PPGDR promove oficinas por meio do Observatório de Controle Social e Transferência de Tecnologias Sociais - Unijuí

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional desenvolveu na última semana oficinas por meio do Observatório de Controle Social e Transferência de Tecnologias Sociais em Desenvolvimento de Territórios, situado no PPGDR, viabilizado pelo projeto Ampliação e Qualificação do Centro de Inovação e Criatividade para uma Cidade Inteligente, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Na terça-feira, 8 de agosto, o coordenador do PPG em Desenvolvimento Regional, professor doutor Daniel Baggio, ministrou a oficina “Tecnologia, Moedas Digitais e Câmbio: a importância em viagens internacionais” para alunos do Ensino Fundamental e Médio do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), apresentando orientações sobre o impacto do câmbio e das tecnologias em transições de dinheiro como forma de preparação aos estudantes que visitarão à Argentina.

Já na quarta-feira, 9 de agosto, foi promovida a oficina  “Explorando o potencial da Inteligência Artificial”, no formato híbrido, pelo doutorando em Desenvolvimento Regional, Maicon Rafael Hammes. O evento foi destinado a estudantes e ao público externo à Universidade.

“A realização das oficinas foi muito positiva, tivemos uma grande participação de ouvintes onde tivemos a oportunidade de trazer uma aplicação prática da inteligência artificial, aproveitando as novas tecnologias para a escrita acadêmica e na EFA, como uma forma de preparar os alunos para uma imersão internacional. A nossa intenção é promover novos eventos com essas temáticas expandindo o conhecimento”, avaliou o coordenador do PPGDR, professor doutor Daniel Baggio.

O Projeto Ampliação e Qualificação do Centro de Inovação e Criatividade para uma Cidade inteligente é uma parceria da Fidene/Unijuí e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - Termo de Fomento nº 905143/2020, viabilizada a partir de recursos oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Darcísio Emídio Perondi. O projeto teve início em agosto de 2021, qualificando seis laboratórios da Instituição. As ações incluem o desenvolvimento de projetos, oficinas, cursos, palestras, seminários, exposições entre outros, e devem impactar no período de vigência, cerca de 10 mil pessoas , entre pesquisadores, alunos da Educação Básica, de Graduação, Pós-Graduação, e comunidade regional.