Quimea Inteligência Ambiental, de Santa Rosa, foi uma das vencedoras do edital da Fapergs
As empresas incubadas nos núcleos da Criatec em Ijuí e Santa Rosa celebram conquistas significativas no ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul. Com o suporte essencial dos gestores de Inovação do Inova RS — Leonice Parnoff, Isabela Albarello Dahmer e Vinicius Bairros —, que realizaram a apresentação dos editais, foi possível a aprovação de três projetos que, agora, contarão com financiamento, consolidando-se como exemplos de inovação e empreendedorismo.
Entre as empresas vencedoras do Edital de Subvenção Econômica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), destacam-se a Suporte d'Leite, de Ijuí, e a Quimea Inteligência Ambiental, de Santa Rosa. Ambas receberam recursos financeiros para contratação de profissionais que auxiliarão no desenvolvimento de suas tecnologias.
Além disso, no Ciclo Latam da Usina de Startups, a empresa Cuidados Conecta, também de Ijuí, foi contemplada com recursos em serviços de consultoria. Este programa internacional conecta startups a valiosas oportunidades de aceleração e investimento, promovendo o crescimento dessas empresas e ampliando sua visibilidade no cenário latino-americano.
Essas conquistas refletem a força crescente do ecossistema de inovação no Rio Grande do Sul, destacando a importância da colaboração entre universidades, incubadoras e organismos de fomento no desenvolvimento do setor empreendedor regional. Iniciativas como o Inova RS, coordenado na Região Noroeste Missões pelo professor doutor Daniel Knebel Baggio, vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, juntamente com programas de subvenção e aceleração, proporcionam novas perspectivas para as empresas da região, incentivando o desenvolvimento de soluções disruptivas e com grande potencial de impacto no mercado.
A cada semestre, centenas de estudantes deixam as salas de aula da universidade para enfrentar desafios reais da sociedade. Problemas apresentados por empresas, escolas, unidades de saúde e outras organizações transformam-se em laboratórios de soluções inovadoras, conectando o conhecimento acadêmico às demandas mais urgentes da comunidade. Essa é a essência dos Projetos Integradores (PIs) da Unijuí: uma iniciativa que transforma a formação dos estudantes e fortalece os laços entre a universidade e a sociedade.
Parte essencial do currículo da Graduação Mais desde 2021, e desenvolvidos nos quatro campi da instituição - Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos, os PIs são mais do que uma atividade acadêmica. Eles são um convite à transformação, tanto para quem propõe os desafios quanto para quem os resolve. Estudantes, professores, mentores e pessoas ou entidades externas unem esforços para criar soluções que impactam vidas, promovem o desenvolvimento regional e transformam problemas em oportunidades de aprendizado e inovação.
Neste segundo semestre de 2024, um exemplo foi o PI Psicologia e Educação, do módulo 4 do curso de Psicologia, que, em Ijuí, foi desenvolvido em parceria com seis escolas indicadas pela Secretaria de Educação. Sob a orientação da professora Laís Sartor, os estudantes abordaram temas sensíveis como bullying, gestão emocional e autonomia infantil.
Em cada escola, os grupos desenvolveram intervenções específicas: na Escola 15 de Novembro, propuseram encontros para promover o diálogo entre professores e alunos sobre as consequências do bullying e as perspectivas de vida dos estudantes; na Escola Rui Ramos, criaram um painel com depoimentos de alunos que vivenciaram o bullying, proporcionando reflexões para toda a comunidade escolar. Além disso, na Escola Solange Copetti, trabalharam com famílias e professores sobre o desenvolvimento da autonomia infantil, com foco em crianças em fase de desfralde. Outras intervenções incluíram o desenvolvimento de jogos para gestão emocional na Escola Jardim das Infâncias e estratégias para limites saudáveis na Casa da Criança. Cada ação foi cuidadosamente planejada e executada com base nas demandas de cada instituição, reforçando a conexão entre a universidade e a comunidade.
Outro PI relevante foi o do 6º módulo do curso de Agronomia - Proteção de Cultivos, que teve como foco o estudo de manejos químicos e biológicos em culturas da região. Sob orientação dos professores Ivan Carvalho e José Antonio Gonzales da Silva, os grupos de estudantes desenvolveram pesquisas e intervenções envolvendo culturas como trigo, linhaça, alpiste, níger e aveia branca, para potencializar a produtividade e sustentabilidade dessas culturas.
Entre os destaques das soluções encontradas, destacamos o uso de “drones” (VANTs) para detecção de pragas nas culturas, o estudo de alternativas biológicas para controle de doenças foliares na aveia branca e a análise da resiliência genética de cultivares de trigo. As condições de solo e clima da região Noroeste do Estado foram identificadas como favoráveis ao crescimento de várias culturas, destacando o alpiste e o níger como potenciais para rotação. O trabalho final foi apresentado no dia 11 de dezembro, com a participação de oito empresas parceiras, incluindo Dubai Alimentos, Copagril, Gebana e Raix Soluções Biológicas.
Para o PI Gestão em Saúde, desenvolvido no módulo 4 com os cursos de Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem, Biomedicina e Fonoaudiologia, a Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí propôs o desafio “Qualificar o letramento em saúde para aproximar a comunicação entre profissionais e usuários da Rede de Atenção Primária à Saúde (APS) do município de Ijuí, contribuindo para a gestão do cuidado em saúde”. Sob a orientação das professoras Daniela Zeni Dreher, Marinez Pettenon e Rafaela Dumoncel, os grupos de trabalho atuaram de forma multidisciplinar e com o apoio de mentoras vinculadas à Secretaria.
Foram desenvolvidas soluções que abordam educação em saúde para a população. Os estudantes elaboraram materiais educativos acessíveis, como folders explicativos sobre diabetes gestacional e desenvolvimento infantil, que facilitam o acesso a informações importantes de maneira clara e ilustrativa; calendários físicos e interativos, que orientam pais e cuidadores sobre marcos essenciais na saúde infantil; e práticas lúdicas, como pratos educativos, que incentivam escolhas alimentares saudáveis e reforçam a importância de uma dieta equilibrada por meio de recursos visuais e interativos. Tecnologias inovadoras também foram aplicadas, incluindo sites informativos, vídeos explicativos e aplicativos de saúde que facilitam o agendamento de consultas e melhoram a comunicação entre profissionais e usuários.
De acordo com as professoras, os resultados surpreenderam pela qualidade e relevância, impactando tanto os profissionais quanto os usuários da APS. “Cada solução desenvolvida buscou melhorar a comunicação e promover um atendimento mais acessível, inclusivo e eficaz. A participação da comunidade foi essencial para garantir que as soluções fossem adaptadas às suas necessidades reais”, afirmaram.
Diversos desafios mobilizaram alunos de todos os cursos da graduação, desde a criação de estratégias para melhorar processos em pequenas empresas até o desenvolvimento de ações voltadas para a saúde, educação e sustentabilidade. Cada projeto nasce do diálogo com a comunidade, reforçando o papel da Unijuí como uma universidade comunitária, comprometida em devolver à sociedade o conhecimento produzido em sala de aula.
Os números deste semestre são expressivos: foram mais de 125 desafios trabalhados, envolvendo estudantes de 49 turmas, os quais geraram mais de 230 propostas de soluções para essas problemáticas. Para a comunidade, os PIs são uma oportunidade única de participação ativa no processo educacional, seja enviando demandas, acompanhando os resultados ou colaborando como mentores. Para os estudantes, é a chance de vivenciar a realidade profissional e de contribuir de forma significativa para o desenvolvimento local. Os Projetos Integradores da Unijuí são mais do que uma atividade curricular: são um encontro transformador entre a universidade e a sociedade.
Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, o Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde - campus Santa Rosa, promoveu sua primeira excursão, com destino às Termas de Marcelino Ramos.
Acompanhados de familiares e amigos, os usuários do laboratório puderam conhecer as piscinas com águas termais, realizar passeios de Maria Fumaça e de Catamarã, e participar de um baile realizado pelo Hotel Balneário, onde ficaram hospedados.
A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí - Criatec foi reconhecida como a detentora do melhor plano de ação desenvolvido durante o programa de capacitação HA.IA, uma iniciativa liderada pelo Centro de Competência Embrapii Virtus (Virtus-CC) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em parceria com a Anprotec.
A entrega do prêmio ocorreu durante o encerramento da 34ª Conferência Anprotec, que marcou a conclusão do programa HA.IA, onde foram entregues certificados aos 49 ambientes de inovação participantes e premiados os três melhores planos de ação desenvolvidos ao longo do projeto.
A entrega dos certificados foi realizada pela representante do Virtus, Ingridt Millenna Vieira, que destacou o papel da Anprotec na articulação do projeto. “Em nome do Virtus, gostaria de agradecer à Anprotec pela parceria. O sucesso do programa se deve à articulação e ao envolvimento da Anprotec. Ficamos encantados com 100% de adesão ao curso, o que reforça o comprometimento dos participantes com a evolução do ecossistema de inovação”, afirmou.
O programa HA.IA começou em julho de 2024, e teve como objetivo capacitar profissionais de aceleradoras e incubadoras associadas à Anprotec para apoiar startups focadas em tecnologias de Plataforma de Sensoriamento Inteligente para a Indústria. Com uma carga horária total de 50 horas, distribuídas em atividades síncronas e assíncronas, o programa contemplou conteúdos avançados como Onboarding; fundamentos de plataformas de hardware inteligente para a indústria, Tecnologias inteligentes integradas; entre outros.
Ao todo, além dos 49 ambientes de inovação de 19 estados diferentes, foram capacitados 145 profissionais. O programa alcançou 100% de aproveitamento, reforçando o compromisso das incubadoras e aceleradoras participantes com o desenvolvimento de startups tecnológicas.
Estão abertas até este domingo, 22 de dezembro, as inscrições para o curso de Atualização de Trânsito, neste link. A qualificação tem como objetivo atualizar os conhecimentos desses profissionais, levando em consideração a dimensão de sua responsabilidade de continuar contribuindo para a efetiva construção de um trânsito seguro.
Além disso, busca reforçar os conteúdos que tratam da responsabilidade do instrutor de trânsito na formação de condutores de veículos, e sua importância para a educação no trânsito, além de reforçar os conhecimentos referente à legislação de trânsito em conformidade com a legislação atual.
A formação é voltada para instrutores de trânsito que concluíram o curso de Formação há mais de cinco anos. Com duração de 20 horas, o curso será realizado no formato on-line, via Google Meet, entre os dias 2 e 7 de janeiro de 2025, das 18h30 às 22h20.
Para mais informações sobre esta e outras qualificações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/qualificacao-profissional ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
Até o dia 24 de janeiro, estão abertas as inscrições para a Casa do Estudante - Unicasa da Unijuí. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 21 vagas, sendo 12 para estudantes do sexo feminino e nove para estudantes do sexo masculino.
Podem concorrer acadêmicos matriculados em cursos de graduação da Universidade, na modalidade presencial, que não residam no perímetro urbano ou no meio rural próximo ao campus de Ijuí.
Outros requisitos incluem não possuir curso universitário em nível de graduação; não ser declarante de renda zero; e não ter sido morador da Unicasa por tempo correspondente à integralização curricular de seu curso de graduação.
Os interessados devem preencher o formulário on-line, disponível neste link, e anexar os documentos exigidos no edital, que pode ser conferido aqui. As vagas serão concedidas aos estudantes que atenderem às especificações do edital e apresentarem o maior índice de carência entre os concorrentes
Na manhã da última quinta-feira, 12 de dezembro, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ijuí (Acata) realizou, em sua sede, a eleição para a nova diretoria 2024/2025. A associação é uma das entidades assistidas pela Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) da Unijuí.
A nova diretoria passa a ser constituída pela presidente Aline Fontoura dos Santos; pela vice-presidente Sabrina dos Santos Fontoura; pela tesoureira Priscila Fontoura dos Santos; e pela secretária Adriane de Oliveira Fontoura. O Conselho Fiscal conta com as titulares Marilia Fontoura dos Santos, Maria Sonilda Sathes e Nair dos Santos, e com as suplentes Michele dos Santos Fontoura, Eliane Santos Moraes e Eriane Dora de Oliveira Martins.
Durante o encontro, foi realizada uma avaliação do mandato 2023/2024, destacando importantes ações desenvolvidas, como a participação em qualificações promovidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), a conquista de atuar na logística reversa de vidros, melhorias na infraestrutura e o aumento significativo da renda das associadas.
Segundo o grupo, a Associação, neste ano, avançou e melhorou muito. As associadas agradeceram o apoio recebido da Unijuí, por meio da Criatec, e do poder público, através da SMMA.
Para o novo mandato, a presidente eleita, Aline Fontoura dos Santos, pretende fortalecer as parcerias e ampliar a participação da Associação em diferentes espaços. Seu objetivo é qualificar o quadro social, aprimorar as condições de trabalho do grupo e buscar a aprovação de novos projetos que melhorem os processos internos.
Na oportunidade, participaram a analista de planejamento da Itecsol, Elizandra Pinheiro da Silva, e o secretário de Meio Ambiente, Yuri Pilissão, juntamente com seus colaboradores Nestor Matter, Mateus de Freitas, Ivan Oliveira e Remi Dama, trazendo uma retrospectiva dos quatro anos de gestão e do trabalho que vem sendo desenvolvido em benefício dos catadores da ACATA e ARL6.
A Unijuí, a partir do curso de Pedagogia, efetuou a doação de materiais lúdicos que estavam no campus Santa Rosa para a Escola Municipal de Ensino Infantil Olhar de Criança nas últimas semanas. A doação engloba uma série de materiais que eram usados pelos acadêmicos do curso com o objetivo de que aprendessem e desenvolvessem atividades lúdicas.
Os itens doados incluíam livros, brinquedos e outros materiais pedagógicos, destinados ao uso em sala de aula para crianças de diversas idades. Eles foram separados e estavam em desuso desde o encerramento do curso. Conforme explica a professora Marta Estela Borgmann, os materiais podem contribuir pedagogicamente para o ensino dos alunos da escola. “É importante podermos fazer esse repasse para a comunidade, a partir de itens que um dia foram usados para a formação de professores”, comenta.
Atualmente, o curso de Pedagogia é oferecido de forma presencial no campus Ijuí e no modelo de Educação a Distância.
O Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) promoveu, no dia 15 de dezembro, a edição final de 2024 do Domingo no Museu, evento que reuniu a comunidade em uma programação diversificada de cultura, arte e memória. Com entrada gratuita, o evento contou com exposições, apresentações musicais, lançamento de um novo projeto educativo e uma Feira de Natal com produtos artesanais locais.
Além disso, o público também teve a oportunidade de explorar diferentes espaços do Museu com a Exposição Temporária "Presépios: Oito Séculos de Religiosidade e Cultura", que encantou os visitantes com uma série de presépios que retratam a diversidade de tradições e expressões artísticas ao longo da história. Também foi possível visitar a Exposição de Longa Duração e a Exposição Fotográfica "Transformação Urbana de Ijuí através da Fotografia", fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do estudante do curso de Jornalismo da Unijuí, Giordano Toniazzo, sob a orientação da professora Dra. Gisele Corrêa Noll.
Um dos destaques da tarde foi o lançamento do projeto "Valorização da Cultura Fotográfica através de Jogos com a Comunidade no Madp/Fidene". A iniciativa, financiada pelo Programa Empreender para Transformar da Sicredi das Culturas RS/MG, une a cultura fotográfica analógica com a interatividade dos jogos educativos. Durante o lançamento, o público pôde participar de demonstrações práticas e atividades interativas, promovendo uma experiência única.
Outro momento especial foi a apresentação do Espaço Musical Professora Helena Sala, que trouxe ao palco o Trio de Ukulele, formado por Isadora, Marina e Manuele, e o Trio de Canto, com Andreia, Larissa e Luciana. As performances destacaram o talento local e celebraram a diversidade cultural. Para encerrar o evento, a Feira de Natal proporcionou ao público a chance de adquirir produtos de artesãos locais, valorizando a produção artesanal e incentivando a economia criativa, através de uma variedade de produtos exclusivos.
O presidente da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do RS (Fidene) e reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, ressaltou a relevância do evento para a comunidade e o papel do Museu.
"Estamos finalizando mais uma etapa de um Domingo no Museu. É uma das muitas ações que realizamos em 2024 para trazer à comunidade diversos aspectos que podem ser evidenciados por todo o trabalho realizado pelo Madp, que serve à comunidade com muito carinho e ênfase". O presidente destacou o compromisso em fortalecer as atividades culturais e agradeceu o apoio do público ao longo do ano. "Gostaríamos de agradecer a todos que nos prestigiaram este ano e convidá-los a continuar nos apoiando em 2025, fortalecendo esse trabalho para que ele siga crescendo", pontuou.
Conforme a diretora do Museu, Iselda Sausen Feil, o Domingo no Museu marcou a história por sua variedade, diversidade, alegria e riqueza cultural. Para ela, o Museu se mostrou "vivo", com exposições sensíveis e encantadoras, além de contar com apresentações musicais que evidenciaram o talento e a importância das pessoas de Ijuí. "Reafirmamos que, efetivamente, é possível viver cultura, alegria, música, entretenimento e história no mesmo lugar: o nosso Museu", concluiu.
Representando o Conselho Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, o professor da Unijuí, Fernando Jaime González esteve presente no evento “Ciência e Inovação na Estratégia de Desenvolvimento do RS”, realizado pelo governo do Estado, nesta semana. Durante a atividade, o governador Eduardo Leite anunciou um investimento de R$360 milhões em inovação, ciência e tecnologia, para 2025, o maior montante já alocado para a área e um valor cinco vezes maior que o orçamento médio anual na última década.
O evento incluiu também o lançamento da Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Pecti-RS) 2025-2030, entregue ao governador pelo professor, e uma comemoração pelos 60 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).
“Parabenizo o Governador pela visão estratégica de colocar a ciência, a tecnologia e a inovação como um dos principais vetores para o desenvolvimento sustentável do nosso estado. Essa decisão reflete o compromisso com um futuro pautado pela transformação digital, a valorização do conhecimento e a geração de oportunidades”, destaca o professor Fernando.
A Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação foi elaborada a partir de contribuições de diversos setores após consulta pública. Ela é um marco relevante para a inovação, a ciência e a tecnologia no Estado e tem o objetivo de fortalecer a criação, a atração e o desenvolvimento de empresas de base tecnológica, institutos de pesquisa e universidades, entre outros, para incentivar o empreendedorismo inovador e as atividades científicas e tecnológicas no RS.
“Sinto-me profundamente grato por ter recebido a honraria de realizar a entrega simbólica deste documento, que simboliza os esforços conjuntos de tantos profissionais comprometidos com a inovação e o progresso do Rio Grande do Sul”, complementa.
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