Realizado o 2º Seminário de Práticas Pedagógicas da Unijuí - Unijuí

Realizado o 2º Seminário de Práticas Pedagógicas da Unijuí

Na tarde desta sexta-feira, 27 de outubro, aconteceu o 2º Seminário de Práticas Pedagógicas da Unijuí, integrando a programação do último dia do Salão do Conhecimento 2023. O evento foi realizado de forma online, a partir do tema “A avaliação no processo pedagógico”.

“O objetivo deste segundo seminário é refletirmos a partir de experiências externas a respeito do processo de educação por competências e, com isso, também sobre o processo de avaliação dos estudantes. Em 2021, nós implementamos o ensino por competências, por meio da Graduação Mais, e neste ano nosso processo avaliativo, que leva em conta o currículo por competências, conta com uma nova resolução, aprovada pelo Conselho Universitário. Estamos construindo esse caminho e nada melhor do que contarmos com um momento de formação voltado à avaliação”, destacou a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, lembrando que a resolução aprovada conta com três fundamentos: que a avaliação é um processo contínuo; que somente a partir de diferentes instrumentos é possível avaliar os conhecimentos conceituais, atitudinais e procedimentais que regram uma competência; e que há a necessidade de uma comunicação clara com os acadêmicos, a partir deste processo, por meio do feedback.

Conforme destaca a coordenadora do Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP) da Unijuí, Mariane Martins, todo o processo pelo qual a Universidade passa, desde a implementação da educação por competências até a alteração da resolução de avaliação, refletiu e vem refletindo em mudanças estruturais na concepção de ensino e, consequentemente, na avaliação. “Entendemos que a troca de experiências com outras universidades que fizeram movimentos em direção à educação por competências poderia fortalecer o trabalho que os professores desenvolvem aqui, na Unijuí. E foi neste sentido que decidimos convidar a professora Cinthia Bittencourt Spricigo, que possui grande experiência nas práticas pedagógicas da educação por competências, para essa conversa”, disse.

Cinthia é graduada em Engenharia de Alimentos, mestre e doutora em Engenharia Química, e atualmente professora na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. A convidada iniciou a sua fala destacando os benefícios do ensino por competências ou de resultados por aprendizagens. “Além de ser o modelo sempre utilizado pelas acreditadoras, o ensino por competências também é considerado pela Unesco algo que tem valor para o mundo do trabalho. É um modelo mais focado no uso do conteúdo do que no conteúdo em si, e que permite que as aprendizagens sejam mais aprofundadas”, disse.

Para conferir a palestra na íntegra, acesse: