Unijuí oferta diferentes ambientes para prática aos acadêmicos das Engenharias - Unijuí

Unijuí oferta diferentes ambientes para prática aos acadêmicos das Engenharias

Durante o percurso formativo, os estudantes dos cursos de Engenharia da Unijuí passam por diversas experiências até a chegada ao mercado de trabalho. Além de todo embasamento teórico que adquirem em sala de aula, os acadêmicos possuem inúmeros ambientes de aprendizagem.

Estudantes de Engenharia Civil têm à disposição os Laboratórios de Geotecnia; Pavimentação; Cerâmica, Blocos e Pisos; Câmara Úmida, Concreto e Geologia. Estes espaços fazem parte do Laboratório de Engenharia Civil (LEC), que possui ambientes em Ijuí e Santa Rosa.

Já os acadêmicos de Engenharia Elétrica contam com os Laboratórios de Eletrônica Analógica e Digital (Lead); Máquinas Elétricas (Lame); Eletrotécnica (LaE); Automação e Controle (LAC); Simulação Digital (LSD); Sistema de Potência (LaSP) e Robótica (LaRo). Esses ambientes estão situados no Espaço Mais Inovação, no campus Ijuí.

Os estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia da Produção compartilham espaços que proporcionam experiências diferenciadas para os acadêmicos no campus Panambi. São eles: Laboratórios de Ensaios Mecânicos e Análises Metalográficas; Soldagem e Tratamentos Térmicos; Automação Industrial;  Metrologia e Instrumentação; Fabricação Assistida e Fenômenos de Transporte.

Também há casos em que os cursos de Engenharia dividem ambientes com cursos de outras áreas, como é o caso da Engenharia Química. Os estudantes podem utilizar tanto o Laboratório de Engenharia Química, dividido com Agronomia, Engenharia Civil e Elétrica, quanto o Laboratório de Química, compartilhado com diversos cursos presentes no campus Ijuí.

De modo geral, também são amplamente utilizados pelos cursos os Laboratórios de Física; Química; Computação Gráfica e Sistemas Operacionais e Distribuídos.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí