A cada semestre, centenas de estudantes deixam as salas de aula da universidade para enfrentar desafios reais da sociedade. Problemas apresentados por empresas, escolas, unidades de saúde e outras organizações transformam-se em laboratórios de soluções inovadoras, conectando o conhecimento acadêmico às demandas mais urgentes da comunidade. Essa é a essência dos Projetos Integradores (PIs) da Unijuí: uma iniciativa que transforma a formação dos estudantes e fortalece os laços entre a universidade e a sociedade.
Parte essencial do currículo da Graduação Mais desde 2021, e desenvolvidos nos quatro campi da instituição - Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos, os PIs são mais do que uma atividade acadêmica. Eles são um convite à transformação, tanto para quem propõe os desafios quanto para quem os resolve. Estudantes, professores, mentores e pessoas ou entidades externas unem esforços para criar soluções que impactam vidas, promovem o desenvolvimento regional e transformam problemas em oportunidades de aprendizado e inovação.
Neste segundo semestre de 2024, um exemplo foi o PI Psicologia e Educação, do módulo 4 do curso de Psicologia, que, em Ijuí, foi desenvolvido em parceria com seis escolas indicadas pela Secretaria de Educação. Sob a orientação da professora Laís Sartor, os estudantes abordaram temas sensíveis como bullying, gestão emocional e autonomia infantil.
Em cada escola, os grupos desenvolveram intervenções específicas: na Escola 15 de Novembro, propuseram encontros para promover o diálogo entre professores e alunos sobre as consequências do bullying e as perspectivas de vida dos estudantes; na Escola Rui Ramos, criaram um painel com depoimentos de alunos que vivenciaram o bullying, proporcionando reflexões para toda a comunidade escolar. Além disso, na Escola Solange Copetti, trabalharam com famílias e professores sobre o desenvolvimento da autonomia infantil, com foco em crianças em fase de desfralde. Outras intervenções incluíram o desenvolvimento de jogos para gestão emocional na Escola Jardim das Infâncias e estratégias para limites saudáveis na Casa da Criança. Cada ação foi cuidadosamente planejada e executada com base nas demandas de cada instituição, reforçando a conexão entre a universidade e a comunidade.
Outro PI relevante foi o do 6º módulo do curso de Agronomia - Proteção de Cultivos, que teve como foco o estudo de manejos químicos e biológicos em culturas da região. Sob orientação dos professores Ivan Carvalho e José Antonio Gonzales da Silva, os grupos de estudantes desenvolveram pesquisas e intervenções envolvendo culturas como trigo, linhaça, alpiste, níger e aveia branca, para potencializar a produtividade e sustentabilidade dessas culturas.
Entre os destaques das soluções encontradas, destacamos o uso de “drones” (VANTs) para detecção de pragas nas culturas, o estudo de alternativas biológicas para controle de doenças foliares na aveia branca e a análise da resiliência genética de cultivares de trigo. As condições de solo e clima da região Noroeste do Estado foram identificadas como favoráveis ao crescimento de várias culturas, destacando o alpiste e o níger como potenciais para rotação. O trabalho final foi apresentado no dia 11 de dezembro, com a participação de oito empresas parceiras, incluindo Dubai Alimentos, Copagril, Gebana e Raix Soluções Biológicas.
Para o PI Gestão em Saúde, desenvolvido no módulo 4 com os cursos de Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem, Biomedicina e Fonoaudiologia, a Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí propôs o desafio “Qualificar o letramento em saúde para aproximar a comunicação entre profissionais e usuários da Rede de Atenção Primária à Saúde (APS) do município de Ijuí, contribuindo para a gestão do cuidado em saúde”. Sob a orientação das professoras Daniela Zeni Dreher, Marinez Pettenon e Rafaela Dumoncel, os grupos de trabalho atuaram de forma multidisciplinar e com o apoio de mentoras vinculadas à Secretaria.
Foram desenvolvidas soluções que abordam educação em saúde para a população. Os estudantes elaboraram materiais educativos acessíveis, como folders explicativos sobre diabetes gestacional e desenvolvimento infantil, que facilitam o acesso a informações importantes de maneira clara e ilustrativa; calendários físicos e interativos, que orientam pais e cuidadores sobre marcos essenciais na saúde infantil; e práticas lúdicas, como pratos educativos, que incentivam escolhas alimentares saudáveis e reforçam a importância de uma dieta equilibrada por meio de recursos visuais e interativos. Tecnologias inovadoras também foram aplicadas, incluindo sites informativos, vídeos explicativos e aplicativos de saúde que facilitam o agendamento de consultas e melhoram a comunicação entre profissionais e usuários.
De acordo com as professoras, os resultados surpreenderam pela qualidade e relevância, impactando tanto os profissionais quanto os usuários da APS. “Cada solução desenvolvida buscou melhorar a comunicação e promover um atendimento mais acessível, inclusivo e eficaz. A participação da comunidade foi essencial para garantir que as soluções fossem adaptadas às suas necessidades reais”, afirmaram.
Diversos desafios mobilizaram alunos de todos os cursos da graduação, desde a criação de estratégias para melhorar processos em pequenas empresas até o desenvolvimento de ações voltadas para a saúde, educação e sustentabilidade. Cada projeto nasce do diálogo com a comunidade, reforçando o papel da Unijuí como uma universidade comunitária, comprometida em devolver à sociedade o conhecimento produzido em sala de aula.
Os números deste semestre são expressivos: foram mais de 125 desafios trabalhados, envolvendo estudantes de 49 turmas, os quais geraram mais de 230 propostas de soluções para essas problemáticas. Para a comunidade, os PIs são uma oportunidade única de participação ativa no processo educacional, seja enviando demandas, acompanhando os resultados ou colaborando como mentores. Para os estudantes, é a chance de vivenciar a realidade profissional e de contribuir de forma significativa para o desenvolvimento local. Os Projetos Integradores da Unijuí são mais do que uma atividade curricular: são um encontro transformador entre a universidade e a sociedade.