Abertura do Salão do Conhecimento conta com participação da Capes e palestra sobre a pesquisa baseada em evidências - Unijuí

A Unijuí realizou na tarde desta segunda-feira, 23 de setembro, a abertura oficial do Salão do Conhecimento 2024, um dos eventos mais tradicionais da Universidade que tem como objetivo proporcionar a divulgação da produção em pesquisa e extensão, permitindo a socialização de experiências e troca de saberes. A atividade ocorreu de forma híbrida, sendo presencial no Centro de Eventos da Universidade, no campus Ijuí, com transmissão ao vivo para os demais campi - Panambi, Santa Rosa e Três Passos.

Para a abertura da 32ª edição do Salão do Conhecimento que traz a temática “Biomas do Brasil, diversidade, saberes e tecnologias sociais”, foi realizada a apresentação cultural do Coral Unijuí, participação da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a palestra “A pesquisa baseada em evidências: olhares do planejamento e adaptações urbanas no contexto das mudanças climáticas”, com os doutores Wilson Levy Braga da Silva Neto, da Uninove, e Betânia de Moraes Alfonsin, da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Em sua fala, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio abordou a magnitude do evento. “O Salão do Conhecimento é um evento importante para que possamos socializar as pesquisas que são feitas dentro da Universidade. Neste sentido, agradeço a todas as pessoas envolvidas na organização para que o Salão pudesse ocorrer, aos avaliadores e comissão científica que receberam cerca de 800 trabalhos submetidos, aos estudantes e professores que compartilharão suas pesquisas conosco ao longo desta semana”.

A presidente da Capes, Denise de Carvalho, participou de forma on-line e destacou a importância das discussões promovidas a partir do Salão. “Uma Universidade que prima pela realização de um evento como o Salão do Conhecimento e a discussão da pesquisa baseada em evidências, mostra a sua relevância. Nós precisamos cada vez mais tomar decisões baseadas em evidências. Parabenizo a Unijuí por promover este momento”.

O reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, pontuou que o Salão do Conhecimento é fundamental para difundir a pesquisa. “A Unijuí tem um pouco mais de 60 anos e há 32 anos realiza de forma ininterrupta esta atividade que é fundamental  para que as pessoas conheçam as pesquisas que são realizadas. Neste sentido, parabenizo todas as pessoas que se envolveram ao longo dos anos com o Salão do Conhecimento e que se dedicaram a fazer pesquisa e trazer seus resultados para o evento”, finalizou.

O Salão do Conhecimento 2024 ocorre de 23 a 27 de setembro, nos quatro campi da Unijuí. A programação conta com diversas atividades e pode ser conferida neste link