Pós-Graduação em Folclore e Artes Populares tem início neste mês - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

A Pós-Graduação Lato Sensu em Folclore e Artes Populares: Cultura, Desenvolvimento e Gestão já tem data marcada para o seu início na Unijuí. As atividades começam no dia 21 de agosto, às 8h30. As inscrições seguem abertas até o dia 8 de agosto e podem ser realizadas no endereço unijui.edu.br/pos. O curso é coordenado pelo professor mestre Josei Fernandes Pereira e pelo professor doutor Adelar Francisco Baggio.

Segundo o professor Josei, o objetivo da especialização é possibilitar que os participantes ampliem seus conhecimentos sobre cultura popular, folclore e patrimônio cultural. “O curso procura desenvolver competências cognitivas, técnicas e atitudinais de profissionais e participantes vinculados com as diversas manifestações, grupos e organizações culturais", comenta.

A Pós-Graduação tem sua importância relacionada à ampliação da compreensão sobre a dimensão simbólica do folclore e da cultura popular e seus entrelaçamentos com os processos de identidade das pessoas e dos povos. “A estrutura curricular propicia a reflexão sobre os processos de institucionalização das manifestações do folclore e da cultura popular, os vínculos com o estado e seus efeitos sobre sua organização e transformação na contemporaneidade” afirma o professor.

A especialização destina-se à qualificação de pessoas que atuam na área ou interessadas em atividades de preservação dos patrimônios material e imaterial. Além disso, é indicado para quem procura novos conhecimentos nas artes populares, no folclore e nas demais expressões pertencentes à diversidade cultural em organizações privadas ou públicas. 

O professor ainda comenta o quão importante é criar espaços para todas as expressões culturais, pois a diversidade cultural fortalece a livre circulação de ideias e nutre-se das constantes trocas entre as culturas. “O curso aborda uma diversidade de temas, conceitos e ações no campo da cultura, que exercem papel importante para a coesão social em geral, contribuindo para construção da identidade de cada povo,” finaliza o professor.

As aulas do curso serão ministradas de forma online, contabilizando 390 horas/aula. A partir da aula inaugural do dia 21 de agosto, os encontros ocorrerão nas segundas e terças-feiras, no período da noite, e nos sábados pela manhã. 

Gabriel R. Jaskulski, estagiário de Jornalismo da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.