Além da sala de aula: estudantes aprimoram habilidades como voluntários em projetos de Pesquisa e Extensão - Unijuí

Acadêmico do 7º semestre de Agronomia, Leonardo Tamiozzo, é voluntário de iniciação científica no Programa de Melhoramento Genético de Grãos, Forragem e Cobertura do Solo

Com o objetivo de proporcionar diferentes experiências, a Unijuí conta com o Programa Discente de Voluntariado Acadêmico (Proav), destinado a estudantes dos cursos de Graduação e Pós-Graduação. O programa visa estimular o desenvolvimento de atividades no Ensino, Pesquisa e Extensão, e atualmente, mais de 60 estudantes participam de forma voluntária em projetos na Universidade.

A estudante do 9ª semestre do curso de Psicologia da Unijuí Verônica Fernandes, atua desde o início deste ano como voluntária no Projeto de Extensão Prematuros: prevenção, apoio e cuidado. Para ela, a experiência é um diferencial na sua formação. “Aqui temos a oportunidade de desenvolver ações de segmento com o bebê prematuro e questões relacionadas ao desenvolvimento infantil. O Projeto de Extensão nos proporciona uma intersecção entre a comunidade e a Universidade e, além disso, permite o contato próximo com a prática, favorecendo a autonomia e o desenvolvimento profissional”, avalia.

Já o acadêmico do 7º semestre de Agronomia Leonardo Tamiozzo, é voluntário de iniciação científica no Programa de Melhoramento Genético de Grãos, Forragem e Cobertura do Solo. Segundo Leonardo, o projeto permite que ele aprenda de forma prática a trabalhar em experimentos, além de auxiliar na escolha pela área que deseja seguir após a conclusão do curso. “Eu já tinha ideia da área que queria seguir, então me posicionei visando adquirir mais conhecimento e agregar de forma positiva no meu desenvolvimento profissional. Como pretendo atuar com pecuária de corte, escolhi a área de forrageiras e coberturas do solo”, conta.

Além disso, ser voluntário permite que Leonardo compartilhe os conhecimentos adquiridos em eventos institucionais como o Dia de Campo. “Pra mim foi uma grande satisfação agregar conhecimento aos produtores e impactar de forma positiva a vida deles. Durante o evento apresentamos resultados e estudos, para que os eles entendam e coloquem em prática nas suas propriedades”, relata.

Para o coordenador do Projeto de Extensão Educação em Saúde, professor doutor Vítor Antunes de Oliveira, poder atuar como voluntário de pesquisa e extensão, auxilia no desenvolvimento acadêmico. “Esse formato permite que o aluno encaixe as ações em sua rotina, mesmo que de forma reduzida, em atividades pontuais, para aqueles que não dispõe de muito horário livre, seja em virtude das aulas ou até mesmo do trabalho. Os voluntários nos dão um alicerce fundamental para que continuemos com todas as nossas atividades”, explica.

Conforme o coordenador, os estudantes que passam por atividades que vão além do ensino, sem dúvidas, têm uma formação diferenciada. “A pesquisa e a extensão tem a capacidade de transformar os estudantes para que sejam profissionais e pessoas cada vez melhores”, pontua.

Se você também deseja ser voluntário em algum projeto de Pesquisa e Extensão, saiba que o processo ocorre de forma contínua ao longo do ano. Para manifestar interesse acesse este link e preencha o formulário. Outras informações podem ser obtidas junto à Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

Estudante do 9ª semestre de Psicologia, Verônica Fernandes, atua como voluntária no Projeto de Extensão Prematuros: prevenção, apoio e cuidado.