Nesta terça-feira, dia 25 de abril, o Escritório de Relações Internacionais (ERI), o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), o curso de Medicina e o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências (PPGEC) da Unijuí promovem, no Centro de Eventos, o Seminário Temático, a partir das 19h30.
Ao longo da noite, dois temas serão abordados: o primeiro será a “Qualificação médica na Alemanha: oportunidades e desafios e atendimento de urgência e emergência”. À frente da discussão estará o médico traumatologista e diretor médico do Hospital Helios em Nienburg, na Alemanha, Michael Stalp.
Também haverá debate sobre “Desafios no campo da formação e do conhecimento/intervenção em saúde: experiências latino-americanas”, com Yoisse Nathaly Velasco Rodríguez, que é médica-cirurgiã e cátedra de medicina da Universidad Cooperativa da Colômbia e doutoranda em Ciencias de la Educacion na Universidad de Nariño.
Serão mediadores do Seminário Temático o coordenador do PPGEC, professor Sidinei Pithan da Silva, a coordenadora do PPGAIS, professora Adriane Kolankiewicz, e o coordenador do curso de Medicina, professor Jorge Brust.
A convite do Programa Integrado para a Terceira Idade - Piti da Unijuí, integrantes do Projeto de Extensão Educação em Saúde estiveram, na última semana, realizando uma atividade com os idosos do grupo. A ação foi apenas a primeira de uma série de cinco encontros que estão sendo organizados pelo projeto, coordenado pelo professor do curso de Biomedicina, Vitor Antunes de Oliveira.
“Neste primeiro encontro, abordamos a hipertensão arterial e a anatomia do sistema cardiovascular, além de fatores relacionados ao tema, sendo eles modificáveis ou não. De acordo com o planejamento do nosso grupo, ainda abordaremos o diabetes, a dislipidemia, a interação medicamentosa e alimentação saudável, ao longo de outros quatro encontros”, explicou a bolsista do Projeto de Extensão e estudante do sétimo semestre do curso de Fisioterapia, Eduarda Bohn Oliveira, lembrando que novos encontros ainda podem ser realizados, atendendo aos temas de interesse do grupo.
Eduarda acredita que a interação entre os projetos é capaz de promover diversas atividades comunitárias, incrementando ainda mais a jornada acadêmica e, logo, profissional dos estudantes. “É como um momento de preparo para a nossa jornada profissional, que logo chegará, nos permitindo ter um grande contato com a comunidade, com a população que vai contar com os nossos serviços depois de formados. Entrar num projeto de extensão, como o Educação em Saúde, tanto como bolsista quanto como voluntário, nos permite ampliar nossa visão e ter contato também com outros cursos, exemplificando por que o multi e o interdisciplinar funcionam, além de demonstrar a importância desse trabalho em conjunto”, afirmou.
O Ministério Público do Rio Grande do Sul por meio do Núcleo de Resolução de Conflitos Consumerista - MPRS/NUCON e a FIDENE/UNIJUÍ formalizaram um Termo de Ajuste de Conduta - TAC, que consiste em ressarcir os estudantes ou egressos que contrataram o FIES, no período de agosto de 2015 a julho de 2020, referente ao desconto pontualidade da mensalidade financiada pelo FIES, conforme dispõe o artigo 4º do Código de Defesa do Consumidor, o artigo 4º da Lei 10.260/2001 e a Portaria Mec 10/2010, em cumprimento ao Inquérito Civil nº 01524.000.164/2020.
Assim, os estudantes que estiveram matriculados com FIES no período acima, poderão procurar a Central de Atendimento ao Estudante (CAE), em um dos quatro campi da Unijuí (Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos), de forma presencial, a partir do dia 02 de maio de 2023, munidos de documento pessoal com foto e dados bancários, para buscar informações sobre o possível saldo e, em caso de saldo positivo, aderir ao Termo de Adesão que prevê o ressarcimento dos valores de acordo com o Plano de Pagamento assinado entre a FIDENE/UNIJUÍ e o MPRS/NUCON, conforme cronograma abaixo:
Todo ressarcimento será pago, exclusivamente, mediante depósito bancário em conta do titular, para fins de comprovação junto ao Ministério Público.
Não serão informados valores por telefone (considerando a lei de proteção de dados), bem como para terceiros.
No caso do beneficiário não poder se fazer presente, este deverá apresentar uma procuração válida e reconhecida, conforme modelo link.
Após um longo período sem a realização da iniciativa, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) retomou, neste ano, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM). A Unijuí participou da chamada, apresentou sua proposta, e hoje faz parte do programa com seis bolsistas do Ensino Médio, selecionados junto à Escola Técnica Estadual 25 de Julho de Ijuí, parceira da Universidade na iniciativa.
“Nós abrimos um conjunto de grupos de pesquisa na Unijuí, que propõem incluir os alunos do Ensino Médio na produção de trabalhos de iniciação à pesquisa, estando todos eles alinhados às experiências que os professores realizam na escola”, explicou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González.
Entre os principais objetivos do programa estão o fortalecimento e a disseminação dos conhecimentos científicos e tecnológicos aos estudantes; a inserção dos alunos do Ensino Médio em projetos e grupos de pesquisa nas Instituições de Ensino Superior, facilitando o acesso do estudante à cultura científica; e o incentivo ao despertar da vocação científica e tecnológica entre os jovens.
Durante o período em que estão como bolsistas, os estudantes recebem uma bolsa de estudos no valor de R$ 300 - benefício que anteriormente era de R$ 100. “Alunos que têm vínculo com grupos de pesquisa inspiram outros estudantes a também querer estar na academia. Esse programa é uma ponte que se abre entre o aluno e a universidade”, completou o vice-reitor.
Orientadora no PIBIC-EM, a professora pós-doutora Rosane Teresinha Carvalho Porto complementa que o principal objetivo das bolsas CNPq, seja para os alunos do Ensino Médio ou para graduandos, é despertar nos estudantes a curiosidade e a reflexão crítica a partir da leitura, da investigação, para que, quando estiverem no mestrado, tenham maturidade para compreender a lógica e a formação de serem mestres e depois doutores em suas áreas.
Ao estudante do 2º ano do Ensino Médio que orienta, João Guilherme, a professora Rosane já encaminhou duas atividades: primeiro, solicitou que o bolsista realizasse um levantamento das obras literárias que já leu, tem curiosidade de ler ou são trabalhadas na escola. Depois, solicitou que o estudante fizesse um levantamento sobre o que é trabalho escravo e o que aconteceu em Bento Gonçalves. Recentemente, três trabalhadores procuraram a polícia após fugirem de um alojamento em que eram mantidos contra sua vontade. Uma operação realizada no mesmo dia resgatou mais de 200 pessoas que eram submetidas a trabalho análogo à escravidão durante a colheita da uva.
“Atuo na área de Direito Processual do Trabalho e tenho um projeto de pesquisa, dentro da Universidade, que envolve formas adequadas de resolução de conflitos. Junto à Fapergs, também tenho um subprojeto, com duração de dois anos, que diz respeito aos limites e possibilidades da mediação sanitária, envolvendo demandas judiciais dos trabalhadores do Brasil, Argentina e Chile. E neste projeto, que tem como recorte a mediação sanitária, há de se ressaltar a saúde do trabalhador, categoria vinculada à minha área de atuação e às relações de trabalho”, explicou a professora, lembrando que o estudante, ao mesmo tempo em que está tendo a primeira experiência na pesquisa, também está tendo contato com uma das área do Direito.
“A ideia é que o bolsista desenvolva, junto comigo, um resumo expandido a partir dos livros de literatura que apontou e das pesquisas que fez na internet sobre o trabalho escravo, tema vinculado ao meu projeto maior. Juntos, iremos apresentar o trabalho no 3º Seminário de Políticas Públicas e Acesso à Justiça, que acontecerá no mês de maio”, explicou a professora, lembrando que o estudante também terá o seu auxílio para a apresentação. “O João Guilherme tem se mostrado bastante atento, preocupado, focado em compreender o funcionamento da Universidade e o que é a área da Direito, esse mundo da pesquisa. E isso é muito interessante, muito importante. Ele já entende a importância de não plagiar, de mencionar fontes”, relatou a professora.
Diretora na Escola Técnica 25 de Julho, a professora Mari Terezinha da Rocha Monteiro considera importante a participação dos alunos no programa. “A iniciativa possibilita o contato mais direto com a pesquisa, aproxima os alunos da universidade e eles já vão trabalhando a ideia de continuidade dos estudos. Os pais ficaram muito felizes pela oportunidade dada aos filhos”, afirmou.
Ontem, 19 de abril, foi celebrado o Dia dos Povos Indígenas, ou ainda povos originários, aqueles que já estavam aqui quando da chegada dos europeus. Mas seria o dia 19 um dia de celebração ou de reflexão. Essa foi a temática debatida no Rizoma desta quinta-feira, na Rádio Unijuí FM.
Maria Inês de Freitas, que é indigena Kaingang, natural e residente na Terra Indigena Guarita, município de Tenente Portela-RS, coordenadora regional em Passo Fundo da Fundação Nacional dos Povos Indígenas - Funai, sócia fundadora da Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul, Pedagoga formada pela Unijuí, mestre em educação pela UFRGS e estudante de direito na UFSM, militante do movimento indigena da região Sul-ATL e da Marcha das Mulheres Indígenas, destaca que um dado a ser comemorado é uma maior conscientização, a partir deste ano, sobre a necessidade de ter à frente dos assuntos dos povos indígenas, pessoas qualificadas que são, de fato, indígenas. “Uma outra coisa que acho importante destacarmos é que apesar de um momento de reflexão, também é um momento de comemoração sim, pois temos muitos motivos para comemorarmos por sermos indígenas e por termos muitas perspectivas positivas a partir de um contexto de entendimento, a partir de políticas públicas governamentais que entendem que também dentro deste povo há pessoas qualificadas para falar por essa parcela da população”, comenta.
Já para a licenciada em História pela Unisinos e especialista em mulher Kaingang (com ênfase em estudos e pesquisa acerca da Tenda da Lua), e também descendente patrilinear Kaingang, Jaqueline Maria dos Santos, ver que cada vez mais os indígenas estão ocupando espaços importantes na sociedade é motivo de orgulho. “Ver tantos indígenas nas universidades para que elas virem ‘pluversidades’ é incrível. Eu descobri, por exemplo, que sou filha de Kaingang e não sabia. De 500 anos para cá ou tu tem o pé na aldeia ou tu tem o pé na África, não tem como negar isso. E negar os povos indígenas é negar tua própria natureza. E quando debatemos tanto a questão do índio quando a da inserção da mulher indígena, caímos na questão histórica. Entender a história é muito importante, pois se tu sabe quem tu é, tu sabe para onde tu vai”, destaca.
O professor doutor Doglas Cesar Lucas Possui, é professor dos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Direito na Unijui e editor-chefe da Revista Direitos Humanos e Democracia, coordenador da Coleção Direitos Humanos e Democracia, trouxe para o debate a questão do reconhecimento do indígena e suas crenças como um ser, de fato, humano. “Isso porque as discussões lá no século 16, depois da ocupação da América, no âmbito da antropologia, da Filosofia e do Direito, sobre o conceito perpassavam pela ideia do ser humano como uma ideia de branquitude e de civilização europeia. Então quando colonizamos, fizemos isso construindo um processo de poder, um processo de ser e um processo de saber, ou seja, tudo que não era europeu não tinha lugar. E isso, sem querer ou querendo, ainda é replicado até hoje e é por isso que, apesar de os modelos pedagógicos e de discussão terem sido refinados, ainda reproduzem um eco de um mesmo processo, apenas com novos tons, de uma dinâmica colonial. O que evidencia a necessidade de reconhecer e respeitar os sujeitos que constituem a nossa sociedade brasileira, em suas diferentes culturas, religiosidades e experiências. E isso não é um favor, isso é um direito previsto, inclusive, nas cartas internacionais de direito”, comenta.
O debate que seguiu ainda trouxe assuntos relevantes como os desafios para os próximos anos em nosso país, a aproximação entre os povos indígenas e a compreensão dos diferentes tipos de culturas destes povos. Para acompanhar toda a discussão, você pode acessar o Rizoma Temático na íntegra nas plataformas streaming, no canal do Youtube da Rádio Unijuí FM ou clicando no link abaixo:
Estão abertas até o dia 30 de abril as inscrições para o programa de bolsas de estudos parciais na Itália, ofertado pela Cuoa Business School, uma das mais importantes escolas de negócios da Europa. Podem participar da seleção, estudantes dos cursos de Graduação e Pós-Graduação, professores, técnicos-administrativos e egressos da Unijuí, que tenham concluído o curso em, no máximo, um ano.
A oportunidade surge por meio de uma parceria entre a Unijuí e a International Business School (IBS), que visa ofertar cursos que aliam formação acadêmica com experiência executiva no exterior, para alunos que buscam desenvolver o idioma inglês com foco em negócios. Para isso, os estudantes receberão uma bolsa de estudos parcial que cobre 70% do investimento do programa escolhido. Os selecionados também terão acesso a preços subsidiados na hospedagem, teste gratuito de proficiência em inglês e outras orientações.
O objetivo do programa é oferecer a oportunidade para os estudantes aprofundarem seus conhecimentos na área de administração e desenvolverem o idioma inglês. Com duração de três semanas, os cursos poderão ser realizados em janeiro ou julho de 2024, e contam com aulas em período integral, ministradas em inglês, exigindo proficiência de nível a partir do intermediário. Confira os cursos ofertados:
- International Management & Leadership;
- Business Strategy & Marketing Management;
- Operations, Logistics & Lean Management;
- Creativity, Innovation & Entrepreneurship.
Os programas oferecem ainda uma visita opcional à Organização das Nações Unidas (ONU) e à Organização Mundial do Comércio (OMC), localizadas em Genebra, na Suíça.
Para receber mais informações sobre o processo seletivo, preencha o formulário disponível neste link ou entre em contato com o Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí através do e-mail eri@unijui.edu.br, página do escritório no instagram ou ainda presencialmente, na sala localizada no 2º andar do prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques, no campus da Unijuí em Ijuí.
As inscrições para a primeira edição do Congresso Empreendedoras Campeãs - “Mulheres no topo do sucesso”, promovido pelo programa de empreendedorismo feminino da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Critatec) da Unijuí, foram prorrogadas. Interessadas podem garantir a sua vaga até o meio-dia desta sexta-feira, dia 21 de abril, no site criatecunijui.com.br/eventos/50.
O evento ocorrerá no sábado, dia 22 de abril, com uma programação diversificada, visando estimular o empoderamento feminino através do empreendedorismo. Entre as atrações estão as palestras “Marketing digital: o segredo para o verdadeiro engajamento", com Marcus Tonin; “Felicidade nos negócios”, com Diana Ceolin; e “Os segredos das mulheres campeãs", com Álvaro Adam. Durante o congresso haverá ainda a apresentação de cases de sucesso com o Painel Inspiração, atividades culturais e um desafio entre as participantes.
O Congresso Empreendedoras Campeãs acontecerá no dia 22 de abril, às 9h, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no campus Ijuí da Unijuí. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-0212 ou criatec@unijui.edu.br.
A Unijuí conta com uma série de vantagens para quem pretende cursar uma graduação na modalidade Ensino a Distância (EaD). Entre os benefícios, o estudante que realizar a sua matrícula, ganha três cursos de qualificação também na modalidade EaD: Gestão de Vendas, Marketing Estratégico e Pesquisa de Marketing.
Contando com 40h, o curso em Gestão de vendas apresenta informações importantes para a profissionalização na área de vendas, combinando fundamentos conceituais e exemplos que auxiliam a colocar em prática os conhecimentos adquiridos.
O curso de Marketing Estratégico, também com 40h, apresenta aos participantes as principais decisões que envolvem o planejamento estratégico de marketing e os passos necessários para a sua elaboração. Qualificação que complementa-se ao curso também ofertado de Pesquisa de Marketing, que capacita os alunos para a compreensão dos principais métodos e tipos de pesquisas mercadológicas, permitindo planejar, executar, analisar e sistematizar dados, essenciais na identificação e solução de problemas. O curso conta com 40h de formação.
A partir da matrícula, o estudante Unijuí já tem acesso aos cursos ofertados. Não é necessário esperar o início das aulas regulares do EaD.
Além disso, quem prestar o vestibular e se matricular até o dia 30 de abril, vai concorrer a 50 caixas com diversos brindes e, em algumas delas, terão as Echo Dots, mais conhecidas como assistente virtual Alexa, para auxiliar nos estudos.
Para participar do sorteio das caixas surpresas o estudante deverá ter ingressado em um curso EaD no segundo módulo de 2023, seja por meio do processo seletivo de vestibular, transferência ou aproveitamento de nota de vestibulares anteriores da Unijuí ou do Enem; efetivar a matrícula até o dia 30 de abril; e estar com a matrícula ativa na semana do início das aulas do EaD Unijuí, no dia 29 de maio.
Inscrições abertas
As inscrições para o EaD Unijuí estão abertas e podem ser feitas até o dia 26 de maio, no site unijui.edu.br/ead. O candidato poderá optar por uma das formas de ingresso: realização da prova online de redação, no melhor dia e horário; utilização da nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), válido a partir de 2010; ou o aproveitamento da nota de redação de outros vestibulares realizados na Unijuí, a partir de 2005.
Também há as opções de extravestibular, que consistem em ingresso via transferência interna ou externa, reingresso, entre outros.
Iniciou nesta segunda-feira, 17, a Semana Acadêmica dos cursos de Administração e Ciências Contábeis no campus Santa Rosa. O evento tem dois dias de palestras voltadas ao debate sobre a persistência para atingir objetivos e conquistas pessoais e profissionais, e o perfil esperado do profissional da área da gestão para uma carreira internacional.
O evento, que teve a abertura oficial na noite de ontem, contou com a presença da coordenadora do Campus Santa Rosa, Taciana Enderle. “A experiência de estar em uma semana acadêmica, conversando com colegas de outros semestres e cursos, é muito importante para a formação profissional, pois traz novos conhecimentos, visões e uma maior rede de contatos”, enfatizou.
O professor Ariosto Sparemberger foi o mediador da primeira noite, que teve como foco a palestra “Seja o Maestro da Sua Vida - Descobrindo seus superpoderes para assumir a maestria da vida”. A conversa com os participantes foi realizada pelo Analista Comportamental, Coach Integral Sistêmico, Consultor de Negócios e Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, Ezequiel Rosa e pelo Coach Comportamental, Consultor Empresarial e Professor Universitário, Altamir Bernardes.
Os palestrantes abordaram temas como a introdução à formação da mentalidade humana, como seu cérebro foi educado, bloqueadores e estimuladores, os cinco elementos da maestria e o caminho para alcançá-la.
Em sua fala, Altamir Bernardes, explicou sobre a importância da metacognição para alcançar objetivos. “É preciso mudar o padrão, mas para isso você precisa se testar e dar o primeiro passo, fazer o que tem vontade”, encorajou o coach.
Ezequiel trouxe para a palestra dados sobre a educação do ser humano para explicar como algumas decisões são tomadas na fase adulta. “Nós somos formados desde o útero até os 12 anos, por tudo que vimos, ouvimos e sentimos, repetidamente ou sob grande impacto. Por isso, muitas de nossas ações são reflexos do que aconteceu na infância. Na fase adulta, usamos apenas 3% da capacidade cerebral e os outros 97% são as memórias emocionais”, explicou.
Na terça-feira, 18, o professor Marcelo Luís Didoné será o mediador da conversa sobre “Auditoria interna e externa - Opções de carreira para os profissionais das áreas de negócios” com Gabrielle Guterres, consultora sênior da KPMG Brasil - filial Passo Fundo, bacharel em Ciências Contábeis, com MBA em Controladoria, Auditoria e Compliance; e Douglas Inácio, gerente da KPMG Brasil - filial Passo Fundo, bacharel em Ciências Contábeis e MBA em Finanças e Controladoria.
O Coral Unijuí participou nos dias 14, 15 e 16 de abril, do 9º Festival Internacional de Corais 3 Fronteiras, em Foz do Iguaçu, no Paraná, e Puerto Iguazú, na Argentina. No primeiro dia, o grupo apresentou as canções “Here Comes the Sun”, da banda The Beatles, “As Coisas tão mais Lindas”, de Nando Reis, “Valsinha”, Chico Buarque e “Do seu Lado” do Jota Quest, com arranjo especial do regente Eduardo Lakschevitz.
De acordo com a regente do Coral Unijuí, Lizandra Rodrigues, o grande diferencial do grupo está no repertório popular que sempre é bem recebido pelo público, coreografias inovadoras e figurino colorido. Para a apresentação no Festival, o Coral iniciou as preparações em janeiro para aprender as novas canções e coreografias. “Foi uma expectativa muito grande desde o começo, o Coral nunca havia participado de um evento desse tamanho, tivemos a oportunidade de trocar experiências com outros corais”, explicou a regente.
A contralto do Coral Unijuí, Sthéfany Dyovana Barboza de Oliveira, falou um pouco sobre a experiência de participar de um evento com mais de 600 coralistas do Brasil, Argentina e Paraguai. "Estar no Festival foi incrível. Apresentações diferentes sempre exigem mais do grupo, principalmente quando levamos músicas novas e coreografias complexas, mas são essas oportunidades que aproximam o grupo e nos fazem crescer musicalmente. Tivemos contato com grupos de diversas regiões do Brasil, com técnicas diferentes, que com certeza serão inspiração para novos projetos e trouxemos muitas experiências novas na mala, além de sonhos e vontade de voltarmos aos festivais em breve", contou Sthéfany.
Além da participação no Festival Internacional de Corais 3 Fronteiras, os 600 coralistas gravaram um videoclipe nas Cataratas do Iguaçu, em homenagem ao Dia Mundial da Água. “Cantamos em uma só voz a música Planeta Água, foi um momento lindo”, contou Lizandra.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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