessoas transformam o mundo", pontuou a reitora.
Logo após a abertura oficial, os estudantes e professores participaram da palestra "Desafios e Possibilidades para Ensinar e Aprender a Escrita com (pela) Pesquisa?", ministrada pelo professor doutor Adão Caron Cambraia. Às 10h, teve início a mostra e apresentação de trabalhos da MoEduCiTec e 1ª Mostra da Extensão Unijuí. As visitações seguiram durante a tarde, e posteriormente, os avaliadores passaram pelas salas para entregar os certificados de participação aos estudantes.
O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, destacou a participação dos projetos de extensão na programação da MoEduCiTec. "No início deste ano, nos reunimos com todos os projetos de extensão e fizemos uma discussão sobre a criação das prioridades para o trabalho conjunto dos projetos. Ficou claro que tínhamos que fazer uma mostra para apresentar os projetos em conjunto. A partir disso, começamos a pensar em alternativas e, como a Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão está diretamente envolvida com a MoEduCiTec, que reúne muitos jovens, foi fácil decidir que este evento seria o melhor lugar para fazer a Mostra da Extensão", explicou o vice-reitor.
À tarde, também ocorreu uma oficina online sobre "Normas da ABNT: citações, referências e estrutura de trabalhos acadêmicos", ministrada pela bibliotecária, Cristina Libert Wiedtkenper.
E para encerrar o Salão do Conhecimento, foi realizada uma aula aberta do curso de Letras, com a palestra "Experiências em intercâmbio acadêmico e profissional na área de Letras".
Na tarde desta sexta-feira, 27 de outubro, aconteceu o 2º Seminário de Práticas Pedagógicas da Unijuí, integrando a programação do último dia do Salão do Conhecimento 2023. O evento foi realizado de forma online, a partir do tema “A avaliação no processo pedagógico”.
“O objetivo deste segundo seminário é refletirmos a partir de experiências externas a respeito do processo de educação por competências e, com isso, também sobre o processo de avaliação dos estudantes. Em 2021, nós implementamos o ensino por competências, por meio da Graduação Mais, e neste ano nosso processo avaliativo, que leva em conta o currículo por competências, conta com uma nova resolução, aprovada pelo Conselho Universitário. Estamos construindo esse caminho e nada melhor do que contarmos com um momento de formação voltado à avaliação”, destacou a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, lembrando que a resolução aprovada conta com três fundamentos: que a avaliação é um processo contínuo; que somente a partir de diferentes instrumentos é possível avaliar os conhecimentos conceituais, atitudinais e procedimentais que regram uma competência; e que há a necessidade de uma comunicação clara com os acadêmicos, a partir deste processo, por meio do feedback.
Conforme destaca a coordenadora do Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) da Unijuí, Mariane Martins, todo o processo pelo qual a Universidade passa, desde a implementação da educação por competências até a alteração da resolução de avaliação, refletiu e vem refletindo em mudanças estruturais na concepção de ensino e, consequentemente, na avaliação. “Entendemos que a troca de experiências com outras universidades que fizeram movimentos em direção à educação por competências poderia fortalecer o trabalho que os professores desenvolvem aqui, na Unijuí. E foi neste sentido que decidimos convidar a professora Cinthia Bittencourt Spricigo, que possui grande experiência nas práticas pedagógicas da educação por competências, para essa conversa”, disse.
Cinthia é graduada em Engenharia de Alimentos, mestre e doutora em Engenharia Química, e atualmente professora na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. A convidada iniciou a sua fala destacando os benefícios do ensino por competências ou de resultados por aprendizagens. “Além de ser o modelo sempre utilizado pelas acreditadoras, o ensino por competências também é considerado pela Unesco algo que tem valor para o mundo do trabalho. É um modelo mais focado no uso do conteúdo do que no conteúdo em si, e que permite que as aprendizagens sejam mais aprofundadas”, disse.
Para conferir a palestra na íntegra, acesse:
Estão abertas, até o dia 10 de novembro, as inscrições para a IV Feira Estadual de Matemática. O evento é gratuito, e acontecerá no dia 23 de novembro, às 8h30, no formato online. Os trabalhos devem ser inscritos pelo professor orientador, pelo site do evento, mas nesta edição, serão aceitos apenas os projetos indicados das Feiras Regionais de Ijuí e Santa Rosa.
A Feira tem como finalidade incentivar, divulgar e socializar experiências, pesquisas e atividades matemáticas, bem como confirmar que as Feiras de Matemática são uma experiência curricular ou extracurricular de relevância, para sistematizar e implementar o projetos e/ou programas de Ensino e Aprendizagem de Matemática dos estudantes e professores, contribuindo assim, para a inovação curricular, durante o ano letivo, nas instituições envolvidas.
A IV Feira Estadual de Matemática do Rio Grande do Sul é um evento destinado aos professores e estudantes da Educação Básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, Educação Superior, Educação Especial e comunidade em geral.
A Feira Estadual de Matemática é uma iniciativa da Unijuí, com o apoio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Rio Grande do Sul (SBEM - RS). O evento está alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, que visa garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Mais informações sobre a Feira podem ser obtidas no e-mail feiradematematicars@gmail.com, pelo telefone (55) 9 9218-5008, ou através site do evento.
A Unijuí esteve presente na 18ª edição do Redes Subterrâneas, que é considerado o maior evento da área da América Latina. Neste Fórum e Exposição de Redes Subterrâneas a Unijuí foi representada pelo Grupo de Automação Industrial e Controle (Gaic), composto por pesquisadores e acadêmicos dos cursos de Engenharia Elétrica, Ciência da Computação, Engenharia de Software e Design, além do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional.
O evento ocorreu em São Paulo, durante os dias 24 e 25 de outubro, onde os professores doutores Maurício Campos e Paulo Sausen, coordenadores do Gaic, realizaram o lançamento de um produto desenvolvido pela Universidade em parceria com a CEEE-D e Grupo Equatorial Energia.
"Lançamos o Sistema de Monitoramento de Subestações Subterrâneas denominado Scan Box juntamente com o software Sharp Eye, ambos completamente desenvolvidos pelos estudantes e pesquisadores do Gaic. Assim, apresentamos o produto, que é inédito e já tem patente de invenção concedida à Unijuí e CEEE-D/Grupo Equatorial, em um estande dentro dessa, que é considerada a maior feira de redes subterrâneas da América Latina", contou o professor Maurício Campos que também palestrou durante o fórum explicando as funcionalidades do produto.
O fórum teve como objetivo reunir pesquisadores e profissionais deste mercado para promover debates, discutir tendências, apresentar soluções tecnológicas e cases de sucesso, a partir da temática de 2023 que é "os desafios das redes subterrâneas com o avanço da geração distribuída e carregamento de veículos elétricos".
Para o professor Maurício Campos a participação da Unijuí no evento foi bastante positiva. "Conseguimos apresentar o nosso desenvolvimento tecnológico surpreendendo os visitantes do nosso estande e também quem assistiu a palestra. As pessoas ficaram impressionadas com o nível de desenvolvimento tecnológico que conseguimos fazer no interior do Brasil com alto padrão de acabamento e funcionamento. E isso foi bem importante para nós, pois conseguimos apresentar uma face da Unijuí, sendo a única Universidade presente no evento", reiterou.
A Unijuí preparou diversas facilidades para quem participar do Vestibular de Verão 2024. Serão concedidas seis bolsas de estudo de 50% de desconto, pelo período de um ano, para os ingressantes no 1º semestre de 2024, na graduação presencial, com exceção dos cursos de Medicina, Fonoaudiologia, Tecnologia em Design Digital, Design Gráfico e Design de Ambientes.
Serão quatro bolsas de estudo de 50% para as melhores notas obtidas na prova presencial do Vestibular de Verão e, para quem optar por usar a nota da redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) serão duas bolsas de 50% de desconto para as melhores notas.
Conforme os editais G.R. nº 17/2023 e 19/2023, as bolsas de estudos não se aplicam aos estudantes que tiveram vínculo acadêmico em cursos de graduação da Unijuí em 2023.
As inscrições para o Vestibular Verão Unijuí 2024 estão abertas e podem ser realizadas até o dia 20 de novembro, no site unijui.edu.br/vestibular. Para quem optar pela seleção presencial, a prova, que é composta por uma redação, acontece no domingo, dia 26 de novembro. Já para quem optar pela prova online, poderá realizá-la no Portal do Vestibulando, acessado pelo mesmo site do Vestibular, de 24 a 26 de novembro. Também é possível ingressar por meio do aproveitamento de nota da redação do Enem ou de outros vestibulares da Unijuí.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.