O projeto vencedor da votação popular foi “Pontis Marketing de Influência”
Como parte da programação do Salão do Conhecimento 2023, aconteceu na noite desta terça-feira, 24 de outubro, a 1ª Premiação de Projeto Integrador da Unijuí. No evento, foram conhecidos os três projetos mais votados, dentre os 35 que foram apresentados no primeiro semestre e indicados pelos professores de cada tema gerador, a partir de um conjunto de critérios.
“A 1ª Premiação de Projeto Integrador tem o intuito de celebrar o incrível trabalho e dedicação dos nossos estudantes. Os PIs, como são chamados, são uma parte fundamental da jornada acadêmica, permitindo que os alunos se envolvam diretamente com a comunidade, resolvendo desafios reais que estão relacionados à sua área de atuação”, destacou a coordenadora do Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) da Unijuí, Mariane Martins.
Para que fossem selecionados os três melhores projetos, os PIs indicados fizeram parte de uma playlist, que foi compartilhada pelo Youtube para que a comunidade pudesse votar nos seus favoritos. Aos estudantes, coube a mobilização e a articulação para a divulgação dos seus vídeos. Os três projetos mais votados, com mais likes, receberam um troféu para o grupo e, para cada integrante, um certificado, um kit Mais Unijuí, um curso de Inglês ou de qualificação EaD Unijuí.
“Por meio dos PIs, nossos estudantes, principais sujeitos do nosso fazer e atuação, foram desafiados a ter uma escuta qualificada e a compreender os problemas que foram trazidos pela comunidade. Tiveram que trabalhar em equipe e, principalmente, colocar-se em movimento formativo. Hoje, três anos depois que os primeiros Projetos Integradores foram apresentados, tivemos 887 projetos construídos, sendo que mais de 220 estão em andamento. Envolvemos entidades públicas e privadas e cerca de 435 demandantes da região - lembrando que a Unijuí está presente nos campi de Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos”, ressaltou a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring.
O projeto vencedor da votação popular foi “Pontis Marketing de Influência”, de autoria de Amanda Buchner do Amaral, Carolina Massalai Gomes, Karen dos Santos Crestani, Lucas de Matos de Oliveira e Marciele Rodrigues Camara, e orientação dos professores Roselaine Filipin, Nilse Maria Maldaner e Fernanda Pasqualini.
Em segundo lugar, ficou o projeto “Perfil das mulheres brasileiras encarceradas no Brasil: uma análise comparativa com as mulheres aprisionadas no município de Ijuí”, de autoria de Ana Carmela Franco Valente, Caroline Bonatto, Eduarda Padilha da Silva, Jéssica da Costa Gehlen e Jordana Zambon Borges, e orientação da professora Patrícia Borges Moura.
E em terceiro lugar, ficou o projeto “Desafios do psicólogo na sociedade contemporânea: o profissional psicólogo na era digital”, de autoria de Carolina Henn, Emeli Steinhorst Canabarro, Julia Hess Cavalheiro, Maria Eduarda de Almeida Barros e Rafaela Zamberlan Nunes, com orientação da professora Elisiane Schonardie.
Antes da premiação, ainda aconteceu a palestra sobre “Mercado de trabalho: competências e desafios”, que esteve a cargo do administrador, especialista em Coaching e Gestão de Pessoas e Gestão, Jonas Laercio Graffunder.