A primeira semana de dezembro foi marcada por uma intensa programação voltada ao fomento da inovação e do empreendedorismo no Estado do Rio Grande do Sul. A Semana de Inovação, realizada em Porto Alegre entre os dias 3 e 5 de dezembro, contou com a participação e o envolvimento da coordenação e dos gestores de Inovação e Tecnologia (GITs) dos Programas Startup Lab e Inova RS, da região Noroeste e Missões, além dos coordenadores e GITs de outras regiões do Rio Grande do Sul.
Na tarde do dia 3 de dezembro, na Unisinos de Porto Alegre, ocorreu a programação "Perspectivas de Inteligência Artificial (IA) para o Desenvolvimento do RS”. No dia 4 de dezembro pela manhã, os GITs do Startup Lab e Inova RS da região Noroeste e Missões realizaram uma visita técnica ao Instituto Caldeira, hub de inovação referência no Estado, com mais de 22 mil m², que promove a conexão entre grandes empresas, startups, universidades e poder público, gerando um movimento transformador de fomento do ecossistema de tecnologia e inovação. No final da tarde do dia 4, foi realizada, na Unisinos, a reunião aberta do Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática, com a participação da secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Simone Stülp.
Durante a manhã do dia 5 de dezembro, ocorreu, no Tecnopuc, o evento anual do Programa Inova RS. O encontro contou com apresentações dos GITs do Startup Lab acerca das rodadas de negócios desenvolvidas pelos Ecossistemas Regionais de Inovação, bem como apresentações dos integrantes do Inova RS sobre propostas estratégicas para melhorar o engajamento e troca de informações entre os Ecossistemas Regionais de Inovação.
Por fim, no dia 6 de dezembro, a gestora de Inovação e Tecnologia do Inova RS - região Noroeste e Missões, Leonice Parnoff, realizou uma visita às instalações do hub social Empreendedoras Restinga. O hub surgiu em maio de 2019, com a finalidade de fomentar o reconhecimento dos talentos empreendedores locais. Com seu espaço financiado pelo Instituto Mari Johannpeter, o Empreendedoras Restinga tem parceria do Sebrae, Unisinos, PUC, Fadergs e Instituto Federal, e possui atualmente 48 associadas. O hub oferta cursos de capacitação nas áreas financeira, comunicação, empreendedorismo, entre outras; disponibiliza de um estúdio para que as empreendedoras possam desenvolver sua divulgação, gerando visibilidade para seu negócio; e oferta, ainda, uma biblioteca para que as mulheres possam deixar seus filhos usufruindo desse espaço, enquanto participam dos eventos realizados pelo hub.