Nesta semana, representantes da Corsan estiveram nos campi da Unijuí em Ijuí e Santa Rosa, apresentando desafios aos estudantes que integram o Projeto Integrador (PI) Grandes Desafios da Engenharia. Conforme a proposta do PI, novo componente curricular da Graduação Mais, a partir dos desafios apresentados, os acadêmicos precisam discutir e apresentar soluções às demandas.
Em Ijuí, o encontro aconteceu na segunda-feira, dia 10, no auditório do Espaço + Inovação, tendo como coordenador o professor Maurício de Campos. Em Santa Rosa, o bate-papo foi realizado nesta terça-feira, dia 11, na sala B205, a partir da coordenação da professora Taciana Enderle. O encontro foi transmitido para os estudantes das Engenharias do campus Panambi.
Estiveram presentes o superintendente regional da Corsan, João Batista Corin da Rosa; o engenheiro eletricista da companhia e egresso da Unijuí, Alexandre Kunkel; e o engenheiro civil da Corsan e professor da Unijuí, Juliano Daronco.
Conforme explicou o professor Maurício de Campos, o PI Grandes Desafios da Engenharia sempre tem um viés ambiental. E a partir da conversa realizada com o superintendente da Corsan, percebeu-se que a Companhia Riograndense de Saneamento possui muitas demandas a serem resolvidas. “A ideia é motivar nossos estudantes, que estão no início da carreira e que ainda não têm limitações econômicas ou técnicas, a pensarem fora da caixa, tentando encontrar soluções inovadoras para os problemas apresentados”, disse.
Corin destacou que a Corsan - Regional Missões atende 63 municípios e que tem, assim como a companhia em âmbito estadual, o desafio de universalizar o saneamento básico, principalmente o esgotamento sanitário. O abastecimento de água, como aponta, é atendido quase que em sua totalidade nas áreas urbanas.
Um dos desafios apresentados pelo superintendente é encontrar uma solução “mais em conta” para a chamada soleira negativa, que corresponde aos imóveis que estão abaixo do nível da rua e necessitam de uma solução para bombear o esgoto - algo que, na maioria das vezes, é oneroso. Corin também desafiou os estudantes a pensarem em um software voltado ao esgotamento sanitário, como forma de comunicar e convencer a população sobre a importância de conectarem suas casas à rede de esgoto. “Queremos cumprir com a nossa função, que é resolver a questão da saúde pública, melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios e universalizar o esgotamento sanitário”, completou.
Na tarde desta terça-feira (11), na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, ocorreu o ato de instalação da Comissão Especial das Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul, com a finalidade de tratar sobre o papel das Universidades Comunitárias e a facilitação do acesso ao Ensino Superior. A atividade contou com a presença de representantes das 14 instituições de Ensino Superior que fazem parte do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). A criação da comissão foi aprovada, por unanimidade, no final de março, após proposição do deputado estadual Rafael Braga (MDB).
A comissão será temporária e terá como objetivo discutir avanços e soluções para as problemáticas das universidades comunitárias, que abrangem todas as regiões do estado. A efetivação e a instalação da comissão foi proferida pelo Presidente da Casa Legislativa do Estado, o deputado Vilmar Zanchin (MDB), O presidente do Comung e Reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, usou a tribuna para agradecer a oportunidade e o espaço para dialogarem sobre o assunto. “As universidades Comunitárias têm muito a contribuir no desenvolvimento social e econômico do Rio Grande do Sul. Acreditamos que temos capacidade instalada de educação, pesquisa, extensão e inovação para ajudar no desenvolvimento do estado. Contem com a nossa competência técnica e humana”, pontuou.
O presidente da comissão, deputado Rafael Braga, que é egresso da universidade comunitária, enfatizou que, assim como ele, muitos gaúchos são atendidos e passam pelas instituições. “A história dos municípios e das regiões, e o desenvolvimento econômico crescem junto com as universidades, que mantêm um envolvimento com a comunidade. Se a educação comunitária vai mal, isso reflete naquela região”, afirma Braga. Ele destaca a felicidade de contar com a presença de lideranças das 14 instituições do Comung que mostram a rápida e forte mobilização da entidade.
Além de Braga, que presidirá a comissão, os parlamentares integrantes serão: Jeferson Fernandes (Federação PT/PCdoB), Leonel Radde (Federação PT/PCdoB), Valdeci Oliveira (Federação PT/PCdoB), Joel Wilhelm (PP), Issur Koch (PP), Professor Bonatto (PSDB), Professor Cláudio Branchieri (Podemos), Thiago Duarte (União), Gerson Burmann (PDT) e Delegado Zucco (Republicanos). O padrinho das Universidades Comunitárias, como é conhecido, o Vice-Governador do Estado, Gabriel Souza, destaca a força das instituições: “As universidades comunitárias são entidades públicas não estatais, são da comunidade e têm como função naturalmente fortalecer o desenvolvimento regional”, finalizou o Vice-Governador.
Professor do Amanhã
Durante o ato, o Vice-Governador, Gabriel Souza, fez menção ao programa Professor do Amanhã, pauta prioritária das Universidades Comunitárias Gaúchas, que está em fase de elaboração. Com previsão de ser submetido à aprovação na Assembleia nos próximos dias, o objetivo do projeto será adquirir 1 mil vagas de cursos de licenciatura para a formação de formar novos professores, que é hoje a maior demanda do estado. As bolsas serão adquiridas de universidades comunitárias, já que o Governo do Estado acredita na qualidade e no compromisso das instituições. Souza pediu a atenção da Casa com o projeto de lei e a expectativa é de abertura do primeiro edital ainda nesse ano.
Presenças do Comung
Demais Reitores e Vice-reitores das 14 universidades que fazem parte do Comung, também se fizeram presentes: a vice-reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Andréia Rosane de Moura Valim; o reitor da Universidade Feevale e 1º vice-presidente do Comung, Cleber Prodanov, juntamente com o professor Gabriel Grabowski; a reitora da Universidade de Passo Fundo (UPF) e 2ª vice-presidente do Comung, Bernadete Maria Dalmolin, juntamente com o professor Miguel Hethmeier; a reitora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), e tesoureira do Comung, Cátia Maria Nehring, com o vice-reitor de administração Dieter Rugar Sidenberg; o reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e secretário do Comung, Gelson Leonardo Rech, com o diretor de Relações Interinstitucionais, Givanildo Garlet; o reitor da Universidade de Cruz Alta (Unicruz), Fábio Dal-Soto e o pró-reitor de graduação Regis Deuschle; o reitor da Universidade Católica de Pelotas (UcPel), José Carlos Pereira Bachettini Júnior e o chefe de gabinete da reitoria Demócrito Primo Santos; reitor do Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), Antônio Evanhoé Pereira de Souza Sobrinho, e vice-reitor Guilherme Cassão Marques Bragança; a diretoria geral do campus de Frederico Westphalen da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Elisabete Cerutti, com o assessor jurídico da reitoria, Gilson Taques Machado e a assessora da pró-reitoria de administração Elizane Tura Pires; o vice-reitor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Artur Eugênio Jacobus; o pró-reitor de administração da Universidade LaSalle (Unilasalle), Vitor Augusto Costa Benites; a reitora da Universidade Franciscana (UFN), Iraní Rupolo e o diretor de patrimônio Carlos Robalo; o pró-reitor de administração e finanças da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Alam de Oliveira Casartelli; e a reitora da Universidade do Vale do Taquari (Univates), Evania Schneider e vice-reitora Fernanda Storck Pinheiro.
Com o objetivo de especializar enfermeiros para atuarem em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), capacitando-os para exercer atividades de maior complexidade, para as quais são esperadas competências específicas e atuação respaldada no conhecimento científico para oferecer atendimento resolutivo e seguro ao paciente, a Unijuí abre as inscrições para a sexta edição da Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem em Terapia Intensiva.
O curso tem como objetivo especializar o profissional de Enfermagem com capacidade crítico-reflexivo em terapia intensiva com ênfase no processo assistencial com enfoque humanístico, comportamental e qualificado, além de ampliar e atualizar os conhecimentos na avaliação, fundamentação de técnicas conservadoras ou intervencionistas e conceitos necessários para a atuação na assistência direta ao paciente crítico.
A especialização será realizada no campus Ijuí, com a duração de 360 horas/aula, incluindo estágio em uma UTI. As aulas estão previstas para iniciar dia 26 de maio. As inscrições podem ser realizadas até o dia 7 de maio, neste link.
Se você deseja ampliar seus conhecimentos, saiba que a Unijuí está com diversas opções de cursos de pós-graduação com inscrições abertas. Para mais informações sobre esta e outras especializações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/mba-e-especializacao ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
Nos dias 17 e 18 de abril ocorre no campus Santa Rosa, a Semana Acadêmica dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Unijuí. O evento será realizado no miniauditório (B-105), a partir das 19h30. Iniciando a programação, no dia 17 de abril, será realizada a palestra “Seja o maestro da sua vida - descobrindo seus superpoderes para assumir a maestria da vida”, com o analista comportamental e especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, Ezequiel Rosa, e com o coach comportamental e consultor empresarial, Altamir Bernardes. O encontro terá a mediação do professor Ariosto Sparemberger.
No dia 18, ocorre a palestra “Auditoria interna e externa - opções de carreira para os profissionais das áreas de negócios”, com a especialista em Controladoria, Auditoria e Compliance, Gabrielle Guterres, e o especialista em Finanças e Controladoria, Douglas Inácio, ambos da empresa KPMG Brasil, filial Passo Fundo/RS. O evento terá a medicação do professor Marcelo Luís Didoné. Para participar basta realizar a sua inscrição, de forma gratuita, no site unijui.edu.br/eventos.
Na noite de segunda-feira, 10 de abril, no auditório do Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), ocorreu a abertura da Exposição Itinerante “Fósseis na Região Central do RS”.
Iselda Sausen Feil, diretora do Museu, acolheu o público presente, agradecendo a presença de todos e falando sobre a relevância de uma temática interdisciplinar estar inserida no Museu. A professora Cátia Maria Nehring, presidente da Fidene e reitora da Unijuí, também saudou a comunidade e reforçou a importância das relações institucionais que a Exposição propõe, a qual traz a ligação entre o Museu, a Unijuí e a UFSM.
O doutor Atila da Rosa, geólogo responsável pela Exposição e professor titular do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Maria, apresentou ao público a narrativa da exposição, trazendo dados e informações correspondentes às pesquisas desenvolvidas e que se apresentam por meios de dados na Exposição. Logo após, os ouvintes se direcionaram ao espaço expositivo para conhecer o projeto.
O evento foi promovido pelo Madp e pelo Departamento de Geociências (CCNE/UFSM), em parceria com a Unijuí, curso de Ciências Biológicas da Unijuí e Programa de Educação Tutorial (PET Biologia), contando com a presença das comunidades acadêmica e externa.
A Exposição permanece no Museu até o dia 26 de maio, marcando o encerramento da comemoração do aniversário do Madp, que é celebrado na semana do dia 25 de maio.
Saiba mais sobre a Exposição:
São 11 banners autoexplicativos e quatro expositores de fósseis. O primeiro expositor apresenta rochas comuns na região e sua importância para a preservação dos fósseis. O segundo expositor mostra os processos de fossilização (formação dos fósseis) e a existência de fósseis-guia, ou fósseis-índice, como indicadores das idades relativas das camadas de rochas. O terceiro expositor apresenta fósseis de dicinodontes e cinodontes, ligados à linhagem evolutiva que deu origem aos mamíferos, um crânio de um dinossauro primitivo e coprólitos (fezes fossilizadas), bem como troncos silicificados. O quarto expositor mostra mamíferos fósseis, como megatério ("preguiça-gigante"), toxodonte, gliptodonte ("tatu-gigante"), extintos há cerca de 10 mil anos.
Se você deseja participar do 1º Congresso Empreendedoras Campeãs - “Mulheres no topo do sucesso”, fique atenta: as inscrições encerram-se no dia 19 de abril. O evento é promovido pelo programa de empreendedorismo feminino da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Critatec) da Unijuí e visa reunir empreendedoras de todo o Estado, buscando estimular o empoderamento feminino, por meio do empreendedorismo.
Com uma programação bastante diversificada, o congresso contará com as palestras “Marketing digital: o segredo para o verdadeiro engajamento", com Marcus Tonin; “Felicidade nos negócios”, com Diana Ceolin; e “Os segredos das mulheres campeãs", com Álvaro Adam. Além disso, será realizada apresentação de cases de sucesso com o Painel Inspiração, atividades culturais e um desafio entre as participantes.
As inscrições podem ser realizadas no site criatecunijui.com.br/eventos/50. O Congresso Empreendedoras Campeãs será realizado no dia 22 de abril, às 9h, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no campus Ijuí da Unijuí. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3332-0212 ou criatec@unijui.edu.br.
Estão abertas as inscrições para o segundo módulo de 2023 da modalidade Ensino a Distância da Unijuí. Reforçando seu compromisso de tornar o acesso descomplicado e flexível para os estudantes, a Universidade está oportunizando que candidatos inscrevam-se de forma gratuita no vestibular EaD.
As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de maio, no site unijui.edu.br/ead. Para ingressar, há a opção de realizar o vestibular, que consiste em uma prova, composta por uma redação, que pode ser feita online, no dia e horário de sua preferência. Além disso, há a possibilidade de utilizar a nota de redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), válida a partir de 2010; ou a nota de redação de outros vestibulares realizados na Unijuí, feitos a partir do ano de 2005.
Neste módulo, são ofertadas vagas para 15 cursos de Graduação: Administração, Ciências Contábeis, Educação Física (Bacharelado ou Licenciatura), Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Micro e Pequenas Empresas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, História, Letras: Português, Logística, Marketing, Matemática, Pedagogia e Processos Gerenciais.
Até a segunda-feira, dia 10 de abril, estão abertas as inscrições para seleção de um bolsista Profap para atuar no projeto de pesquisa “Plataforma digital de monitoramento de sistemas de irrigação”, relacionado ao Programa Inova RS, edital SICT Inova nº 02/2022, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia. As inscrições para o processo seletivo devem ser realizadas por meio do preenchimento do Formulário de Inscrição, disponível neste link.
Podem se inscrever estudantes brasileiros ou estrangeiros com visto permanente no Brasil; que não sejam beneficiários de outra bolsa; e que não possuam parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, com o coordenador do projeto - no caso, com a professora Fernanda S. M. Sanes.
Também é necessário ser residente na Região Noroeste e Missões, preferencialmente no município de Ijuí; estar com o currículo atualizado na Plataforma Lattes/CNPq; e possuir graduação na área das Engenharias (Química, Elétrica, Mecânica, Software), Ciências da Computação, Agronomia, Matemática ou áreas correlatas para atuar no processo de modelagem matemática, coleta de dados a campo e meios digitais. Para os casos em que o candidato à bolsa esteja cursando pós-graduação, deverá ser encaminhada declaração de anuência firmada pelo orientador e pelo coordenador do curso.
A seleção dos candidatos contará com análise do currículo e entrevista. O estudante selecionado receberá uma bolsa, com duração máxima de 20 meses - de maio de 2023 a dezembro de 2024, no valor de R$ 1.100,00. A carga horária de dedicação é de 20h.
Mais informações podem ser obtidas no edital, disponível neste link.
Na semana alusiva ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, data celebrada em 2 de abril, o Rizoma Temático propôs um debate acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA), a fim de informar e, principalmente, reduzir a discriminação e o preconceito que cercam familiares e pessoas com autismo.
Para debater o tema “Autismo: mais informação, menos preconceito”, foram convidadas a médica neuropediatra Helga Porsch e a neuropsicóloga Tainara Mello, do Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual (CER III - Unir) da Unijuí; a presidente da Associação dos Familiares, Amigos e Autistas de Ijuí (TEAmor), Raquel Pinto; e a psicóloga da Apae Ijuí, Patricia da Rosa Soares.
De acordo com a médica neuropediatra Helga Porsch, o diagnóstico do autismo tem apresentado avanços ao longo dos últimos anos, especialmente com a inclusão de novos critérios do DSM-5 - Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. “O diagnóstico do autismo é clínico, não depende de exames, e por isso é tão importante que tenhamos o máximo de informações possíveis quanto aos critérios. Esse diagnóstico não é feito, também, apenas pelo médico, mas por uma equipe de profissionais, assim como ocorre durante as terapias”, disse. Segundo a médica, embora tenham ocorrido avanços no diagnóstico, em terapias, metodologias e formas de trabalho, isso ainda é pouco difundido.
Presidente da TEAmor, Raquel Pinto fala da importância de os pais aceitarem o filho autista e de, o mais breve possível, o encaminharem para as terapias, onde haverá o estímulo necessário. “Temos conhecimento de famílias que vivenciam o luto por anos e não agem, e isso causa prejuízos ao desenvolvimento da criança. Muitas famílias têm vergonha de ter um filho com autismo, não aceitam o transtorno e não procuram ajuda profissional”, ressaltou.
Psicóloga da Apae de Ijuí, Patricia da Rosa Soares reforçou a importância da formação parental para o cuidado do autista. Para que, tanto em casa quanto na escola, seja estendido o trabalho realizado durante as terapias. “Nós precisamos pensar que a inclusão deve acontecer em todos os momentos. Por isso, precisamos levar informações para os diferentes lugares, para que a inclusão aconteça, de fato”, completou.
Neuropsicóloga no CER III - Unir, Tainara Mello falou que os profissionais priorizam a avaliação antes de iniciar qualquer intervenção. “Cada paciente tem sua especificidade, um funcionamento cognitivo diferenciado, e por isso a importância de realizarmos um mapeamento completo e a entrevista com a família. Uma criança, por exemplo, para conseguir desenvolver algumas habilidades, como a linguagem, ela vai precisar desenvolver a atenção. Vai precisar ter atenção no outro. E uma avaliação bem feita vai fazer a diferença no momento da intervenção”.
Para conferir o Rizoma na íntegra, acesse:
Foto: Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
A Exposição Itinerante "Fósseis da Região Central do Rio Grande do Sul", organizada pelo professor doutor Atila Augusto Stock da Rosa, do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), entra em cartaz na sala de Exposições Temporárias do Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) a partir do dia 11 de abril. A exposição é composta por banners autoexplicativos, fósseis e réplicas de fósseis da região Central do Estado do Rio Grande do Sul. Ressaltam-se fósseis do período Triássico (há cerca de 230 milhões de anos), de vertebrados contemporâneos aos primeiros dinossauros, e do Pleistoceno (cerca de 30 mil anos atrás), com mamíferos relacionados à Idade do Gelo.
São 11 banners autoexplicativos e quatro expositores de fósseis. O primeiro expositor apresenta rochas comuns na região e sua importância para a preservação dos fósseis. O segundo expositor mostra os processos de fossilização (formação dos fósseis) e a existência de fósseis-guia, ou fósseis-índice, como indicadores das idades relativas das camadas de rochas. O terceiro expositor apresenta fósseis de dicinodontes e cinodontes, ligados à linhagem evolutiva que deu origem aos mamíferos, um crânio de um dinossauro primitivo e coprólitos (fezes fossilizadas), bem como troncos silicificados. O quarto expositor mostra mamíferos fósseis, como megatério ("preguiça-gigante"), toxodonte, gliptodonte ("tatu-gigante"), extintos há cerca de 10 mil anos.
Os fósseis e rochas ajudam a entender as mudanças geológicas, biológicas e climáticas do passado, e auxiliam a prever eventos futuros, com ações de conservação e prevenção.
Agendamentos de grupos para visitação podem ser realizados pelo telefone (55) 3332-0257 ou e-mail madp@unijui.edu.br. O ingresso tem o valor de R$ 8,00, sendo que estudantes têm direito à meia-entrada. Pessoas com 60 anos ou mais possuem entrada gratuita. Já grupos escolares com mais de 10 pessoas garantem o ingresso ao valor de R$ 3,00. Na última terça-feira do mês, a entrada será gratuita para a comunidade de Ijuí.
A exposição é uma promoção do Departamento de Geociências (CCNE/UFSM), Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), curso de Ciências Biológicas e Programa de Educação Tutorial (PET) Biologia da Unijuí.
Horários de funcionamento do Museu:
Segunda-feira: das 13h30 às 17h.
De terça a quinta: das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.
Na sexta-feira: 8h às 11h30.
Teatro, música, dança, arte. Expressões artísticas que revelam a essência de um povo. A UNIJUÍ, entendendo a importância da cultura na sociedade como forma de entretenimento, lazer e conhecimento, busca, através de projetos específicos, incentivar toda a forma de expressão artística.
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