Conversas sobre comunidades indígenas no RS estão acontecendo no Madp - Unijuí

Conversas sobre comunidades indígenas no RS estão acontecendo no Madp

Conversas sobre as comunidades indígenas no Rio Grande do Sul estão sendo realizadas no auditório do Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), de forma presencial.

As conversas marcam um novo movimento que o Madp propõe junto às escolas, que tem o intuito de realocar a programação especial sobre os povos indígenas para o mês de agosto. Por este motivo, no mês de abril, o Museu oferecerá outros projetos e, se solicitada a temática indígena, poderá aprofundá-la em palestras ou vídeos no auditório.

Segundo Belair Aparecida Stefanello, educadora do Madp, a temática indígena é discutida o ano todo durante a visitação à Exposição de Longa Duração, visto a importância da sociedade ijuiense conhecer a história dos primeiros habitantes, o acervo preservado pelo Museu, bem como as especificidades culturais das comunidades originárias, reconhecendo os seus direitos.

Para as escolas que se interessarem, a orientação da equipe organizadora é de que se entre em contato com o Museu para a verificação da disponibilidade, já que as conversas seguem agendamentos prévios. Contatos podem ser realizados pelo telefone (55) 3332-0257 ou pelo e-mail madp@unijui.edu.br.

Sobre o Agosto Indígena

Dia 9 de agosto acontece a comemoração do Dia Internacional dos Povos Indígenas, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1994. O dia é dedicado a homenagear e reconhecer as tradições dos povos indígenas e promover a conscientização sobre a inclusão dos povos originários na sociedade, alertando sobre direitos e reafirmando as garantias previstas na Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.