Projetos de extensão Energia Amiga e Robótica Educacional criam ação para abordar a educação ambiental na comunidade - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Com o objetivo de ampliar a interdisciplinaridade, os projetos de extensão Energia Amiga e Robótica Educacional criaram a ação Energia Amiga e Robótica Educacional - Vivências, Experiências e Práticas. A ação expressa o compromisso social da Unijuí com todas as áreas, em especial a Educação, Meio Ambiente e Tecnologia, em consonância com as políticas ligadas às diretrizes para a educação ambiental.

Conforme explica a professora Caroline Daiane Radüns, o objetivo da ação é a interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade, por meio da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as questões sobre a educação ambiental e desenvolvimento tecnológico. “A ação também está alicerçada no estímulo dos estudantes do ensino fundamental, a pensarem sobre os recursos naturais, hídricos e energéticos e proporem soluções através da robótica, que visam o uso racional da água, a eficiência energética e a promoção de cidades e comunidades sustentáveis.”

Uma das escolas participantes foi a Barão do Rio Branco, de Catuípe. A inscrição foi feita pelas professoras Tatiani Kramer Camera e Eliza Franco, e os alunos do 9º Ano puderam participar de palestras e oficinas. Dentro do projeto, eles desenvolveram uma lixeira inteligente, que auxilia na identificação dos resíduos e correto descarte.  O trabalho foi inscrito no Desafio Robótica Challenge Escolar, promovido pela 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e apresentado durante a ExpoFest Ijuí deste ano. 

O desafio teve como objetivo incentivar alunos da rede estadual a desenvolver soluções inovadoras baseadas em robótica que atendam um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, promovendo o aprendizado prático e teórico. Como resultado, o projeto recebeu duas premiações na categoria Anos Finais, sendo o de Melhor Projeto e Impacto Social. A premiação de Melhor Projeto representa a equipe com o projeto mais bem avaliado nos critérios gerais, e o Impacto Social representa o projeto com maior potencial de impacto social. 

As professoras Caroline Daiane Raduns e Luana Obregon de Carvalho, integrantes dos projetos Energia Amiga e Robótica Educacional, reiteram a importância da extensão universitária da Unijuí. “Confirma o compromisso com o desenvolvimento regional sustentável, através da prática da cidadania e a consequente construção de uma sociedade justa, solidária, responsável e desenvolvida”, ressalta Caroline. 

Ainda, as professoras comentam que o sucesso da ação Energia Amiga e Robótica Educacional - Vivências, Experiências e Práticas – 2024 só foi possível, devido o apoio das instituições parceiras, como a 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e a Ceriluz. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.