Evento marca reinauguração da Nutripeixe em Ajuricaba - Unijuí

Evento marca reinauguração da Nutripeixe em Ajuricaba

Na tarde desta sexta-feira, 15 de julho, foi realizada a reinauguração da Unidade Experimental da Cadeia Produtiva do Peixe Cultivado de Ajuricaba, a Unipeixe. A Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene), mantenedora da Unijuí, cedeu de forma onerosa a estrutura física, bens materiais e equipamentos da unidade ao empreendedor Airton Luis Cossetin, ainda no mês de março.

O contrato permite a cessão da Unidade Experimental para fins de exploração industrial e comercial de processamento de peixes, envolvendo filés e peixes in natura, bem como a industrialização de outros produtos derivados de peixe. Em troca da locação, a Fidene/Unijuí receberá uma pequena parcela do faturamento da empresa para investir em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, processos e suporte gerencial. As atividades serão realizadas através do compartilhamento da estrutura da Unipeixe para a realização de estágios acadêmicos, extensão universitária, pesquisa e desenvolvimento.

“Acreditamos, mais uma vez, que podemos colocar essa indústria em funcionamento”, destacou o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, lembrando das diferentes fases do espaço ao longo dos anos. “Muitos talvez estejam se perguntando: o que faz uma universidade com uma estrutura para processamento de peixes? Bom, este lugar surgiu a partir da colaboração do município, do Estado e da Unijuí. Ao longo dos anos, a Instituição realizou investimentos, acreditando que é fundamental que a estrutura produtiva da nossa região agregue valor. Ou seja, neste espaço, não falamos apenas de criar tilápias, mas de melhorar processos, incorporar tecnologias e conhecimentos. Esse é o lugar da universidade: ajudar a produzir novos produtos e a pensar novos negócios”, completou o professor, destacando que, no próximo ano, a ideia é incentivar novos negócios vinculados à cadeia do peixe.

Emocionado, Airton Luis Cossetin contou que decidiu apostar na parceria quando a sua esposa, Eliane, optou por deixar a sala de aula - ela lecionava para a Educação Infantil nos municípios de Ijuí e Ajuricaba - para ajudá-lo na Unipeixe. O empreendedor atua na produção de peixes há anos e, desde 2014, conta com tanques arrendados no município de Nova Ramada. “Tínhamos uma produção bastante rústica e, hoje, utilizamos uma tecnologia avançada. Parte da produção acontece por meio do sistema de bioflocos”, destacou. O sistema é uma técnica desenvolvida com a proposta de permitir a renovação da água usada na atividade. O nome bioflocos é originado do fato de esse sistema ser aplicado por meio de partículas que ficam na água. Elas fazem o papel de captar as impurezas para convertê-las em nutrientes básicos para o consumo dos peixes que são criados no tanque.

Com a meta de comercializar até 300 toneladas de  tilápia até o final do ano, Airton quer ser um agente de transformação na cadeia produtiva do peixe, ajudando outros piscicultores. “Com certeza, Ajuricaba vai deslanchar e deixar de ser, só no papel, a terra do peixe cultivado”, afirmou.

O ato de reinauguração contou com a presença de autoridades, empresários e da comunidade local. Os presentes também puderam degustar do produto produzido pela Nutripeixe.