Diante do problema crescente de doenças radiculares e manchas foliares em grandes culturas é importante que os profissionais sejam capacitados para o correto diagnóstico dos patógenos e manejo através de diferentes métodos. Neste sentido, a Unijuí oferta o curso de Patologia de sementes em grandes culturas: atributos sanitários na qualidade da semente e da lavoura.
Destinado aos profissionais envolvidos no processo de produção e análise de sementes, estudantes e interessados no tema, o curso abordará atributos sanitários com ênfase nos principais patógenos, tratamento químico e biológico de sementes das culturas da soja, trigo e milho. As ocorrerão nos formatos teórico e prático, e contarão ainda com treinamento sobre a identificação de doenças em sementes e plantas.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até este domingo, dia 10 de setembro, neste link. A qualificação está prevista para ocorrer presencialmente no campus Ijuí nos dias 25 e 26 de setembro. Para mais informações sobre esta e outras qualificações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/qualificacao-profissional ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
Recentemente, uma equipe do Setor de Educação a Distância e Tecnologias - SEaDT da Unijuí esteve visitando a Penitenciária Modulada do município. Isso porque a Universidade possui oferta de cursos de graduação a distância a cinco detentos, a partir do acordo de cooperação firmado entre a Fidene/Unijuí e o Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).
De acordo com o supervisor do SEaDT, Marlon Régis Soares, que participou da visita com a tutora Giordessa Steinstrasser Kachuk, os cinco estudantes estão matriculados nos cursos de Gestão da Qualidade, Logística e Gestão de Micro e Pequenas Empresas. “Durante a visita, foi possível conhecermos o espaço de estudos dos estudantes, que se localiza dentro de um dos módulos da Penitenciária. Eles têm acesso a esse espaço três vezes por semana, durante duas horas em cada dia. O restante dos estudos é feito nas próprias celas, a partir dos materiais que são impressos”, explicou Marlon.
Segundo o supervisor, as maiores dificuldades dizem respeito às limitações de acesso à internet, existentes por questões de segurança da própria Penitenciária. “Enquanto os demais estudantes têm livre acesso ao Google, ao Youtube, dentre outras ferramentas, os alunos encarcerados têm acesso apenas aos ambientes da Universidade. Mesmo assim, os estudantes têm demonstrado grande interesse pelos cursos, têm avaliado muito positivamente a oportunidade, e têm procurado se dedicar ao máximo. Para além disso, há um orgulho muito grande em poderem encontrar essa oportunidade através de uma universidade muito bem conceituada”, completou.
Marlon também destaca a importância de os detentos terem a oportunidade de estudar e de se preparar para a reinserção na sociedade. “E é aí que a Unijuí entra: fornecendo educação. E há vários estudos que apontam que trabalho e educação são fatores que aumentam os índices de ressocialização. Logo, o que estamos fazendo, para além dos benefícios que os próprios alunos terão, encontrando um lugar produtivo na sociedade, é contribuir para a redução da possibilidade de que essas mesmas pessoas recaiam no crime”, disse.
Para o supervisor, é muito gratificante ouvir os estudantes elaborando planos de vida, projetos de negócios, planejando a inserção no mercado de trabalho, tudo a partir dos conhecimentos que estão angariando na graduação. “No fim, todos ganham, inclusive a sociedade”, finalizou.
Nesta segunda-feira, 5 de setembro, a Unijuí e a Universidade de Passo Fundo (UPF) deram um importante passo para o desenvolvimento regional por meio do conhecimento. As Universidades Comunitárias firmaram um convênio que permite a oferta dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em associação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade e Computação Aplicada. A solenidade de assinatura ocorreu no Centro de Eventos da Unijuí e contou com a presença de professores de ambas Instituições de Ensino Superior (IES).
Em sua fala, o coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais da Unijuí, professor doutor José Antonio González da Silva, destacou a importância do desenvolvimento de parcerias e projetos integrados. “Sabemos o esforço que tivemos para firmar esse projeto e o quanto é importante para conseguirmos a consolidação do programa de mestrado, prospectando no futuro também um doutorado, além de desenvolver projetos que dêem visibilidade e fomentem as nossas regiões de atuação. Aquilo que nós somos diferentes, vamos nos complementar. E o que já fizemos com similaridade, devemos fortalecer”, frisou.
O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, professor doutor Carlos Amaral Holbig, falou sobre a concretização do projeto. “Buscamos ampliar a nossa atuação com essa parceria com a Unijuí. Nosso programa de Computação Aplicada busca apresentar soluções para a comunidade e tenho certeza que, ao juntarmos as nossas bagagens de conhecimento, poderemos evoluir dentro dos nossos projetos”, afirmou.
Segundo a reitora da UPF, professora doutora Bernadete Maria Dalmolin, essa é uma ação essencial para garantir o desenvolvimento da macro região. “Precisamos estar juntos para sermos mais fortes e relevantes, pois certamente as diferenças que se apresentam nos farão mais resilientes e qualificados. A parceria tem tudo para dar certo”, destacou.
A reitora da Unijuí, professora doutora Cátia Maria Nehring, abordou os desafios e diferenciais da parceria. “Estamos fazendo um movimento unindo dois programas. A nossa força está na materialização dessa união, que permite nos tornarmos mais relevantes nas nossas comunidades. Desejo que essas diferenças possam nos fortalecer a partir daquilo que fazemos muito bem que é o ensino, a pesquisa e o impacto social. Vamos potencializar tudo isso, a partir da regionalização que agora se torna alargada neste processo”, finalizou agradecendo os professores envolvidos.
Logo após a assinatura, foram realizados grupos de estudos direcionados para cada área dos Programas de Pós-Graduação, onde os professores apresentaram projetos que já estão sendo desenvolvidos por cada Universidade e discutiram a estruturação do programa. Os representantes da reitoria das duas instituições também estiveram reunidos debatendo ações estratégicas para o impulsionamento do Ensino Superior com o objetivo de promover o desenvolvimento estadual.
Em atenção ao Alerta da Defesa Civil (para enxurradas e inundações em função das fortes chuvas), a UNIJUÍ está transferindo todas as aulas dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação Stricto Sensu, que aconteceriam na noite desta segunda-feira, 04/09/23, para o formato online. O indicativo é válido para os quatro campi da Universidade. Avaliações e aulas práticas deverão ser realocadas a partir de acordo realizado diretamente com o professor(a) responsável pela disciplina e coordenação do curso. Eventos institucionais presenciais que aconteceriam nesta data, também ficam cancelados no momento, tendo nova data a ser divulgada nos próximos dias.
As aulas retornam ao normal para os turnos da manhã e tarde nesta terça-feira, dia 05/09/23. A orientação para o turno da noite será divulgada em nova nota a ser publicada na tarde de terça-feira, 05/09.
Dúvidas e informações sobre as aulas deverão ser encaminhadas para os professores das disciplinas, coordenadores de curso ou às Centrais de Atendimento ao Estudante de cada campus.
O atendimento clínico é uma prática psicológica cada vez mais abrangente e que transcende os consultórios privados. Pensando nisso, a Unijuí oferta a Pós-Graduação Lato Sensu em Psicologia Clínica: Práticas Clínicas nas Instituições, que oportuniza aos psicólogos participantes espaços onde são discutidas as práticas clínicas a partir dos principais autores da psicanálise, e onde são trabalhadas as interpolações do psiquismo como fundamento estrutural da subjetividade.
Com carga horária de 360h, a especialização incentiva a realização da escuta clínica, por meio da participação de docentes com reconhecida formação teórica, onde se estudam as psicopatologias e a ética que deve prevalecer nas diferentes situações clínicas.
A pós-graduação tem como objetivo atualizar os conhecimentos na área da psicopatologia e da Psicologia Clínica, a partir dos fundamentos da teoria psicanalítica. Busca, também, com a participação de profissionais da área, propiciar um intercâmbio de experiências de atendimento e de vivências institucionais. O curso visa, ainda, propiciar espaços de discussão sobre a Psicologia Clínica nas instituições e estimular no pós-graduando a junção das posições de clínico e de investigador.
O curso será ofertado de forma presencial no campus Ijuí, nas sextas-feiras, das 14h às 17h30 e das 18h30 às 22h; e aos sábados, das 8h30 às 12h. Egressos da Unijuí têm 15% de desconto na especialização.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de março de 2024, pelo endereço unijui.edu.br/pos. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
Estão abertas, até o dia 28 de setembro, as inscrições para a III Feira Regional de Matemática, em Santa Rosa. O evento estudantil tem como propósito apresentar projetos que abordam conceitos matemáticos, e que foram realizados nos espaços educativos, por estudantes, professores e comunidade em geral. Nesta edição, a Feira será realizada no dia 17 de outubro, no campus da Unijuí, em Santa Rosa.
Para submeter um trabalho à Feira Regional de Matemática, é necessário que o professor orientador faça a inscrição pelo site. Os trabalhos podem ser submetidos nas seguintes categorias: Educação Especial; Educação Infantil; Ensino Fundamental - Anos Iniciais; Ensino Fundamental - Anos Finais; Ensino Médio; Ensino Superior; professor; e comunidade. Também é necessário que estejam vinculados a uma das modalidades: Matemática Aplicada e/ou Inter-relação com outras disciplinas; Matemática Pura; e Materiais Instrucionais e/ou Jogos Didáticos.
Os trabalhos serão avaliados conforme os seguintes critérios gerais: comunicação do trabalho; domínio do conteúdo matemático envolvido; qualidade científica; relevância científico-social; e ênfase dada ao conteúdo matemático.
Cada projeto avaliado receberá um troféu na condição de destaques e medalhas para todos os expositores e orientadores. Todos os participantes também receberão certificado de participação.
Mais informações podem ser obtidas no e-mail feiradematematicars@gmail.com, ou pelo site do evento.
Estão abertas até o dia 10 de setembro as inscrições para o curso em Teste de Tetrazólio em Sementes de Espécies Forrageiras e Hortaliças. A qualificação é destinada a profissionais envolvidos no processo de produção e análise de sementes, estudantes e interessados pelo tema, que podem garantir a sua vaga neste link.
O curso tem como foco proporcionar rapidez nas respostas do controle de qualidade do processo produtivo, onde será abordado o tema de maneira teórica e prática, com alternativas para avaliar a viabilidade pelo teste de tetrazólio em sementes. As aulas estão previstas para ocorrer de forma presencial no campus Ijuí no dia 27 de setembro das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, e no dia 28 de setembro das 8h30 às 12h.
Para mais informações sobre esta e outras qualificações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/qualificacao-profissional ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
Aconteceu no Centro de Eventos - campus Ijuí, nesta quinta-feira, 31 de agosto, o último dia de Maratona Unijuí. O evento interdisciplinar busca criar soluções com foco para Cidades Inteligentes, reuniu seis escolas da região. Durante os três dias, mais de 100 estudantes do 3º ano do Ensino Médio puderam participar das atividades. A programação, que teve seu encerramento em Ijuí, também aconteceu nos municípios de Três Passos e Santo Ângelo, com patrocínio e apoio do Sicredi das Culturas RS/MG e do Sebrae.
Os estudantes do Centro de Educação Básica Francisco de Assis, Escola Técnica Estadual 25 de Julho, Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil, Escola Estadual de Ensino Médio Otávio Caruso Brochado da Rocha e Colégio Estadual José Lange, participaram no início da manhã de uma dinâmica, na qual precisaram criar uma ideia de produto ou serviço, a partir de três palavras previamente mencionadas pelos estudantes e registradas em post-its pelos professores.
Após a primeira atividade, os jovens precisaram criar equipes com componentes de diferentes escolas. Com os times formados, eles foram desafiados a pensar em problemáticas e encontrar soluções com base nos seguintes indicadores: educação, saúde, segurança, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia e urbanismo. Nos grupos, os estudantes foram auxiliados por seus professores e mentores, vinculados à Unijuí.
Para trabalhar com os indicadores, as equipes utilizaram a metodologia Lean Canvas, a partir da identificação da problemática, formulação da solução e determinação dos usuários do produto ou serviço.
No turno da tarde, os estudantes participaram de uma interação em grupo, e após, se reuniram novamente para formatar suas propostas para o pitch. As apresentações foram julgadas por representantes da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, Secretaria De Planejamento E Regulação Urbana de Ijuí e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O projeto Movimenta TEC recebeu a primeira colocação, a equipe trabalhou com o indicador de meio ambiente, e apontou a problemática do lixo têxtil. O segundo lugar ficou com o grupo que apresentou a proposta para fomentar a instalação de indústrias nas cidades da região Noroeste, por meio do indicador de economia . O terceiro lugar foi conquistado pela equipe que propôs o projeto Prejuízo Verde, com o objetivo de reformular a utilização do Bosque dos Capuchinhos, através do indicador de urbanismo.
A consultora da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí, Leonice Parnoff, ressaltou os resultados obtidos durante os três dias de Maratona Unijuí. “Compartilhamos três dias de muitos desafios e provocações, no meu ponto de vista, alcançamos um resultado riquíssimo, em cada município encontramos perfis diferentes de estudantes, e ainda assim, conseguimos integrar as escolas. Vivemos dias intensos, desafiadores e provocativos e, tenho certeza, de que conseguimos fazer com que os estudantes entregassem o melhor. Além disso, os mentores foram assertivos na forma de conduzir as equipes e na provocação para pensar”, disse.
Para incentivar os estudantes, a Criatec sorteou sete ingressos para o Startup Weekend que ocorrerá nos dias 8, 9 e 10 de setembro, junto ao Espaço + Inovação Unijuí. O evento global da Techstars visa tirar ideias do papel, a partir da formação de grupos multidisciplinares, que terão 54 horas para criar e validar modelos de negócios, para desenvolver protótipos e apresentar um pitch final.
Além disso, todos os estudantes que participaram dos três dias da Maratona receberão isenção da taxa de inscrição para o Vestibular de Verão da Unijuí. Entretanto, esse benefício não abrange o curso de Medicina, o qual possui processo seletivo distinto.
Foram prorrogadas as inscrições para a submissão de trabalhos na 7ª MoEduCiTec - Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica, que acontecerá em paralelo com 1ª Mostra da Extensão Unijuí. Interessados agora têm até o dia 12 de setembro para acessar o endereço unijui.edu.br/eventos e submeter seus relatos de experiência e projetos de pesquisa.
Agendada para acontecer no dia 27 de outubro, no campus da Unijuí em Ijuí, a 7ª MoEduCiTec tem como objetivo abrir espaço para a publicação de trabalhos decorrentes das salas de aula, em todas as áreas, níveis e modalidades de ensino e educação. Nesse sentido, o evento se estabelece como um importante movimento de valorização das produções estudantis, que potencializa o protagonismo dos estudantes e de seus professores. Já a 1ª Mostra da Extensão Unijuí, que se agrega ao evento, tem o intuito de socializar as atividades desenvolvidas no contexto de cada projeto apoiado pelo Fundo Institucional de Extensão, com vistas a ampliar as interações entre a instituição e a comunidade.
Interessados podem submeter relatos de experiência e projetos de pesquisa a partir dos eixos do evento: Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagem e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Agropecuária e Agroecologia; Vida, Saúde e Ambiente; Educação Inclusiva; Trabalho e Educação; Direitos Humanos; Tecnologias da Informação e Comunicação; e Engenharias. As normas podem ser conferidas na página dos eventos.
A participação é totalmente gratuita e cada trabalho pode abranger até seis coautores. Os trabalhos selecionados serão publicados nos Anais do Evento (com ISSN) e os participantes receberão certificados de apresentação. Por ser uma Mostra Interativa, sugere-se que os trabalhos sejam expostos de forma criativa, por meio de materiais econômicos e biodegradáveis.
Até o dia 8 de setembro, também estão abertas as inscrições para avaliadores. Para se candidatar, é necessário ser mestre ou estar com o mestrado em andamento. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail moeducitec@unijui.edu.br.
O Espaço + Inovação Unijuí continua a impulsionar o conhecimento e a criatividade com um treinamento inovador, em colaboração com a Fidene/Unijuí e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Este projeto, intitulado “Ampliação e Qualificação do Centro de Inovação e Criatividade para uma Cidade Inteligente”, desencadeou uma parceria que está mudando a forma como a tecnologia é explorada e aprendida, sendo viabilizada por recursos provenientes da emenda parlamentar do então deputado federal Darcísio Perondi.
Inaugurado em agosto de 2021, o projeto avançou com sucesso, aprimorando seis laboratórios na Fidene/Unijuí. As iniciativas visam desde o desenvolvimento de projetos e cursos até a realização de palestras, oficinas, seminários e exposições. O objetivo não é apenas a capacitação tecnológica, mas também a promoção de interações educacionais e inovação, estendendo seus benefícios para cerca de 10 mil pessoas, incluindo pesquisadores, estudantes da Educação Básica, graduação, pós-graduação e a comunidade local.
O projeto contemplou a realização de um treinamento de 4h no dia 3 de julho sobre o Robô NAO e a Inteligência Artificial, direcionado aos estudantes do 2º Ano do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual 25 de Julho de Ijuí. O evento reuniu a expertise tecnológica do projeto com o entusiasmo e a curiosidade da próxima geração de mentes inovadoras.
Os estudantes tiveram a oportunidade de interagir diretamente com o robô NAO e de mergulhar nos conceitos fundamentais da inteligência artificial. O evento foi facilitado por especialistas qualificados, que guiaram os participantes em uma jornada de descoberta e aprendizado.
A parceria entre o Espaço + Inovação e a Escola 25 de Julho não apenas fornece uma experiência educacional única, mas também planta as sementes do pensamento inovador e criativo. Ao unir a tecnologia de ponta com o entusiasmo da juventude, essa colaboração exemplifica o poder da educação para moldar o futuro.
O projeto "Ampliação e Qualificação do Centro de Inovação e Criatividade para uma Cidade Inteligente" é uma prova do compromisso contínuo com a educação, a inovação e a tecnologia. À medida que o projeto cresce, seu impacto se estende para além dos laboratórios e das salas de aula, inspirando gerações futuras a abraçar o poder da tecnologia para moldar um futuro.
Para mais informações sobre o Espaço + Inovação e suas próximas iniciativas, acesse este link ou entre em contato pelo telefone 55 3332-0250.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.