Instituto de Oncologia de Ijuí trouxe Alice Bastos Neves para mobilizar a Expofest sobre a jornada do câncer de mama - Unijuí

Jornalista da RBS TV falou sobre a decisão de compartilhar com o público o diagnóstico da doença e da missão de lembrar as mulheres a cuidarem da saúde

O Parque de Exposições Wanderley Burmann, de Ijuí, esteve cor de rosa na última quinta-feira, 19, quando recebeu para um talk show sobre câncer de mama a jornalista da RBS TV e apresentadora da edição gaúcha do Globo Esporte, Alice Bastos Neves, aproveitando a Campanha Outubro Rosa. A programação foi do Instituto de Oncologia de Ijuí, centro especializado no tratamento e na prevenção do câncer e contou ainda com a participação de médicos convidados, Gerson Jacob Delazeri e Maria Cristina Biesdorf Pretto e de pacientes que viveram essa jornada e superaram a doença.

Diagnosticada em janeiro de 2020, aos 35 anos, sem casos na família e sem fatores de risco que a levassem a tomar mais cuidado, Alice Bastos Neves emocionou o público quando encerrou o Globo Esporte dividindo o diagnóstico do câncer de mama. Ela lembra que decidiu continuar trabalhando na TV e que as pessoas iriam perceber a mudança de aparência que a doença poderia causar, foi essa motivação pessoal que fez essa pauta se transformar numa missão de vida. “Não é uma bandeira que eu tenha escolhido, as causas nos escolhem. Foi um processo que as pessoas acompanharam, foi uma jornada de cura, foi uma jornada de vida e foi uma jornada de amor”, contando ainda que ao chegar na Expofest para o evento, o público a reconhecia e dizia, “eu rezei por ti”.

A inspiração provocada por Alice Bastos Neves vai ao encontro da mobilização que a campanha foca no mês de outubro, já que é através de histórias que se pode levar a informação de que o câncer de mama é um dos mais curáveis do mundo. “Eu acredito que falando a gente vai desmistificando e a gente vai lembrando as mulheres de cuidarem da própria saúde”, reforça Alice. Ela também ressaltou o carinho pela cidade de Ijuí, onde já teve familiares, além de uma relação de amor com o Esporte Clube São Luiz, com quem trabalha diretamente na sua profissão.

Sobre a experiência de mais uma vez poder abordar esta temática, a jornalista lembrou da importância do Instituto de Oncologia de Ijuí, que se destaca pela excelência em saúde, uma vez que a região Sul é líder em diagnósticos e casos de câncer de mama. “Percebo que a comunidade, às vezes, fica impactada por ter uma Casa que trata de oncologia dentro de uma Feira como essa. Mas esse assunto está na nossa vida todos os dias. Que mesmo em feiras a gente possa tratar desse tema que é tão importante, que é a saúde, sem ela a gente não tem mais nada. Precisamos falar disso, vestir rosa e fazer esse outubro ser de saúde e de vida”, finaliza.