A Unijuí está com inscrições abertas para o Extravestibular, processo seletivo voltado para candidatos que queiram ingressar na Universidade por meio de transferência externa e interna; reingresso e segunda graduação. As inscrições podem ser feitas por meio do site unijui.edu.br/estude-na-unijui.
Para o curso de medicina, o período encerra-se no dia 21 de janeiro e os candidatos podem optar por realizar a transferência ou reingresso. Neste edital há quatro vagas disponíveis. Para os demais cursos de graduação da Unijuí, o prazo é um pouco maior. Os candidatos podem fazer a sua inscrição até o dia 25 de fevereiro, através de reingresso, transferência ou segunda graduação.
De acordo com o edital, são ofertadas vagas no campus Ijuí para os cursos de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Design Digital, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Software, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Jornalismo, Letras:Português e Inglês, Matemática, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia, Psicologia e Publicidade e Propaganda.
No campus Santa Rosa, há vagas para os cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Software, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Psicologia. No campus Panambi, as vagas são para os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia Mecânica, enquanto que no campus Três Passos há vagas para o curso de Direito.
Mais informações sobre inscrições, requerimentos, bem como outras dúvidas sobre documentação necessária para ingresso, os estudantes podem acessar os editais, disponibilizados em unijui.edu.br/editais. Outras dúvidas podem ser tiradas diretamente com a Central de Atendimento ao Estudante pelo e-mail estude@unijui.edu.br, ou pelos telefones 0800 646 7100 ou (55) 3332-0557 e WhatsApp (55) 3332-0200.
A Unijuí e o curso de Jornalismo da Universidade vêm a público manifestar repúdio à proposta em tramitação na Câmara de Vereadores de Ijuí que visa reduzir o grau de escolaridade exigido para o cargo de Assessor de Comunicação, eliminando a obrigatoriedade do diploma em Jornalismo e restringindo o requisito apenas ao Ensino Médio.
Esta medida não apenas desvaloriza a profissão como ignora a importância da comunicação e compromete a qualidade da informação à população. Além disso, cabe ressaltar que o jornalismo profissional exige formação técnica e ética, essencial para garantir o combate à desinformação.
Reduzir essa exigência é desrespeitar o papel crucial da comunicação na construção de uma sociedade democrática e bem informada. A Unijuí é contrária à esta medida e defende a valorização do diploma como reconhecimento da competência e seriedade que a profissão exige.
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram nesta segunda-feira, 13 de janeiro, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Os candidatos podem conferir suas notas e desempenho individual, incluindo a nota da redação.
O resultado está disponível para consulta na Página do Participante. Para acessar as notas, é preciso usar o login gov.br, com CPF e senha do candidato. Vale lembrar que para os treineiros - alunos que ainda não concluíram o Ensino Médio e fizeram a prova como um teste, as notas devem ser divulgadas em até 60 dias.
Na Unijuí, a nota do Enem pode ser usada para ingressar em um dos cursos de graduação. No formato presencial, são mais de 30 opções de cursos disponíveis, nos quatro campi da Unijuí - Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos. Já no EaD Unijuí, são mais de 10 graduações disponíveis.
As inscrições para o Vestibular de Verão 2025 estão abertas no site unijui.edu.br/vestibular, além do ingresso via nota do Enem, é possível realizar a prova on-line, composta por uma redação que pode ser feita entre os dias 8 de outubro e 27 de fevereiro de 2025, na página do Vestibular; ou aproveitamento da nota de redação de um vestibular anterior promovido pela Unijuí.
Neste ano, diferentemente das outras edições, é possível realizar a matrícula assim que o resultado da aprovação for divulgado. Neste sentido, a orientação da Vice-Reitoria de Graduação é que os vestibulandos façam a matrícula o quanto antes para garantir a sua vaga no curso desejado. Já no EaD, as inscrições para o primeiro módulo podem ser feitas até o dia 14 de fevereiro no site unijui.edu.br/ead.
O ano de 2024 no campus Santa Rosa da Unijuí foi marcado por ações realizadas, que integraram a comunidade acadêmica, do município e regional. Foram realizadas atividades, promovidas pela Universidade, por parceiros e pela comunidade, como, por exemplo, o projeto Ciência Para Todos, o Decola, e o Profissional do Futuro. Esses eventos reuniram diversos estudantes de escolas de toda a região. A Instituição também teve participação ativa nas ações promovidas pelas feiras, entidades e junto ao poder público municipal.
“Tivemos um ano desafiador, porém muito positivo. O campus foi muito ativo neste ano de 2024, justamente por entender a importância da nossa presença para a comunidade. Estamos há quase 35 anos inseridos em Santa Rosa e região, formando profissionais para auxiliar no desenvolvimento regional. Assim, quanto mais próximo estivermos da comunidade, maior pode ser nossa contribuição”, destaca a coordenadora do campus da Unijuí em Santa Rosa, professora Taciana Paula Enderle.
O ano também se destacou pela ampliação na oferta de cursos para o campus. Foram abertos novas formações na área da Saúde, nos cursos de Biomedicina, Fisioterapia e Farmácia, e há o pedido para a abertura dos cursos de Fonoaudiologia e de Gestão do Agronegócio, os quais aguardam liberação do Ministério da Educação (MEC). Além dessas graduações, a Unijuí também encaminhou o protocolo de inscrição para concorrer à abertura do curso de Medicina no campus Santa Rosa.
“Para 2025 queremos manter o nosso campus presente na comunidade e para a comunidade, buscando promover ações integrativas dos nossos cursos, em conjunto com o Diretório Central dos Estudante (DCE), valorizando, assim, os acadêmicos”, completa Taciana, lembrando que uma das metas é conquistar a aprovação e implementar novos cursos, incluindo o de Medicina no campus.
A Unijuí promoveu, em parceria com a empresa Bruning, de Panambi, um curso de qualificação voltado para trabalhadores da empresa. O curso de Treinamento em Pintura Industrial foi uma formação de curta duração na Educação Continuada, com foco em suprir algumas necessidades da empresa. Ao todo foram 40 horas de conteúdo, divididos em atividades teóricas e práticas.
O programa de capacitação abordou conteúdos como a produção de aço; corrosão; preparo de superfície; tinta a pó; tinta líquida; segurança; e aplicação dos conceitos teóricos na linha de produção. Os participantes passaram por prova teórica e prática e a qualificação foi conduzida pelo CTB e área de Qualidade. O curso também tem a participação de pessoal da área de Engenharia e de Qualidade.
A Unijuí está inscrita na nova edição do programa Professor do Amanhã, vinculado à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), do governo do Rio Grande do Sul. Nesta edição, a Universidade encaminhou duas novas propostas para participar do programa, que tem o objetivo de formar novos professores para suprir carências da rede pública de Educação Básica.
As propostas encaminhadas pela Unijuí buscam ofertar bolsas para os cursos de licenciatura em Matemática e Letras: Português e Inglês. Quanto ao número de vagas ofertadas aos dois cursos, a Instituição aguarda a divulgação dos resultados do edital, que deve ocorrer até o dia 2 de fevereiro. Os resultados finais serão divulgados até o dia 14 de fevereiro.
Nesta edição, 14 universidades comunitárias gaúchas inscreveram 34 propostas. A iniciativa vai conceder bolsas mensais de permanência no valor de R$ 800 aos estudantes, além de outros R$ 800 para as Instituições de Ensino Superior para custeio da vaga.
Na última edição, a Unijuí ofertou 37 vagas para o curso de Licenciatura em Matemática e 37 vagas para o curso de Licenciatura em Letras: Português e Inglês.
Estudantes do segundo módulo dos cursos de Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem, Biomedicina e Fonoaudiologia da Unijuí tiveram, no último semestre de 2024, a oportunidade de vivenciar a prática profissional de forma transformadora. Sob a orientação das professoras Brenda da Silva, Eilamaria Libardoni e Juliana Bruinsma, os alunos abraçaram o desafio de atender às demandas da Sabeve, em Ijuí, construindo soluções que uniram conhecimento acadêmico e impacto social.
Os Projetos Integradores (PIs), parte da Graduação Mais desde 2021, têm como essência a conexão entre universidade e comunidade. Neste caso, os estudantes foram além da teoria, dialogando com os representantes da instituição para identificar as necessidades e propor soluções que trouxessem benefícios concretos à equipe e aos residentes da casa de repouso.
Para Elizete do Amaral Cazali, técnica responsável pela enfermagem da Sabeve, o PI superou as expectativas. "O Projeto Integrador foi muito importante para nós. Os alunos trouxeram um material maravilhoso, se esforçaram muito e nos deram um retorno maior do que o que pedimos. Todo o trabalho foi muito bem feito, e hoje usamos esse material nos treinamentos com os nossos funcionários, que aprenderam muito, principalmente na área da saúde e limpeza. A instituição ganhou muito com esse projeto, tanto no conhecimento quanto na melhoria das práticas", destacou Elizete.
A presidente da Sabeve, Edênia Elisete Rambo, também reforçou a relevância da experiência: "Quero manifestar o meu carinho e agradecimento por esse trabalho maravilhoso. Ele agregou muito para nossa equipe, servindo como base para os treinamentos e melhorando a qualidade do serviço prestado aos nossos idosos. Estamos sempre à disposição para continuar essa parceria, que traz tantos frutos para ambas as partes."
Os estudantes não apenas adquiriram conhecimentos técnicos e práticos, mas também compreenderam a importância do envolvimento social e da empatia no cuidado com o outro. A partir do diálogo com a equipe da Sabeve, desenvolveram materiais educativos e estratégias que agora fazem parte do dia a dia da instituição, consolidando o aprendizado em um impacto duradouro.
Para a professora Juliana, a experiência com a Sabeve foi enriquecedora, pois uniu teoria e prática em um contexto real. "Neste semestre, os alunos tiveram uma atuação bem importante, e o demandante foi muito participativo, dando respaldo e direcionando o que seria relevante. Isso trouxe aos estudantes um contato direto com a realidade do lar, evidenciando como diferentes fatores impactam na saúde dos residentes", afirmou. Ela também ressaltou a importância do trabalho em grupo e do olhar multidisciplinar, essenciais para preparar os alunos para o futuro profissional: "Eles precisam ter um olhar mais amplo e entender que não se formam focados em uma única caixinha. O trabalho coletivo, apesar dos desafios, é uma habilidade essencial".
A professora Brenda também compartilhou sua percepção. Para ela, o Projeto Integrador é uma ferramenta única que desenvolve habilidades como empatia, ética e trabalho em equipe, preparando os futuros profissionais para a atuação no mercado. "Colocar os estudantes em contato com demandas reais, já nos primeiros semestres, os instiga a pensar em soluções baseadas em conhecimento científico. Isso fortalece não só a capacidade técnica, mas também o olhar mais atento e cuidadoso sobre as diferentes necessidades que encontrarão no dia a dia profissional", afirmou. Ela destacou ainda o papel do PI na iniciação científica dos estudantes: "Muitos deles estão saindo do Ensino Médio e, com o PI, já são inseridos no contexto do conhecimento científico, aprendendo a distinguir o que é científico e o que é empírico. Isso amplia a visão deles sobre o ser humano e as problemáticas que enfrentarão".
Já para a professora Eilamaria Libardoni, o PI possibilita um crescimento técnico, científico e pessoal dos estudantes ao longo do semestre. "Neste semestre, observamos o quanto os alunos estão imersos na resolução de problemas a partir da realidade da instituição proponente do desafio. O contato direto com profissionais e atendidos pela Sabeve fez com que os estudantes crescessem em conteúdos técnicos e na formação pessoal, articulando conhecimentos acadêmicos com a vida real", destacou. Ela ressaltou também a importância do protagonismo estudantil: "Os estudantes demonstraram um crescimento exponencial do primeiro ao último dia de aula, desenvolvendo capacidades técnicas, científicas e humanas, como empatia, ética e responsabilidade, enquanto trabalhavam em equipe".
A experiência na Sabeve também foi marcada pelo envolvimento ativo dos estudantes, que trouxeram perspectivas únicas sobre os desafios e aprendizados enfrentados. Kalyandra de Almeida Casagrande, estudante de Fonoaudiologia, refletiu sobre os desafios e as conquistas da experiência: "Ver o que construímos se desdobrar em ações concretas, que promoviam mudanças na comunidade, foi inspirador e ao mesmo tempo desafiador. Enfrentar os problemas reais, sentir as necessidades e buscar soluções inovadoras nos ensinou a trabalhar com a mente e com o coração. Durante o semestre, foi desafiador pensar em uma solução vinculada ao problema proposto que resultasse em bem-estar aos idosos, visto que as pesquisas eram escassas em determinados temas abordados. O PI é um verdadeiro quebra-cabeça, onde cada um, com um pouco da sua construção acadêmica, traz soluções para que juntos possamos concluí-lo e apresentar novas propostas à comunidade".
A também estudante de Fonoaudiologia, Suzana Strapasson, enfatizou o impacto da integração entre teoria e prática no desenvolvimento do projeto, já que, segundo ela, essa "foi uma experiência muito enriquecedora, porque pudemos aplicar o que aprendemos em sala de aula de forma concreta, ajudando a melhorar a qualidade de vida de uma comunidade específica. A mistura de teoria e prática me fez perceber ainda mais a importância de aprender e como isso pode fazer diferença na vida das pessoas”. Para ela, no entanto, a experiência trouxe também desafios que enriqueceram o processo de aprendizado. “Um dos maiores desafios foi entender a necessidade real da comunidade e adaptar soluções viáveis com os recursos existentes, garantindo que as ações fossem efetivas. Trabalhar com colegas de outras áreas foi essencial, pois trouxe uma troca de ideias rica, que contribuiu para soluções mais criativas e eficazes. Desenvolvemos habilidades como empatia, escuta ativa e trabalho em equipe, que serão fundamentais para minha vida profissional", completou.
Os Projetos Integradores vão além de serem apenas um componente curricular. Eles representam uma experiência viva, em que alunos, professores e comunidade constroem juntos soluções que fazem a diferença. Esse componente curricular proporciona aos estudantes uma oportunidade única de aplicar o conhecimento acadêmico em situações reais, enfrentando desafios complexos que demandam criatividade, ética e trabalho em equipe. Ao mesmo tempo, impactam positivamente as instituições envolvidas, promovendo melhorias práticas e significativas no seu cotidiano. Assim, os Projetos Integradores consolidam-se como uma experiência essencial na formação de profissionais mais capacitados, conscientes e comprometidos com a construção de um futuro mais humano e colaborativo.
Vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio, recebe o exemplar das colunas
Iniciando 2025 com um marco significativo, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) entregou aos seus parceiros a revista “Nossa história, nossa memória”, que reúne artigos realizados pelo Museu e publicados no Jornal da Manhã de Ijuí, no ano passado.
A coluna, publicada semanalmente ao longo de 2024 no JM, tornou-se uma ponte conectando a comunidade ao Madp. No total, foram 52 textos que contaram histórias e reflexões dando visibilidade ao acervo museológico da Instituição. Segundo a diretora do Madp, Iselda Sausen Feil, essa iniciativa celebra mais um capítulo na história do museu e reafirma a importância da valorização do patrimônio cultural regional.
“Mais do que informar, essa parceria consolidou a memória coletiva, evidenciando como museologia e comunicação podem transformar realidades e fortalecer laços culturais. Além disso, a memória é um dos pilares que sustentam a identidade de um povo, preservando a conexão entre passado, presente e futuro. Por meio da coluna, o acervo e o trabalho do MADP ganharam espaço e visibilidade, permitindo que histórias locais se perpetuassem e que valores culturais fossem amplamente compartilhados”, pontuou.
Os artigos da coluna foram fruto de uma parceria colaborativa, conforme explica o assistente do Museu e organizador da coluna, Fabrício de Souza. “Profissionais, pesquisadores e entusiastas ligados ao Madp contribuíram com visões e narrativas que fortaleceram a identidade regional. A edição materializada representa mais do que uma celebração dessa sinergia. Trata-se de um registro histórico que servirá como referência para pesquisadores, acadêmicos e projetos culturais futuros. Organizar esses textos em uma publicação é uma maneira de perpetuar o diálogo estabelecido entre o museu e a imprensa, assegurando sua relevância e durabilidade.
O material está disponível para acesso online, clique aqui e confira.
Representando o Madp, Iselda Sausen Feil e Fabrício de Souza, entregam exemplar para a diretora do Grupo JM, Iara Soares
Com a proposta de formar profissionais capacitados e aptos para promover ações e a aplicação de medidas preventivas para eliminação de riscos, evitando acidentes de trabalho e doenças profissionais, o Centro de Educação Profissional - EFA Três Passos está ofertando, para o primeiro semestre de 2025, o curso técnico em Segurança do Trabalho.
O curso visa ensinar sobre a adoção de estratégias que levam os trabalhadores a desenvolver atitudes conscientes para o trabalho seguro durante a realização de suas atribuições e, ainda, implantar preceitos e valores de segurança, no esforço de integrá-los à qualidade do trabalho e do meio ambiente, à produção e ao controle de custos das empresas.
A atuação do profissional de Segurança no Trabalho se faz necessário em todas as áreas e a formação ofertada busca abranger as exigências do mercado. O profissional vai desempenhar atividades de prevenção a acidentes de trabalho, como forma de salvaguardar a integridade física e psicológica do trabalhador, com capacidade para atuar nos diversos segmentos do mercado, instituições públicas e privadas, fabricantes e representantes de equipamentos de segurança, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e preservação do meio ambiente.
O curso técnico em Segurança do Trabalho tem duração de 2 anos e meio, sendo ofertado no turno noturno, na modalidade presencial. Ao todo, são 1200 horas de aulas práticas e teóricas, e outras 400h de estágio supervisionado em empresas públicas e privadas ou em órgãos oficiais. Para ingressar, o estudante deverá ter o Ensino Médio completo ou estar cursando o 3º Ano.
Para fazer a inscrição, os interessados devem acessar e preencher o formulário. Após o preenchimento, a EFA irá entrar em contato para informar sobre os próximos passos. Mais informações podem ser obtidas na Central de Atendimento ao Estudante (CAE), do campus Três Passos, pelos telefones (55) 99189.2474 ou 3332.0220, e, ainda, pelo Whatsapp 99979.6752.
No último semestre de 2024, estudantes do curso de Direito da Unijuí - Campus Santa Rosa se reuniram para oferecer uma oficina aos imigrantes que vivem no município. A atividade, resultado do componente curricular “Projeto Integrador: Direitos Humanos e Fundamentais no Mundo Globalizado”, teve como objetivo ajudar a comunidade a se regularizar no sistema GOV.br. Com o apoio do Rotary Club Terra da Soja e do projeto Fapergs Saúde e Gênero, o evento foi um sucesso, trazendo benefícios diretos para os imigrantes que vivem na região.
O principal propósito da oficina foi ensinar os imigrantes a utilizar o sistema GOV.br para acessar serviços públicos essenciais. Ao regularizarem seus cadastros, eles conseguem garantir o acesso a direitos importantes e melhorar a sua qualidade de vida. Além disso, a atividade foi uma chance de promover a inclusão social, ajudando essas pessoas a se sentirem parte da comunidade local, com os mesmos direitos e oportunidades que qualquer cidadão brasileiro.
Para os estudantes, o projeto foi uma oportunidade de aprender na prática, combinando o conhecimento adquirido em sala de aula com uma experiência real de impacto social. Eles puderam aplicar tudo o que estudaram para ajudar a resolver um problema real da comunidade, o que torna o aprendizado ainda mais significativo e enriquecedor - e esse é o intuito dos Projetos Integradores (PIs) da Unijuí. Foi uma chance de vivenciar a realidade da profissão, além de promover um bem para a sociedade.
O que torna esse projeto tão especial é que ele vai além de um simples trabalho acadêmico: é uma verdadeira oportunidade de mudança na vida das pessoas. Ao ajudar os imigrantes a acessarem serviços essenciais de forma mais fácil e rápida, os estudantes não só contribuíram para a inclusão social, mas também ajudaram a garantir que os direitos dessas pessoas sejam respeitados. Essa oficina é um exemplo claro de como a universidade pode fazer a diferença na vida das pessoas. Os PIs têm o poder de unir conhecimento acadêmico com necessidades reais da comunidade, criando soluções que beneficiam todos.
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