EFA, Criatec e Projeto Cidades Inteligentes lançam desafio aos estudantes - Unijuí

EFA, Criatec e Projeto Cidades Inteligentes lançam desafio aos estudantes

Um evento online marcou nesta quinta-feira, 9 de setembro, o lançamento do Desafio Empreendedor EFA - Conexões Plurais, voltado aos estudantes do Ensino Médio do Centro de Educação Básica Francisco de Assis. Realizado a partir de uma parceria entre a EFA, Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica e Impacto Socioambiental - Criatec da Unijuí e Projeto Cidades Inteligentes, o Desafio busca desenvolver habilidades empreendedoras a partir dos desafios que serão apresentados às equipes durante a realização do evento.

“O Desafio Empreendedor é uma iniciativa pioneira e ousada da EFA, que nasceu junto ao Projeto Conexões Plurais, idealizado pela equipe diretiva para intensificar os estudos, incentivar o protagonismo juvenil e o fomento à pesquisa”, explicou a diretora da escola,  Maria do Carmo Pilissão.

O desafio acontecerá nos dias 7 e 14 de outubro, quando os estudantes receberão gratuitamente qualificação e mentorias para o desenvolvimento de possíveis soluções inovadoras e empreendedoras. Para participar, o aluno deverá preencher um formulário, cadastrando-se individualmente ou por equipe - composta de no mínimo quatro e no máximo seis participantes. O link do formulário será enviado pela escola. As inscrições, abertas nesta quinta-feira, seguem até o dia 4 de outubro. Estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental também podem participar na condição de treineiros.

Como a ideia é que o evento ocorra de forma presencial, os estudantes terão a oportunidade de conhecer o Espaço Mais Inovação que está sendo construído pela Unijuí, por meio do Projeto Cidades Inteligentes. “Esse projeto tem como objetivo, em sua primeira etapa, criar um ambiente de inovação e tecnologia, que é o Espaço Mais Inovação, para pensar o desenvolvimento das cidades através de oficinas, formações, seminários e desafios. Os estudantes da EFA terão a possibilidade, neste evento, de utilizar toda a estrutura e tecnologia existentes neste espaço para o desenvolvimento de suas soluções”, explicou o professor e coordenador do projeto, Peterson Cleyton Avi.

Conforme destacou a coordenadora Maria Odete Palharini, a Criatec já possui uma experiência na realização de eventos como este, que estabelecem conexões, estimulam a criatividade e a inovação para o desenvolvimento de soluções para o mercado. “Os desafios de inovação e empreendedorismo estão muito focados no público adulto, que tem condições de criar seu próprio negócio. No entanto, há indicativos de que os empreendedores são cada vez mais jovens. Este evento será uma oportunidade de aprendizado aos alunos, uma oportunidade para desenvolver soluções e trabalhar em equipes”, disse.

O encerramento do desafio está marcado para o dia 21 de outubro, às 18h30, no Salão de Atos da Unijuí. As três equipes vencedoras vão receber medalhas. O 1º lugar receberá uma premiação de R$ 250, o 2º lugar de R$ 150, e o 3º lugar de R$ 100.