Ijuí, Santo Ângelo, Panambi e Três Passos sediarão a primeira edição do Maratona Unijuí - Unijuí

A partir do dia 22 de agosto alunos da região Noroeste terão a oportunidade de participar da primeira edição do Maratona Unijuí, evento interdisciplinar para construção de soluções para Ijuí, Três Passos, Panambi e Santo Ângelo, com foco em Cidades Inteligentes e na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Médio, a maratona coloca em prática metodologias ágeis e dinâmicas que possibilitam os participantes a vivenciarem novas formas de pensar, criar e desenvolver soluções a partir das habilidades de cada membro da equipe, fortalecendo a colaboração e coletividade.

Em Três Passos o evento ocorrerá no dia  22 de agosto, no campus da Unijuí Três Passos; em Panambi, no dia 24, no campus da Unijuí Panambi; em Santo Ângelo, no dia 29, no Colégio Estadual Onofre Pires; e encerrando a edição, no dia 31 de agosto, a maratona ocorrerá em Ijuí, no Centro de Eventos, localizado no campus da Universidade.

A programação iniciará às 8h30 e segue até às 17h. A metodologia será desenvolvida pela Incubadora de Empresas de Inovação e Tecnologia da Unijuí (Criatec) e a mentoria ficará à cargo dos professores coordenadores dos cursos de Graduação da Unijuí. No turno da manhã ocorrerá a abertura oficial da maratona, seguido da formação das equipes, ilhas do conhecimento, apresentação do desafio e assessoria com os mentores. Ao meio-dia será servido o almoço e as atividades retornam às 15h30 com a entrega e apresentação de pitch. O anúncio dos vencedores será feito às 17h, fechando a maratona.

Cada escola poderá inscrever um grupo de seis alunos e um professor responsável, que receberão almoço e premiação, além da inscrição gratuita para os cursos do Vestibular de Verão 2024, exceto Medicina. Para participar basta realizar a inscrição no site unijui.edu.br/passaporte. Para a maratona de Três Passos e Panambi as inscrições podem ser feitas até o dia 20 e para Ijuí e Santo Ângelo o prazo encerra no dia 27 de agosto.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Prospecção e Captação Estudantil, Vivian Strochen, a maratona proporciona aos alunos vivenciar uma experiência única. “Será um dia de imersão entre estudantes de diversas escolas para pensar inovação para o seu município dentro dos 11 indicadores que trabalhamos na temática de Cidades Inteligentes. Nosso principal objetivo é desenvolver a criatividade, capacidade de planejamento e organização, liderança, trabalho em equipe e fomentar o intercâmbio de conhecimentos para e entre os participantes”.