Unijuí abre oficialmente o Salão do Conhecimento 2023 - Unijuí

Unijuí abre oficialmente o Salão do Conhecimento 2023

A Unijuí abriu nesta segunda-feira, 23 de outubro, um dos seus mais tradicionais eventos, voltado à divulgação da produção em pesquisa e extensão: o Salão do Conhecimento 2023. O evento terá sequência até a próxima sexta-feira, dia 27 de outubro, de forma híbrida, integrando os campi de Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos.

“É com imensa alegria que damos início a mais um Salão do Conhecimento, que é o maior evento da nossa Instituição. Isso porque, além de ser multiárea, reúne e valoriza a produção científica da nossa Universidade, assim como também recebe e acolhe produções de instituições da região”, destacou a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, durante a abertura oficial, que aconteceu junto ao Centro de Eventos da Universidade.

Promovido pela Vice-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, juntamente com a Vice-reitoria de Graduação e os Comitês Stricto Sensu de Pesquisa e de Extensão, o Salão do Conhecimento tem como tema as “Ciências Básicas para o desenvolvimento sustentável”, convergindo, mais uma vez, com a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Além disso, pelo terceiro ano consecutivo, o Salão tematiza os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), incentivando que os participantes socializem os resultados de suas pesquisas e trabalhos voltados a eles. No momento da submissão do trabalho, o participante teve que indicar a área do conhecimento e também o ODS que a produção atenderia. Assim, as sessões de apresentação foram organizadas a partir da convergência dos temas, permitindo o enriquecimento do debate e oportunizando a socialização do conhecimento produzido.

“Neste ano, além dos tradicionais eventos que acontecem concomitantes ao Salão - Seminário de Iniciação Científica, Jornada de Pesquisa, Jornada de Extensão, Seminário de Inovação e Tecnologia, Mostra de Iniciação Científica Júnior, Mostra dos Projetos Integradores da Graduação Mais e Seminário de Práticas Pedagógica -, temos duas novidades na programação: o Seminário Acadêmico de Graduação, que se destina à apresentação de trabalhos acadêmicos elaborados no âmbito das disciplinas dos cursos de graduação, e a primeira Premiação da Mostra de Projetos Integradores. Essas são ações que valorizam o fazer do ensino da graduação, demonstrando a potência da Graduação Mais em suas instâncias de atuação, a partir do fazer docente e discente de nossa Universidade”, completou a professora.

Um dos destaques do primeiro dia foi a palestra do renomado sociólogo francês Bernard Lahire, diretor de Pesquisa do CNRS, membro do Centro Max Weber/ENS em Lyon. O Centre National de la Recherche Scientifique, mais conhecido pela sigla CNRS (em português Centro Nacional da Pesquisa Científica), é o maior órgão público de pesquisa científica da França e uma das mais importantes instituições de pesquisa do mundo. De forma online, ele debateu o tema “Um Paradigma Unificador para as Ciências Sociais”, a partir da mediação do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, e do professor Paulo Evaldo Fensterseifer.

O convidado iniciou a sua participação destacando que seria necessário colocar um ponto de interrogação na ideia de paradigma unificador nas Ciências Sociais. E explicou que, por Ciências Sociais, entende-se as ciências humanas, a exemplo da sociologia, da antropologia, da história, da ciência política e da ciência da educação. “Hoje, falamos de todas as ciências que tratam da questão do mundo social, mesmo que, por vezes, apenas parte deste mundo, como a ciência da educação, que trabalha tudo que é ligado à sociedade, ou a ciência política, que trabalha muito o sujeito e o objeto político”, disse.

A fala de Lahire se deu a partir da ideia de que as Ciências Sociais sofrem certa dispersão de trabalho, com muitos pesquisadores realizando estudos de forma separada, por diversas razões, as quais discorreu ao longo de sua fala. Para o sociólogo, há a necessidade do desenvolvimento de um programa de trabalho coletivo e interdisciplinar, para que as Ciências Sociais possam dar um passo rumo a um quadro integrador e unificador, para além das disciplinas, como as ciências da vida têm sido capazes de fazer.

Após a palestra, foi realizada a certificação dos Trabalhos Destaque do Salão do Conhecimento do ano de 2022. As produções foram selecionadas a partir de critérios de classificação, que foram as notas dos trabalhos e das apresentações, em ordem decrescente, e a indicação como Trabalho Destaque.

À tarde, foi realizado o lançamento coletivo de obras, e à noite ocorreu, de forma online, a apresentação dos trabalhos da Jornada de Pesquisa.