Na sexta-feira e sábado, dias 2 e 3 de junho, a Unijuí e o Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE) realizaram o curso de Qualificação de Gerenciamento de Projetos. Nas 12 horas de atividades, os inscritos realizaram exercícios práticos e estudos de caso sobre como alavancar a produtividade nas empresas. Para os 27 profissionais que participaram do curso “Gerenciamento de Projetos: uma competência estratégica”, no último fim de semana, essa é a síntese de mais um programa de qualificação promovido pelo SENGE no interior do Rio Grande do Sul.
O curso apresentou tópicos selecionados do PMBOK® “Guia do Conjunto de Conhecimentos do gerenciamento de Projetos” (Project Management Body of Knowledge), em um programa elaborado para capacitar e aperfeiçoar habilidades de gestão de projetos, permitindo aos alunos avaliar criticamente as ferramentas computacionais disponíveis no mercado e aumentar sua eficiência.
As aulas foram ministradas pelo engenheiro Rogério Dorneles Severo, diretor do Núcleo Metropolitano e também membro do Conselho Consultivo do PMI-RS. Como conselheiro, ele participa do desenvolvimento das normas internacionais do PMI que são adotadas no dia a dia das indústrias, empresas de tecnologia, e em negócios de todas as áreas.
Neste ano, novos cursos serão ofertados pela Unijuí e SENGE em parceria. Em agosto, nos dias 25 e 26, será realizado o curso de PPCI – Plano de Prevenção e Combate a Incêndios, que já está com inscrições abertas.
O professor Sandro Cossetin, eletrotécnico do DEMEI esteve na EFA na última terça feira, 23/05, para falar sobre energia, para alunos do Ensino Fundamental e Médio.
Essa foi mais uma iniciativa dos professores da EFA para promover uma aproximação entre a teoria e a prática. Esse debate sobre Energia e suas transformações é parte integrante do projeto "Mão na Massa", que está em andamento na escola.
Os alunos no decorrer do trimestre tiveram a oportunidade de interagir com a “Casinha do DEMEI”, um protótipo de residência com seus aparelhos e equipamentos eletrônicos, que permite observar o consumo destes em funcionamento através de um simulador que calcula a conta de luz, bem como analisar e interpretar esta conta. Segundo a professora de Física da EFA, Juliana Aozane da Rosa, “na situação atual em que tanto se comenta em custos e que se observa o aumento da necessidade do uso de energia elétrica, poder mostrar de alguma forma a esses jovens consumidores, de onde provem toda essa energia e como pode ser evitado o seu desperdício com atitudes diárias e simples”.
Dessa forma, a fala do professor Sandro trouxe para conhecimento e discussão dos alunos o conceito de energia que está presente nas mais diversas áreas do conhecimento, como na química, biologia, física, matemática, etc... e suas diferentes manifestações e nesse caso mais especificamente da energia elétrica.
Nessa quarta-feira, 10, as estudantes dos cursos de Pedagogia e Educação Física da Unijuí, campus Santa Rosa, realizaram uma homenagem às mães na escola de Educação Infantil Curumim, de Santa Rosa.
A atividade teve como objetivo interagir com o projeto da Escola, que tem como temática o brincar, visando a sua importância no processo do desenvolvimento infantil. Outro aspecto foi o de relacionar a teoria e a prática a partir de estudo, reflexão e produção de um texto sobre o brincar e o movimentar-se, componente curricular de Educação Física Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Os cursos consideraram o pouco tempo que os pais tem em casa para brincar com seus filhos e propuseram a Matroginastica, como alternativa para envolver pais e filhos em atividades lúdicas afetivas. Participaram das comemorações do dia das mães da Escola Curumim: 15 mães com seus bebês da turma do berçário, 35 mães com seus filhos da turma do maternal e, 67 mães das turmas do jardim e pré-escola. Avós das crianças também participaram das atividades.
Matroginastica
“Matro” vêm do latim “mater”, significando mãe. Entende-se como ginástica para mãe e filho, que, segundo Schulz (1989), passou a ser utilizada “atividade física entre pais e filhos”.
A obra Complexidade e Educação em Diálogo, organizada pelos professores Celso José Martinazzo e Sidinei Pithan da Silva e pelo doutorando Claudionei Vicente Cassol, foi lançada na 13ª do Livro em Santa Rosa que ocorreu no período de 26 a 29/04/2017. O livro integra a coleção Ciências Sociais da Unijuí e foi publicado de forma conjunta pelas Editoras Unijuí e Uri de Frederico Westphalen.
Contém quatorze artigos que resultaram das reflexões e leituras realizadas por alunos do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande Sul (Unijuí). Os capítulos estão organizados de forma que a leitura se desenvolve a partir de uma concepção da modernidade, do conhecimento e da teoria da complexidade, até ensaios de visualização da teoria do pensador contemporâneo Edgar Morin no contexto da prática pedagógica.
O mérito dos autores desta obra consiste na abordagem da problemática da complexidade colocada como horizonte e pano de fundo para suas investigações. Eles conseguem expressar em seus textos um ensaio de uma verdadeira reviravolta epistemológica ao procurar transcender o lugar comum do pensamento simplificador e consensual em que se encontram para operar com outros princípios cognitivos mais pertinentes que permitem a compreensão da ciência e de seu papel e promovem a compreensão de si mesmos, da realidade em que atuam, sobretudo, no campo da educação escolar.
Os capítulos que compõem a obra dão ênfase nos aspectos paradigmáticos do processo educativo e não tanto operacionais. Destacamos as análises sobre o sujeito do conhecimento, a importância da atividade do pensar, as diferentes racionalizações do conhecimento, a superação da fragmentação dos saberes pela via da inter/transdisciplinaridade, a formação do professor universitário e o diálogo sobre a ética.
Fica o convite para que o leitor concentre a sua atenção neste movimento de emancipação do pensamento. Algo que é lacunar em nossa educação escolar, mas que é vital para a sobrevivência do homem, da humanidade e da sobrevivência do planeta Terra.
Foto: Rafa Mallmann, bolsista do projeto Mídia e Sociedade: o Direito à Informação
Na manhã desta quinta-feira, 27, o Núcleo de Educação e Informação em Direitos Humanos (NEIDH), realizou mais uma edição do “Café & Conversa”, que este mês teve como tema: Gênero e identidade - perspectiva para entender a transexualidade. O evento, realizado no campus Ijuí, integra as atividades da disciplina de Direito, Sociedade da Informação e Democracia, no Programa de Mestrado em Direito, por meio do Mestrado em Direitos Humanos.
Para debater gênero e identidade participou do encontro a cabeleireira Vivian Proença, de Cruz Alta, que conversou com os participantes sobre a sua identidade como transexual. Em entrevista à Unijuí FM, ela falou sobre o preconceito que existe na sociedade: “A transexual nasce sofrendo preconceito, nascemos em uma sociedade que não está preparada para nos receber. A gente vive em um país que mais mata travestis e transexuais no mundo, então a gente precisa falar sobre isso”. Vivian explica que levou um tempo até iniciar sua luta. “Eu fiz a minha cirurgia com 19 anos e logo mudei a minha identidade e queria viver como mulher, sem que as pessoas soubessem que eu era transexual, mas depois percebi que eu estava vivendo uma mentira, porque a minha realidade é ser uma transexual e eu nunca tive que ninguém que me dissesse isso, então eu sinto que outras pessoas precisam ter esse suporte”.
Vivian também apresentou dados sobre a situação dos transexuais no país. “A gente vive em um país em que de 2008 a 2014 foram registradas 604 mortes de transexuais. Em 2016 foi batido o recorde com 347 mortes dentro da comunidade LGBT, sendo que 42% dessas mortes são de pessoas transexuais. A gente tem que evoluir, a gente tem que ter empatia com todas as pessoas”, declarou. A conversa foi mediada pela Profª Drª Joice Nielsson, do Curso de Direito da Unijuí, que tem se dedicado à pesquisa na área de gênero e contribuído bastante para estas discussões nos fóruns em que participa.
A Escola Estadual de Ensino Médio Emil Glitz recebeu na última quinta-feira, 20/04/17, o colombiano Daniel Fernando Sanchez Navarro, que socializou experiências do seu País, aos alunos do Ensino Médio, do noturno.
Daniel está cursando o mestrado em Educação nas Ciências na UNIJUÍ, através do convênio internacional entre a UPN – Universidade Pedagógica Nacional, da Colômbia, e UNIJUÍ.
O mestrando explanou sobre a história da Colômbia, enfatizando aspectos da política, economia, educação, culinária típica, música, dança, futebol, etc.
Durante sua explanação e num ambiente interativo, os alunos fizeram perguntas e sanaram dúvidas, despertando nos mesmos o desejo de conhecer outros países através de um intercâmbio.
Ao encerrar sua atividade, Daniel enfatizou aos alunos a importância do estudo, e que devem aproveitar tudo o que a escola proporciona, pois o futuro de cada um começa através do esforço e dedicação durante a trajetória escolar, na qual se aprende os direitos e deveres dos cidadãos.
A Direção da Escola encerrou a palestra e agradeceu a presença do mestrando Daniel Navarro, destacando ser este um momento diferenciado de socialização de experiências.
Encerrando a semana de atividades integradas à Semana Acadêmica das Licenciaturas Unijuí, o professor Dinarte Belato palestrou na noite desta quinta-feira, 20, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum. Na ocasião, abordou o tema "Educação na Contemporaneidade", trazendo os principais aspectos históricos que influenciaram no desenvolvimento educacional brasileiro e novas perspectivas para os próximos anos.
O evento integrou a programação promovida desde o dia 17 de abril, com falas de especialistas sobre assuntos como Educação, Violência, o trabalho do docente e a Reforma no Ensino Médio.
Segundo Belato, a Educação no Brasil sofre com vários retrocessos que nos remetem desde a colonização e dominação do povo Europeu sobre o indígena. "Se destrói radicalmente todo um acumulado de conhecimentos e experiências; e se impõe a eles os interesses e estratégias do elemento dominador", comentou em entrevista na Unijuí FM.
O professor estima que, caso os Europeus não tivessem destruído essa natureza e sociedade que já se desenvolviam em território brasileiro, em 2.500 anos os povos indígenas teriam atingido um grau de desenvolvimento superior ao da Mesopotâmia. "É uma perda gigantesca de tesouros culturais que poderiam ter construído uma sociedade infinitamente mais rica", concluiu.
Confira uma entrevista com o professor Dinarte Belato
Temas e dilemas da educação na atualidade foi o tema da Semana Acadêmica das Licenciaturas da Unijuí Campus Santa Rosa. O evento aconteceu durante toda a semana no Auditório Central do Campus.
Na primeira noite de evento os estudantes acompanharam a transmissão por videoconferência da palestra do professor doutor Marcos Flávio Rolim sobre educação, crime e violência. Na terça-feira o tema foi a Reforma do Ensino Médio com os professores Sidinei Pithan, da Unijuí, e Ângela Blatz, egressa do Curso de Educação Física.
Nos dias seguintes as convidadas foram a professora Eloisa Borkenhagen Bohrer, que palestrou sobre Corporeidade e Expressão Corporal, e professora Maria Regina Johann que falou sobre formação docente na educação básica.
Para a professora Cleia Rigon Dorneles, coordenadora do curso de Educação Física e uma das organizadoras do evento, o saldo deste ano, no que diz respeito ao aprendizado, foi muito positivo. “Os questionamentos e a riquíssima participação dos estudantes neste ano foi encantador”. A coordenação do evento contou ainda com as professoras Cláudia Maria Seger e Maria Regina Johann.
Na próxima semana, na sexta-feira, 28, uma palestra sobre Inclusão com o Escritor homenageado na 13ª Edição da Feira do Livro de Santa Rosa, Pablo Moreno, encerra as atividades da Semana Acadêmica das Licenciaturas do Campus Santa Rosa.
A relação entre educação, crime e violência, foi abordada pelo palestrante Marcos Rolim, Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na noite desta segunda-feira, na abertura da Semana Acadêmica das Licenciaturas, realizada no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no Campus Ijuí.
“Procurei mostrar a relação entre a baixa escolarização e a criminalidade. Não resta a menor dúvida de que há um ponto de corte: aqueles que conseguem ir adiante do Ensino Fundamental têm muito menos chance de serem envolvidos por algum tipo de lógica criminal. Basta a gente ver o perfil das pessoas que estão nos nossos presídios, em regra pessoas com baixa escolarização”, observa.
De acordo com Rolim, o tema vem sendo pouco abordado nas discussões sobre violência e na busca por alternativas para diminuir os índices de criminalidade no país. “Jovens muito pobres se afastam da escola, por diferentes motivos, uma parte é recrutada pelo tráfico e acaba aprendendo um conjunto de práticas perversas. Onde a escola expulsa, o tráfico acolhe. Portanto, este tema da evasão escolar deveria ser tratado como um tema de prevenção da violência”, complementa.
Para ampliar a discussão, ele apresentou a sua tese de Doutorado, que teve o tema “Formação de Jovens Violentos: um estudo sobre a etiologia da violência extrema”. Durante quatro anos Marcos Rolim estudou graves crimes cometidos por jovens que estão (ou estavam) na Fase, através de entrevista em profundidade e pesquisa quantitativa. “Ao final destas entrevistas pedi a eles que me indicassem um amigo de infância que não tinha entrado para o crime. Repeti o mesmo procedimento das entrevistas com este outro grupo. Tinha dois grupos de pessoas, com a mesma idade, criado na mesma região. Um virou grupo de matadores, outro de trabalhadores. Eu queria entender o que havia de diferente neles. ”, observa.
Confira, em vídeo, um trecho da palestra
A Semana Acadêmica terá continuidade nos próximos dias. Confira a programação completa
O GECOM (Grêmio Estudantil Chico Mendes) da EFA encerra sua gestão no mês de abril com uma importante ação de solidariedade. Uma das provas da gincana escolar dos Anos Finais e Ensino Médio foi denominada Páscoa Solidária. Nessa atividade foram arrecadadas, aproximadamente, 300 caixas de bombons para doação a entidades beneficentes.
Para cultivar o espírito de amor e de solidariedade para com as crianças mais carentes, representantes do GECOM visitaram algumas entidades para fazer a entrega dos chocolates arrecadados. As crianças beneficiadas com essa ação solidária, fazem parte das Pastorais da Paróquia São Geraldo e do Lar da Criança Henrique Liebirich.
A entrega dos chocolates foi feita pelo presidente, Artur Della Flora, e demais integrantes do GECOM, acompanhados da vice diretora da EFA, professora Janete Strieder, e da Coordenadora pedagógica Maristela Heck. A professora Janete conta que "a emoção tomou conta de cada um de nós ao ver o sorriso estampado no rosto de cada criança ao receber a caixa de bombons". Ressalta ainda que em meio as entregas a alegria foi contagiante, a gratidão foi expressa em forma de afetuosos abraços e lindas canções.
Disciplinas do Curso de Administração da Unijuí estão utilizando metodologias ativas de aprendizagem e a tecnologia tem sido um importante recurso para a condução deste processo.
Na contramão do que tudo que foi ensinado sobre uso do celular em sala de aula, duas metodologias ativas de aprendizagem, flipped classroom (aula invertida) e peer instruction (instrução pelos pares), tornam-se aliadas ao modificar as metodologias tradicionais.
Num primeiro momento, ao observar todos os estudantes acessando seus smartphones durante a aula, a impressão é de uma turma dispersa com relação ao conteúdo.
Entretanto, não é isso o que ocorrer com os estudantes da disciplina de Fundamentos de Marketing do Curso de Administração da Unijuí - Campus Santa Rosa. Essa é uma das muitas disciplinas da Unijuí que estão adotando metodologias ativas de aprendizagem.
Com esse método os estudantes são estimulados a levarem seu aparelho eletrônico, computadores e telefones celulares para as aulas como ferramenta de aprendizagem e de interação entre os colegas.
Ao utilizar-se de metodologias ativas, o papel do professor deixa de ser somente o de ensinar e passa a ser também o de facilitar o processo de aquisição do conhecimento, ou seja, o de ajudar o estudante a aprender. Cabe ao docente organizar o processo, tornando o ambiente mais dinâmico e incentivando a cooperação dos alunos no ambiente de sala de aula.
Luciano Zamberlan, professor responsável pela disciplina, destaca que os atuais estudantes são diferentes “cresceram utilizando computadores, videogames, celulares e diversas outras ferramentas da era digital, fazendo com que os professores sejam desafiados a pensarem e se capacitarem para que possam potencializar suas metodologias de ensino, levando em consideração esse novo perfil dos estudantes que chega à sala de aula nos dias atuais”.
Entenda as metodologias
A sala de aula invertida pressupõe que o professor tenha que elaborar um conjunto de textos, vídeos, tutoriais, roteiros de estudo e outros materiais para que os alunos possam realizar um estudo prévio dos conteúdos.
Nos encontros com o professor são discutidos exemplos e práticas a partir dos materiais que os alunos acessaram. Ou seja, o professor se ocupa menos da transmissão de conceitos e foca suas aulas em situações problema e leva os alunos a pensarem em possíveis soluções.
A instrução pelos pares pressupõe que a aprendizagem é conduzida também por meio da interação entre os próprios estudantes. A partir da leitura prévia dos conteúdos, os eles respondem algumas questões simples sobre os materiais que estudaram por meio de softwares e aplicativos, onde o professor acessa instantaneamente desempenho de cada aluno por meio do computador.
Dessa forma é possível verificar onde estão as principais dificuldades e então realizar as devidas explicações sobre os temas da aula. A partir disso são aplicados novos testes conceituais para avaliar o nível de entendimento dos estudantes. Inicialmente os alunos respondem individualmente as questões e em seguida interagem e argumenta com os colegas sobre suas escolhas de resposta, para então responderem novamente, agora de forma conjunta.
De acordo com o professor Luciano Zambelan, que atua na disciplina de Fundamentos de Marketing, percebe-se que o método é importante, pois além de fornecer um feedback imediato ao professor sobre a compreensão dos conteúdos que os alunos tiveram, faz com que os próprios acadêmicos aprendam de forma conjunta, pois os índices de acertos após o debate entre os colegas é superior às respostas individuais.
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