A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica - Criatec da Unijuí, promoveu no último mês, na Pizzaria Sabor da Serra, mais uma Ação do Bem de Natal, em parceria com as empresas 3 Tentos, Sabor da Serra, Infinitum, Doled, Digity Company, FW Instrumentos, Mérito, Lavoro Design e Projetou. O objetivo da ação foi proporcionar diversão aos filhos dos catadores da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ijuí (Acata) e da Associação de Reciclagem da Linha 6 (ARL6).
Foram beneficiadas 22 crianças, com idades entre 2 e 12 anos. Durante a tarde do dia 20 de dezembro, as crianças puderam brincar nos brinquedos, saborear doces e um lanche, e ainda interagir com o Papai Noel, que fez a entrega dos presentes da madrinha do ano, que foi a empresa 3 Tentos. Cada criança escreveu sua cartinha, que foi carinhosamente atendida.
De acordo com a analista de Planejamento da Itecsol, Elizandra Pinheiro da Silva, a Ação de Natal contou com o fechamento das Ações do Bem de 2024 e, ainda, com a aprovação escolar de todas as crianças participantes. “Nosso foco é o desenvolvimento pessoal de cada criança, e o maior incentivo que oferecemos é para que elas se dediquem aos estudos, tanto na escola quanto em casa. O retorno que temos recebido delas nos deixa muito felizes”, disse.
A ação contou com a participação de Vinícius e Luciana, da Pizzaria Sabor da Serra; Marcia Bissol, da Empresa 3 Tentos; Adriane de Oliveira; representante da Acata; Patricia Carpes dos Santos, representante da ARL6; Vitória Palharini, bolsista do Projeto Gestão Social e Cidadania; Julia Tissot, representante da empresa incubada Digity Company; e Igor de Oliveira.
Está em cartaz no Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), junto ao Espaço Ijuí Hoje, a exposição “A Transformação Urbana de Ijuí”. O trabalho é de autoria de Giordano Toniazzo, formando do curso de Jornalismo da Unijuí, e é o resultado final de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), orientado pela professora doutora Gisele Noll.
A exposição combina fotografias contemporâneas e históricas para documentar as mudanças urbanas em Ijuí ao longo dos anos. A partir de um olhar jornalístico e fotográfico, o projeto aborda os impactos das transformações urbanas, enfatizando a importância da memória e da identidade coletiva. Além de registrar a evolução física da cidade, o trabalho tem um forte caráter educativo e cultural, proporcionando uma reflexão sobre o planejamento urbano e suas implicações na vida dos moradores.
Sobre a escolha do tema, Giordano Toniazzo revelou que o interesse surgiu de sua paixão pela fotografia e de sua convivência com o acervo do Madp durante um estágio no local. “Eu queria saber como era minha cidade antes de eu conhecê-la como é agora. Então, uma das motivações foi entender a transformação urbana como um caminho para compreender a evolução física da cidade”.
O tema também reflete sua curiosidade em explorar a história da cidade por meio de uma perspectiva visual. A exposição traz, portanto, uma narrativa que conecta passado e presente, permitindo ao público observar como as decisões urbanísticas moldaram os espaços mais emblemáticos de Ijuí.
Para a produção das fotos, Giordano realizou uma seleção de fotografias do acervo histórico do Madp. Em seguida, identificou pontos icônicos da cidade que são reconhecidos pela população. Com base nas imagens antigas, ele fotografou os mesmos locais sob ângulos semelhantes, destacando as transformações arquitetônicas e urbanísticas ao longo do tempo.
Foram cerca de dois meses de produção e mais de 600 fotos produzidas, que se tornaram 30, das quais Giordano diz não ter favoritas, mas se tivesse que escolher quais mais gostou de fazer, seriam as da Cotrijuí. “É o único segmento do trabalho com quatro quadros, o maior segmento, que foi mais retratado por ser um local bastante icônico da cidade, foi a maior cooperativa da América Latina e muito participou do desenvolvimento da cidade”
A Exposição “A Transformação Urbana de Ijuí” permanece em cartaz até o dia 14 de fevereiro.
Por Martina Dutra Neubauer, estagiária de Jornalismo da Usina de Ideias.
A primeira semana de dezembro foi marcada por uma intensa programação voltada ao fomento da inovação e do empreendedorismo no Estado do Rio Grande do Sul. A Semana de Inovação, realizada em Porto Alegre entre os dias 3 e 5 de dezembro, contou com a participação e o envolvimento da coordenação e dos gestores de Inovação e Tecnologia (GITs) dos Programas Startup Lab e Inova RS, da região Noroeste e Missões, além dos coordenadores e GITs de outras regiões do Rio Grande do Sul.
Na tarde do dia 3 de dezembro, na Unisinos de Porto Alegre, ocorreu a programação "Perspectivas de Inteligência Artificial (IA) para o Desenvolvimento do RS”. No dia 4 de dezembro pela manhã, os GITs do Startup Lab e Inova RS da região Noroeste e Missões realizaram uma visita técnica ao Instituto Caldeira, hub de inovação referência no Estado, com mais de 22 mil m², que promove a conexão entre grandes empresas, startups, universidades e poder público, gerando um movimento transformador de fomento do ecossistema de tecnologia e inovação. No final da tarde do dia 4, foi realizada, na Unisinos, a reunião aberta do Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática, com a participação da secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Simone Stülp.
Durante a manhã do dia 5 de dezembro, ocorreu, no Tecnopuc, o evento anual do Programa Inova RS. O encontro contou com apresentações dos GITs do Startup Lab acerca das rodadas de negócios desenvolvidas pelos Ecossistemas Regionais de Inovação, bem como apresentações dos integrantes do Inova RS sobre propostas estratégicas para melhorar o engajamento e troca de informações entre os Ecossistemas Regionais de Inovação.
Por fim, no dia 6 de dezembro, a gestora de Inovação e Tecnologia do Inova RS - região Noroeste e Missões, Leonice Parnoff, realizou uma visita às instalações do hub social Empreendedoras Restinga. O hub surgiu em maio de 2019, com a finalidade de fomentar o reconhecimento dos talentos empreendedores locais. Com seu espaço financiado pelo Instituto Mari Johannpeter, o Empreendedoras Restinga tem parceria do Sebrae, Unisinos, PUC, Fadergs e Instituto Federal, e possui atualmente 48 associadas. O hub oferta cursos de capacitação nas áreas financeira, comunicação, empreendedorismo, entre outras; disponibiliza de um estúdio para que as empreendedoras possam desenvolver sua divulgação, gerando visibilidade para seu negócio; e oferta, ainda, uma biblioteca para que as mulheres possam deixar seus filhos usufruindo desse espaço, enquanto participam dos eventos realizados pelo hub.
O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) deu um importante passo para a valorização do patrimônio cultural regional com o lançamento do projeto "Valorização da Cultura Fotográfica através de Jogos com a Comunidade no Madp/Fidene". A iniciativa foi apresentada ao público durante o evento 'Domingo no Museu', realizado no dia 15 de dezembro, e promete integrar a cultura fotográfica analógica e o universo dos jogos educativos, promovendo uma experiência lúdica e interativa para visitantes de todas as idades.
Financiado pelo Programa Empreender para Transformar, da Sicredi das Culturas RS/MG, o projeto busca sensibilizar as novas gerações sobre a importância histórica e cultural das fotografias analógicas. Para isso, serão desenvolvidos jogos educativos que utilizam a fotografia como elemento central, estimulando a memória, o pensamento crítico e o aprendizado interativo. O público-alvo inclui, principalmente, estudantes da rede de educação básica, além de professores e a comunidade em geral.
A proposta prevê a confecção de jogos didáticos colaborativos que explorem a cultura fotográfica preservada pelo Madp/Fidene. As ações incluem oficinas de formação para professores, aplicação dos jogos em turmas de educação infantil, ensino fundamental e médio, e o empréstimo de kits de jogos para escolas do Noroeste do Rio Grande do Sul. O projeto é coordenado pela arquivista Amanda Keiko Higashi, com a colaboração de Fabrício Souza nas atividades de criação, fortalecendo o compromisso do Museu com a preservação e a difusão da cultura fotográfica na região.
Durante o evento de lançamento, o público pôde participar de demonstrações práticas e atividades interativas, proporcionando uma experiência lúdica e educativa. Para a diretora do Madp, Iselda Sausen Feil, a importância dos jogos no Museu é evidenciada pela sua capacidade de estimular o pensamento crítico e a aprendizagem. Segundo ela, os jogos trazidos pelo Museu têm um caráter pedagógico e cultural, proporcionando uma experiência prática e interativa que atrai públicos de todas as idades. "Durante o evento, adultos e crianças puderam jogar juntos, destacando a relevância de criar espaços de convivência e diversão que resgatem o ato de brincar, independentemente da idade. O Museu, assim, se consolida como um espaço de cultura, aprendizado e interação entre gerações", afirmou.
O lançamento oficial do projeto contou com a presença de Everton Dill, gerente da Agência Corporate do Sicredi, que destacou a importância da parceria para o fortalecimento da educação e da cultura na região. Também estiveram presentes representantes da comunidade institucional, como o presidente Dieter Rugard Siedenberg e o vice-reitor de Administração, Edson Luiz Padoin, além da comunidade externa e dos Amigos do Museu.
O projeto "Valorização da Cultura Fotográfica através de Jogos com a Comunidade no Madp/Fidene" é mais uma das iniciativas que reafirmam o compromisso do Museu Antropológico Diretor Pestana com a preservação e difusão do patrimônio cultural. Com o apoio do Programa Empreender para Transformar, o MADP reforça seu papel como agente de transformação social e educacional, contribuindo para a preservação da memória e para o fortalecimento dos laços culturais na região Noroeste do Rio Grande do Sul.
Escritório de Relações Internacionais (ERI) promoveu, nesta semana, reuniões para orientar estudantes que vão fazer intercâmbio internacional no primeiro semestre de 2025. Os acadêmicos farão intercâmbio em instituições de ensino superior de Portugal, França e Estados Unidos. O encontro contou com a participação dos acadêmicos e familiares, que receberam informações e dicas sobre o período que passarão no exterior.
Para Portugal, no Instituto Politécnico de Leiria, vai a estudante do curso de Engenharia Civil, Ana Paula de Oliveira Antonello. Para os Estados Unidos, na Universidade da Flórida, vai a acadêmica do curso de Agronomia, Maria Eduarda Schmidt, que terá um período de estudos de Língua Inglesa no Canadá e, posteriormente, irá para a Universidade da Flórida, onde realizará estágio.
Para a França, após o curso de Gastronomia estreitar um convênio com a La Provence, que permite aos seus estudantes a realização de estágios práticos remunerados em restaurantes renomados na França, os estudantes Filipe Kissmann e Luísa Wagner de Souza serão os primeiros a realizar seis meses de estágio prático, o qual vai ocorrer no restaurante L’Opidom.
A coordenadora do curso de Gastronomia, professora Karina Ribeiro Rios, destaca o pioneirismo dos dois estudantes em fazer este tipo de estágio no país, considerado o “berço da alta gastronomia". A oportunidade de um estágio prático remunerado na França certamente elevará o nível de formação desses jovens. Nosso curso ainda é novo, porém audacioso ao buscar parcerias renomadas como a empresa La Provence, que está intermediando essa oportunidade. Espera-se que a experiência faça com que o curso de Gastronomia da Unijuí seja reconhecido em muitos países pelo projeto qualificado e inovador.”
Entre as informações repassadas aos estudantes, a assessora de Relações Internacionais, Vanderléia de Andrade Haiski, detalhou sobre documentação necessária, segurança, seguro saúde, além de características culturais de cada país. Os acadêmicos também receberam dicas sobre alimentação e outras informações pertinentes aos locais para onde vão.
“É uma grande responsabilidade e um passo importante para a Universidade. Ficamos muito felizes quando nossos estudantes manifestam interesse e buscam o intercâmbio, pois é uma oportunidade que poucas instituições podem ofertar aos nossos estudantes e temos isso na Unijuí. Com certeza, isso é reflexo da dedicação no curso de cada um e ficamos muito alegres em dizer que vocês vão para instituições renomadas que temos vínculos importantes”, comenta a vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi.
Também participou da reunião a professora Angélica Moreira, que é interlocutora das cooperações com universidades portuguesas e repassou orientações sobre a vida acadêmica no exterior.
No dia 18 de dezembro, data em que é comemorado o Dia do Museólogo, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) celebrou uma conquista especial. Leonilda Maria Preisler, que atuou como diretora do Museu de 1971 a 2007, recebeu a Medalha do Mérito Museológico, concedida pelo Conselho Federal de Museologia (Cofem). Essa distinção é destinada a profissionais que contribuem de maneira excepcional para o campo museológico, reforçando a importância da preservação da memória e da atuação museal.
No Madp, Leonilda liderou o processo de classificação e organização do acervo museológico, inaugurou módulos de exposições permanentes e coordenou o resgate de patrimônios fotográficos essenciais para a memória de Ijuí. Entre essas iniciativas, destaca-se a aquisição e preservação dos acervos fotográficos de renomados profissionais da região, como Seu Beck e Jausem, cujas imagens contam a história de Ijuí e seu desenvolvimento.
Leonilda foi uma figura central na história do Madp, consolidando a Instituição como referência no interior do Rio Grande do Sul. Sua gestão visionária não apenas expandiu a relevância regional do Museu, mas também promoveu uma Museologia do Mercosul, fortalecendo parcerias entre profissionais brasileiros e de países vizinhos, como Uruguai, Argentina e Paraguai.
Além disso, a dedicação da ex-diretora do Museu Antropológico Diretor Pestana foi também essencial para o fortalecimento da profissão de museólogo no Estado, visto que ela participou ativamente da criação do Sistema Estadual de Museus, da articulação com o Sistema Federal e da organização de encontros que capacitaram profissionais da área. Leonilda também foi uma das primeiras profissionais reconhecidas oficialmente como museóloga no país.
Nos meses de novembro e dezembro, foram realizadas as rodadas de conexões do segundo ciclo do Programa Startup Lab - região Noroeste e Missões: o ciclo Cooperando para Inovar. Na região, o projeto conta com a coordenação de Maria Odete Palharini, coordenadora da Criatec da Unijuí.
As rodadas ocorreram no formato on-line, sob a condução da gestora de Inovação e Tecnologia do Startup Lab, Juliana Capssa Sausen, e tiveram como finalidade conectar demandas de cooperativas locais inscritas no programa, com soluções inovadoras apresentadas por startups de diversos municípios do Rio Grande do Sul e outros estados.
Esse primeiro ciclo do Startup Lab teve um total de seis cooperativas participantes: Coopatrigo, Cotripal, Cotrirosa, Sicredi das Culturas RS/MG, Sicredi União RS/ES e Unimed Fronteira Noroeste.
Sete desafios de inovação aberta foram lançados nas áreas Comercial, Logística, Recursos Humanos, Produção e Sustentabilidade. Além disso, 20 startups apresentaram suas soluções, sendo eles: Academia dos Campeões, Bertic, Code Script Tecnologia, DixHealth, ESG Now, Flow.er, Growdev Tecnologia, Insight Academy, Latromi Technology, Lef Digital, Missão Criativa, Multilab, Nirtech Solutions, Onne, Pix Force, Play2Make Studios, Potenciologia, SousaDG, Soufie Investor Game e TellUs. Obteve-se um total de 30 soluções inovadoras apresentadas.
No momento, as cooperativas participantes estão em contato direto com as startups para amadurecimento das propostas apresentadas e definições de possibilidades de desenvolvimento de projetos de inovação. Cabe destacar que as articulações e resultados alcançados nesse ciclo têm contribuído para fomentar a inovação aberta, o empreendedorismo e o desenvolvimento da região Noroeste e Missões.
Quimea Inteligência Ambiental, de Santa Rosa, foi uma das vencedoras do edital da Fapergs
As empresas incubadas nos núcleos da Criatec em Ijuí e Santa Rosa celebram conquistas significativas no ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul. Com o suporte essencial dos gestores de Inovação do Inova RS — Leonice Parnoff, Isabela Albarello Dahmer e Vinicius Bairros —, que realizaram a apresentação dos editais, foi possível a aprovação de três projetos que, agora, contarão com financiamento, consolidando-se como exemplos de inovação e empreendedorismo.
Entre as empresas vencedoras do Edital de Subvenção Econômica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), destacam-se a Suporte d'Leite, de Ijuí, e a Quimea Inteligência Ambiental, de Santa Rosa. Ambas receberam recursos financeiros para contratação de profissionais que auxiliarão no desenvolvimento de suas tecnologias.
Além disso, no Ciclo Latam da Usina de Startups, a empresa Cuidados Conecta, também de Ijuí, foi contemplada com recursos em serviços de consultoria. Este programa internacional conecta startups a valiosas oportunidades de aceleração e investimento, promovendo o crescimento dessas empresas e ampliando sua visibilidade no cenário latino-americano.
Essas conquistas refletem a força crescente do ecossistema de inovação no Rio Grande do Sul, destacando a importância da colaboração entre universidades, incubadoras e organismos de fomento no desenvolvimento do setor empreendedor regional. Iniciativas como o Inova RS, coordenado na Região Noroeste Missões pelo professor doutor Daniel Knebel Baggio, vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, juntamente com programas de subvenção e aceleração, proporcionam novas perspectivas para as empresas da região, incentivando o desenvolvimento de soluções disruptivas e com grande potencial de impacto no mercado.
A cada semestre, centenas de estudantes deixam as salas de aula da universidade para enfrentar desafios reais da sociedade. Problemas apresentados por empresas, escolas, unidades de saúde e outras organizações transformam-se em laboratórios de soluções inovadoras, conectando o conhecimento acadêmico às demandas mais urgentes da comunidade. Essa é a essência dos Projetos Integradores (PIs) da Unijuí: uma iniciativa que transforma a formação dos estudantes e fortalece os laços entre a universidade e a sociedade.
Parte essencial do currículo da Graduação Mais desde 2021, e desenvolvidos nos quatro campi da instituição - Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos, os PIs são mais do que uma atividade acadêmica. Eles são um convite à transformação, tanto para quem propõe os desafios quanto para quem os resolve. Estudantes, professores, mentores e pessoas ou entidades externas unem esforços para criar soluções que impactam vidas, promovem o desenvolvimento regional e transformam problemas em oportunidades de aprendizado e inovação.
Neste segundo semestre de 2024, um exemplo foi o PI Psicologia e Educação, do módulo 4 do curso de Psicologia, que, em Ijuí, foi desenvolvido em parceria com seis escolas indicadas pela Secretaria de Educação. Sob a orientação da professora Laís Sartor, os estudantes abordaram temas sensíveis como bullying, gestão emocional e autonomia infantil.
Em cada escola, os grupos desenvolveram intervenções específicas: na Escola 15 de Novembro, propuseram encontros para promover o diálogo entre professores e alunos sobre as consequências do bullying e as perspectivas de vida dos estudantes; na Escola Rui Ramos, criaram um painel com depoimentos de alunos que vivenciaram o bullying, proporcionando reflexões para toda a comunidade escolar. Além disso, na Escola Solange Copetti, trabalharam com famílias e professores sobre o desenvolvimento da autonomia infantil, com foco em crianças em fase de desfralde. Outras intervenções incluíram o desenvolvimento de jogos para gestão emocional na Escola Jardim das Infâncias e estratégias para limites saudáveis na Casa da Criança. Cada ação foi cuidadosamente planejada e executada com base nas demandas de cada instituição, reforçando a conexão entre a universidade e a comunidade.
Outro PI relevante foi o do 6º módulo do curso de Agronomia - Proteção de Cultivos, que teve como foco o estudo de manejos químicos e biológicos em culturas da região. Sob orientação dos professores Ivan Carvalho e José Antonio Gonzales da Silva, os grupos de estudantes desenvolveram pesquisas e intervenções envolvendo culturas como trigo, linhaça, alpiste, níger e aveia branca, para potencializar a produtividade e sustentabilidade dessas culturas.
Entre os destaques das soluções encontradas, destacamos o uso de “drones” (VANTs) para detecção de pragas nas culturas, o estudo de alternativas biológicas para controle de doenças foliares na aveia branca e a análise da resiliência genética de cultivares de trigo. As condições de solo e clima da região Noroeste do Estado foram identificadas como favoráveis ao crescimento de várias culturas, destacando o alpiste e o níger como potenciais para rotação. O trabalho final foi apresentado no dia 11 de dezembro, com a participação de oito empresas parceiras, incluindo Dubai Alimentos, Copagril, Gebana e Raix Soluções Biológicas.
Para o PI Gestão em Saúde, desenvolvido no módulo 4 com os cursos de Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem, Biomedicina e Fonoaudiologia, a Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí propôs o desafio “Qualificar o letramento em saúde para aproximar a comunicação entre profissionais e usuários da Rede de Atenção Primária à Saúde (APS) do município de Ijuí, contribuindo para a gestão do cuidado em saúde”. Sob a orientação das professoras Daniela Zeni Dreher, Marinez Pettenon e Rafaela Dumoncel, os grupos de trabalho atuaram de forma multidisciplinar e com o apoio de mentoras vinculadas à Secretaria.
Foram desenvolvidas soluções que abordam educação em saúde para a população. Os estudantes elaboraram materiais educativos acessíveis, como folders explicativos sobre diabetes gestacional e desenvolvimento infantil, que facilitam o acesso a informações importantes de maneira clara e ilustrativa; calendários físicos e interativos, que orientam pais e cuidadores sobre marcos essenciais na saúde infantil; e práticas lúdicas, como pratos educativos, que incentivam escolhas alimentares saudáveis e reforçam a importância de uma dieta equilibrada por meio de recursos visuais e interativos. Tecnologias inovadoras também foram aplicadas, incluindo sites informativos, vídeos explicativos e aplicativos de saúde que facilitam o agendamento de consultas e melhoram a comunicação entre profissionais e usuários.
De acordo com as professoras, os resultados surpreenderam pela qualidade e relevância, impactando tanto os profissionais quanto os usuários da APS. “Cada solução desenvolvida buscou melhorar a comunicação e promover um atendimento mais acessível, inclusivo e eficaz. A participação da comunidade foi essencial para garantir que as soluções fossem adaptadas às suas necessidades reais”, afirmaram.
Diversos desafios mobilizaram alunos de todos os cursos da graduação, desde a criação de estratégias para melhorar processos em pequenas empresas até o desenvolvimento de ações voltadas para a saúde, educação e sustentabilidade. Cada projeto nasce do diálogo com a comunidade, reforçando o papel da Unijuí como uma universidade comunitária, comprometida em devolver à sociedade o conhecimento produzido em sala de aula.
Os números deste semestre são expressivos: foram mais de 125 desafios trabalhados, envolvendo estudantes de 49 turmas, os quais geraram mais de 230 propostas de soluções para essas problemáticas. Para a comunidade, os PIs são uma oportunidade única de participação ativa no processo educacional, seja enviando demandas, acompanhando os resultados ou colaborando como mentores. Para os estudantes, é a chance de vivenciar a realidade profissional e de contribuir de forma significativa para o desenvolvimento local. Os Projetos Integradores da Unijuí são mais do que uma atividade curricular: são um encontro transformador entre a universidade e a sociedade.
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