Em 2018 completam-se 30 anos do Curso de Agronomia e 10 anos do Curso de Medicina Veterinária da Unijuí. Por isso, com o objetivo de promover uma reflexão sobre a formação nas áreas das Ciências Agrárias e Ambientais no Sul do país e traçar cenários futuros, tendo em vista a conjuntura nacional e internacional, o Departamento de Estudos Agrários (DEAg) vai realizar a 3ª edição do Seminário Internacional sobre as Perspectivas do Ensino de Ciências Agrárias e Ambientais no Sul do Brasil. O evento vai ocorrer de 24 a 27 de setembro, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no Campus Ijuí.
O Seminário também pretende realizar uma análise sobre a formação acadêmica diante dos problemas da agropecuária, dos problemas socioambientais, das demandas da sociedade e da consolidação da maturidade do perfil dos profissionais egressos dos cursos.
As inscrições estão abertas na página do evento, no Portal da Unijuí. Confira os valores:
- Valor da inscrição de 09/07 a 17/08
. Estudantes de Graduação e Pós-Graduação: R$ 100,00
. Professores e Profissionais: R$ 180,00
Também é possível o envio de trabalhos no período de 09/07 a 17/08. Consulte as normas e outros prazos de inscrição na página do evento.
No ano de 1986, a Unijuí, já como Universidade reconhecida no ano anterior, organizou o I Seminário Internacional sobre as Perspectivas do Ensino de Ciências Agrárias no Sul do Brasil. Este seminário se constituiu em um momento de reflexão extremamente importante para a elaboração do projeto do curso de Agronomia. Com a criação do curso, em 1988, foi incorporada como uma de suas principais características a formação de um profissional voltado para o desenvolvimento. Este seminário também consolidou a cooperação do Departamento de Estudos Agrários da Unijuí com o Instituto Nacional Agronômico de Paris-Grignon (INA-PG), com o apoio da Direção Geral do Ensino Rural do Ministério da Agricultura da França.
No ano de 2008 o curso de Agronomia completou 20 anos e marcou também o início do curso de Medicina Veterinária. Levando-se em consideração estes aspectos, promoveu-se o II Seminário Internacional sobre as Perspectivas do Ensino de Ciências Agrárias no Sul do Brasil. Para tanto, este seminário se propôs a reunir profissionais do Brasil e do exterior, particularmente da França, para refletir sobre o ensino e as perspectivas da área de Ciências Agrárias para o desenvolvimento sustentável da agropecuária, tendo obtido pleno êxito em sua realização.
Nesses anos, a Agronomia formou 48 turmas e um total de 674 Engenheiros Agrônomos, sendo 575 homens e 99 mulheres. O curso de Medicina Veterinária, por sua vez, graduou 181 Médicos Veterinários em 11 turmas, sendo 85 homens e 96 mulheres. Os egressos dos cursos, para além de atuarem na região, estão exercendo suas profissões em diversos estados brasileiros e, alguns, no exterior.
Um tema que não vai ficar de fora dos debates é a própria agricultura, que foi fundamental para a ocupação do território gaúcho e o desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul. Sua evolução criou vários sistemas agrários, que ao seu tempo e forma contribuíram para a atual estrutura fundiária, econômica, social e ambiental do estado. Atualmente este setor, incluindo as indústrias a ele relacionadas, responde por 40% do PIB, o que reforça a sua importância para o desenvolvimento atual e futuro do Rio Grande do Sul.
A evolução recente da agricultura regional registrou ganhos consideráveis em termos de produtividade dos cultivos e criações. Estes ganhos deveram-se a diversos fatores, que perpassam o manejo, fertilidade e uso dos solos, ao uso de sementes com maiores potencias de produtividade e a intensificação do uso de agrotóxicos. Este conjunto de fatores, entretanto, levaram ao ressurgimento de problemas recorrentes de erosão e degradação dos solos e água, contaminação ambiental e ao acentuado número de registros de doenças relacionadas ao manuseio de agroquímicos, principalmente, de casos de câncer registrados pelo Centro de Oncologia Avançada do Hospital Regional de Caridade de Ijuí, RS.
É neste contexto que a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul atua. Uma instituição que tem uma história marcada por políticas e ações que expressam o seu compromisso com o desenvolvimento regional visando contribuir para a melhoria das condições de vida da população. Este compromisso tem orientado suas atividades de pesquisa e extensão acadêmica, bem como a criação de seus cursos superiores, especialmente os de Ciências Agrárias, tendo em vista essas características da economia regional.
Professor Dr. Maiquel Wermuth, Professora Dra. Bárbara Costa, vinculada ao programa de pós-doutorado da UNISINOS e o pesquisador italiano Matteo Finco, vinculado ao programa de pós-doutorado da UNIRITTER
Entre os dias 13, 14 e 15 de junho, em Salvador-BA, ocorreu o XXVII Encontro Nacional do CONPEDI. O tema do evento, que reúne pesquisadores da área jurídica de todo o país, foi “Direito, Cidade Sustentável e Diversidade Cultural”.
Os professores Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth, Janaína Machado Sturza e André Leonardo Copetti Santos, vinculados ao Programa de Pós-graduação em Direito e da Graduação em Direito da UNIJUÍ, participaram do evento representando a instituição, tanto no âmbito do Fórum de Coordenadores, ocorrido no primeiro dia do evento, quanto na coordenação de Grupos de Trabalho e apresentação de pesquisas nos demais dias do evento.
A cidade de Salvador foi escolhida para sediar o Encontro por ter recebido, no ano de 2016, o Prêmio Cidades Sustentáveis nas categorias Mobilidade e Saúde, por ter reduzido o número de acidentes e mortes no trânsito e aumentado o percentual da frota de ônibus com acessibilidade para pessoas com deficiência, além de ter reduzido a taxa de mortalidade de crianças com menos de um ano de idade. Além disso, Salvador possui um dos maiores sistemas metroviários do país.
De acordo com o professor Maiquel, o evento também ressaltou a necessidade de se compreender que a sustentabilidade não consiste apenas no uso de energia verde ou reciclagem do lixo, mas principalmente em fornecer instrumentos para que diferenças culturais, étnicas, religiosas, linguísticas, políticas, possam conviver em harmonia.
“A educação para a tolerância é uma tarefa que parte do fato de que a nossa vida, tanto individual como coletiva, está perpassada por conflitos, exposta a diferenças e condicionada por diferentes e legítimos modos de pensar e orientar a vida, e enfrentar esses conflitos significa permitir que eles aflorem, para depois assumi-los e integrá-los como ponto de partida no processo educativo. Com efeito, a ideia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, pontos de vista ou de abordagem, heterogeneidade e variedade, e, muitas vezes, pode ser encontrada na comunhão de contrários, na intersecção de diferenças, ou ainda, na tolerância mútua”, destaca Maiquel.
Os estudantes dos cursos de Gestão de Cooperativas e de Administração da UNIJUÍ participaram de uma viagem de estudos, nos dias 22 e 23 de junho, para os países da Argentina e do Paraguai.
Na oportunidade a programação contemplou a participação dos estudantes no Seminário Internacional de Cooperativismo na Universidad Autónoma de Encarnación (UNAE), com experiências de gestão e cooperativismo advindas do Brasil, Paraguai e Argentina. O roteiro da viagem de estudos também teve visitas a Sede Cooperativa Colônias Unidas, Ruínas de Trinidad, centro comercial de Encarnacioón e Costanera.
De acordo com o organizador da viagem de estudos, professor Pedro Luís Büttenbender, do DACEC, a programação esteve em consonância com as prioridades do plano institucional e das propostas dos cursos, que contemplam a excelência acadêmica, a internacionalização e a utilização de metodologias e práticas inovadoras de aprendizagem. Dessa forma, contribuem com a formação de profissionais e cidadãos competentes, com espírito cooperativo, inovador e empreendedor.
Na avaliação dos estudantes foi uma experiência única de intercâmbio, de integração cultural e de contato e visitas com casos internacionais.
Crédito de fotos: Gelson Waier
O primeiro curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Tecnologias para Unidades Armazenadoras de Grãos e Sementes da Unijuí, Campus Panambi, iniciou, no dia 15 de junho, com a Aula Inaugural ministrada pelo Professor Doutor Moacir Elias da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL.
Na oportunidade, Moacir falou sobre os assuntos envolvendo o mercado de armazenagem e destacou a importância de setor produtivo para a economia brasileira e mundial.
O Curso pretende oportunizar o desenvolvimento de habilidades em diferentes temas e abordagens relativas a tecnologias para unidades armazenadoras, constituindo um ambiente propício para pesquisa de soluções criativas e inovadoras para problemas atuais.
A proposta também é uma oportunidade de atualização para os profissionais ampliar a visão tecnológica e a inserção no contexto atual de competitividade, de modernização e de preocupação com as condições de trabalho e a conservação ambiental nas unidades armazenadoras de grãos e sementes.
O Coordenador do curso, professor Olavo Kleveston, falou sobre expectativa de explorar todos os conhecimentos em torno do setor durante o decorrer do curso. “Os estudantes terão a oportunidade de conhecer os processos, produtos e as diversas tecnologias envolvidas na Unidades Armazenadoras de Grãos e Sementes, possibilitando que o aluno tenha a visão crítica e desafiadora deste setor”, comenta.
O cronograma das aulas prevê encontros quinzenais nas sextas-feiras à noite e sábado pela manhã, durante o ano de 2018 e 2019.
No clima da copa do mundo, o primeiro ano do ensino médio da EFA, foi desafiado pelas professoras de Espanhol e de Educação Física, Eliana Biolchi e Silvana Marchioro a desenvolver uma pesquisa especial, envolvendo as oito seleções participantes da copa da Rússia, que tem o espanhol com língua oficial em seus países.
Dentre as nações estudadas estão: Argentina, Uruguai, Espanha, Panamá, Costa Rica, Peru, Colômbia e México. Na pesquisa os alunos abordaram o retrospecto dessas seleções nos últimos 50 anos em copas do mundo, produzindo linhas de tempo, envolvendo: questões culturais, curiosidades, placar dos jogos, classificação, jogadores destaques, politica, foram temas abordados pelos estudantes.
O resultado das pesquisa culminou na apresentação dos trabalhos , para as demais turmas da escola, na manhã da abertura da copa do mundo, 14 de junho. Toda a escrita dos trabalhos foi feita na língua Espanhola, assim com as apresentações.
Segundo a professora Eliana, usar temas de interesse dos estudantes, como a copa do mundo, para estudar a língua espanhola, é fundamental para despertar ainda mais o prazer de aprender e de buscar o conhecimento.
Nesta segunda-feira, dia 11 de junho, a organização da Mostra Interativa de Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica (MoEduCiTec), realizou, no Centro de Eventos do Campus Ijuí, Oficina Pedagógica com o objetivo de capacitar professores e estudantes para a estruturação e submissão de artigos científicos na Mostra.
Segundo a professora Marli Frison, coordenadora do evento, a MoEduCiTec é um amplo espaço de interação e também de formação de estudantes e professores da educação básica e superior, vinculados a todos os níveis e modalidades de ensino, em todas as áreas do conhecimento.
A Oficina foi realizada em parceria com a 36ª Coordenadoria Regional de Educação e Secretaria Municipal de Educação e apoio do CNPq e SINPRO/Noroeste.
A 4ª Mostra Interativa de Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica (MoEduCiTec) será realizada no dia 05 de agosto, na Unijuí. Os objetivos da MoEduCitec se pautam em oportunizar atividades de interação por meio da socialização de conhecimentos mobilizados em processos de estudo e pesquisa, como espaço de aprendizagem de múltiplos saberes que acompanham as atividades do ensino, em nível básico e superior, em prol da qualificação da Vida na Sociedade/Ambiente, pelo viés da Educação nas Ciências. Trata-se, assim, de um espaço de intercâmbio de conhecimentos e experiências entre distintos contextos socioculturais que, promovendo e sendo promotor do protagonismo estudantil, expande os limites de interlocução/formação mais imediatos, pela interação entre redes de saber mediadoras da qualificação da Vida, partindo de distintos campos, níveis e modalidades de ensino, aprendizagem, educação e desenvolvimento humano/social.
Na próxima segunda-feira, dia 11 de junho, a Unijuí vai realizar, no Centro de Eventos do Campus Ijuí, 2º piso, Oficina Pedagógica da 4ª Mostra Interativa de Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica (MoEduCiTec). O evento, que será realizado nos turnos da tarde e noite, tem como objetivo capacitar professores e estudantes para a estruturação e submissão de artigos científicos na Mostra.
A professora Lenir Zanon, uma das organizadoras do evento, comenta sobre a proposta da Oficina: “é um evento que tem a educação em questão, a produção de texto, a pesquisa em foco, para melhorar a produção textual dos envolvidos no evento”, comenta.
Já a professora Marli Frison, coordenadora do evento, fala sobre a importância da MoEduCiTec. “É um amplo espaço de interação e também de formação de estudantes e professores da educação básica e superior, vinculados a todos os níveis e modalidades de ensino, em todas as áreas do conhecimento”, analisa.
O evento também vai contar com a participação dos estudantes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências, bolsistas e voluntários. Será realizado em parceria com a 36ª Coordenadoria Regional de Educação e Secretaria Municipal de Educação e apoio do CNPq e SINPRO/Noroeste. Para mais informações, contato: (55) 3332-0461, eventos.dcvida@unijui.edu.br.
A 4ª Mostra Interativa de Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica (MoEduCiTec) será realizada no dia 05 de agosto, na Unijuí. Os objetivos da MoEduCitec se pautam em oportunizar atividades de interação por meio da socialização de conhecimentos mobilizados em processos de estudo e pesquisa, como espaço de aprendizagem de múltiplos saberes que acompanham as atividades do ensino, em nível básico e superior, em prol da qualificação da Vida na Sociedade/Ambiente, pelo viés da Educação nas Ciências. Trata-se, assim, de um espaço de intercâmbio de conhecimentos e experiências entre distintos contextos socioculturais que, promovendo e sendo promotor do protagonismo estudantil, expande os limites de interlocução/formação mais imediatos, pela interação entre redes de saber mediadoras da qualificação da Vida, partindo de distintos campos, níveis e modalidades de ensino, aprendizagem, educação e desenvolvimento humano/social.
Em continuidade à busca de retorno à normalidade das atividades acadêmicas, a Reitoria da Unijuí recebeu, no final da manhã desta quarta-feira, 30/05, estudantes integrantes do Diretório Central dos Estudantes, Centros e Diretórios Acadêmicos no Gabinete da Reitora, professora Cátia Maria Nehring. Nesta oportunidade, foram discutidas estratégias para que os estudantes, afetados pelos bloqueios e falta de combustíveis, não sejam prejudicados nas atividades acadêmicas.
Após a publicação da nota que marcava a retomada das aulas para a quarta-feira, dia 30 de maio, a partir de decisão tomada em reunião entre Reitoria e representantes do DCE, na terça-feira pela manhã, estudantes manifestaram suas dificuldades de locomoção em razão do atraso no reabastecimento de combustíveis nas cidades da região. Diante disso, um grupo deles reivindicou, na manhã desta quarta-feira, pela suspensão das aulas até sábado, dia 02 de junho, considerando o feriado da quinta-feira.
A Professora Cátia Nehring, Reitora, juntamente com professora Cristina Pozzobon, Vice-Reitora de Graduação, destacaram a necessidade de manutenção da segurança dos estudantes, diante dos possíveis bloqueios em rodovias, como fator relevante para a manutenção da suspensão das aulas, assim como, as consequências das faltas em decorrência dessa dificuldade. Para além da interação com os acadêmicos, a Reitoria está mantendo contato com as chefias de Departamento, que também apresentam a preocupação da segurança dos acadêmicos e a responsabilidade da instituição em priorizar a recuperação das aulas, com tranquilidade e qualidade.
Na sexta-feira, o grupo se reunirá novamente para monitorar os acontecimentos e definir os encaminhamentos para a próxima semana, acreditando na volta às atividades institucionais.
Nesta sexta-feira, dia 25, a Vice-Reitoria de Graduação da Unijuí promoveu formação continuada para docentes da Instituição. O tema do encontro trabalhado foi “Ciência, Tecnologia e Sociedade: novos paradigmas para a educação”, com o professor Walter Antônio Bazzo, da Universidade Federal de Santa Catarina.
O palestrante possui graduação em Engenharia Mecânica (1978), mestrado em Engenharia Mecânica (1980) e doutorado em Educação (1998) todos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor Titular na UFSC no Curso de Graduação em Engenharia Mecânica e no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT). Fundador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica (NEPET) é hoje seu coordenador. Autor de vários livros, possui experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Tecnológica, CTS, Educação em Engenharia, Aspectos Didáticos e Aprendizado Tecnológico.
Segundo a Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Cristina Pozzobon, o Programa de Formação Continuada objetiva compor as competências e habilidades do perfil docente Unijuí. “É um importante Programa Institucional coordenado pela VRG, pois debate, tematiza e traz reflexões sobre a ação docente, especialmente em sala de aula, proporcionando atualização constante aos professores da Unijuí”, observa.
O palestrante também vai realizar uma fala, na noite desta sexta-feira, no Salão de Atos do Campus Ijuí, na programação da Semana Acadêmica do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng).
Com o objetivo de integrar e realizar trocas de aprendizagens os cursos de Administração e Gestão de Cooperativas da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, estarão realizando uma viagem de estudos no período de 21 a 23 de junho, para o Paraguai.
O roteiro da viagem de estudos estará contemplando visitas na Sede Cooperativa Colônias Unidas, Ruínas de Trinidad, centro comercial de Encarnacioón, Costanera e Universidade Autónoma de Encarnación (UNAE). Na oportunidade os estudantes também estarão participando do Seminário Internacional de Cooperativismo, que estará ocorrendo nos dias 22 e 23 de junho, no Campus Urbano da UNAE.
De acordo com o professor Pedro Büttenbender, os cursos da UNIJUÍ oferecem oportunidades diferenciadas de desenvolverem competências de abrangência internacional, confirmadas com vivências, intercâmbios, o fortalecimento de redes acadêmicas, de negócios e profissionais internacionais. A viagem oportunizará conhecer experiências de administração e cooperativismo e a participação de eventos internacionais.
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