Projeto de extensão Cidadania para Todos dá início à formação a integrantes das Cipaves de Ijuí - Unijuí

O projeto de extensão Cidadania para Todos, da Unijuí, em parceria com a 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), deu início a uma série de oficinas para a formação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves). O projeto de formação tem o objetivo de colaborar com o processo de qualificação dos integrantes das Cipaves, visando a multiplicação de ações orientadas para a cultura da paz, mediante ações inspiradas em valores e princípios da justiça restaurativa.

O projeto é coordenado pela professora da Unijuí, Ester Eliana Hauser, e representante da 36ª CRE, Angela Linck, e trata de temas centrais que envolvem conflitos, violência e cultura de paz na escola; a comunicação não-violenta na gestão dos conflitos na escola; Direitos Humanos e a questão do bullying no universo escolar; e a violência contra a mulher na família e suas repercussões na escola.

Conforme explica a professora Ester, as Cipaves foram instituídas por meio da Lei Estadual N.º 14.030 e são compostas por representantes de alunos, pais, professores e funcionários da comunidade escolar, tendo atribuições como planejar, propor e recomendar medidas de prevenção de acidentes e violências no âmbito das escolas, bem como acompanhar a sua execução.

Participam do projeto representantes das escolas de Ensino Médio São Geraldo, Antônio Padilha, Polivalente, Otávio Caruso Brochado da Rocha e Tiradentes. As oficinas de formação terão sequência nos meses de setembro, outubro e novembro de 2024 e auxiliarão no planejamento de ações conjuntas a serem desenvolvidas durante o ano de 2025, visando a prevenção à violência, a promoção da cultura de paz e os direitos humanos nas escolas.