Salão do Conhecimento encerra com mais de três mil estudantes na MoEduCiTec e 1ª Mostra da Extensão Unijuí - Unijuí

No dia 27 de outubro, sexta-feira, ocorreu o encerramento do Salão do Conhecimento 2023. O último dia do evento trouxe para o campus de Ijuí a 7ª edição da Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica (MoEduCiTec) e a 1ª Mostra da Extensão Unijuí, que reuniu mais de três mil estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior.

A programação da MoEduCiTec e da 1ª Mostra da Extensão Unijuí teve início pela manhã, com a cerimônia de abertura no Salão de Atos. O evento contou com a participação de representantes da 36ª Coordenadoria Regional de Educação e da Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, que são parceiros da MoEduCiTec desde a sua primeira edição.

O público presente pôde prestigiar a apresentação musical da banda de pop rock “Pagu”, do Colégio Evangélico Augusto Pestana, liderada pelo professor Adriano Kronbauer.

A MoEduCiTec constitui-se como um espaço aberto à publicação de trabalhos resultantes das salas de aula, abrangendo todas as áreas, níveis e modalidades de ensino e educação. Este evento se estabelece como um importante movimento de valorização das produções estudantis, potencializando o protagonismo dos estudantes e de seus professores.

Desde sua primeira edição, a MoEduCiTec passou a criar e vem consolidando uma cultura que valoriza a produção, exposição e publicação de trabalhos, com base no que se ensina, estuda, aprende, pesquisa e vivencia em sala de aula. Assim, promove a imaginação, criatividade, iniciação científica e atitude investigativa como fatores propulsores do protagonismo aliado ao desenvolvimento humano e social por meio da educação nas ciências.

A coordenadora da 7ª MoEduCiTec, professora Lenir Basso Zanon, agradeceu a participação de todos os inscritos. "Saudamos a participação de cada autor de trabalho que participou desta edição. É essa participação que dá continuidade a esse movimento de aprendizado e troca de informações, que cultivamos ao longo dos anos. A MoEduCiTec só é realizada pela participação ativa de cada estudante, professor e instituição de ensino engajada nesse amplo e rico movimento. Este é um evento de todos nós, aqui valorizamos as produções dos estudantes com seus professores", disse Lenir.

Em nome da Unijuí, a reitora, professora Cátia Maria Nehring, realizou a saudação institucional e destacou a importância do evento para os jovens estudantes. "Para nós, enquanto Instituição de Ensino Superior, inspirada e envolvida pela ciência e pela transformação de pessoas por meio da educação, somos proponentes e realizadores juntamente com a Coordenadoria Regional de Educação e a Secretaria Municipal de Educação de Ijuí. É uma grande alegria, satisfação e responsabilidade chegarmos até aqui. Vemos tantos jovens inspirados pela pesquisa, com um princípio pedagógico articulador de atividades educativas propulsoras da formação dos sujeitos e das aprendizagens nos diversos níveis, essa é a riqueza desta mostra. Mas também temos diversas modalidades de ensino, o que nos motiva a continuar insistindo em uma velha frase, mas eu digo, é uma frase atual  'a educação transforma as pessoas, e as pessoas transformam o mundo", pontuou a reitora.

Logo após a abertura oficial, os estudantes e professores participaram da palestra "Desafios e Possibilidades para Ensinar e Aprender a Escrita com (pela) Pesquisa?", ministrada pelo professor doutor Adão Caron Cambraia. Às 10h, teve início a mostra e apresentação de trabalhos da MoEduCiTec e 1ª Mostra da Extensão Unijuí. As visitações seguiram durante a tarde, e posteriormente, os avaliadores passaram pelas salas para entregar os certificados de participação aos estudantes.

O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, destacou a participação dos projetos de extensão na programação da MoEduCiTec. "No início deste ano, nos reunimos com todos os projetos de extensão e fizemos uma discussão sobre a criação das prioridades para o trabalho conjunto dos projetos. Ficou claro que tínhamos que fazer uma mostra para apresentar os projetos em conjunto. A partir disso, começamos a pensar em alternativas e, como a Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão está diretamente envolvida com a MoEduCiTec, que reúne muitos jovens, foi fácil decidir que este evento seria o melhor lugar para fazer a Mostra da Extensão", explicou o vice-reitor.

À tarde, também ocorreu uma oficina online sobre "Normas da ABNT: citações, referências e estrutura de trabalhos acadêmicos", ministrada pela bibliotecária, Cristina Libert Wiedtkenper.

E para encerrar o Salão do Conhecimento, foi realizada uma aula aberta do curso de Letras, com a palestra "Experiências em intercâmbio acadêmico e profissional na área de Letras".