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Inscrições para curso de Comunicação com Clientes encerram neste domingo

Encerra neste domingo, dia 14 de maio, o prazo para as inscrições para o curso “Comunicação com clientes, por onde começo?”. A quarta edição da qualificação profissional tem como objetivo desenvolver estratégias para uma comunicação assertiva para atrair, converter e reter clientes. 

Para isso, durante o curso serão abordados os ruídos e tipos de comunicação, além de tratar sobre a escuta empática e ativa, bem como o relato de experiências a partir da comunicação. A instrutora será a professora Daniéli Hartmann Antonello, graduada em Comunicação Social, especialista em Docência Universitária e mestre em Comunicação. 

De acordo com a professora Daniéli, o processo de comunicação envolve intenção, para direcionar a sua mensagem ao receptor da forma que deseja, nessa temática se trabalham estilos de comunicação. “Há muitos estudos científicos que nos ajudam nesse processo. Entre eles, o do psicólogo francês, Gilles Amado, que orienta utilizar estilos de afirmação e argumentação para influenciar e convencer as pessoas e empatia e envolvimento como facilitadores da relação entre os indivíduos”, explica.

Para ela, uma empresa deve identificar como se comunicar com seus pontos de contato, sejam eles virtuais ou presenciais. “O ponto relevante aqui é segmentar os públicos-alvo e identificar suas preferências, dores e necessidades para que a comunicação da organização/empresa vá ao encontro dessas demandas dos usuários”.

As inscrições podem ser feitas neste link. O curso com  duração de 8h/aula,  será realizado online, nos dias 29 e 31 de maio, no turno da noite. Para mais informações sobre esta e outras qualificações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/qualificacao-profissional ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br

*Matéria em colaboração com a Usina de Ideias da Unijuí.


Desafio do Dia das Línguas Estrangeiras: La importancia del español y su diversidad en la comunicación global

El español es uno de los idiomas más hablados en el mundo, con más de 580  millones de hablantes y es la lengua oficial de 21 países. Además, es la segunda  lengua más usada en la comunicación internacional y la tercera más utilizada en  la Web. Por esta razón, el español es esencial para la comunicación en el ámbito  internacional relacionado a estudios, trabajo, negocios etc. lo que lo convierte en  una herramienta fundamental para cualquier empresa que quiera expandirse en  América Latina. 

La gran pluralidad de países de habla hispana también se plasma en las distintas  variedades dialécticas de la lengua tanto en pronunciación, gramática y vocabulario, elementos que le agrega riqueza lingüística y variedad dialéctica,  convirtiéndolo en un idioma muy diverso, puesto que cada país y cada región  tienen sus propias particularidades lingüísticas, lo que lo hace más interesante.  Algunas de las variedades más conocidas son el español de España, el de  México y el de Argentina. 

En resumen, el español es un idioma esencial para la comunicación internacional  y los negocios, además de tener una rica variedad lingüística es un idioma que  se está expandiendo cada vez más en todo el mundo, y es una herramienta  imprescindible para cualquier persona que quiera comunicarse eficazmente en  América Latina y en otros lugares. Por lo tanto, estudiar español es una inversión  de tiempo valiosa para quien desee abrirse a nuevas oportunidades en el mundo  globalizado de hoy. 

Magaly Delgado

Profesora nativa de español 

No dia 10 de maio, pelo terceiro ano consecutivo, a Unijuí promove o Dia das Línguas Estrangeiras.

Por isso, nosso Comunica traz, hoje, uma série de matérias em diferentes idiomas, como uma das ações que têm o objetivo de que a comunidade acadêmica desenvolva competências além do idioma nativo, para evidenciar a importância de aprender uma língua estrangeira, aproveitando oportunidades profissionais, educacionais e de lazer. 

Vamos testar o que você conseguiu compreender desta matéria?

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Os participantes poderão concorrer ao sorteio de 50 bolsas (100% de gratuidade) para o Curso de Idiomas EaD da Unijuí/Altissia.

Os ganhadores serão anunciados no dia 11 de maio.


Desafio do Dia das Línguas Estrangeiras: US Cuisine

When you think of traditional “American” cuisine, you most likely think of hamburgers and french fries, which is not an incorrect assumption. The fried food in the United States is quite incredible, and even branches out into fried Oreos and fried ice cream. However, I want to tell you that there is no traditional American food. Along with greasy fried food, you also have regional foods and even homemade meals that dominate families across the country, such as casseroles, stews, and dips. 

Because of the United States’ diverse cultural background due to immigration, there are many different dishes that represent the country. What you are eating depends a lot on the region of the United States in which you are in. For example, in states like Texas and California, there is a heavy Mexican population, so you will find foods like tacos, enchiladas, fajitas, elotes, etc. in this region. If you go a little further north into Louisiana, you find more creole foods, like gumbo or barbeque. Then, all the way over in the East coast, a lot of European and Caribbean immigrants found their home, so foods like pizza, bagels, jerk chicken, plátanos, and empanadas are much more common there. 

Despite all of the amazing food that is created and consumed throughout the country, my favorite dish is made by my grandmother at her house, and has been for decades. My grandmother’s side of the family is German and Polish, which is very common for the Midwest. Because of this, a lot of the dishes that I grew up with come from this cuisine, which is where chicken paprikash originated. A delicious soup/stew-like meal, it is made with chicken, cream, and dumplings. It is the perfect dish for a rainy, cool day. 

So, wherever you are in the United States, make sure to check out as many restaurants as you can, because chances are, you will travel the world in the space of one state or even a block.

Analee Davis

English Teaching Assistant (ETA) 

No dia 10 de maio, pelo terceiro ano consecutivo, a Unijuí promove o Dia das Línguas Estrangeiras.

Por isso, nosso Comunica traz, hoje, uma série de matérias em diferentes idiomas, como uma das ações que têm o objetivo de que a comunidade acadêmica desenvolva competências além do idioma nativo, para evidenciar a importância de aprender uma língua estrangeira, aproveitando oportunidades profissionais, educacionais e de lazer. 

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Desafio do Dia das Línguas Estrangeiras: La culture du Sénégal

1) Definition: La culture du Sénégal, en Afrique de l'Ouest, Des villages les plus isolés aux lieux branchés de Dakar la capitale, la culture sénégalaise se caractérise notamment par son goût pour les sports traditionnels, la musique, la danse, le vêtement, le travail créatif et les moments de convivialité liés aux repas et les fêtes.

I) Les langues du Sénégal

Les langues officielles du Sénégal sont le français, utilisé par l'État, l'administration, l'enseignement, les médias, le monde des affaires est le wolof. Cependant, les sénégalais s'expriment aussi dans près de 40 autres idiomes selon les régions, voire selon les villages. Sur l’ensemble des vingt-et-une langues nationales codifiées, seuls le wolof, le peul, le sérère et le mandinka sont parlés par plus d’un million de locuteurs. L'arabe est aussi présent dans le pays, où 94 % des Sénégalais sont musulmans.

II) Religion(s)

Les Sénégalais sont musulmans dans leur très grande majorité (plus de 95 %). Le christianisme (5 %) – généralement le catholicisme – est pratiqué parmi les Sérères, Diolas et les Manjaques[2]. Les croyances traditionnelles perdurent néanmoins, à travers des pratiques telles que le ndut ou le boukout.

III) Groupes humains: La Famille

Dans une famille sénégalaise traditionnelle, plusieurs générations vivent sous le même toit : le chef de famille (pour désigner le père), est dans la plupart des cas polygame, et donc ses femmes et leurs enfants mais aussi parfois les tantes, les cousines, les oncles et souvent les grands-parents lorsque ceux-ci sont très vieux. Tous les membres de la famille obéissent et exécutent ses ordres (les réglés établies par le père), ou par le grand-père.Aucun enfant ne peut prendre une décision sans en discuter avec le père , celle la (décision) sera exécutable que si le père donne son approbation . De plus, il faut noter qu'un très grand respect est porté aux Anciens et aux personnes plus âgées que soi.

CONCLUSION

Au Sénégal, les traditions sociales sont d’abord caractérisées par l’esprit collectif et la Teranga, cette hospitalité est reconnue partout dans le monde. La Teranga désigne cet accueil de l’Autre extrêmement chaleureux qui fait qu’on se sent intégré instantanément.

Ibrahima Cisse e Amadou Diouf

No dia 10 de maio, pelo terceiro ano consecutivo, a Unijuí promove o Dia das Línguas Estrangeiras.

Por isso, nosso Comunica traz, hoje, uma série de matérias em diferentes idiomas, como uma das ações que têm o objetivo de que a comunidade acadêmica desenvolva competências além do idioma nativo, para evidenciar a importância de aprender uma língua estrangeira, aproveitando oportunidades profissionais, educacionais e de lazer. 

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Desafio do Dia das Línguas Estrangeiras: Deutsch aos Fremdsprache

Eine Fremdsprache lernen ist zwar eine schwierige Aufgabe für Manche, besonders wenn man Deutsch als erste Fremdsprache lernt. Doch beim zeitaufwendigen Lernen ist es möglich zu schaffen.

Um besser diese Auffassung zu verstehen, muss man auch berücksichtigen, dass die Sprache aus dem Volk und der Kultur kommt. Das heißt, man soll das Deutschlernen einfach erleben, sodass die Lerner:innen das Sprachverständnis erkennt/erkennen.

Neue Sprachen zu können lässt sich sicherlich neue und viele Türen öffnen, die manchmal auch zu unerwarteten Möglichkeiten führen.

Cristina Trentini und Gabriel Stapf 

Deutschlehrer 

“Ich nehme an der 3. Gruppe vom Helios Projekt teil. Meine Erfahrung ist jeden Tag lernen. Deutsch ist eine herausfordernde Sprache. Aber Sprachen sind Chancen in der Welt!” Juline Manica Desordi - Turma 3 (A1)

“Lernen ist keine leichte Aufgabe, und wenn wir davon sprechen, Deutsch zu lernen, halten wir es für unmöglich. Dieser Gedanke war auch in mir präsent, als sich die Gelegenheit ergab, diese neue Sprache zu lernen. Was jedoch zunächst etwas Beängstigendes und ein Grund, zur Unsicherheit war, wurde nach und nach vertraut und angenehm zu lernen. Denn wenn wir eine neue Sprache lernen, lernen wir auch eine neue Kultur, Bräuche und Traditionen kennen, was fesselnd und erfüllend wird.” Letícia Flores Trindade - Turma 2 (B1)

“Ich bin Studentin in der zweiten Klasse Krankenpflegerin in Deutschland. Meine Erfahrung ist herausfordernd, aber positiv. Für mich, dass ich im August 2022 bei Null angefangen habe, ist das Schreiben dieses Textes bereichernd. Ich bin glücklich und habe das Gefühl, das ich mich jeden Tag verbessere.” Rúbia Almeida Voigt - Turma 2 (B1)

No dia 10 de maio, pelo terceiro ano consecutivo, a Unijuí promove o Dia das Línguas Estrangeiras.

Por isso, nosso Comunica traz, hoje, uma série de matérias em diferentes idiomas, como uma das ações que têm o objetivo de que a comunidade acadêmica desenvolva competências além do idioma nativo, para evidenciar a importância de aprender uma língua estrangeira, aproveitando oportunidades profissionais, educacionais e de lazer. 

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Inicia a Semana Acadêmica dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da Unijuí

Iniciou na segunda-feira, 08, as Semanas Acadêmicas dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da Unijuí. A cerimônia de abertura foi realizada no Salão de Atos e sucedida pela palestra “Os desafios do Engenheiro Agrônomo e do Médico Veterinário na região de Ijuí”. Os eventos, apesar de acontecerem concomitantes, possuem programação distinta. 

O presidente do Centro Acadêmico de Agronomia, Gabriel Bruinsma, e o presidente do Centro Acadêmico do Curso de Medicina Veterinária, Arthur Salvati, agradeceram o apoio dos colegas, das coordenações de curso e dos professores durante a organização do evento. “É um esforço que vem sendo realizado há algum tempo. Todos nós estamos nos dedicando para que os estudantes possam aproveitar a programação para aprimorar os seus conhecimentos”, salientou Gabriel Bruinsma aos presentes. 

A coordenadora do curso de Agronomia, professora Angélica de Oliveira Henriques, parabenizou os estudantes dos dois cursos pela organização do evento e falou sobre a importância da troca de conhecimento com os profissionais da área. “Quero parabenizar os dois Centros Acadêmicos pelo comprometimento no planejamento deste evento. Tenho certeza que a Semana Acadêmica permitirá a realização de atividades extracurriculares, e também, o compartilhamento de conhecimentos e troca de experiências, além de criar relações com a comunidade externa e aproximar nossos estudantes da realidade do mercado de trabalho”, pontuou a coordenadora. 

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Luciana Mori Viero, destacou o trabalho árduo dos dois Centros Acadêmicos para entregar uma Semana Acadêmica de qualidade. “É gratificante quando nós ligamos para os possíveis palestrantes e recebemos a resposta positiva. Nós temos uma relação muito importante com os profissionais das áreas da Agronomia e Medicina Veterinária”, disse a coordenadora. 

Os cursos seguem com programações distintas até a sexta-feira, 12. Através dos  links, é possível conferir as programações da Semana Acadêmica de Agronomia e de Medicina Veterinária

Faz parte da programação da Semana Acadêmica de ambos os cursos, a 1ª edição do Sunsetchê. O evento acontece na quinta-feira, 11, das 17h30 às 19h, no estacionamento localizado ao lado do prédio 41, por meio do projeto cultural Unijuí FM é Show. Os ingressos estão à venda nos caixas da Universidade.

 


EaD Unijuí: flexibilidade de horários impulsiona interesse pela modalidade

Laura Quatrin de Lima tinha inicialmente a pretensão de cursar Pedagogia na modalidade presencial. Foi, então, contemplada com uma bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) na modalidade Ensino a Distância (EaD) na Unijuí. Decidiu ingressar no curso, em setembro de 2022, e já vislumbra a conclusão no ano de 2025. 

“Estou aprendendo muitas coisas e gostando da modalidade EaD. O ensino a distância acaba por facilitar a minha rotina e, com ele, posso estudar no conforto de casa”, afirmou a estudante, que trabalha em uma escola de Educação Infantil como professora.

“O curso tem trazido um grande aprendizado para minha a formação como indivíduo e também como professora, trazendo mais riqueza ao lecionar”, relatou Laura, que trabalha na parte da tarde e aproveita os turnos da manhã para acessar o Moodle - plataforma EaD utilizada pela Unijuí - e estudar. “Eu utilizo os turnos da manhã e da noite para revisar as disciplinas, para verificar se há alguma atividade nova ou algo pendente”, comentou. 

Para quem deseja a flexibilidade do Ensino a Distância, podendo estudar onde e quando quiser, vale a pena conferir os cursos de graduação ofertados pela Unijuí: bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Educação Física; licenciatura em Educação Física, História, Letras: Português e Pedagogia; e de tecnologia em Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais. 

Até o dia 26 de maio, estão abertas as inscrições para o segundo módulo EaD da Unijuí. Informações e inscrições podem ser realizados em unijui.edu.br/ead


Unijuí oferta qualificação sobre Inovação Aberta

A Unijuí está ofertando pela primeira vez o curso “Aprendendo a fazer Inovação Aberta”. A qualificação profissional é uma oportunidade para empreendedores, gestores, líderes e demais profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos em inovação e aplicar práticas efetivas em suas empresas.

Com uma abordagem prática e aplicada para a implementação da inovação aberta, a partir do entendimento das necessidades e demandas dos clientes, colaboradores e stakeholders, o curso abordará conceitos básicos de inovação aberta, mapeamento e priorização de dores, entre outros aspectos.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 14 de maio, neste link. As aulas ocorrerão online, pelo Google Meet, nos dias 29, 30 e 31 de maio, das 19h às 22h. Para mais informações sobre esta e outras qualificações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/qualificacao-profissional ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br


Universidades formam consórcio para levar internet de alta capacidade para o interior do Rio Grande do Sul

Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas e Rede Nacional de Ensino e Pesquisa do Governo Federal firmam parceria para implementação da Rede Butiá

Presidente do Comung, reitor Rafael Frederico Henn no ato da entrega da proposta, em Brasília, junto ao diretor adjunto de Relacionamento Institucional da RNP, Gorgonio Araújo

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) firmará uma parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para implementação da Rede Butiá, um programa para distribuição de internet de alta capacidade compartilhada no Estado do Rio Grande do Sul. O evento de lançamento e assinatura do memorando de entendimento da Rede Butiá estão marcados para o dia 12 de maio, das 10h às 12h, no Hub One Feevale, em Porto Alegre (RS).

A Rede Butiá é uma rede estadual comunitária de educação, pesquisa e inovação, cujo objetivo é conectar as 14 instituições que formam o consórcio e integrá-las ao Ponto de Presença da RNP no Rio Grande do Sul (PoP-RS). Dessa forma, as universidades estarão conectadas em alta velocidade com a rede acadêmica nacional, a rede Ipê, operada e mantida pela RNP, e poderão colaborar com instituições no Brasil e no mundo para fins de ensino e pesquisa.

Futuramente, a rede Butiá poderá integrar a futura Infovia RS, projeto de rede do Governo do Estado. O acordo de parceria entra em vigor na data de assinatura e permanecerá vigente por seis meses, podendo ser prorrogado por tantos períodos forem necessários. 

O Comung contribuiu a partir de um grupo de trabalho formado para levantar informações de necessidades, infraestrutura e mercado para implantação de uma sub-rede da Infovia RS, em parceria com provedores privados. Também atuou na identificação de parceiros que se interessem em colaborar na implantação da rede por meio da cessão de infraestrutura.

Fica agora sob responsabilidade do Comung coordenar as ações institucionais e técnicas em cooperação com a RNP; promover os acordos e contrapartidas em nome de suas associadas; e coordenar a interlocução de seus associados com a RNP e o PoP-RS.

 


InterOp Day reúne estudantes, profissionais e entusiastas de TI na Unijuí

No último sábado, 06, ocorreu a 15ª edição do InterOp Day, no Salão de Atos da Unijuí. O evento, que reuniu estudantes, profissionais e entusiastas da área de Tecnologia da Informação (TI), contou com diversas palestras e compartilhamento de ideias sobre as novas perspectivas e tecnologias para a área. 

Conforme destacou a reitora da Universidade, professora Cátia Maria Nehring, a Unijuí apoia o evento pelo seu cunho significativo e necessário para a sociedade. “Os temas Inteligência Artificial e o Chat GPT tornaram-se pautas nas universidades, centros de pesquisas e escolas. Vocês têm uma grande responsabilidade, nos ajudar enquanto sociedade, a entender as possibilidades reais de avanço que a tecnologia está provocando”, disse a reitora para o grupo presente no evento. 

A reitora, ainda reforçou que eventos deste porte devem acontecer cada vez mais, para que de fato possamos compreender os avanços, modificações e alternativas que a tecnologia nos tratá para uma vida mais igualitária, justa e inclusiva. 

“Gostaria de agradecer a Unijuí e todo seu time que nos deu o suporte necessário para a realização do evento. Foi simplesmente sensacional, esperamos que tenha sido proveitoso para todos, e queremos poder repetir o InterOp por muito tempo na Universidade”, disse o fundador e palestrante do InterOp Day, André Ruschel. 

A primeira palestra do sábado aconteceu de forma online com o National Technology Officer na Microsoft, Ronan Damasco, sobre Inteligência Artificial. Logo após, os palestrantes Rafael Felipe e Diego Matos, conversaram com os participantes sobre o Chat GPT e como a Inteligência Artificial pode acelerar o processo de programação de software. O Innovating IT Architecture: Driving Business Transformation na Dell. Microsoft MVP, Rafael Felipe Silva, abordou como a Inteligência Artificial está mudando a forma de automatizar. 

Jeziel Brizolla e Thales Dias abordaram o tema, automação para coletar dados de BSOD (Tela Azul); Gregório Kessler Steinke e Daniel Kraemer palestraram sobre os desafios de um ERP desenvolvido em Genexus; o idealizador do evento, André Ruschel, Diego Matos e Rafael Felipe Silva, falaram sobre o licenciamento Microsoft e os custos do Azure. 

O coordenador de TI na Unimed Noroeste/RS, Guilherme Stulp, conversou com os participantes sobre os desafios do TI na área de gestão da saúde; a analista de sistema na Cooperativa de Distribuição e Geração de Energia das Missões - Cermissões, Tuane Willers, falou sobre GLPI uma opção para iniciar no gerenciamento de serviço; e os palestrantes Jeziel Brizolla e Thales Dias,  como identificar aplicações com alto uso de CPU e memória. O  Microsoft Azure MVP, Cloud Architect Sr e Technical Lead, Diego Matos, abordou a  importância das certificações do Azure para a carreira profissional. 

Para encerrar o evento, foi realizado o painel “Como empreender na sua carreira de TI”, com o mediador André Ruschel, e os palestrantes Rafael Felipe, Jeziel Brizolla, Diego Matos e Thales Dias.


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