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Unijuí recebe selo de Instituição Socialmente Responsável da ABMES

A Unijuí recebeu o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, certificando a participação na 18ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). A certificação tem como objetivo mostrar à sociedade que a instituição promove ações com foco no bem-estar social e no desenvolvimento sustentável da comunidade na qual está inserida.

Em 2022 foram mais de sete mil ações sociais foram registradas em diversas áreas, como educação, saúde, cultura e meio ambiente e mais de 70 mil pessoas foram beneficiadas com as atividades, que foram realizadas tanto de forma presencial, como de forma online.

A certificação é válida por um ano (um ciclo da campanha) e poderá ser utilizada até outubro de 2023, quando um novo Selo será conferido, caso a instituição torne a participar da iniciativa.

Realizada desde 2005 pela ABMES, a iniciativa tem como principal objetivo aumentar a visibilidade das ações de responsabilidade social realizadas pelas instituições ao longo do ano. Aderindo à Campanha, a IES contribui para ampliar a conscientização da sociedade sobre o importante papel desempenhado por faculdades, centros universitários e universidades particulares de todo o país.


Novembro Roxo reforça luta contra a prematuridade

O Centro Especializado de Reabilitação, CER III - Unir da Unijuí, realiza a estimulação precoce de bebês prematuros. O trabalho acontece alinhado com o Projeto de Extensão Prematuros

Novembro é o mês internacional de sensibilização à prematuridade. A data, 17 de novembro, foi criada para sensibilizar a população para um problema de saúde pública, a prematuridade, e para incentivar a busca por estratégias que auxiliem na prevenção e na melhora da assistência neonatal a esses pacientes.

A cor roxa representa a sensibilidade e o equilíbrio, que são características encontradas em bebês prematuros. Essas características são necessárias para enfrentar algumas complicações que surgem nesses pacientes, a exemplo de problemas pulmonares, limitações motoras, infecções respiratórias crônicas, possível dificuldade na aprendizagem ou problemas comportamentais, além de doenças cardiovasculares ou diabetes

Segundo a coordenadora do Projeto de Extensão Prematuros: Prevenção, Apoio e Cuidado da Unijuí, professora Amanda Schöffel Sehn, os estudos têm evidenciado que o nascimento prematuro dos bebês está relacionado a uma série de fatores. “Podem ser tanto questões do campo genético e fisiológico da própria mãe, como também pode haver relação com as interações do ambiente. Geralmente a interação entre esses dois fatores leva a um nascimento prematuro”, afirma.

Existem também motivos conhecidos que podem ser de alto risco para a saúde do bebê. Cigarro, bebidas alcoólicas e o uso de entorpecentes devem ser cortados. Também podem estar associados à prematuridade o estresse, alterações placentárias e a própria idade avançada da gestante. “Portanto, um dos melhores caminhos para evitar a prematuridade em bebês é a realização do pré-natal, que é o acompanhamento da gestação por um serviço especializado”, observa.

Visando dar suporte aos bebês prematuros e sua família, o Projeto Prematuros da Unijuí realiza o acompanhamento de recém-nascidos, logo após a alta hospitalar. O Projeto também envia a essas famílias conteúdos produzidos sobre desenvolvimento infantil e parentalidade, além de ser um canal de agendamento dos atendimentos.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


III Feira Estadual de Matemática socializa resultados de pesquisas

Ocorreu nesta terça-feira, 29 de novembro, a III Feira Estadual de Matemática do Rio Grande do Sul. O evento tem como finalidade  incentivar e divulgar as experiências, pesquisas e atividades realizadas por estudantes, professores e comunidade, que envolvam conceitos matemáticos nos espaços educativos. 

Promovida pela Unijuí, a  Feira conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Rio Grande do Sul (SBEM-RS) e patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. 

Em sua fala inicial, o coordenador da Feira de Matemática, professor mestre Peterson Cleyton Avi, destacou a atuação dos sujeitos principais: avaliadores, professores orientadores e alunos. “Temos o protagonismo de estudantes e professores como foco principal, onde eles têm a oportunidade de socializar seus trabalhos com um grande público. Neste sentido, o diferencial do evento é a valorização do que acontece dentro das escolas” destacou.

Durante esta edição, 33 trabalhos foram apresentados ao longo do dia, sendo 15 no turno da manhã e 18 à tarde. As apresentações iniciaram com os trabalhos da Educação Infantil, Educação Especial e Anos Iniciais. À tarde foi a vez das categorias Anos Finais, Ensino Médio e Ensino Superior.

Segundo o diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Rio Grande do Sul, professor doutor José Carlos Pinto Leivas, “as Feiras têm sido o elemento fundamental para aproximar os professores e a SBEM, tendo em vista a importância do trabalho que os profissionais desenvolvem com seus alunos, despertando o interesse pela  pesquisa”. 

Para o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor doutor Fernando Jaime González, a Feira de Matemática expressa o compromisso da Unijuí, a partir do Projeto de Extensão, com a melhoria da qualidade da educação. “Os trabalhos tentam mostrar, de alguma forma, tudo que foi desenvolvido ao longo do ano, onde os professores possuem um papel fundamental na condução dos estudantes e engajamento dos mesmos neste projeto”, disse ressaltando ainda, o compromisso da Universidade com o desenvolvimento comunitário e formação de futuros cidadãos. 


Terceira edição do Programa Move é encerrada em Santa Rosa; Unijuí oferta bolsa a vencedor

Nesta segunda-feira, dia 28 de novembro, ocorreu o encerramento do Programa Move, promovido pela Associação Comercial Industrial, Serviços e Agropecuária de Santa Rosa (Acisap), com apoio da Unijuí e Sicredi União RS/ES. Ao longo da noite, os nove empreendedores finalistas apresentaram seus negócios. O grande vencedor desta edição foi o fundador da Grings Café, Eduardo Pascotini Grings, que recebeu uma bolsa de estudos da Unijuí e um prêmio em dinheiro da Sicredi.

O Move 2022 foi lançado no mês de maio, durante a Fenasoja. Nesta terceira edição do programa foram inscritas 41 empresas. Destas, 15 foram selecionadas para apresentarem seus projetos. As 10 finalistas receberam 160 horas de mentorias gratuitas com o time de mentores da Acisap. Além da Grings Café, foram classificadas a Tecnikonzen, DiBento Móveis e Decoração, Infinitech Profissional, Go Crazy Travel, JHN Estética, Fantech Engenharia e Tecnologia, Paola Ribas Estética Avançada e Centro Odontológico Carla Freisleben.

Uma das diretoras do Move 2022, Michele Dorfschmidt, falou sobre a história do Programa, que teve início em 2020. “O Move surgiu através do grupo de jovens empreendedores da Acisap, pessoas que buscavam disseminar o empreendedorismo, capacitar mentes e fomentar o comércio local. Hoje, devido às grandes proporções que tomou, somos um programa solo da Acisap. Nosso querido programa tem apenas três anos, mas já impactou diversas empresas e vidas”, destacou Michele.

A coordenadora do campus Santa Rosa da Unijuí, professora Taciana Enderle, destacou o papel da Universidade enquanto apoiadora do Programa. “Para nós, como Universidade comunitária, é gratificante demais ver isso. Ver as pessoas crescerem, evoluírem, darem vida aos seus negócios e suas empresas. Estamos muito felizes com esses resultados, pois eles vão ao encontro de um de nossos princípios: o desenvolvimento regional”, salientou Taciana.

Para o vencedor desta edição, Eduardo Grings, a oportunidade de participar do Move foi de grande importância para seu desenvolvimento profissional e para a evolução de sua empresa. “Para mim, o Move é o maior programa de transferência de conhecimento, focado na área do empreendedorismo na nossa região. Fiquei muito feliz por ter sido selecionado, lá no início, e por esse resultado de hoje. O maior ganho que eu tive foi o crescimento e a experiência de participar desse programa de mentoria”, finalizou.


Sarau Cultural reúne trabalho de artistas locais no campus Três Passos da Unijuí

Na última sexta-feira, dia 25 de novembro, o campus Três Passos recebeu a primeira edição do Sarau Cultural. O evento foi promovido pela Unijuí e pelo Poder Público Municipal, por meio da Casa da Cultura Professor Orestes Luiz Colombo. A iniciativa teve como objetivo constituir um espaço de divulgação e valorização do trabalho realizado por artistas locais.

Durante a noite, a comunidade trespassense presente no local pôde prestigiar apresentações musicais, recitais de poesias e a exposição de pinturas, fotografias, livros, desenhos e artesanatos com diversas matérias-primas, como bordado à mão, mosaicos, trabalho minimalista, bonecas em alto padrão, trabalho com ferro, madeira e amigorumi.

O coordenador do campus Três Passos, professor André Giovane de Castro, destacou que a realização do Sarau Cultural foi uma construção coletiva. “Quando nós pensamos nesse evento, nós estamos falando de cultura, em algo que se construiu a muitas mãos: mãos da Unijuí, a nossa Universidade comunitária, mãos do Poder Público Municipal e mãos de todos os artistas que nesse primeiro Sarau Cultural se colocaram a disposição para construir coletivamente esse evento. É uma satisfação contar com a colaboração de todos vocês e poder divulgar o potencial da cultura trespassense”, afirmou.

A coordenadora do Setor Cultural do município de Três Passos, Andrea Baraldi, falou sobre a importância da parceria constituída e a acolhida por parte dos artistas. “É muito bom poder realizar o nosso primeiro Sarau Cultural em parceria com a Unijuí, nesse espaço maravilhoso, e também contar com a acolhida dos nossos artistas. Sem eles não se faz cultura. A cultura começa no nosso município, valorizando os nossos artistas locais, então esse é um momento ímpar de reunir vários segmentos da nossa cultura local”, completou Andrea.

Para a artista e professora Giovana Pfitscher, o Sarau proporcionou um momento de conexão e aproximação da diversidade cultural presente no município de Três Passos. “Além de compartilhar experiências com outros artistas locais, foi um momento glorioso de convívio social que envolveu poesia, livros, músicas, artesanato e a pintura em tela. Tivemos a oportunidade de sentir a sensibilidade impregnada no ar, no olhar e em cada gesto dos presentes. A Unijuí e a Casa da Cultura gentilmente impulsionaram um momento de festa”, ressaltou a artista.


Projeto Prematuros promove formação com profissionais da saúde de Santa Rosa

O Projeto de Extensão Prematuros promoveu na última quinta-feira, dia 24 de novembro, uma formação com profissionais da área da saúde de Santa Rosa, no campus Ijuí. Participaram da atividade visitadoras dos Programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz, que visam o acompanhamento de crianças de zero a seis anos de idade.

A parceria com os programas têm como objetivo promover um espaço de diálogo sobre questões relacionadas à prematuridade e desenvolvimento infantil, conforme explica a coordenadora do projeto, professora Amanda Schoffel Sehn. “As profissionais fazem o acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade social. Neste sentido, a ideia é fornecer ferramentas para que elas tenham um olhar mais acurado e sensibilizado em relação às questões do desenvolvimento infantil, e que auxiliem na detecção precoce de algum risco ao desenvolvimento, para que seja possível intervir e minimizar possíveis prejuízos que a criança poderia ter”.

Este foi o quarto encontro realizado pelo projeto junto com as visitadoras. “Estamos fazendo rodas de conversa para conhecer as experiências e desafios enfrentados por elas no cotidiano e a partir disso, apontamos aspectos para se pensar em como manejar essas situações, o que é importante que elas observem na relação com a família, além de apresentarmos conceitos teóricos sobre as temáticas”, destacou.

Segundo a coordenadora, a proximidade entre a Unijuí e a comunidade é extremamente importante. “Todos ganham com esta aproximação. A troca é recíproca. Aproveitamos este momento para transmitir o que aprendemos e construímos enquanto Universidade no campo do conhecimento e também aprendemos com as vivências trazidas pelas profissionais”.


Conversa virtual sobre práticas museológicas acontece nesta terça-feira; inscrições estão abertas

Nesta terça-feira, 29 de novembro, às 15h, será realizada a transmissão da conversa virtual “Práticas museológicas em reserva técnica”, no Canal do Youtube do Museu, onde serão abordados os resultados do projeto Mecenato de Revitalização da Reserva Técnica, que encontra-se na reta final. A conversa visa problematizar os processos desenvolvidos, bem como os desafios da documentação e da conservação dos objetos.

O encontro terá a presença de Noris Leal, doutora em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel,  professora adjunta e membro colegiado do bacharelado em Museologia - UFPel; e Aline Mota, bacharel em Museologia pela Universidade Federal de Pelotas e museóloga do Madp.

O objetivo da conversa virtual é apresentar à comunidade as melhorias executadas em prol da preservação do acervo em reserva técnica, desenvolvida por meio do Projeto Plano Plurianual de Atividades: Documentação Museológica e Manutenção do Acervo do Museu Antropológico Diretor Pestana, aprovado pelo Ministério da Cidadania, PRONAC 192683, com captação e execução de 2020 a 2022.

Os participantes do evento receberão a certificação de participação de 2h. Inscrições podem ser realizadas neste link.


Cia Cadagy Unijuí seleciona novos integrantes

A Cia Cadagy - Corpo em Movimento da Unijuí está com edital aberto para a seleção de novos integrantes. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até dia 8 de dezembro, pelo e-mail cia.cadagy@unijui.edu.br. Neste edital, estão sendo selecionados integrantes para as áreas de dança, ginástica geral, lutas, artes cênicas, arte circense, confecção de figurinos e cenografia, equipe técnica de som e luz e filmagem e fotografia. 

Para participar é necessário ter no mínimo 17 anos - a serem completados até o início das atividades do grupo; ter disponibilidade de tempo para participar dos ensaios, os quais são realizados nas quintas-feiras, das 19h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h, bem como das demais atividades do grupo; ser integrante da comunidade externa ou da comunidade interna da Fidene/Unijuí; participar assiduamente das atividades previstas no plano de ensaio, estudo em casa e apresentações da Cia Cadagy.

O processo seletivo acontecerá no dia 9 de dezembro, às 19h, na Sala dos Espelhos da Sede Acadêmica, e contará com duas etapas: apresentação de portfólio e entrevista individual, e performance artística. O edital  VRPGPE nº 28/2022 bem como a ficha de inscrição, estão disponíveis neste link.


Prova presencial do Vestibular de Verão Unijuí 2023 é realizada nos quatro campi


Este domingo, dia 27 de novembro, foi dia de Vestibular de Verão Unijuí 2023. Após dois anos de realização do processo seletivo apenas de forma virtual devido à pandemia, nesta edição os inscritos puderam optar entre fazer a prova online ou presencial. Os candidatos que escolheram a segunda opção dirigiram-se, nesta manhã, aos campi de Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos para concorrer às quase 2 mil vagas distribuídas entre mais de 30 cursos de Graduação.

Neste ano, na prova presencial, os vestibulandos tiveram duas horas, das 9h às 11h, para elaborarem uma redação dissertativa-argumentativa com o tema “Geração ‘nem-nem’ no Brasil é o dobro do que em países ricos”. De acordo com relatório da Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 2020, 35,9% dos adultos de 18 a 24 anos no Brasil não estavam nem estudando nem trabalhando, a chamada geração “nem-nem”. Em países mais ricos, esse índice é de menos da metade: 15,1%.

Segundo a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, a Unijuí buscou propor um tema atual e que incentivasse os vestibulandos a pensarem sobre seu papel no futuro da sociedade. “Tivemos na pandemia um grande número de estudantes que desistiram do Ensino Médio e agora não estão estudando, mas também estão com dificuldade de ingressar no mercado de trabalho pela falta de qualificação. Então o convite, com esse tema de redação, foi para que os estudantes reflitam qual a opinião deles sobre essa geração, o que leva as pessoas a estarem nessa condição e o que pode ser um mecanismo de superação dessa realidade”, explicou Fabiana.

A vice-reitora também destacou a qualidade dos cursos ofertados pela Universidade. “Ao longo dos três últimos anos, realizamos um trabalho muito importante de remodelação dos nossos currículos, então esses estudantes que estão hoje realizando a prova de vestibular vão ingressar em cursos que têm currículos extremamente modernos, conectados com o mercado de trabalho e com aquilo que se está sendo discutido, mundialmente, em termos de educação”, ressaltou Fabiana.

Nesta edição, a Unijuí trouxe uma novidade no processo seletivo: a concessão de quatro bolsas de estudo, de 50%, pelo período de um ano, para os vestibulandos que obtiverem as quatro melhores notas na classificação geral da prova presencial. A divulgação da lista de classificados e do boletim de desempenho irá ocorrer na quarta-feira, dia 30 de novembro. Já o período de matrículas dos classificados será entre 1º e 15 de dezembro.

Lembrando que neste domingo, às 17h, encerra-se o período para realização da prova online. Assim como no formato presencial, o exame consiste em uma redação dissertativa-argumentativa e o candidato possui duas horas para produzir e efetuar a entrega da mesma. O tema é sorteado automaticamente. Após as duas horas, ocorrerá o encerramento e encaminhamento automático da redação, sem possibilidade de alterações.

Para mais informações, acesse o site unijui.edu.br/vestibularpresencial ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0557, WhatsApp (55) 3332-0200 ou e-mail vestibular@unijui.edu.br.


Segunda semana da Mostra de Projetos Integradores tem apresentações das áreas de Direito, Psicologia, Saúde e Gestão

Nesta semana, de segunda a quinta-feira, a Mostra de Projetos Integradores contou com apresentações dos módulos 2 e 4 das áreas de Direito, Psicologia e Saúde, que integra os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição. Também apresentaram estudantes do módulo 2 de Gestão, reunindo turmas de Ciências Contábeis e Administração.

Do curso de Direito, os trabalhos socializados pelos estudantes contemplaram os temas geradores “Relações negociais, jurisdição e formas alternativas de solução de conflitos” e “Direitos Humanos e Fundamentais no mundo globalizado”. Já os projetos de Gestão são do módulo “Competitividade e agregação de valor”. Da área de Saúde os temas geradores foram “Atenção à saúde” e “Gestão em saúde” e de Psicologia “A escuta do sujeito” e “Psicologia e Educação”.

A estudante do curso de Nutrição, Carline Zanuso, desenvolveu, juntamente com seu grupo, um projeto de conscientização sobre obesidade infantil, trabalhando com estudantes dos primeiros e segundos do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio São Geraldo a respeito da importância de manter hábitos saudáveis. “Os projetos integradores nos aproximam da realidade profissional e geram troca de conhecimento entre os diferentes cursos, enriquecendo o trabalho e possibilitando o desenvolvimento do pensamento crítico acerca dos problemas sociais”, destacou Carline.

Já a estudante de Administração, Victória Fridrich, trabalhou sobre estratégia de agregação de valor na produção de soja, analisando o retorno de investimento de um pivô central de irrigação em uma área de 100 hectares da Fazenda Faxinal AgroBrasil. “O PI é essencial para a formação profissional do acadêmico, pois proporciona uma experiência prática do curso de administração, nos instigando a resolver um problema já existente de uma empresa real, e assim, aplicando e aprofundando o conhecimento adquirido durante as aulas”, afirmou Victória.

Os PIs são componentes curriculares que fazem parte da Graduação Mais, o novo modelo de cursos de graduação da Unijuí. Por meio deles, os estudantes, desde o primeiro semestre do curso, têm contato com a realidade de suas comunidades, através de desafios que são encaminhados pela população, por empresas ou entidades. Com auxílio dos professores e dos mentores, que são profissionais voluntários, os acadêmicos são desafiados a encontrar soluções para as demandas apresentadas.

A Mostra do segundo semestre letivo de 2022 iniciou na última semana, no dia 14 de novembro e segue até o dia 15 de dezembro, com apresentações em todos os campi da Unijuí. Ao todo, serão 30 turmas e 160 projetos, que atendem a 91 desafios.


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