Unijuí abre o Salão do Conhecimento na próxima segunda-feira - Unijuí

Na próxima segunda-feira, 23 de setembro, terá início na Unijuí mais uma edição do Salão do Conhecimento, com o tema “Biomas do Brasil, diversidade, saberes e tecnologias sociais”. O evento, que ocorrerá nos quatro campi em formato híbrido, é um dos mais tradicionais da Instituição, e envolve a divulgação da produção em pesquisa e extensão, permitindo a socialização de experiências e a reflexão sobre as atividades desenvolvidas na Universidade. O Salão possibilita aos autores - pesquisadores, extensionistas, estudantes de graduação e pós-graduação, um espaço de diálogo, socialização e troca de saberes.

“Estamos com uma expectativa muito grande para esta edição do Salão do Conhecimento. Tivemos cerca de 800 trabalhos inscritos e, com isso, superamos os números de 2023. Na próxima semana, estaremos respirando a pesquisa e a extensão a partir da publicização de pesquisas e da troca de experiências entre estudantes, professores e pesquisadores”, destacou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Knebel Baggio.

Paralelo ao Salão do Conhecimento, acontecem cinco eventos: o XXXII Seminário de Iniciação Científica; a XXV Jornada de Extensão; o XIV Seminário de Inovação e Tecnologia e a X Mostra de Iniciação Científica Júnior, onde foram submetidos resumos expandidos. Acontece, também, a XXIX Jornada de Pesquisa, onde os participantes puderam submeter trabalhos completos.

A abertura oficial acontece às 13h45 de segunda-feira, no Centro de Eventos, com a presença on-line da presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), doutora Denise Pires de Carvalho. Na sequência, será realizada uma palestra com o tema “A pesquisa baseada em evidências: olhares do planejamento e adaptações urbanas no contexto das mudanças climáticas”, com os palestrantes Wilson Levy Braga da Silva Neto (Uninove) e Betânia de Moraes Alfonsin (Fundação Escola Superior do Ministério Público do RS).

“A presença da presidente da Capes, mesmo que on-line, enfatiza a importância deste evento. Além disso, teremos uma importante discussão sobre a pesquisa baseada em evidências, sob o prisma das mudanças climáticas que vêm ocorrendo em todo o mundo”, comentou o vice-reitor.

Ainda na segunda-feira, serão realizados a Certificação dos trabalhos Destaques do Salão do Conhecimento 2023, às 16h; o lançamento coletivo de livros pela Editora Unijuí, às 15h; palestras nos campi de Ijuí, Santa Rosa e Três Passos, a partir das 19h10; além da apresentação de trabalhos do Seminário Acadêmico da Graduação, nos quatro campi, no período da noite.

Para conferir a programação completa, acesse unijui.edu.br/eventos.