Museu Antropológico Diretor Pestana lança projeto sobre valorização da cultura fotográfica - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) deu um importante passo para a valorização do patrimônio cultural regional com o lançamento do projeto "Valorização da Cultura Fotográfica através de Jogos com a Comunidade no Madp/Fidene". A iniciativa foi apresentada ao público durante o evento 'Domingo no Museu', realizado no dia 15 de dezembro, e promete integrar a cultura fotográfica analógica e o universo dos jogos educativos, promovendo uma experiência lúdica e interativa para visitantes de todas as idades.

Financiado pelo Programa Empreender para Transformar, da Sicredi das Culturas RS/MG, o projeto busca sensibilizar as novas gerações sobre a importância histórica e cultural das fotografias analógicas. Para isso, serão desenvolvidos jogos educativos que utilizam a fotografia como elemento central, estimulando a memória, o pensamento crítico e o aprendizado interativo. O público-alvo inclui, principalmente, estudantes da rede de educação básica, além de professores e a comunidade em geral.

A proposta prevê a confecção de jogos didáticos colaborativos que explorem a cultura fotográfica preservada pelo Madp/Fidene. As ações incluem oficinas de formação para professores, aplicação dos jogos em turmas de educação infantil, ensino fundamental e médio, e o empréstimo de kits de jogos para escolas do Noroeste do Rio Grande do Sul. O projeto é coordenado pela arquivista Amanda Keiko Higashi, com a colaboração de Fabrício Souza nas atividades de criação, fortalecendo o compromisso do Museu com a preservação e a difusão da cultura fotográfica na região.

Durante o evento de lançamento, o público pôde participar de demonstrações práticas e atividades interativas, proporcionando uma experiência lúdica e educativa. Para a diretora do Madp, Iselda Sausen Feil, a importância dos jogos no Museu é evidenciada pela sua capacidade de estimular o pensamento crítico e a aprendizagem. Segundo ela, os jogos trazidos pelo Museu têm um caráter pedagógico e cultural, proporcionando uma experiência prática e interativa que atrai públicos de todas as idades. "Durante o evento, adultos e crianças puderam jogar juntos, destacando a relevância de criar espaços de convivência e diversão que resgatem o ato de brincar, independentemente da idade. O Museu, assim, se consolida como um espaço de cultura, aprendizado e interação entre gerações", afirmou.

O lançamento oficial do projeto contou com a presença de Everton Dill, gerente da Agência Corporate do Sicredi, que destacou a importância da parceria para o fortalecimento da educação e da cultura na região. Também estiveram presentes representantes da comunidade institucional, como o presidente Dieter Rugard Siedenberg e o vice-reitor de Administração, Edson Luiz Padoin, além da comunidade externa e dos Amigos do Museu.

O projeto "Valorização da Cultura Fotográfica através de Jogos com a Comunidade no Madp/Fidene" é mais uma das iniciativas que reafirmam o compromisso do Museu Antropológico Diretor Pestana com a preservação e difusão do patrimônio cultural. Com o apoio do Programa Empreender para Transformar, o MADP reforça seu papel como agente de transformação social e educacional, contribuindo para a preservação da memória e para o fortalecimento dos laços culturais na região Noroeste do Rio Grande do Sul.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.