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Ações Sustentáveis reúne alunos para um debate sobre meio ambiente

O Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no campus Ijuí, sediou na noite desta quinta-feira, 24, o Ações Sustentáveis: Debatendo o Meio Ambiente. Promovido pela Unijuí e Unijuí FM, o evento contou com palestras e relatos de projetos com a temática ambiental.

          

Em um primeiro momento, subiram ao palco os representantes das entidades convidadas a prestar seu relato. Entre elas, a Unijuí participou com o tema A Coleta Seletiva nos Espaços Institucionais, ministrado pelo chefe do Núcleo de Gestão Ambiental e Biossegurança, João Lucas Pereira dos Santos. Na sequência, apresentaram seus projetos a Unimed Noroeste RS, com a Gestão Ambiental na fala de Rosane Kinalski; e a ONG Bandeirantes do Verde, com o relato de Obiraja Gehm.

Ouça abaixo um trecho sobre cada projeto:

Na segunda parte da noite, a professora do DCVida na Unijuí e presidente da Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (AIPAN), Francesca Ferreira, abordou o tema Serviços ambientais ou Serviços ecossistêmicos. Logo depois, o promotor de Justiça do Estado do RS e Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Dr. Daniel Martini, falou sobre Gestão Ambiental - Instrumentos Econômicos de Tutela Ambiental: Pagamento por serviços ambientais.


Seminário vai discutir "Complexidade, Educação e Civilização Planetária"

A Vice-Reitoria de Graduação e a Vice-Reitoria de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão realizam Formação Continuada Docente - Sub Programa Formação Geral, na próxima segunda-feira, dia 28 de agosto de 2017, às 13h45min, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum.

O tema “Complexidade, Educação e Civilização Planetária” será desenvolvido pelo professor Doutor Edgard de Assis Carvalho da PUC/SP. A mediação deste debate será realizada pelo professor Dr. Celso José Martinazzo e professor Dr. Sidinei Pithan da Silva.

A formação será transmitida simultaneamente para os Campi Santa Rosa, Três Passos e Panambi.

        
Professor Doutor Edgard de Assis Carvalho. Foto: Sombradaoiticica

 


Jangada, Stand up e canoagem: desafios na EFA

Depois de um trimestre de estudos envolvendo as atividades de aventura na natureza e a construção de uma jangada apenas com materiais recicláveis, os alunos do terceiro ano do Ensino Médio da EFA puderam, de fato, colocar a mão na massa e testar a sua invenção, pensada e idealiza por eles nas aulas de Educação Física, de Física e Matemática, sob orientação da professora Eduarda Burckardt, Juliana Aozani e Carla Dal Molin , relacionando, assim, teoria e prática.

                  

Para o teste da Jangada construída pela turma, os estudantes se deslocaram, na última quarta-feira, 24/08, até a AREA (Associação dos Remadores e Esportes de Aventura de Ijuí), onde foram recebidos pelo presidente da associação, Evandro Luis Schvindt Bittencourt, e alguns integrantes que fizeram o treinamento com os alunos e acompanharam as atividades aquáticas.

Segundo a professora Eduarda, o momento foi de aprendizagem, diversão e integração entre os alunos e as diferentes disciplinas. Para o aluno da turma Gabriel Brizolin Fontana, a atividade foi excelente, pela possibilidade de testar e apreciar os resultados obtidos com a jangada e a relação do ser humano e a natureza.

A tarde foi marcada também pela prática da Canoagem, Stand up Paddle e big prancha. 


Comung conclui terceira turma do MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior

Com o objetivo de capacitar gestores acadêmicos e administrativos das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES), o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), juntamente com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), promoveu a terceira edição do MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior. Desenvolvendo habilidades de liderança, de empreendedorismo, de inovação e de gestão, qualificando os participantes para os desafios da “Universidade do Futuro”, o curso contou com a participação de 28 gestores de instituições, que iniciaram o MBA em agosto de 2015 e entre os dias 9 e 11 de agosto de 2017 apresentaram seus trabalhos de conclusão e encerraram as atividades letivas.

                        

A apresentação dos trabalhos, realizada na Universidade de Caxias do Sul (UCS), foi prestigiada pelo reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF) e presidente do Comung, professor José Carlos Carles de Souza. Para ele, o curso vem ao encontro das necessidades das Instituições Comunitárias. “A forma de participação, o envolvimento e a troca de experiências são extremamente valiosos. O sentimento de pertencimento na Instituição é uma motivação e o caminho do sucesso”, disse José Carlos, que participou da banca de cinco apresentações, dentre elas duas de participantes da UNIJUÍ, que esteve representada no Curso por Fabiana Simon (Coordenadora do NUAP/AGIT), Laura Scheren Dalpiaz (Chefe de Gabinete da Reitoria) e Magna Stela Cargnelutti Dalla Rosa (Coordenadora da CPA). 

Gestão de IES

O MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior teve início em 2011 e nasceu da percepção das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES) quanto à necessidade de formação e qualificação dos seus gestores baseadas numa proposta que propiciasse uma visão ampla e integrada sobre a gestão universitária no contexto das transformações educacionais mundiais e que considerasse a natureza da universidade comunitária. Em três edições do curso, soma-se a participação de 88 gestores acadêmicos e administrativos das Instituições Comunitárias de Ensino Superior do Rio Grande do Sul e também de Santa Catarina. A iniciativa é coordenada pela professora Ana Lúcia Buogo, da Universidade de Caxias do Sul. 

Conheça os trabalhos apresentados

 

Agenor Dias de Meira Junior (UPF) : Estratégias de gestão de Instituição de Ensino Superior Comunitária

Dinara Bortoli Tomasi (URI): Estratégias de gestão da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões -URI -São Luiz Gonzaga: olhares para o futuro

Laura Scheren Dalpiaz (UNIJUÍ): O planejamento estratégico em uma IES comunitárias: o desafio de garantir o alinhamento com flexibilidade      

Fabiana Simon (UNIJUÍ): Gestão da demanda externa

Taize Lopes (UNIFRA): Organização institucional para a modalidade de educação a distância: contribuições ao modelo do Centro Universitário Franciscano

Viviane Born (COMUNG): A rede de cooperação do Comung: um olhar para as ações dos pró-reitores administrativos

Gabriel Grabowski (FEEVALE): Financiamento estudantil Ices/Comung/RS

Heitor Strogulski (UCS): Proposta de agência de eventos de extensão universitária

Daniele Bertagnolli (UNIFRA): Proposição de uma escola de negócios para o Centro Universitário Franciscano

Cristiane Pozzebon (UNILASALLE): Gestão do tempo na rotina do trabalho dos coordenadores de curso de graduação: um estudo de caso

Elisabeth Cristina Drumm (URCAMP): Inovação e desenvolvimento regional: perspectivas nas Ices

Rosani Sgari (UPF): Ação estratégica na formação de professores da UPF: o impacto institucional de um processo coletivo

Viviane Kanitz Gentil (URCAMP): Políticas públicas e expansão da educação superior

Lúcia Regina Lucas da Rosa (UNILASALLE): O impacto da gestão na graduação a partir da docência no Stricto Sensu

Roberto Godoy Nogueira (IPA): A centralização da gestão de compras: o caso do Centro Universitário Metodista - IPA

Sandro Rogério dos Santos (UCS): Projeto político pedagógico para implantação de um curso superior em Gerontologia

Fabiana Quatrin Piccinini (UNISC): Política institucional para o Stricto Sensu: o caso Unisc

Vivian Spellmeier Sulzbach (UNIVATES): A importância da língua inglesa no contexto da iniciação científica - case da Univates

Luís Antonio Schneiders (UNIVATES): Tecnologia educacional e rentabilidade: o impacto do programa Google Apps for Education na Univates

Sandro Nero Faleiro (UNIVATES): Ecossistema empreendedor 

Ricardo Antônio De Marco (UNOESC): Responsabilidade social universitária: o compromisso social das instituições de ensino comunitárias

Enedina Maria Teixeira da Silva (UNICRUZ): Tecnologia social em instituições de ensino superior para fortalecer o processo de formação dos cidadãos em horizonte mais amplo, capazes de atuar em sociedades e empreendimentos complexos

Magna Stela Cargnelutti Dalla Rosa (UNIJUÍ): O programa de avaliação docente da Unijuí, com seus subprogramas (avaliação da ação docente, autoavaliação docente e avaliação pelos pares) como uma ferramenta de gestão para o planejamento, execução e avaliação do curso, de forma cíclica

Marcos Eduardo Casa (UCS): Avaliação institucional, autoavaliação na graduação e novas metodologias de aprendizagem

Patrícia Dall'Agnol Bianchi (UNICRUZ): Repercussão dos processos avaliativos no desenvolvimento e reestruturação da Universidade de Cruz Alta

Gunther Gehlen (FEEVALE): Metodologias ativas no ensino superior


“Conexão Brasil – Refugiados” é tema de Ciclo de Formação para Pesquisa e Extensão

Na tarde de quarta-feira, 16, o Ciclo de Formação para a Pesquisa e Extensão realizou no Salão Azul, Campus Ijuí, atividade com a temática “Conexão Brasil – Refugiados” que envolveu bolsistas e acadêmicos da universidade.

A palestra ministrada pela fotógrafa e radialista, Lucineia Santos de Oliveira, formada pelo Seminário de Missiologia- JOCUM Maringa/PR, teve como objetivo mostrar o desenvolvimento de ações sociais, ajuda humanitária, trabalho em campos de refugiados Sírios, Afegãos, Iraquianos e Iranianos, os Direitos Humanos frente a realidade atual e a atuação dos profissionais das diferentes áreas nas situações de risco.

Conforme Lucineia nos campos de refugiados há assistência médica e psicológica continua. Além disso, o grupo luta para reivindicar melhorias para os refugiados, principalmente mulheres e órfãos. “Nós desenvolvemos trabalhos em todas as áreas de necessidade, desde receber e organizar os botes nas praias até a questão ambiental. Somos representantes, nos disponibilizamos a ficar e a ter equipes sempre presentes para que eles não fiquem sem assistência” comenta.

De acordo com ela, o Brasil não está longe de ter este choque cultural devido à grande migração de refugiados, pois é um país onde eles podem trabalhar. “Quando começamos a contar nos grandes centros urbanos, as pessoas já entendem e acreditam porque já estão convivendo. Já nas cidades que ainda não há uma grande migração de refugiados essa realidade parece distante, mas na verdade não está”.

Na segunda parte do evento, a analista de Relações Internacionais, Vanderléia Haiski, falou sobre a importância de realizar intercâmbio e as vantagens para a carreira científica e profissional.

O intercâmbio acadêmico agrega valor ao currículo e também proporciona aos alunos experiências profissionais e culturais. “Os estudantes têm a oportunidade de fazer um estágio internacional remunerado em algumas empresas, especialmente na Alemanha e na  Austrália, em áreas específicas de estudos como engenharias, agronomia e veterinária” salienta.

Além disso, permite aos acadêmicos uma melhor fluência em uma língua estrangeira e maior competitividade no mercado de trabalho, oportunizando uma rede de contatos, pesquisa e cooperação internacional. A Unijuí possui convênios com universidades na Europa e América Latina, abrangendo todas as áreas de estudo.


Educação Física e Pedagogia realizam atividades em escola de Giruá

Os cursos de Educação Física e Pedagogia da UNIJUÍ realizaram atividades de matroginástica na Escola Municipal de Educação Infantil Leonel de Moura Brizola, de Giruá, na noite de terça-feira, dia 15.

A programação contemplou homenagem aos pais e envolveu um público de 130 pessoas. Pais e filhos praticaram esportes conjuntamente, obtendo um momento de interação da família e promovendo benefícios físicos e sociais. A coordenação das atividades ficou por conta da professora Cléia Rigon Dorneles.

 


Unijuí promove Seminário Internacional de Ensino de Língua Inglesa

A Unijuí promove, nos dias 2 e 3 de agosto, o Seminário Internacional de Ensino de Língua Inglesa. O evento bilíngue tem inscrições limitadas e gratuitas até o dia 30 de julho, (a partir do dia 31 inscrições a R$20,00). Para aqueles que desejarem a certificação o valor da inscrição é R$10,00. 

O evento inicia às 19h30min de quarta-feira, 2, com apresentações artísticas e a palestra do professor doutor Peter Mitchell e dos estudantes Stepan Orlov e Alexander Ostrovskiy, da Faculty of Foreign Languages Tomsk State University.

                      

Na quinta-feira, 3, às 14h, acontece conferência com o professor doutor Peter Mitchell e mediação linguística do Laboratório de Ensino de Línguas (LELU) e estudantes do curso de Letras, no Auditório DCEEng. Às 19h30min, para encerrar a programação, Mesa Redonda: Learning and teaching experiences Brazil and Russia.

O Seminário terá a participação, também, do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, de professores de língua inglesa da rede pública e privada de Ijuí e região, e Programa de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID –UNIJUÍ.

As inscrições podem ser feitas pelo Portal da Unijuí


Paideia: grupo de estudos reúne professores e bolsistas para discutir educação

O “Paideia: Educação e formação humanas nas interfaces do ensino, pesquisa e extensão” é um grupo de estudos formado pelo grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Humanidades no Ensino Médio (GPEI) e pelo Grupo de Extensão Escola, Currículo, Conhecimento: práticas integradas e integradoras. Desenvolvendo atividades desde 2016, o grupo conta com a participação de 18 integrantes, reunindo professores e alunos de três departamentos da universidade, bolsistas da pesquisa e da extensão, professores de outras instituições, alunos do mestrado e doutorado e também professores de outros departamentos.

                          

Desde 2016, o grupo se reúne para o estudo e discussão de textos teóricos relativos à filosofia da educação. Cada encontro tem um dos participantes como responsável pela apresentação geral do texto. “Após leitura prévia, apontamos o que consideramos mais interessante e, a partir daí as tematizações, discussões e debates são iniciadas”, conta a professora.  

De acordo com a professora Vânia L. Fischer Cossetin, os dois grupos realizavam encontros quinzenais para a realização de leitura, estudo e discussão de textos, porém, com uma grande dificuldade de conciliar o horário dos docentes. Além do número considerável de professores que faziam parte dos dois grupos, o objeto de estudos de ambos também era o mesmo. Sendo assim, a ideia foi fundi-los. “Com isso, acabamos realizando o que há tempos desejávamos e que tem sido um dos grandes objetivos da Universidade, ou seja, articular ensino, pesquisa e extensão, numa ação interdisciplinar e interdepartamental”, relata.

Neste ano, seguindo a mesma dinâmica, uma obra foi elencada para estudo.  Conforme Vânia, no segundo semestre, a ideia é de que o grupo se coloque como um laboratório para a discussão de artigos e ensaios produzidos pelos participantes, a fim de potencializar futuras publicações de artigos, resumos expandidos ou projetos para mestrado e doutorado. “Um lugar para potencializar, incentivar e valorizar as pesquisas individuais e coletivas, mediante o estudo cooperativo e colaborativo de nossos próprios textos e artigos”.

De acordo com a professora, o Paideia colabora para o desenvolvimento dos acadêmicos e bolsistas. “Eles levam as discussões do Paideia para a sala de aula e tomam os temas e autores discutidos como inspiração e orientação de suas produções, a exemplo do que será produzido e divulgado no Salão do Conhecimento”.


EFA realiza oficinas de matemática

Durante as comemorações de aniversário dos 49 anos do Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA, as turmas das séries finais do Ensino Fundamental participaram de Oficinas de Matemática, no auditório da Escola. A atividade foi organizada pelas professoras da disciplina na Escola, Carla Adriana Frantz Dal Molin e Maria Elisa Lucchese Moraes. 

Com o objetivo de trabalhar o raciocínio lógico, a ludicidade, o cooperativismo, as turmas foram divididas em grupos e convidadas a realizar atividades diversas, desvendando charadas, atividades de lógica, de dobradura, recorte e colagem, usando várias linguagens, investigando, fazendo conjecturas, hipóteses e inferências, criando estratégias e procedimentos para resolver estes problemas. Foi um momento prazeroso, de significativas aprendizagens e trocas.


Grupos de estudo: a difusão da língua inglesa na Universidade

Com o objetivo de proporcionar a prática da língua inglesa, a Unijuí oferece, por meio do Laboratório de Ensino de Línguas (LELU), grupos de estudo e conversação. Atualmente, ao menos 15 grupos estão constituídos, com a participação de estudantes de Graduação e da EFA, bolsistas de Pesquisa e Extensão, professores e comunidade no geral.

Com flexibilidade de horários e em tom informal, os grupos auxiliam na prática e aprendizado do Inglês, também como suporte aos matriculados no curso realizado pela Plataforma Voxy, que é à distância. “Nosso objetivo é criar uma cultura bilíngue na Universidade e que os estudantes possam sair com uma formação em língua Inglesa, paralela ao seu curso de Graduação”, observa o coordenador do Laboratório, professor Anderson Amaral.

                     

Sentindo a necessidade de praticar mais, Carine Ott é assídua em grupo de conversação.  “Nossos encontros são ótimos. Além da questão do aprendizado específico na área da língua inglesa, o grupo traz a vantagem de comunicação entre pessoas de diferentes áreas do conhecimento e idades. Sem dúvida, as conversas e consequentemente, a amizade desenvolvida, são as melhores vantagens”, observa.

Já estão formados grupos específicos por área de atuação também, como o Grupo de Estudos ligado ao Departamento de Ciências da Vida, Grupo de Estudos do Pibid, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, entre outros.

Quem deseja participar ou formar um grupo de estudo, pode contatar o Laboratório e marcar um horário, pelo e-mail lelu@unijui.edu.br.

Inglês para iniciantes

A partir da próxima semana, novas turmas para iniciantes serão formadas. As aulas começam na terça-feira, dia 11, mas ainda é possível fazer inscrições para participar. Confira as datas e horários:

Sobre o LELU

O LELU é o Laboratório de Ensino de Línguas da Unijuí, que presta serviços de traduções, aulas de conversações para todos os níveis, aulas de leitura em língua inglesa, dentre outros trabalhos. O Laboratório conta com dois tutores EaD ligados à Reitoria, mas atuando junto ao LELU, coordenados por professor do Departamento de Humanidades e Educação (DHE). Hoje a Unijuí tem convênio com a plataforma de inglês EaD da VOXY, contando mais de 300 estudantes, auxiliados pelos tutores em seus estudos. O Laboratório também realiza serviços de tradução (Inglês-Português/Português-Inglês).


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