Na manhã da última quinta-feira, 12 de dezembro, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ijuí (Acata) realizou, em sua sede, a eleição para a nova diretoria 2024/2025. A associação é uma das entidades assistidas pela Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) da Unijuí.
A nova diretoria passa a ser constituída pela presidente Aline Fontoura dos Santos; pela vice-presidente Sabrina dos Santos Fontoura; pela tesoureira Priscila Fontoura dos Santos; e pela secretária Adriane de Oliveira Fontoura. O Conselho Fiscal conta com as titulares Marilia Fontoura dos Santos, Maria Sonilda Sathes e Nair dos Santos, e com as suplentes Michele dos Santos Fontoura, Eliane Santos Moraes e Eriane Dora de Oliveira Martins.
Durante o encontro, foi realizada uma avaliação do mandato 2023/2024, destacando importantes ações desenvolvidas, como a participação em qualificações promovidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), a conquista de atuar na logística reversa de vidros, melhorias na infraestrutura e o aumento significativo da renda das associadas.
Segundo o grupo, a Associação, neste ano, avançou e melhorou muito. As associadas agradeceram o apoio recebido da Unijuí, por meio da Criatec, e do poder público, através da SMMA.
Para o novo mandato, a presidente eleita, Aline Fontoura dos Santos, pretende fortalecer as parcerias e ampliar a participação da Associação em diferentes espaços. Seu objetivo é qualificar o quadro social, aprimorar as condições de trabalho do grupo e buscar a aprovação de novos projetos que melhorem os processos internos.
Na oportunidade, participaram a analista de planejamento da Itecsol, Elizandra Pinheiro da Silva, e o secretário de Meio Ambiente, Yuri Pilissão, juntamente com seus colaboradores Nestor Matter, Mateus de Freitas, Ivan Oliveira e Remi Dama, trazendo uma retrospectiva dos quatro anos de gestão e do trabalho que vem sendo desenvolvido em benefício dos catadores da ACATA e ARL6.