Quimea Inteligência Ambiental, de Santa Rosa, foi uma das vencedoras do edital da Fapergs
As empresas incubadas nos núcleos da Criatec em Ijuí e Santa Rosa celebram conquistas significativas no ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul. Com o suporte essencial dos gestores de Inovação do Inova RS — Leonice Parnoff, Isabela Albarello Dahmer e Vinicius Bairros —, que realizaram a apresentação dos editais, foi possível a aprovação de três projetos que, agora, contarão com financiamento, consolidando-se como exemplos de inovação e empreendedorismo.
Entre as empresas vencedoras do Edital de Subvenção Econômica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), destacam-se a Suporte d'Leite, de Ijuí, e a Quimea Inteligência Ambiental, de Santa Rosa. Ambas receberam recursos financeiros para contratação de profissionais que auxiliarão no desenvolvimento de suas tecnologias.
Além disso, no Ciclo Latam da Usina de Startups, a empresa Cuidados Conecta, também de Ijuí, foi contemplada com recursos em serviços de consultoria. Este programa internacional conecta startups a valiosas oportunidades de aceleração e investimento, promovendo o crescimento dessas empresas e ampliando sua visibilidade no cenário latino-americano.
Essas conquistas refletem a força crescente do ecossistema de inovação no Rio Grande do Sul, destacando a importância da colaboração entre universidades, incubadoras e organismos de fomento no desenvolvimento do setor empreendedor regional. Iniciativas como o Inova RS, coordenado na Região Noroeste Missões pelo professor doutor Daniel Knebel Baggio, vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, juntamente com programas de subvenção e aceleração, proporcionam novas perspectivas para as empresas da região, incentivando o desenvolvimento de soluções disruptivas e com grande potencial de impacto no mercado.