Uma das responsabilidades do Núcleo Patrimonial da Unijuí é garantir a conservação e a limpeza dos espaços institucionais. Pensando nisso, a equipe decidiu trabalhar na recuperação de uma área que estava bastante degradada, atrás do Hospital Veterinário, em parceria com o Programa de Melhoramento Genético - Linha Grãos, que está sob responsabilidade do professor Ivan Ricardo Carvalho.
“Projetamos utilizar essa área, de aproximadamente quatro hectares, para trazer um pouco do campo para a cidade, para dentro do campus, aproveitando para fazer a manutenção e a recuperação do solo”, explicou Felipe Renah Schmidt, coordenador do Núcleo Patrimonial da Coordenadoria de Gestão de Infraestrutura e Serviços.
Em parte da área, começaram a ser plantadas, na manhã desta sexta-feira, 12 de agosto, mudas de girassol, com auxílio dos acadêmicos que atuam no Programa. Mas o local também receberá mudas de canola, nabo, linhaça, trigo, cevada, soja, aveia e tremoço, entre outras, permitindo a demonstração de diversas culturas no espaço. A ideia é que, com o projeto, os acadêmicos tenham a experiência da sala de aula aliada à prática, tendo o melhoramento genético e a recuperação dessa área degradada como estudo de caso. Uma área experimental em dois cenários: irrigado e sequeiro.