ERI promove reunião de orientação aos estudantes que vão sair para intercâmbio em 2023 - Unijuí

Nesta segunda-feira, 12 de dezembro, o Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí realizou uma reunião com os estudantes que sairão em intercâmbio no próximo semestre. O objetivo do encontro foi passar as orientações finais sobre o intercâmbio e realizar a assinatura do “Termo de Compromisso de Estudos no Exterior”.

Do encontro, participaram a reitora, professora Cátia Maria Nehring; a coordenadora de cooperações com universidades portuguesas, Angélica Moreira; a assessora de Relações Internacionais, Vanderléia de Andrade Haiski; e a assistente de relações internacionais, Monique Roloff; além dos acadêmicos e familiares.

“Em nome da Instituição, gostaríamos de desejar um ótimo intercâmbio a cada um de vocês. Apesar do friozinho na barriga, essa é uma experiência ímpar. Uma oportunidade única de ter novas experiências, conhecer novas pessoas, novos colegas e professores, e visitar diferentes países”, destacou a reitora, que aproveitou o momento para dar algumas dicas aos futuros intercambistas, como também fez a professora Angélica Moreira, que compartilhou a sua experiência de intercâmbio e reforçou que a oportunidade lhe abriu portas na carreira.

Para a Universidade do Porto, em Portugal, irão os estudantes Luiza Bammesberger (Biomedicina), Leandro Henrique Dolostovitsch (Farmácia), Leonardo Luan Moreira Serpa Sá (Engenharia Elétrica) e Rodrigo Oliveira Salvati (Engenharia Elétrica). Preparam-se para o intercâmbio no Instituto Politécnico de Leiria - IPL, em Portugal, Fernanda Taís Lohmann (Ciências Contábeis),  Guilhiane de Abreu Squinzani (Ciências Contábeis) e Jean Victor Bruxel (Engenharia Elétrica). Renata Mantovani da Costa, do curso de Psicologia, vai para a Polônia, na Universidade Marie Curie-Sklodowska - UMCS; enquanto que Gabriel Bueno da Silva, do curso de Direito, irá para a Universidade Autônoma de Encarnación - UNAE, no Paraguai.

Cursando o 4º semestre, Renata Mantovani da Costa escolheu a Polônia por ser um país onde se fala o inglês. Ela quer praticar a língua e, nos cinco meses de intercâmbio, pretende se aperfeiçoar, conhecer novos países e pessoas. Ela embarca em fevereiro, assim como Leonardo Luan Moreira Serpa Sá, que está quase finalizando o curso de Engenharia Elétrica. Ele, por sua vez, escolheu a Universidade do Porto por ser uma das melhores instituições da Europa. O intercâmbio, para Leonardo, é o primeiro passo para construção de uma carreira fora do Brasil. “Sou bolsista de Iniciação Científica no Grupo de Automação e Controle (GAIC) da Unijuí e acredito que os ensinamentos que tive podem ser aplicados lá fora. A minha expectativa para o intercâmbio é boa. Quero conhecer novas culturas, pessoas, e estudar bastante para conseguir me destacar”, disse.

Após a assinatura do Termo de Compromisso, a professora assistente de inglês, Nicole Bedoya, dos Estados Unidos, compartilhou um pouco da sua experiência como intercambista em diversos países.