Escritório de Relações Internacionais (ERI) promoveu, nesta semana, reuniões para orientar estudantes que vão fazer intercâmbio internacional no primeiro semestre de 2025. Os acadêmicos farão intercâmbio em instituições de ensino superior de Portugal, França e Estados Unidos. O encontro contou com a participação dos acadêmicos e familiares, que receberam informações e dicas sobre o período que passarão no exterior.
Para Portugal, no Instituto Politécnico de Leiria, vai a estudante do curso de Engenharia Civil, Ana Paula de Oliveira Antonello. Para os Estados Unidos, na Universidade da Flórida, vai a acadêmica do curso de Agronomia, Maria Eduarda Schmidt, que terá um período de estudos de Língua Inglesa no Canadá e, posteriormente, irá para a Universidade da Flórida, onde realizará estágio.
Para a França, após o curso de Gastronomia estreitar um convênio com a La Provence, que permite aos seus estudantes a realização de estágios práticos remunerados em restaurantes renomados na França, os estudantes Filipe Kissmann e Luísa Wagner de Souza serão os primeiros a realizar seis meses de estágio prático, o qual vai ocorrer no restaurante L’Opidom.
A coordenadora do curso de Gastronomia, professora Karina Ribeiro Rios, destaca o pioneirismo dos dois estudantes em fazer este tipo de estágio no país, considerado o “berço da alta gastronomia". A oportunidade de um estágio prático remunerado na França certamente elevará o nível de formação desses jovens. Nosso curso ainda é novo, porém audacioso ao buscar parcerias renomadas como a empresa La Provence, que está intermediando essa oportunidade. Espera-se que a experiência faça com que o curso de Gastronomia da Unijuí seja reconhecido em muitos países pelo projeto qualificado e inovador.”
Entre as informações repassadas aos estudantes, a assessora de Relações Internacionais, Vanderléia de Andrade Haiski, detalhou sobre documentação necessária, segurança, seguro saúde, além de características culturais de cada país. Os acadêmicos também receberam dicas sobre alimentação e outras informações pertinentes aos locais para onde vão.
“É uma grande responsabilidade e um passo importante para a Universidade. Ficamos muito felizes quando nossos estudantes manifestam interesse e buscam o intercâmbio, pois é uma oportunidade que poucas instituições podem ofertar aos nossos estudantes e temos isso na Unijuí. Com certeza, isso é reflexo da dedicação no curso de cada um e ficamos muito alegres em dizer que vocês vão para instituições renomadas que temos vínculos importantes”, comenta a vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi.
Também participou da reunião a professora Angélica Moreira, que é interlocutora das cooperações com universidades portuguesas e repassou orientações sobre a vida acadêmica no exterior.