Foram inaugurados, na noite desta quinta-feira, 5, os novos laboratórios de áudio, foto e vídeo no prédio da Comunicação Social, campus Ijuí. Para o evento de descerramento da faixa, estiveram reunidos alunos, professores, funcionários e egressos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí. Na sequência, os estudantes participaram de oficinas em cada um dos laboratórios, ministradas por egressos que já atuam no mercado profissional em suas respectivas áreas. Durante o evento, também foram expostos no espaço alguns dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos de ambos os cursos.
Até então, o prédio da Comunicação Social era ocupado por três salas de aula, um estúdio de fotografia e o laboratório para revelação de fotos em formato analógico. Devido à mudança para o digital, o laboratório foi dividido e transformado em três, correspondendo às disciplinas práticas de áudio, vídeo - antes locadas no segundo andar da Biblioteca Mario Osorio Marques - e fotografia. De acordo com a coordenadora de ambos os cursos, a professora Rúbia Schwanke, as salas de aula também foram reestruturadas, a fim de dar maior proximidade e suporte às aulas práticas.
"O que nós queremos com isso: trazer efetivamente mais alunos da comunicação para o nosso prédio e fazer com que haja maior interação, tanto entre os alunos quanto, também, entre as disciplinas e professores", comentou a professora em entrevista no Eclético, pela 106.9.
Ainda durante a entrevista, a docente estendeu o convite para que não só os alunos e professores dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda visitem os novos laboratórios. "Eu acho que o prédio da Comunicação não se restringe apenas aos alunos da Comunicação; ele serve, sim, como uma base, mas os laboratórios são para a instituição como um todo", concluiu.
Ouça, logo abaixo, a entrevista completa com a professora e coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Rúbia Schwanke:
O Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA promoveu, na última segunda-feira, a solenidade de posse dos novos pais conselheiros de turma para o exercício do ano letivo de 2018. Na ocasião, a direção da escola e o presidente do Conselho de pais enfatizaram em suas falas a importância da parceria escola/família, reconhecendo a escola como espaço de conhecimento, afeto e convívio democrático em articulação com a família como vital para o sucesso do educando.
Na oportunidade foi apresentado o projeto da Jornada de Pesquisa, ações em comemoração aos 50 anos da escola e também eventos que são organizados pelo Conselho de Pais e direção. Também foi realizado um momento de confraternização com coquetel e brinde ao cinquentenário da EFA.
Na tarde do dia 21 de março, os coordenadores Edina Matilde Linassi Coelho e Matias Nunes Frizzo realizaram a entrega dos produtos doados no trote solidário dos cursos de Biomedicina e Estética e Cosmética. A Instituição contemplada foi o “INSTITUTO LAR BOM ABRIGO” de Ijuí.
Por: professora Heloísa Meincke Eickhoff, coordenadora a ESS
O mercado de trabalho exige profissionais com alta qualificação e um curso de pós-graduação enriquece o currículo com uma experiência importante, indica um comprometimento com o aprendizado constante e que o profissional está atualizado e apto para as necessidades do mercado de trabalho. Os cursos de Pós-Graduação da área da Saúde da Unijuí propõem uma formação qualificada com projetos que contemplam a aquisição de habilidades e aptidões para atuar com segurança e se colocar como referência na sua área.
Os grandes diferenciais dos cursos são corpo docente com experiência profissional e renomados na área, conhecimento com alto poder de aplicabilidade, aulas teóricas e práticas (em laboratórios e com estágio no locus profissional) e aproveitamento imediato no dia a dia da profissão.
Ainda, o objetivo dos cursos é proporcionar aos profissionais uma rede de relacionamentos e de contatos, possibilitando o fortalecimento do currículo profissional.
Estão abertas as inscrições para os seguintes cursos:
Nutrição clínica: metabologia e terapia nutricional
Enfermagem em Terapia Intensiva
Fisioterapia em Terapia Intensiva
Gestão em Unidades Hospitalares
O Curso Técnico de Enfermagem da EFA, em Três Passos, está com inscrições abertas para a sua 12ª turma.
Conforme a Diretora da EFA, professora Maria do Carmo Pilissão, o curso passou recentemente por recredenciamento no MEC, recebendo conceito máximo de aprovação, sendo elogiado pela qualidade da proposta de formação, bem como do espaço físico da escola, que funciona no Campus da Unijuí em Três Passos. "A EFA vem, ao longo dos anos, buscando sempre atender todos os pré-requisitos para manter a excelência no ensino. Foram adquiridos novos equipamentos, a bibliografia do curso foi toda revisada, e o laboratório revitalizado com todos os materiais exigidos para as aulas práticas”, conta a professora.
A EFA realiza parcerias com várias instituições locais e regionais, especialmente com o Hospital do município e Postos de Saúde, Prefeitura Municipal e a própria Universidade, para a utilização de laboratórios dos cursos de saúde da graduação.
Segundo a coordenadora do curso, professora Sandra Righi Furini, ensinar, cuidar e promover a melhoria na saúde do indivíduo é o foco na formação de profissionais de nível médio, oferecendo ao mercado de trabalho técnicos de enfermagem capazes de transformar o futuro com a vivência do conhecimento adquirido em todo o curso, melhorando a qualidade de vida das pessoas.
A EFA/UNIJUÍ Três Passos está com inscrições abertas para receber alunos para sua nova turma, que deve ter início no mês de abril. Para ser aluno basta ir até o campus preencher a ficha de inscrição, tendo como pré-requisito estar cursando o segundo ano do Ensino Médio ou ter concluído.
Por: professora Dra. Eniva Stumm e a Ma. Carolina Renz Pretto
As unidades de terapia intensiva são os setores hospitalares de maior complexidade e organização, destinadas ao atendimento de pacientes em estado crítico, provenientes de várias áreas, que requerem atenção profissional especializada de forma contínua, materiais específicos e tecnologias para diagnóstico, monitorização e terapia.
As características da unidade exigem enfermeiros com conhecimentos apurados, atualizados quanto às técnicas e tecnologias voltadas ao atendimento de pacientes com quadro clínico mais grave. As situações complexas requerem tomada de decisão, reivindicam um profissional capaz de enfrentar problemas éticos e técnicos, com capacidade de liderança, discernimento, iniciativa, habilidade de ensino, maturidade e estabilidade emocional.
Diante das peculiaridades do setor, os profissionais são submetidos a situações estressoras e demais situações que interferem na qualidade de vida. Eventos estressores ao ultrapassarem as capacidades de enfrentamento dos indivíduos podem desencadear estresse ocupacional. Uma pesquisa avaliou estresse e coping de profissionais de enfermagem em unidades de terapia intensiva e semi-intensiva e evidenciou que 54% dos profissionais de enfermagem apresentaram baixo estresse, com predomínio de alto estresse nos enfermeiros, 22% e baixo estresse entre os técnicos de enfermagem, 36%. A estratégia de enfrentamento centrada no problema foi a mais utilizada e considerada adequada. O Alto estresse dos enfermeiros pode estar relacionado às responsabilidades envolvidas no processo de trabalho desse profissional (SILVA et al., 2017) e o desenvolvimento de habilidades para o enfrentamento dos problemas cotidianos pode beneficiá-lo.
Outro estudo avaliou o impacto no sono, qualidade de vida e humor dos profissionais que atuam em terapia intensiva infantil, mostrou que profissionais de enfermagem que trabalham durante a noite apresentam menor qualidade de vida no que se refere à dimensão social, pela falta de tempo para atividades sociais e de lazer. O sono é prejudicado para os profissionais independente do turno de trabalho (GUERRA et al., 2016). Nesse sentido, repensar as estratégias utilizadas e a implementação de inovações direcionadas ao bem-estar profissional pode repercutir em seu desempenho e na qualidade do cuidado.
Todos esses aspectos, que compreendem a atuação do enfermeiro em uma Unidade de Terapia Intensiva, desde as atividades habituais básicas até atividades inovadoras e tecnologias avançadas, serão abordadas na pós-graduação em Enfermagem em Terapia Intensiva da Unijuí. Confira as informações do curso no site da Universidade.
Saiba mais em:
SILVA, Gabriela Alves Vieiraet al. Estresse e coping entre profissionais de enfermagem de unidades de terapia intensiva e semi-intensiva. Revista de Enfermagem da UFPE, v.11, n. sup2, p.922-31, 2017. DOI: 10.5205/reuol.10263-91568-1-RV.1102sup201707
GUERRA, Priscila Caetano et al. Sono, qualidade de vida e humor em profissionais de enfermagem em Unidades de Terapia Intensiva Infantil. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v.50, n2, p.277-83, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420160000200015
Aprender inglês deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade. Se você quer se destacar no mercado de trabalho, ter acesso aos melhores conteúdos culturais, fazer um intercâmbio, conseguir bolsa de mestrado e doutorado, desfrutar plenamente das suas viagens ou apenas entender a letra da sua música favorita, comece já o seu curso de inglês. A Unijuí possui vagas para o curso de Inglês EaD abertas.
Para facilitar os estudos, o curso é realizado pela plataforma Voxy, disponível no site ou aplicativos móveis, criado há pouco mais de três anos nos EUA e que conta hoje com 2 milhões de usuários cadastrados no mundo. O conteúdo do curso é totalmente personalizado, de acordo com o nível de proficiência em inglês, objetivos e interesses do aluno. O curso é 100% online, sendo que o estudante poderá organizar seus horários de estudos, conforme atividades estabelecidas pela Voxy. O aluno terá sua matricula ativa por um semestre, sendo necessária renová-la semestralmente.
Confira no site do curso mais informações e realize a inscrição.
Como funciona o curso?
Na semana que antecede o início das aulas na EFA, professores e técnicos-administrativos se reuniram durante três dias para realizar estudos e planejar o ano letivo.
Na quarta feira, 14/02, a direção da EFA, através da diretora Maria do Carmo Pilissão, e da equipe diretiva, realizou o acolhimento e recepção dos professores no Centro de Eventos da Unijuí. Em seguida o grupo fez um tour para conhecer e reconhecer os diferentes ambientes da instituição, principalmente laboratórios para pesquisa e aulas práticas em 2018.
O projeto da Jornada de Pesquisa foi apresentado pelos professores de ciências Humanas com o tema "Um mergulho nos 50 anos da EFA: histórias e perspectivas". Construção de maquetes, Linha de tempo, Museu das Pessoas da EFA e Cápsula do tempo são algumas propostas de trabalho para a Jornada que permeará o ano letivo.
Na quinta feira, aconteceu a palestra “um olhar especial”, coordenada pela psicopedagoga da EFA, Juliana Sfalcin, e ministrada pela professora de pedagogia da Unijuí, Marta Borgmann. Foram abordados aspectos relativos a inclusão de pessoas com necessidades especiais na escola. A programação seguiu com o planejamento e preposições para o ano.
Através desse encontro o grupo se fortaleceu e significou ainda mais a proposta de ensino da escola, segundo diretora Maria do Carmo. "Para 2018 teremos muitas ações, eventos, atividades e propostas de aprendizagens no sentido de fortalecer e revigorar o projeto educativo realizado há 50 anos na EFA."
As aulas iniciam na próxima segunda feira, 19 de fevereiro, sendo que no primeiro dia as aulas no turno da manhã serão das 8h às 12h, e na tarde das 13h30 às 16. Para o restante da semana as famílias serão informadas dos horários.
As professoras coordenadoras dos subprojetos Interdisciplinar Educação Física e Letras – Português e Inglês, Fabiana Ritter Antunes e Maristela Righi Lang, respectivamente, e Biologia, Maria Cristeina Pansera de Araújo, bem como licenciandos bolsistas de ID do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Caroline Iziquiel Martins, Gabriele Scheleski e Tatiana Ribas participaram do II Seminário do Pibid da Região Sul - II EnlicSul - II Encontro de Licenciaturas da Região Sul - II Seminário Institucional Pibid/Unisinos, 2017. Participou ainda deste evento o doutorando Andres Julian Carreño Diaz, da Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia, que esteve fazendo estágio de doutorado na Unijuí, de 25 de outubro até 16 de dezembro desse ano.
Para além de socializar e assistir aos resultados de trabalhos de Iniciação à Docência, realizados durante o ano, foi possível enriquecer os conhecimentos e as reflexões sobre o processo de formação docente, com a palestra “Tornar-se professor no mundo de hoje: desafios para a formação e inserção profissional” ministrada pelo professor da universidade de Montreal/Canadá, Maurice Tardif.
Entre outras questões ressaltadas pelo professor, está a necessidade de desenvolver uma visão integrativa do processo de formação inicial de professores, sob a responsabilidade coletiva dos formadores da universidade e dos professores da escola com parcerias fortes, que permitam avançar nos conhecimentos teóricos e práticos. Isso é o que o PIBID/UNIJUI – CAPES tem feito nesses quatro anos de vigência.
Os estudantes dos cursos de Engenharia e Design matriculados na disciplina de Administração e Empreendedorismo, ministrada pelo professor Pedro Luís Büttenbender, usaram a criatividade e desenvolveram sete projetos inovadores.
O objetivo da atividade proposta na disciplina era buscar a formação em Administração e Empreendedorismo produzindo resultados qualificados na formação de competências profissionais. Com referencial teórico-conceitual, motivação e orientação metodológica, resultou na maior criatividade e o desenvolvimento das capacidades inovadoras e de empreendedorismo dos acadêmicos.
De acordo com o professor Pedro, os estudantes estão de parabéns, pois estão indicando sete novas propostas de inovação e negócios. “Na trajetória final de ano, os acadêmicos, como resultado de sua trilha de vivências e aprendizagens, estão lançando os seus projetos desenvolvidos durante o semestre, referenciados em um Plano de Negócios. Todos os sete projetos são portadores de futuro. Agora com o apoio da Incubadora Tecnológica da Unijuí, poderão prosperar e produzir resultados”, destaca.
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