A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí - Criatec foi reconhecida como a detentora do melhor plano de ação desenvolvido durante o programa de capacitação HA.IA, uma iniciativa liderada pelo Centro de Competência Embrapii Virtus (Virtus-CC) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em parceria com a Anprotec.
A entrega do prêmio ocorreu durante o encerramento da 34ª Conferência Anprotec, que marcou a conclusão do programa HA.IA, onde foram entregues certificados aos 49 ambientes de inovação participantes e premiados os três melhores planos de ação desenvolvidos ao longo do projeto.
A entrega dos certificados foi realizada pela representante do Virtus, Ingridt Millenna Vieira, que destacou o papel da Anprotec na articulação do projeto. “Em nome do Virtus, gostaria de agradecer à Anprotec pela parceria. O sucesso do programa se deve à articulação e ao envolvimento da Anprotec. Ficamos encantados com 100% de adesão ao curso, o que reforça o comprometimento dos participantes com a evolução do ecossistema de inovação”, afirmou.
O programa HA.IA começou em julho de 2024, e teve como objetivo capacitar profissionais de aceleradoras e incubadoras associadas à Anprotec para apoiar startups focadas em tecnologias de Plataforma de Sensoriamento Inteligente para a Indústria. Com uma carga horária total de 50 horas, distribuídas em atividades síncronas e assíncronas, o programa contemplou conteúdos avançados como Onboarding; fundamentos de plataformas de hardware inteligente para a indústria, Tecnologias inteligentes integradas; entre outros.
Ao todo, além dos 49 ambientes de inovação de 19 estados diferentes, foram capacitados 145 profissionais. O programa alcançou 100% de aproveitamento, reforçando o compromisso das incubadoras e aceleradoras participantes com o desenvolvimento de startups tecnológicas.