Biblioteca do campus Três Passos dá início a projetos com escolas do município - Unijuí

Biblioteca do campus Três Passos dá início a projetos com escolas do município

Teve início na tarde desta terça-feira, dia 9 de agosto, o projeto “Três Passos: conhecendo a nossa história”, realizado pela Unijuí, por meio da Biblioteca Mário Osório Marques, do campus Três Passos, e pela Secretaria Municipal de Educação da cidade, através da Biblioteca Pública Municipal. A iniciativa tem como objetivo possibilitar que estudantes da Rede Municipal de Ensino conheçam mais sobre a história de Três Passos.

Serão contemplados alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de três escolas: Complexo Municipal de Ensino Fundamental Integral Professor José Luiz Rhoden, Escola Cívico-Militar João Padilha do Nascimento e Escola Municipal de Ensino Fundamental Gonçalves Dias. O projeto prevê a realização de três encontros com cada uma das turmas, realizados de agosto a novembro de 2022.

O primeiro encontro é destinado à apresentação do projeto e visita às bibliotecas, oportunidade na qual os estudantes têm acesso ao acervo bibliográfico e podem escolher um livro para desfrutar de um momento de leitura. No segundo encontro, os alunos terão contato com um pesquisador sobre a história local. Já no terceiro e último encontro, ocorrerá uma visita guiada aos marcos das vertentes fundadoras do nome “Três Passos”.

O supervisor do campus Três Passos, professor André de Castro, destacou que a ideia é trazer a história do município para incentivar os estudantes a conhecerem a própria história. “Por isso colocamos o nome do projeto ‘conhecendo a nossa história’, porque nós fazemos parte dessa história, pertencemos a este município. Hoje e nos próximos encontros iremos conhecer um pouco da história, mas, ao mesmo tempo, cada um de nós está construindo a história do município”, afirmou.

A coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Três Passos, Rosana Scherer, falou sobre a parceria entre a Universidade e o poder público. “Essa é uma parceria fundamental para o nosso município e para a Unijuí, uma vez que trazer para as nossas crianças essa oportunidade de estarem em espaços diferentes é essencial, porque é uma escola fora da escola. Então estar na Biblioteca Pública e na Biblioteca da Unijuí traz para elas novos olhares, novas perspectivas”, ressaltou.

Contação de histórias

Ainda esta semana, terá reinício outro projeto envolvendo a Biblioteca do campus Três Passos e a Biblioteca Pública Municipal. Trata-se do Núcleo da Hora do Conto - Contação de Histórias. As atividades serão retomadas nesta quinta-feira, dia 11 de agosto, na Sala Infantil das bibliotecas.

O objetivo deste projeto é estimular o hábito da leitura em crianças, através de um enfoque lúdico, além de oportunizar aos educadores a discussão e construção de possibilidades a serem exploradas na promoção da leitura. Serão atendidos prioritariamente alunos da Educação Infantil e do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, das três redes de ensino do município de Três Passos.

Para participar, é necessário realizar agendamento com, no mínimo, 15 dias de antecedência, informando o nome da escola, telefone, número de alunos e nome do professor que estará acompanhando a turma. As escolas interessadas podem entrar em contato pelo telefone 55 3522-2122.