Acontece nesta quinta-feira o 3º Dia de Campo da Aveia Branca - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Acontece nesta quinta-feira, dia 9 de setembro, o 3º Dia de Campo da Aveia Branca - Inovações tecnológicas para boas práticas de cultivo. O evento ocorrerá no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR), no município de  Augusto Pestana, a partir das 8h, e reunirá estudantes, pesquisadores, parceiros e produtores.

O Dia de Campo visa apresentar à comunidade os recursos produzidos dentro da Universidade, a partir de professores, pesquisadores e estudantes, que através de bolsas de iniciação científica e tecnológica, desenvolvem grandes projetos vinculados à cadeia de produção da aveia. De acordo com o professor José Antonio Gonzalez da Silva, "temos um grande privilégio de dizer que essa região produz aveia para todo Brasil, para todos os Estados brasileiros”, comenta. 

A cultura da aveia é importante para a cobertura de solo, sistema de semeadura direta, fomenta a alimentação animal e está entrando cada vez mais dentro da dieta alimentar humana. “O nível de pesquisa que a Unijuí vem despontando, coloca a Universidade entre as maiores do mundo, inclusive gerando novos produtos a partir de bioativos provenientes da própria aveia, por meio de programas de pós-graduação stricto sensu - e falo muito dos Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, vinculado a profissionais e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, gerando esses projetos”, explica o professor José, lembrando que hoje a Universidade detém praticamente a base de toda a pesquisa de ciência e inovação tecnológica de cultivo da aveia para o Brasil.

De acordo com o professor Ivan Ricardo Carvalho, “para promover a ciência e a tecnologia, nós temos uma ferramenta muito boa, que é estar dentro de uma região produtora de aveia, dentro de uma Universidade com renome e com condições, com professores que atendam à demanda.”

O Dia de Campo tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, Dubai Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios Eireli e Gebana Brasil - Cataratas do Iguaçu Produtos Orgânicos Ltda. Além disso, neste evento, aproximadamente 30 empresas estarão presentes. “É muito importante a parceria com empresas para promover o agronegócio regional e também fora da região, porque envolve estudantes, professores, produtores, envolve pessoas de fora do agro, que muitas vezes têm alguma ligação indireta. Essas parcerias têm crescido ao longo do tempo, envolvendo cada vez mais colaboradores”, comenta o professor Ivan.

Atualmente, estão envolvidos nas duas linhas de pesquisa de Melhoramento Genético cerca de 60 estudantes dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Mestrado e Doutorado. Segundo o professor José, eventos como este são de grande importância para os alunos. “O que mais nos chama a atenção é o diferencial, a capacidade crítica, reflexiva, a capacidade de enxergar a ciência como uma aliada, principalmente entre aqueles que não seguem para um mestrado, não vão para uma pós-graduação. Mas o profissional já sai direto para trabalhar nas empresas no campo de produção, como um engenheiro agrônomo altamente qualificado pelo conhecimento que tem. E esse é um orgulho nosso.”

Segundo o professor Ivan, é muito vantajoso ver o crescimento dos estudantes, principalmente em sala de aula. “Nós vemos o crescimento pessoal deles e também que eles acreditam que isso tem uma importância social  e econômica para a região”, finaliza. 

O Dia de Campo é gratuito e aberto ao público. Estudantes que desejam certificado devem fazer a inscrição neste link.

Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.