Mais uma edição do curso de Análise de Sementes será ofertada pela Unijuí, em parceria com a Germinar Consultoria. A qualificação terá a duração de 40h/aula e início previsto para o dia 28 de agosto. Interessados podem se inscrever até o dia 13 de agosto, pelo endereço unijui.edu.br/educacaocontinuada.
O curso tem como objetivo capacitar profissionais do agronegócio para a avaliação da qualidade de sementes. Para isso, está estruturado com aulas teóricas e práticas, necessárias à compreensão das diferentes etapas da análise de sementes. Nesta, que é a sétima edição, serão trabalhadas as espécies soja (Glycine max), feijão (Phaseolus vulgaris), trigo (Triticum aestivum) e aveia preta (Avena strigosa).
A qualificação é voltada aos responsáveis técnicos, professores, analistas e auxiliares de laboratório, estudantes e demais interessados na área de sementes. Os participantes terão aulas concentradas do dia 28 de agosto até 1º de setembro, nos turnos da manhã e tarde, das 8h30 às 17h30.
Mais informações podem ser obtidas na página do curso, pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
Novas atividades foram desenvolvidas pela Unijuí nesta sexta-feira, 11 de agosto, durante o 34º Encontro Estadual de Hortigranjeiros. O evento teve início na quarta-feira, 9, e segue até o domingo, dia 13, junto ao Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, em Santa Rosa.
O público que passou pelo estande da Unijuí nesta tarde pôde interagir com o robô NAO e também experienciar os óculos de realidade virtual. A atividade “Inovando com a Unijuí” foi promovida pelos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da Unijuí, sob orientação do coordenador, professor Gerson Battisti.
Já o curso de Direito levou informações jurídicas ao estande da Universidade. A coordenadora do curso de Direito nos campi de Três Passos e Santa Rosa, professora Fernanda Serrer, e a assessora jurídica do Escritório Modelo, Simone Stringari, prestaram informações relativas ao direito do consumidor, direito previdenciário, aposentadorias e regularização de propriedades.
Informações acerca dos cursos de graduação e pós-graduação também foram prestadas pela equipe da Instituição.
Neste sábado, 12, o curso de Agronomia leva ao Parque de Exposições a atividade “Sistemas integrados para maior sustentabilidade”, com sorteio de brindes para os participantes, nos turnos da manhã e tarde.
No domingo, 13, acontecerá o encerramento da Feira, e no estande da Unijuí a programação contará com apresentação dos cursos de graduação, pós-graduação e qualificações profissionais, além de interação com o público por meio do jogo de perguntas e respostas.
A experiência obtida no Salão do Conhecimento da Unijuí, um dos maiores e mais tradicionais eventos de divulgação da produção em extensão e pesquisa, é o que tem motivado o estudante do curso de licenciatura em Matemática, Guilherme Pereira Brigo, a sempre querer participar das edições.
O acadêmico já participou três vezes do Salão do Conhecimento, uma como ouvinte e as demais como apresentador e ouvinte, e prepara-se para mais uma edição, a ser realizada entre os dias 23 e 27 de outubro, no formato híbrido. Neste ano, ele vai submeter um resumo expandido sobre o projeto de pesquisa que participa, “Educação Matemática, uma área de conhecimento multidisciplinar: o professor e o currículo escolar e/ou universitário”, vinculado ao Grupo de Estudos em Educação Matemática da Unijuí, GEEM. Sua pesquisa está sendo desenvolvida sob orientação da professora doutora Cátia Maria Nehring.
“O que me motiva a participar é a experiência que o Salão do Conhecimento proporciona. Desde o processo de inscrição até a apresentação, há algo a ser aprendido em cada etapa”, destacou o acadêmico, que vê a participação dos estudantes no evento como algo importante para o desenvolvimento de habilidades que são essenciais para a vida acadêmica. “Algumas delas são a escrita acadêmica, a apresentação em público e o trabalho em equipe”, exemplificou.
Para quem quer participar do Salão do Conhecimento não apenas como ouvinte, mas como apresentador, as inscrições com submissão de trabalhos encerram-se no dia 14 de agosto, pelo endereço unijui.edu.br/eventos, página em que também é possível conferir as regras para participação.
Resumos expandidos podem ser submetidos no XXXI Seminário de Iniciação Científica, XXIV Jornada de Extensão, XIII Seminário de Inovação e Tecnologia e na IX Mostra de Iniciação Científica Júnior. Trabalhos completos são aceitos na XXVIII Jornada de Pesquisa. Já a submissão de trabalhos de Projetos Integradores deve ser feita na III Mostra dos Projetos Integradores da Graduação Mais, respeitando o formato específico da Plataforma Sou Mais.
Nesta quinta-feira, 10, aconteceu a abertura oficial da 34ª edição do Encontro Estadual de Hortigranjeiros, no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, em Santa Rosa. A Unijuí está presente na Feira, até domingo, 13, com estande no Pavilhão 1 e programação preparada para os visitantes da Hortigranjeiros.
Durante toda a quinta-feira, a analista do Laboratório de Contabilidade, do curso de Ciências Contábeis, Thaís Teixeira Pinto esteve à disposição para conversar com os visitantes sobre o Imposto de Renda da Atividade Rural.
Além disso, Thaís visitou os estandes com o propósito de explicar aos expositores sobre a importância de estar em dia com o pagamento do imposto e apresentou à eles o curso ofertado pela Instituição. “Ofertamos nos campi Ijuí, Santa Rosa e Panambi, e também online, um curso sobre o Imposto de Renda da Atividade Rural, com duração de quatro horas. Neste encontro explicamos sobre as receitas da atividade rural, custos e despesas, como deve ser feito o livro caixa rural, bem como, a declaração do imposto de renda pessoa física”, disse. A analista também concedeu à Rádio Parque uma entrevista para abordar o assunto.
À tarde, os visitantes da Feira participaram do quiz do Projeto de Extensão Energia Amiga. Ao decorrer da atividade, que contemplava a entrega de brindes especiais, crianças, adolescentes e adultos responderam questões sobre sustentabilidade, meio ambiente e geração de energia limpa.
A programação da Universidade na Hortigranjeiros segue amanhã, 11, com a participação do Robô NAO na atividade Inovando com a Unijuí, a partir das 13h30. No mesmo dia, os estudantes do curso de Direito irão realizar o Tira Dúvidas Jurídicas, das 15h às 18h.
No sábado, 12, o curso de Agronomia traz ao Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, a atividade “Sistemas integrados para maior sustentabilidade”, com sorteio de brindes para os participantes, a partir das 14h.
Domingo, 13, acontecerá o encerramento da Feira, e no estande da Unijuí a programação conta com apresentação dos cursos de graduação, pós-graduação e qualificações profissionais, e interação com o público por meio de jogo de perguntas e respostas.
Foram prorrogadas as inscrições para submissão de trabalhos no Salão do Conhecimento 2023 da Unijuí. Agora, os pesquisadores têm até o dia 21 de agosto para acessar o endereço unijui.edu.br/eventos e se inscrever em um dos eventos que integram o Salão, que será realizado de 23 a 27 de outubro, no formato híbrido.
Voltado à divulgação da produção em extensão e pesquisa, o Salão do Conhecimento promove a socialização de experiências e permite a reflexão sobre atividades que são desenvolvidas na Universidade e em outras instituições de ensino que participam da programação.
Promovido pela Vice-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, juntamente com a Vice-reitoria de Graduação e os Comitês Stricto Sensu de Pesquisa e de Extensão, o Salão do Conhecimento tem como tema as “Ciências Básicas para o desenvolvimento sustentável”, convergindo, mais uma vez, com a temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Além disso, pelo terceiro ano consecutivo, o Salão tematiza os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), incentivando que os participantes socializem os resultados de suas pesquisas e trabalhos voltados a eles. No momento da submissão do trabalho, o participante deverá indicar a área do conhecimento e também o ODS que a produção atende. Assim, as sessões de apresentação são organizadas a partir da convergência dos temas, permitindo o enriquecimento do debate e oportunizando a socialização do conhecimento produzido.
A submissão de resumos expandidos pode ser realizada no XXXI Seminário de Iniciação Científica, que destina-se à apresentação de trabalhos produzidos a partir de pesquisas de estudantes de graduação, bolsistas de iniciação científica e egressos dos cursos de graduação; ou na XXIV Jornada de Extensão, destinada à apresentação de trabalhos resultantes de projetos/ações de extensão institucionais, experiências ou estágios desenvolvidos por docentes e/ou estudantes da Unijuí e de outras instituições.
Resumos expandidos também podem ser submetidos no XIII Seminário de Inovação e Tecnologia, voltado à apresentação de pesquisas com potencial de inovação, desenvolvidas por pesquisadores e estudante; ou na IX Mostra de Iniciação Científica Júnior, que destina-se à apresentação de trabalhos de estudantes do Ensino Médio, bolsistas da modalidade PIBIC-Ensino Médio e trabalhos destaques de feiras de ciências ou outros eventos semelhantes.
A submissão de trabalho completo pode ser realizada na XXVIII Jornada de Pesquisa, voltada à apresentação de trabalhos produzidos a partir de pesquisas institucionais, bem como de teses, dissertações e monografias. O autor responsável pela inscrição deve ser, neste caso, no mínimo graduado. Já a submissão de trabalho de Projeto Integrador (PI) da Graduação Mais possui formato específico (Plataforma Sou Mais) e destina-se à publicação dos trabalhos desenvolvidos no âmbito dos PIs na Mostra dos Projetos Integradores da Graduação Mais Unijuí.
A submissão de trabalhos de bolsistas - PIBIC, PIBIC-EM, PIBITI, PROBIC, PET e PIBEX, lembrando, tem prazo diferenciado: de 1º a 30 de setembro de 2023. A divulgação dos trabalhos aprovados será realizada até o dia 25 de setembro. A divulgação do cronograma de apresentações será realizada até o dia 16 de outubro.
Mais informações podem ser obtidas na página do Salão do Conhecimento, pelo e-mail salao@unijui.edu.br ou pelos telefones 55 3332-0323 ou 3332-0346.
O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) está com uma vasta programação para o segundo semestre de 2023. Entre as ações, estão previstas para ocorrer exposições, eventos e atividades recreativas. Iniciando a agenda, já está disponível para visitação a exposição “Crenças e superstições no imaginário sul-rio-grandense”, no Espaço Ijuí Hoje, e segue até 1º de setembro.
De 9 de agosto a 24 de setembro, ocorre a exposição “Resistência: perspectivas decoloniais sobre as culturas dos povos indígenas”, na Sala de Exposição Temporária; entre os dias 12 de setembro e 1º de novembro estará disponível a exposição “Saberes e Sabores: Erva-mate”, no Espaço Ijuí Hoje; e na Sala de Exposição Temporária, a exposição “1, 2, 3 e já.. o lúdico na diversidade étnica sul-rio-grandense”, de 3 de outubro a 15 de dezembro.
O Madp sediará a 5ª edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural entre os dias 19 e 20 de agosto. No dia 19, às 9h, ocorre no canal do Youtube do Museu o Webinar “Preservação do Patrimônio Documental” e no dia 20, às 14h, o Domingo no Museu com o tema” Celebrar o Patrimônio”, que contará com programação expositiva e musical, sendo ambos eventos com entrada gratuita.
Já em setembro, entre os dias 18 e 24, ocorrerá a 17ª Primavera dos Museus com o tema “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”. No dia 24 de setembro também ocorrerá o Domingo no Museu, com programação expositiva e manifestações artísticas, a partir das 14h, com entrada gratuita para o público.
Finalizando a programação, ocorrerá mais uma edição do Domingo no Museu, no dia 12 de novembro, às 14h, com atividades expositivas e recreativas abertas ao público. Para agendar visita de grupos em exposições entre em contato com o Madp pelo telefone (55) 3332-0257 ou pelo e-mail madp@unijui.edu.br.
Professores e estudantes da Educação Infantil, Ensino Médio, Educação Superior e Educação Especial, a submissão de trabalhos para a V Feira Regional de Matemática - Ijuí, finaliza na próxima segunda-feira, 14, e deve ser realizada pelo professor orientador, através do site da Feira.
A submissão deve ser realizada de acordo com as categorias: Educação Especial; Educação Infantil; Ensino Fundamental - Anos Iniciais; Ensino Fundamental - Anos Finais; Ensino Médio; Ensino Superior; Professor; e Comunidade; e também precisa respeitar as modalidades previstas no edital: Matemática Aplicada e/ou Inter-relação com outras disciplinas; Matemática Pura; e Materiais Instrucionais e/ou Jogos Didáticos.
Os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios gerais: comunicação do trabalho; domínio do conteúdo matemático envolvido, qualidade científica; relevância científico-social; e ênfase dada ao conteúdo matemático.
Após a avaliação, cada projeto receberá um troféu na condição de Destaque e medalhas para todos os expositores e orientadores. Além disso, todos os participantes receberão certificado de 40h de participação.
Mais informações sobre a Feira podem ser obtidas no e-mail feiradematematicars@gmail.com, pelo telefone (55) 9 9218-5008, ou através site do evento.
Nesta quarta-feira, 9, foi aberta a 34ª edição do Encontro Estadual de Hortigranjeiros, que acontece em Santa Rosa, no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, até o próximo domingo, dia 13 de agosto. A Unijuí está presente com seu estande, no Pavilhão 1, promovendo atividades e também tirando dúvidas sobre os cursos de graduação e pós-graduação que são ofertados.
Durante à tarde, a coordenadora dos cursos de Nutrição e de Gastronomia da Unijuí, professora Karina Rios, esteve com as acadêmicas do Estágio em Nutrição Clínica 2 levando informações aos visitantes e aos expositores. “Preparamos alguns materiais para trabalhar com o público. Compartilhamos informações sobre as matrizes curriculares dos cursos com os interessados, levamos dicas sobre a higienização de hortifrutis aos expositores e, com os visitantes, buscamos falar sobre a importância do consumo de frutas, hortaliças e verduras”, destacou a coordenadora.
Conforme explicou a professora Karina, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão de no mínimo 400 gramas de frutas e vegetais por dia. No entanto, a média atual está muito longe da esperada. “Nossa conversa foi no sentido de promover uma alimentação adequada através do consumo de alimentos in natura, minimamente processados”, explicou a professora. Junto com as estudantes, Karina percorreu o pavilhão da agricultura familiar e buscou conversar com representantes das agroindústrias, a fim de conhecer o trabalho desenvolvido e os produtos que são comercializados.
Enquanto isso, uma equipe esteve no estande recebendo o público. À tarde, estiveram visitando a feira o vice-reitor de Administração da Unijuí, professor Dieter Siedenberg, e os coordenadores do campus Santa Rosa, professora Taciana Enderle e Daniel Dallalba.
Nesta quinta-feira pela manhã, os estudantes de Ciências Contábeis estarão auxiliando os visitantes com o Tira Dúvidas sobre Imposto de Renda Rural. À tarde, a partir das 13h30, o Projeto de Extensão Energia Amiga levará até a feira o “Quiz do Energia Amiga”, um jogo de perguntas sobre sustentabilidade, resíduos tecnológicos e energia, com a participação dos estudantes do curso de Engenharia Elétrica.
O Robô NAO estará participando da atividade Inovando com a Unijuí na sexta-feira, 11, a partir das 13h30. No mesmo dia, os estudantes do curso de Direito irão realizar, das 15h às 18h, o Tira Dúvidas Jurídicas.
No sábado, 12, às 14h, o curso de Agronomia fará a atividade “Sistemas integrados para maior sustentabilidade”, com sorteio de brindes para os participantes.
No domingo, 13, o estande da Unijuí terá programação especial para apresentação dos cursos de graduação, pós-graduação e qualificações profissionais, além de interação com o jogo de perguntas e respostas.
A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí promoveu, no dia 24 de julho, um Pitch Day para apresentação dos seis projetos que foram selecionados no Programa Ideiaz e que concluíram, após 10 semanas, sua jornada de aceleração. A seleção foi realizada pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Sebrae e Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME).
O Programa Ideiaz tem como objetivo apoiar a estruturação e o desenvolvimento de projetos inovadores e empreendimentos de impacto socioambiental, em estágio inicial, a partir da conexão com mecanismos de geração de empreendimentos, a exemplo de incubadoras e aceleradoras de todas as regiões do País. Até este momento, o programa realizou quatro chamadas e atendeu 696 projetos em 9.724 horas de atendimento, oportunizando a participação de 33 incubadoras cadastradas e credenciadas para atender o programa. Entre elas está a Criatec, que atuou de forma proativa em todas as edições do Ideiaz.
A banca contou com a participação de Luana Mozzaquatro, graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria e pós-graduada em Gestão, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios pela PUCRS. Ela atuou como assistente administrativo da Incubadora Tecnológica de Santa Maria e Pulsar Incubadora, como community manager da Stars Aceleradora e gestora do Programa Cobusiness (em parceria com a SATC). Na banca também esteve Sanzio Maciel, engenheiro elétrico formado pela OLCI London School, empresário do ramo da construção civil com experiência internacional. Atualmente, ele é CEO do projeto TMZN - The Tokenize Amazon Project, que visa a tokenização da floresta Amazônica para fins de proteção ambiental, além de sócio investidor da Aceleradora Vórtex no Tocantins.
“Neste quinto ciclo do programa, todos os projetos atendidos foram de impacto nas áreas de saúde, educação e tecnologia. Atender e acompanhar o desenvolvimento desses empreendedores foi muito enriquecedor e estimulador para que a nossa cidade e região de atuação venham a ser fomentadas e auxiliadas para que novos projetos de impacto venham a surgir”, salienta Elizandra Pinheiro da Silva, analista de Planejamento da Criatec. Ela lembra que, neste ciclo, foram compartilhadas experiências com empreendedores dos Estados do Maranhão, Piauí, Bahia e Paraná.
Para o consultor Victor Mabilia, da empresa Gaia Consultoria, que presta consultoria para os empreendedores, o Programa Ideaz foi uma das experiências mais incríveis que experimentou. “Além de poder monitorar projetos de diferentes regiões do Brasil, tive o privilégio de acompanhar os empreendedores até o Pitch Day, onde todos apresentaram suas ideias a uma banca composta por investidores da Aceleradora Vórtex. E foi neste momento que percebemos o amadurecimento dos empreendedores e o quanto cada projeto conseguiu evoluir. Destaco para este ciclo o altíssimo engajamento dos participantes e o espírito de equipe que o grupo desenvolveu, compartilhando sempre de forma proativa as suas vivências empresariais, exercício que contribuiu muito para o sucesso da jornada”, finalizou.
Empreendedores que estão com alguma ideia de negócio de impacto e que gostariam de empreender, estão abertas as inscrições para a pré-incubação. Basta acessar criatecunijui.com.br/programas.
Depois de uma temporada em streaming com 10 episódios, a Rádio Unijuí FM e a Unijuí lançam agora o evento presencial do Campus Fashion, que encerra a edição de 2023 do projeto que se tornou referência em moda para a região. Nos dias 14 e 15 de setembro, a comunidade acadêmica, comércio, varejo e público em geral vão poder participar de palestras, desfile de estilos, ações de marketing e exposições com os apoiadores, coquetel, além de momentos para conhecimento, dicas e reflexões voltadas ao tema.
Na primeira noite de programação, 14, a palestra “Moda Importa”, com os jornalistas Luciano Potter e Marcella Lorenzon, é a principal atração. Inspirada no podcast homônimo, é voltada para ampliar a percepção da moda na sociedade. Em vídeos, fatos, números e sons são apresentadas 10 coisas que se pode aprender prestando atenção em moda e todos os seus desdobramentos - muito além do look. A moda importa, segundo os palestrantes, “porque ela é beleza, design, comportamento, autoestima, política, economia, geografia, esporte, música, cinema, etc, não nesta ordem”.
Luciano Potter é jornalista, radialista e comunicador com mais de 20 anos de experiência. Atualmente está no ar com os programas Timeline, Bola nas Costas e Sala de Redação na Rádio Gaúcha, e à frente do podcast Caixa Preta, Nós na História e outros produtos de comunicação. Marcella Lorenzon é jornalista especializada em marketing e comunicação de moda, mestre em Design, com 10 anos de carreira em branding e assessoria de imprensa de marcas, estilistas e criadores, agora também à frente de quadros de moda no Instagram e Youtube.
Após a palestra, a Unijuí FM aproveita o embalo dos convidados e da plateia para apresentar ao vivo o último episódio do Campus Fashion Cast, podcast apresentado pela diretora da Rádio, jornalista Cláudia Bohrer, com a participação da designer de Moda e Consultora de Imagem e Estilo, Constantine Fornasier; da criadora de conteúdo digital e referência em moda e provador fashion, Day Fabrim; e da jornalista especialista em Marketing e consultora de Imagem e Estilo, Ana Louíse Diel. Elas formam a equipe do podcast mensal que está no ar no Youtube o no Spotify desde dezembro de 2022 e que já abordou assuntos como: moda, estilo, tendências, armário cápsula, o uso de cores, a imagem que o look transmite, sapatos, dicas para o inverno, elegância, entre outros.
Já na segunda noite, 15, a programação inicia com a palestra “Tendências Mundiais do Varejo”, com a gestora de Projetos do Sebrae RS, especialista em Marketing Estratégico, Lisiani Uggeri Hampel. O ponto alto da noite será o desfile de moda “Primavera: celebração das cores”, organizado pela consultora de Moda e Estilo, Marcia Campos, seguido de coquetel by Gasteiz Vitória.
Ingressos para a programação podem ser adquiridos no sympla.com.br, ao valor de R$ 10,00 para estudantes e R$ 25,00 para o público geral (para a primeira noite) e ao valor de R$ 50,00 (para a segunda noite).
O Campus Fashion tem apoio de Sebrae, Pano Leve, Pano Leve Store, Leviossa, Sapatinho de Luxo por Genifer Santos, Gasteiz Vitória, Mobiliário 21, Jéssica Schirmer Espaço de Beleza, Ópticas Davanti, Rubens Noiva, Kika Moda Íntima, Caleve, NetCopy, Cdlândia Som e Luz, Day Fabrim, Ana Louise Diel, Constantine Fornasier, Marcia Campos Consultoria de Imagem e Estilo e ZUG Vídeos Produtora.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.