Caminhos Rurais e Expofest são temas do Rizoma Temático - Unijuí

Caminhos Rurais e Expofest são temas do Rizoma Temático

O setor do agronegócio sempre foi muito forte no desenvolvimento das comunidades na região Noroeste do Estado. Por este motivo, sempre esteve representado em feiras, e em Ijuí não é diferente. Com intuito de conciliar o agronegócio, inovação e academia foi criada a programação Caminhos Rurais, que fará parte da Expofest Ijuí 2022.

“Projeto Caminhos Rurais: como a proposta pode ser uma grande inovação no agro da Expofest” foi o tema do Rizoma Temático desta quinta-feira, dia 14 de julho. O debate contou com a presença do vice-presidente de Negócio, Inovação e Economia Criativa da Expofest 2022, Antônio Carlos Frizzo Tambara; com o coordenador do projeto Caminhos Rurais, professor Emerson Pereira; o gerente adjunto da Emater da Região de Ijuí, Bergson dos Santos; além dos acadêmicos dos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia, Ana Maycá e Leonardo Bagolin.

O vice-presidente Antônio Tambara iniciou o debate esclarecendo o que é este novo evento intitulado Expofest 2022. “Ijuí recebeu o título de Capital Nacional das Etnias e, então, enxergamos como estratégia utilizar isso para negócios. A Expofest veio para suceder a Expoijuí Fenadi, que com a pandemia foi repensada e este ano será o pontapé de um evento que ainda vai crescer”, frisa.

O projeto Caminhos Rurais vem para representar o setor do agronegócio dentro da feira com atividades, palestras e concursos. Segundo o professor Emerson, o Projeto nasceu com intuito de realizar algo novo. “O propósito é realizar algo que ajude o produtor rural e beneficie também nossos estudantes. O projeto Caminhos Rurais é um conjunto de ações com várias instituições nas quais estamos apostando para trazer essas novidades”. explica.

A acadêmica Ana Mayca afirmou que o Caminhos Rurais vai acrescentar novos aprendizados. “A feira vai trazer muita inovação para a cidade e região e nós vamos estar inseridos juntos, desde a agricultura familiar até o agronegócio. A expectativa é de sucesso, tanto do projeto quanto da Expofest como um todo”, conta.

Leonardo Bagolin concorda com a colega que a expectativa é alta, pois acredita que a função designada aos acadêmicos possibilita o contato com produtores rurais. “Para nós, estudantes, o evento vem a somar, justamente porque nós estaremos junto dos produtores expondo nossos conceitos teóricos e ações práticas”, afirma.

O representante da Emater, Bergson, afirma que o evento irá abranger o agronegócio em diversas esferas. “Serão expostas tecnologias tanto para o grande produtor quanto para a agricultura familiar e esse é o grande diferencial da feira e dos Caminhos Rurais. Nós, da Emater, nos apoiamos bastante na Unijuí e na coordenação da Expofest para termos um espaço que representa com excelência o agro”, completa.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí