Encontro entre representantes das instituições comunitárias aconteceu nesta quarta-feira, dia 28
Na tarde desta quarta-feira, dia 28 de julho, a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, participou da 42ª e 43ª Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária da Abruc - a Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior. Realizada de forma online, a reunião contou com o tema “Aprendizagem mediada por tecnologias, pandemia da covid-19 e Regulação da Educação Superior: o que sabemos, o que achamos que sabemos e o que não sabemos.”
Reunindo representantes de 67 instituições comunitárias, a reunião contou com a apresentação do parecer do Conselho Fiscal e discussão sobre alteração estatutária. Também foi tratado sobre o encontro que o presidente da Abruc, professor Ney Lazzari, teve esta semana junto à Secretaria de Educação Superior (Sesu)/ Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), a partir dos trabalhos realizados por um grupo de reitores sobre os cursos de Medicina - a respeito da regulação, aumento de vagas e novos cursos, do qual a reitora Cátia Nehring faz parte. Sobre este grupo, a reitora destacou a importância de um estudo realizado, que mostra a tradição, história e atuação das universidades comunitárias na área de saúde. Além disso, houve um destaque especial para o reconhecimento da Lei das Comunitárias como um terceiro setor da Educação Superior no País. Ou seja, pública não estatal.
Além dos cursos de Medicina, também foi debatida a participação e os movimentos necessários das instituições comunitárias em relação ao Edital nº 35, de 21 de junho de 2021, da Secretaria de Educação Básica, que trata da constituição do Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação na Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares, do qual a Unijuí tem interesse em participar. Porém, o Edital condiciona a organização de uma rede de ensino, envolvendo instituições pública, estadual e comunitária por região. No Rio Grande do Sul, nenhuma instituição pública mostrou interesse em participar, considerando as regras do Edital.
A partir da Abruc, será feito um grupo de trabalho para interlocução com a Secretaria de Educação Básica, propondo a prorrogação e/ou novas regras para o Edital. A reitora Cátia Nehring destacou a trajetória da Unijuí na formação de professores e a necessidade de políticas públicas de valorização destes profissionais.
O encontro também tratou da Conferência Mundial de Educação Superior, que deveria acontecer neste ano, mas que foi adiada para 2022 em função da pandemia de covid-19. Promovido pela Unesco, o evento acontecerá na Espanha.
Finalizando a reunião, os reitores debateram os movimentos das instituições para o retorno presencial neste segundo semestre.