Nesta segunda-feira, dia 8 de agosto, ocorreu no auditório da Unijuí, no campus Santa Rosa, a palestra “Seja inovador, seja ágil! - Como inovar com métodos ágeis”. O evento buscou debater o ecossistema de inovação e tecnologia no Rio Grande do Sul. Ministrada pelo especialista em Inovação e Tecnologia, Rildo Santos, a palestra foi realizada pela empresa Tecnicon, de Horizontina, que atua no mercado de soluções de gestão empresarial, e contou com apoio da Unijuí e de outras Instituições de Ensino da Região.
Na abertura, a sócia-diretora da empresa, Joice Butzke Rex, destacou que a Tecnicon acredita que o desenvolvimento da sociedade só vai acontecer a partir de dois pilares. “O primeiro deles é o conhecimento. Nós entendemos que é necessário estar buscando conhecimento todos os dias. Hoje estamos aqui em função disso, multiplicar as informações trazendo pessoas de fora para relatar suas experiências”, afirmou.
Segundo ela, o outro pilar que sustenta o crescimento da comunidade regional é a inovação. “A inovação só acontece através das pessoas e do conhecimento. Estamos investindo muito forte no aprendizado não só dentro da empresa, mas também em eventos como este, para todos os profissionais do Noroeste gaúcho”, acrescentou.
O diretor de produtos da Tecnicon, Mateus Chies, comentou que o objetivo da palestra era trazer experiências para o ecossistema de inovação da Região e, como a Unijuí possui o mesmo propósito, não hesitou em apoiar o evento. “A Unijuí foi nossa parceira desde o primeiro contato com o professor Edson Padoin e também foi importante para sediar o evento, nos oferecendo o espaço para que pudéssemos ter esse momento de aprendizado em um local agradável”, relatou.
Mateus salientou também que a parceria se relaciona com o que a empresa oferece e o que a Unijuí proporciona aos seus acadêmicos. “Nós, como instituição de tecnologia, buscamos bons profissionais e a Unijuí, como Universidade, investe para capacitá-los e prepará-los para o mercado de trabalho. Por meio desta parceria podemos trazer conteúdos e realizar com a Universidade essa troca de conhecimentos”, completou.