Unijuí e Poder Público de Três Passos planejam parcerias para 2023 - Unijuí

Unijuí e Poder Público de Três Passos planejam parcerias para 2023

Na manhã desta terça-feira, 13 de dezembro, a reitoria da Unijuí e a coordenação do campus Três Passos reuniram-se com representantes do Poder Público Municipal, para tratar de questões relacionadas a Biblioteca Pública Municipal e também a solicitação de reversão do espaço atual do Polo Oleoquímico para o poder público municipal.

Participaram da reunião a presidente da Fidene e reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring; o Diretor Executivo da Fidene e vice-reitor de Administração da Universidade, professor Dieter Siedenberg; o coordenador do campus Três Passos, professor André de Castro e a supervisora do campus Sandra Ottonelli. Representando a Administração Municipal estiveram presentes o prefeito, Arlei Tomazoni; o vice-prefeito, Rodrigo Ipê; o secretário de Educação, Desporto e Cultura, Osvaldir Urnau; o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Carton Cardoso; o secretário de Planejamento, Lucas Neckel; a coordenadora do Setor Cultural, Andrea Baraldi; e o procurador-geral do município, Carlaile Hörbe.

Um dos pontos altos do planejamento para o próximo ano está relacionado às melhorias envolvendo a Biblioteca Pública Municipal e a Biblioteca Mario Osorio Marques. Ficou definido que será apresentada, até o início de 2023, uma proposta conjunta pelas instituições, visando investimentos para a aquisição de novas bibliografias, equipamentos e adequações no espaço físico da atual biblioteca, especialmente referentes à acessibilidade do público externo. Além disso, a proposta irá contemplar a promoção de atividades culturais no espaço das bibliotecas de forma conjunta, prevendo diversas manifestações artísticas, como pintura em tela, teatro e dança, envolvendo o público das escolas públicas e a população que desejar participar. Na reunião também se debateu um acordo entre a Universidade e o Poder Público Municipal.

Para o prefeito do município, o diálogo foi positivo. “A Universidade se mostra mais uma vez parceira da nossa gestão. Quando pensamos no bem comum e na qualidade da oferta educacional ao munícipe, a Unijuí e Prefeitura não medem esforços para concretizar este sonho de novamente contarmos com uma biblioteca em Três Passos”, destacou.

Já a reitora da Unijuí se demonstra bastante otimista com as perspectivas de futuro. “Saímos dessa reunião bastante otimistas, com a possibilidade real de novas parcerias entre a Universidade e o Poder Público Municipal, que dado o contexto atual, trazem outras exigências de atuação. A reunião serviu para iniciarmos este processo, no qual as duas instituições possuem o mesmo objetivo: contribuir com o desenvolvimento da cidade de Três Passos”, finalizou.