Parceria entre Unijuí e ANR busca formar jovens por meio do incentivo ao esporte - Unijuí

Fundada em 2019, a Associação Noroeste Runners (ANR) vem ganhando cada vez mais destaque em âmbitos estadual e nacional. A Associação visa promover o atletismo com crianças, jovens e adultos, além de também contar com atletas com necessidades especiais.

Atualmente, a ANR possui 118 atletas federados e em treinamento, entre eles 40 crianças em treinamento. Além disso, desde 2018 a Associação possui o selo bronze de Centro de Formação de Atletismo, ligado à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), possibilitando reconhecimento e auxílio financeiro por parte da CBAt.

Em dezembro de 2021, a Unijuí e a equipe firmaram um convênio de cooperação, possibilitando que atletas tenham a oportunidade de estudar na Universidade. De acordo com o presidente da entidade, Ethor Martins, a ANR acredita muito no atletismo universitário como uma ferramenta de transformação, pois permite que os associados estudem. “A gente acredita que com a parceria podemos formar além de atletas, excelentes cidadãos”, comenta.

Segundo o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, os objetivos da Instituição e da Associação convergem nesse sentido. "Todas as atividades que a Universidade proporciona para os estudantes, fora daquelas próprias de seu curso, potencializam o enriquecimento pessoal dos participantes, desenvolvendo competências e habilidades que se expressarão, certamente, em sua vida profissional”, afirma.

O professor conta que esse processo de aprendizagem e crescimento pessoal são semelhantes a outras atividades que a Instituição desenvolve. “É assim com a participação na iniciação científica, a extensão universitária, os grupos culturais, os cursos de línguas estrangeiras e, claro, também com a participação nas equipes esportivas", acrescenta.

A Associação Noroeste Runners participará de diversas competições nos próximos meses como, por exemplo, o Troféu Brasil de Atletismo; Campeonato Brasileiro sub-18; o Campeonato Brasileiro sub-16; o Campeonato Gaúcho sub-16, sub-14, sub-12 e adulto. Recentemente, a parceria entre Unijuí e ANR classificou três acadêmicos para disputarem os Jogos Universitários Brasileiros.

O presidente da ANR salienta que a Associação não é feita somente de corredores, mas, sim, de atletas de diversas modalidades olímpicas. “Possuímos atletas de arremesso de peso, lançamento de dardo, lançamento de disco, salto em altura. A única modalidade que não possuímos competidores é salto com vara”, destaca.

A Associação não visa lucros e sobrevive apenas de doações dos parceiros que também acreditam no poder transformador do esporte. “As receitas da ANR são destinadas ao custeio de viagens e equipamentos para os atletas treinarem e disputarem as competições. Todos os gestores prestam trabalho voluntário, com muito comprometimento, para levar o atletismo para as pessoas”, completa.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí