Livro “Direitos Humanos e vulnerabilidades sociais: os impactos emergenciais do neoliberalismo na sociedade atual” é lançado pela Editora Unijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Na última quinta-feira, 12 de setembro, foi lançado o livro “Direitos Humanos e vulnerabilidades sociais: os impactos emergenciais do neoliberalismo na sociedade atual” pela Editora Unijuí, de autoria de Aline Michele Pedron Leves, Elenise Felzke Schonardie e Gilmar Antonio Bedin. O lançamento foi realizado no Hall da Biblioteca da Unijuí, com a presença dos autores, do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e editor-chefe da Editora Unijuí, professor doutor Daniel Baggio, e da coordenadora administrativa da Editora Unijuí, professora doutora Márcia Almeida. 

O livro aborda aspectos teóricos do neoliberalismo, do direito à moradia, das desigualdades e vulnerabilidades socioambientais que se mostram presentes na sociedade brasileira. Para o vice-reitor, “não falar de mudanças climáticas e não falar de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é impossível. Nós temos que falar, nós temos que discutir.” Segundo ele, a obra retrata esse tema de forma a fomentar a discussão em sociedade e, principalmente, possibilitar às pessoas pensar em formas de interferir e gerar mudanças positivas.

A professora Aline, coautora do livro, comenta que esta obra é resultado de diversas pesquisas e experiências compartilhadas. Para ela, “é um projeto inovador, que traz perspectivas a respeito de catástrofes, desastres ambientais e todo o cenário que estamos vivenciando exatamente até este momento, com toda essa fumaça que nos cerca, oriunda das queimadas. Então, a todas essas questões relacionadas a mudanças climáticas, desastres ambientais, perspectivas voltadas ao direito à moradia e à relação de direitos humanos”.

Antes deste projeto, Aline trabalhava com temas globais. Ela comenta que com a pesquisa teve a oportunidade de se aprofundar sobre temas de âmbitos nacional e regional: “Isso foi de grande valia para mim, pois eu consegui expandir os meus conhecimentos. A gente está sempre tendo que aprender e pesquisar cada vez mais”.

A professora Elenise destaca que a relevância do tema de pesquisa do livro encontra-se na “relação entre os territórios urbanos, o direito à moradia e as mudanças climáticas”, e que esse “é um tema crucial para pesquisadores, planejadores urbanos e formuladores de políticas públicas.” O livro analisa como esses elementos interagem, ressaltando suas implicações sociais, econômicas e ambientais nas cidades contemporâneas. A coautora explica que “a intensificação do processo de urbanização transforma os territórios urbanos, gerando desafios como a expansão desordenada, segregação socioespacial e infraestruturas insuficientes e às vezes inadequadas.” Ao explorar essas dinâmicas, a obra examina como a organização dos territórios urbanos afeta a qualidade de vida e a sustentabilidade das cidades, oferecendo uma visão abrangente sobre a necessidade de enfrentar esses desafios para promover um desenvolvimento urbano mais equitativo e sustentável.

Direitos Humanos e vulnerabilidades sociais: os impactos emergenciais do neoliberalismo na sociedade atual, está disponível em formato e-book no site da Editora Unijuí de forma gratuita. 

Por Krislaine Baiotto e Luiza Ribeiro da Rosa, acadêmicas de Jornalismo da Unijuí

Fotos: Martina Neubauer 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.